Não é a Folha gostar de apanhar que me fará apoiar espancador de imprensa

Apesar de não me mover qualquer solidariedade política ao papel que a Folha desempenhou de ajudar a cevar Jair Bolsonaro, tratando como um candidato diante do qual se deveria portar com neutralidade, enquanto a seus adversários nunca se cansou de pedir sessões de autoflagelação públicas, codinome “autocrítica”, creio que é grave para todos a nova ofensiva do presidente contra o jornal, ameaçando ir além de cancelar as assinaturas do jornal paulista pela administração pública. Isso, embora revelador da estupidez do “não li e não gostei”, tem pouco impacto.

Agora, ameaçar os anunciantes do jornal, ao dizer que boicotará seus produtos e – óbvio – estimulando seus subordinados a fazerem o mesmo – a atitude de Bolsonaro vai além de atacar um jornal que, sob muitos aspectos, assume o papel que os antigos chamavam de “mulher de malandro”, destinado a quem continuava, como a Folha continua, a apoiar as políticas deste governo nefasto.

Bolsonaro parte para o caminho da chantagem expressa sobre empresas e tenho poucas dúvidas de que elas passarão a adotar os “conselhos” presidenciais em outros campos, em especial com seus trabalhadores.

Quem quiser que diga o “bem-feito” que o jornal mereceria por, ainda outro dia, entoar loas a Paulo Guedes, a quem, dias depois, pareceria normal o AI-5.

Por isso e por muito mais, por agredir que a respeitou com várias passagens de jornalismo de esgoto, como a ficha falsa do Dops sobre Dilma Rousseff. Ou por chamar de “ditabranda” a ditadura que apoiou.

Porque as ditaduras acabam sempre em conflito com a imprensa, mesmo com a que lhe foi, um dia, cúmplice ou amiga.

Eu prefiro que os próprios leitores puxem o rabo preso do jornal com o mercado financeiro, expondo a vergonha de apoiar seu próprio algoz.

Apenas porque este algoz é mais que algoz da Folha, é algoz das liberdades democráticas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. Eu acho que tem quea falha de sp tem que apanhar e acho que a esquerda tem que aprender a bater. Ou se liquida com este arremedo de imprensa que serve de porta voz e arma da elite do atraso e dos quintas colunas, ou a América Latina nunca será verdadeiramente soberana.

    1. Brincou o tempo todo com fogo. Agora se queimou!! Por que eu a defenderia? A folha está provando do tipo de regime que ela gosta!! Se nós a defendermos, ela continuará apoiando!!

  2. Eu acho que não se trata de gostar de apanhar, é que os interesses que a Folha defende, são mais importantes do que ela própria.

  3. Pois eu tenho curiosidade de saber,COMO O ILUSTRE JORNALISTA CONSEGUE VER,ENTRE OS BÓSTA-NARO DAS NOSSAS VIDAS E A IMPRENSA PRIVADA,EM GERAL,ALGUMA COISA DESSEMELHANTES.

    1. Folha e irrelevante o q estraga e o povo pobre q diz q o pobre ta so ha um ano e leva toda culpa
      E a classe media q odeia Lula e nem sabia q Lula implantou 18 universidades e mais de 300 escolas tecnicas pelo pais dando vaga pros filhos deles e emprego de professor ou pesquisador
      Nao sabem nada
      Culpa dessa imprensa maldita

      1. E o que bolsominion sabe, além de motes como “vai prá Cuba” e “o PT quebrou o Brasil”? Eu, quando um bolsobosta puxa papo sobre política, digo na cara que só falo de política com quem tem argumentos. Lula quebrou o Brasil? Tem números? Então não enche o saco. Não dou chance para eles dizerem as mesmas asneiras de sempre.

  4. Com certeza atrás da folha existe um grande grupo financeiro que também apoia tudo isto que flagela o povão. Tudo cheira a um acordo de bastidores do Grupo Bozo com um dos grupos que financiaram sua campanha e de parlamentares apoiadores do ultraliberalismo. Claro, estou fazendo ilações com base em minha convicção pois de Joaquim Barbosa e Moro pra cá convicção é tudo.

  5. Depois de apanhar a Folha volta a agradar seu espancador e tece loas ao julgamento rastaquara do TRF4.

  6. Quero que Folha que se FÔDA. Assim como se foderam os Frias (pai e filho)
    CANALHAS SUJOS E HIPÓCRITAS !

  7. Globo já arriou, depois da briga, a próxima será a folha.
    Torço para que a briga.
    Também me deixaria feliz, ver a folha publicar os dossiês que eles tem, sobre o Bolso, família, comparsas e por ai afora.
    Dos dois lados, é jogo de interesse.

  8. Não precisamos apoiar a medida do bozo, mas que devemos gritar “EU AVISEI! Foram vocês que cavaram esse buraco!” sem parar para a folha, ah, devemos!

  9. Gostaria muito de não ter chegado a este ponto, mas eu não consigo deixar de dizer a planos pulmões: BEM FEITO!!

  10. Concordo com suas ponderações a respeito da liberdade imprensa e ameaças. Mas eis uma pergunta: a Folha faz jornalismo sério ou é um folhetim partidário e sectário que promove anúncios?

  11. Jornais e revistas estão mortos…..são zumbis que existem apenas para vender manchetes…..são testas de ferro de grupos antinacionais e antipovo sabujos do rentismo….quem os financia?

  12. Nas minhas contas, a guerrilha do Bozo reabilitou a folha, fiadora do fascismo de Curitiba e içada a campeã da democracia, sem ser. Em um ano, Guedes termina de amassar o povo e o Bozo será um pária. Isso já começou. A curto prazo, Bozo não dará golpe porque ninguém confia nele, agora do círculo de lunáticos. A folha ganhou marketing gratuito e, no futuro, cantará em verso e prosa seu heroísmo.

  13. Se Bolsonaro é o algoz das liberdades democráticas o que são a Folha e correlatos?
    Atentar contra a liberdade de imprensa é um crime quando ela efetivamente existe. Não é o caso. Para um povo que aplaude uma família de fascistas no poder e uma equipe de assessores fascistas nos altos escalões do governo bater ou não na grande mídia não fará a menor diferença, menos ainda para um estado democrático que não existe. O Brasil democrático é uma ficção. Vivemos no Bolsonistão e aqui é a guerra der todos contra todos.

  14. Estamos vivendo claramente, aqui e lá fora, o que o o cientista estadunidense, Sheldon Wolin chama de totalitarismo invertido, quando a economia passa a comandar a política. O capital financeiro aliado às grandes corporações já domina a maioria dos países através da dívida pública e é o “mercado” que domina tudo. Não é de hoje, mas com a globalização está cada vez mais evidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *