Na escola sem partido. a matemática sem “ideologia”. Por Paulo Cândido

carneiroscomunistas

Absolutamente genial, o colunista Paulo Cândido, no Diário Catarinense, imagina o futuro com o triunfo do “Escola Sem Partido”:

– Bom dia, professor, aqui é Luíza, do Departamento de Desideologização de Material Didático da editora.

– Bom dia, Luíza. Em que posso ajudar?

– É sobre algumas modificações que precisamos que sejam feitas no seu livro.

– Mas eu sou professor de matemática, filha…

– Sim, mas tem uns problemas.

– Meu livro é para o ensino fundamental…

– Então. O seu caso é simples, o senhor vai ver.

– Fale…

– Logo no início, nos exercícios de adição. Tem o exercício 6 na página 23, “João não conseguia dormir então começou a contar os carneirinhos que, na sua imaginação, pulavam uma cerca”.

– E qual o problema?

– O problema é que os carneirinhos pulando a cerca são uma crítica velada aos enclosements ingleses e uma referência à acumulação primitiva do capital. Propomos mudar para “franguinhos entrando no navio, que o pujante agronegócio brasileiro exporta para a Europa”.

– Ninguém conta frangos para dormir.

– Justo, por causa da ideologia que sataniza o produtores rurais que põem comida na nossa mesa. Tem outro, mais para frente, na página 32, o exercício 7 diz que “Rita tinha 18 bananas e comeu 4”. Bananas é uma referência ao Brasil como uma Banana Republic, não pode.

– Troca por laranjas.

– Aí seria uma crítica aos prestadores de serviço financeiros que ajudam os empresários a impedir que o governo tome seu dinheiro através dos impostos. Trocamos por abacaxis.

– Abacaxis? Ninguém come quatro abacaxis.

– Sim, também trocamos “comeu 4” por “vendeu 4 livremente realizando um justo lucro por seu esforço”.

– As crianças de 8 anos vão entender isso?

– Vão entender se for explicado, se a ideologia deixar de ocultar delas como as relações comerciais fazem justiça a quem produz.

– Ah, tá. Mais alguma coisa?

– Tem mais umas coisinhas, eu mando por e-mail. Mas o mais grave é a parte final do livro. Precisamos marcar uma reunião para rever os capítulos 7 e 8.

– Divisão?

– Isso. Divisão é um conceito marxista que não pode ser usado para doutrinar as criancinhas.

– Mas como as crianças vão aprender aritmética sem divisão?

– Nossos especialistas estão finalizando uma proposta. A ideia geral é mostrar que a divisão pode ser correta, desde que a operação reflita que, por exemplo, 100 reais divididos por 100 pessoas resulte em 99 reais para uma e o real restante dividido entre as outras 99.

– Mas isso acaba com a Matemática!

– Acaba com a Matemática Igualitária e Comunista que imperou até hoje, professor, e a substitui por uma matemática mais justa! Já temos até um projeto de lei para ser apresentado ao Congresso tornando obrigatório o ensino da Matemática Meritocrática!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. FB, enquanto isso, o PL 193/2016 está com a consulta pública em aberto e tem uma adesão estrondosa porque a máquina de moer miolos está “gerando na alta”. O projeto, de autoria do Senador Magno Malta, é o que visa mexer na LDB e implementar o “escola sem partido”. FB, por favor, convida o povo a votar contra. E também a pressionar o Senador CB que é o relator.
    Em tempo, segue o link da consulta no site do Senado:
    http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125666

  2. Na Geomorfologia, na Geografia e na Geologia o movimento de massa, que é o movimento coletivo de materiais terrosos e/ou rochosos, escorregamento, no seu sentido amplo, vai ser proibido utilizar a definição. Lembra a possibilidade de ação coletiva da sociedade com objetivos políticos, não é bom. Vai ser substituído por terra ladeira a baixo.

  3. Ocara aquele parou nos carneirinhos pq não sabe contar até dez! De resto o texto é genial.

  4. Explique pra uma criança o que significa um regime socialista e ela logo vai entender que a escola sem partido nos livra da imbecilização marxista.

  5. Poema dedicado ‘ao usurpador disenterino’

    19 de julho de 2016

    Enviado pelo leitor Luiz Dalton

    Ao usurpador disenterino
    por Marcos Bagno*

    Busco palavras que digam
    com precisão e detalhe
    sem uma letra que falhe
    os vícios que em ti se abrigam
    – tudo aquilo que és de fato:
    traidor, abutre, rato!

    (…)

    Mas ouve bem, interino,
    De nós, que não te tememos
    (nem aos juízes supremos
    de um tribunal viperino):
    – ontem, hoje, eternamente
    nunca serás presidente!

    ***

    *Marcos Bagno é linguista, escritor e professor da UNB

    FONTE [LÍMPIDA!]: blogue ‘O Cafezinho’

  6. De onde esse bando de acéfalos tirou que há ideologia de esquerda no ensino?
    Devem ter estudado a vida toda em escolas particulares, com algumas exceções, como o ou a bolsonete lá de cima, e acham que na escola pública Marx é leitura obrigatória no primeiro bimestre do pré escolar.
    Para eles, essa é a unica explicação para os pobres terem votado no Lula e na Dilma.

  7. Eu até topo uma escola “sem ideologia” se eu puder emplacar o programa “Uma TV sem ideologia”…

    A ideologia da escola sem ideologia é uma ideologia que tem um futuro grande!

    1. JÁ VIVEMOS ESTADO DE EXCEÇÃO SEMELHANTE AO NAZISMO, DIZ PROFESSOR DA UNICAMP

      O pesquisador e professor da Unicamp Laymert Garcia dos Santos avalia que o Brasil não passa somente por um golpe de Estado, mas já vive um Estado de Exceção e um momento muito parecido com a queda da República de Weimar e a ascensão do nazismo; “Uma das características importantes dessa implosão das instituições, nos anos 20-30, na Alemanha, é o modo como os juízes violavam a lei e a Constituição, e é ao que estamos assistindo aqui”, afirmou

      19 DE JULHO DE 2016 ÀS 20:12

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/2016/07/19/para-professor-da-unicamp-ja-vivemos-estado-de-excecao-semelhante-ao-nazismo/

      1. [DEMoTucano] Mendonça Filho diz amém a Temer e à comunidade israelita

        Governo Temer impõe ‘Escola sem partido’ à Universidade Federal do ABC

        Ministro da Educação, Mendonça Filho, manda reitor mudar edital de contratação de professores a pedido da comunidade israelita, e professores se manifestam: “É ataque à autonomia universitária”

        por Cida de Oliveira, da RBA publicado 19/07/2016

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/governo-temer-cede-a-lobby-e-manda-reitor-mudar-edital-para-contratacao-de-professores-mordaca-e-ataque-a-autonomia-universitaria-como-na-ditadura.html

        1. … Mais motivos para o vampirão nazigolpista decorativo sorrir à beça!

          $$$$$$$$$$$$$$$$$

          MIRIAM BELCHIOR: A CAIXA AGORA É DOS RICOS

          Em entrevista ao site Conversa Afiada, a ex-ministra Miriam Belchior, que também presidiu a Caixa, comentou a decisão do governo interino de ampliar os financiamentos do bancos para imóveis de até R$ 3 milhões; “Tenho só a lamentar que um banco público como a Caixa mude a sua orientação e passe a fazer financiamento de um montante tão alto. Imagine o que é um imóvel de R$ 3 milhões, que se localiza, por exemplo, numa cidade como São Paulo. Quantos quartos ou suítes, quantas vagas de garagem. E a gente sabe que 80% do déficit habitacional do país fica na faixa de até três salários mínimos. O recurso sendo usado para imóveis de valor muito mais alto, enquanto que a população que mais precisa fica sem alternativa”, afirmou

          19 DE JULHO DE 2016 ÀS 19:28

          (…)

          FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/244850/Miriam-Belchior-a-Caixa-agora-%C3%A9-dos-ricos.htm

  8. So um idiota do quilate desse senador pra pensar que com o salario de fome que tem o professor no brazil(em minuscula e com z, mesmo, revisor) este vai reproduzir a ideologia dessa corja prepotente que e’ a “elite”

  9. MAIS MÍSSIL NO COLO IMUNDO DO LIBANÊS (A)MORAL NAZIGOLPISTA DO ‘CU(nha)’

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ‘O Michel cansou de te esperar’, diz Eduardo Cunha a empreiteiro da Lava Jato

    Nas mensagens pelo celular de Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, PF descobre referências a encontros que teriam sido realizados em abril de 2012 com o então vice-presidente da República.
    (…)

    FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/o-michel-cansou-de-te-esperar-diz-eduardo-cunha-a-empreiteiro-da-lava-jato/

  10. O tempo passa, o tempo voa, e os fraudadores do CARF continuam numa boa
    O tempo passa, o tempo voa, e os correntistas do HSBC suíço continuam numa boa.
    Viva o combate à corrupção.

  11. Brilhante dúvida de um professor de história: como é que eu vou ensinar revolução francesa numa escola sem ideologia?

  12. Se é que existe um partido ou ideologização nas escolas, ela é Capitalista Neoliberal.
    Mais, o epicentro disso se dá em SP e PR. Em São Paulo são distribuídos em todas as escolas estaduais a mais de 20 anos as revistas Veja e os Jornais Folha e Estadão. Carta Capita, nem pensar.
    Quem está partidarizando as escolas? Vejam as diferenças de comportamento das novas gerações de SP e PR e o resto Brasil em relação aos governos de esquerda do PT. Os maiores índices de rejeição se dão no centro sul do Brasil e perincipalmente no PR e SP.
    A ideologia dominante é a capitalista. Que marxismo que nada. Desculpa esfarrapada essa, igual ao tal “aparelhamento do PÊTÊ” repetido a exaustão por 13 anos.
    Mentira deslavada essa também.
    Vejam em SP PR GO e agora no Gov Federal o que realmente é aparelhamento. Ou agora não tem aparelhamento? Nem mídia comprada?
    Vão caçar formiga e catar coquinho golpistas e coxinhas FDP.

  13. ALISSON SOUZA: imbecilidade é você afirmar esse delírio. O que tem a ver Marxismo ckm isso? Professores de direita também podem falar em política. O que muda se essa lei passar? Só poderão falar da direita? Não seja mais idiotizado do que você já é. Essa lei é inócua. Sabe o que é “inócua”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *