Mourão emite “sinais, fortes sinais”

O general Hamilton Mourão, para ressuscitar a famosa frase do Governo Fernando Henrique, começa a mover-se “no limite da responsabilidade”.

Fez preces para que “o Senhor dos Exércitos” protegesse Jair Bolsonaro  durante a cirurgia, mas defendeu o “direito humanitário” de Lula ir ao velório do irmão, heresia intolerável para a turma do Moro e a turma do Bolso.

E matéria dos Bolsos, aliás, que a lama do “Filho 01” salpica o “00”  e não o governo. Isto é: o lugar onde está.

Agora, solta esta posição sobre o aborto, defendendo que a mulher tenha o direito de escolher nas situações previstas em lei (estupro, risco de vida e malformação do feto) e ainda avança, afirmando que, pessoalmente, acha que poderiam “ser ampliadas essas possibilidades de aborto”.

A estratégia de diferenciação é clara e inversa à que praticava antes da eleição, quando radicalizava num grau no qual o Bolsonaro candidato já não se aventurava, como no caso do 13° e das mães e avós dos “desajustados”.

Agora, Mourão veste o figurino da ala dos “não-malucos” do governo: modera a questão da embaixada em Israel, mostra-se “humano” para com a prisão de Lula e, agora, procura uma dissidência na questão do aborto que poderia ter evitado na entrevista que deu a O Globo.

Mino Carta, na edição desta semana da CartaCapital, o chama de “enigmático vice”.

Peço licença ao mestre para discordar. Se há algo que Mourão não está sendo é enigmático, mas claro.

Está construindo a imagem do diálogo, cuja ausência poder-lhe-ia ser fatal à pretensão de substituir o titular, se este se vir numa situação insustentável.

E para isso precisa descolar-se da horda fanática.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. só quero ver depois que ele assumir de vez, se vai continuar assim tão bonzinho e democrático

      1. claro que é
        e de extrema direita, de moderado ele não tem é nada,
        o duro é que a comparação é com Bolsonaro – aí fica fácil parecer palatável

    1. Na pior das hipóteses, ele assume e tem que haver eleições diretas em 3 meses. Depois do impeachment de Dilma a Lei mudou e o vice não ficará mais até o final dos 4 anos.

      1. jura? mas isso seria pra lá de ótimo

        mas eles podem se precaver (não chegaram até aqui com tanto empenho – pra entregar tudo de volta) e deixar o traste só como figurante, uma Queen da Inglaterra – se quiserem eles tem força pra isso

      2. lembrando aqui
        ontem – no boa noite 247 – PML falou que Mourão está a serviço dos que querem precarização das leis do trabalho e reforma da previdência, e que pode abrir mão dessas pautas da esquerda para parecer mais palatável, aborto e demias assuntos – para eles são irrelevantes, tem muita lógica nisso, não acha?

    2. Certa vez Murici Ramalho ao renovar um contrato saiu-se com essa; eu só tenho cara de bobo
      mas não sou (bobo).Me lembro disso ao ver a cara de falso brucutu do Mourão ao vê-lo até a
      exibir finesse frente ao bozó. Pra vice decorativo não serve; te cuida boçalnaro energúmeno !!!

      1. ele é muito superior ao bolsonaro
        aliás ser superior ao trasste não é nada dificil

    3. Rita você está absolutamente certa, tanto no seu comentário inicial quanto na observação ao comentário do Francisco, mais abaixo. Faço um reparo, além de vender a mãe fatiada, em quilo ou por retalho se o comprador pagar adiantado corre o risco de não receber.

      Para saber quem, de fato, é Mourão leiam a entrevista dada a El Pais, ontem (https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/31/politica/1548962715_644194.html). Para chegar a democrata deixa claro que lhe falta tanto os princípios da Democracia quanto a vontade de adquiri-los. Também, há uma extensa análise do papel exercido por Mourão nesses primeiros dias de Bolzolândia, Intitulada Mourão, o moderado está apresentada na coluna de Eliane Brum, no mesmo jornal, dia 30 último (https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/30/opinion/1548867475_387353.html). Recomendo.

  2. Esse o jogo ,se continua-se com a mesma miséria verbal do asno ele nunca sería visto como “opção”.
    Ele trabalha nesse sentido,ser palatável,enquanto o outro imbecil não percebe que seu discurso o está engolindo.
    Continúa no palenque ,a função de estadista nunca esteve nem estará perto do quadrúpede .
    A rainha da inglaterra sobreviverá o tempo que for necessário ,caso incomode demais, um impeachment não é descartado.
    Só mudarão as moscas ,a me—– continuará a mesma.

  3. É o jogo do hipócrita Bozo e o fariseu Mourão. Tudo indica que o vice joga no time dos golpistas liderados pela Rede Glolpe e já adota uma postura mais dissimulada, bem ao gosto dessa turma que tem como modelo os tucanos. No final são farinhas do mesmo saco e os propósitos são os mesmos do neoliberalismo ortodoxo. Ferro no povo e tudo para o grande capital especulativo.

  4. Provavelmente eles deixarão que o Bozo faça o trabalho sujo na previdência e outras áreas. Depois que o povo tiver sido reconduzido “ao seu lugar”, aí os filhos de 64 voltam cheios de “diálogo” e bem moderninhos, como no caso do aborto. E a patuléia vai ficar feliz, porque os militares vão acabar com a “roubalheira dos políticos”. Eta república de bananas e zumbis.

    1. Disse tudo. O general há tempos está em pleno aquecimento no banco de reserva. E torcendo para que o circo do clã Bolsonaro pegue fogo. Até jogou uma caneca de gasolina nas labaredas, apoiando a ida do ex presidente Lula ao velório do irmão…….Depois dessa do aborto, só falta ir a China e tirar uma selfie sorridente com o Xi Jinping e os tais comunistas chineses (aliás ele já informou que vai ainda no primeiro semestre….. ). Os bolsominions vão surtar…..rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  5. Mourão busca uma posição para, como verdadeiro dono da terra, ser o segundo índio governando atualmente uma nação latino-americana. Vamos ver como anda a “malandragem do índio”.

  6. É preciso ter cuidado para não se achar que Mourão é a salvação da pátria. Tão golpista e inimigo do povo quanto o outro. Talvez não tão imbecilizado

  7. O problema é se esse constructo não passa de um engodo para enganar os trouxas, especialmente dessa esquerda cirista que corteja a base de apoio do capetão presidente.

  8. Não nos enganemos com esse discurso ambíguo ou falsamente progressista do general cafuso que se pensa “ariano”. Desse boquirroto nem mesmo podemos usar a metáfora de que ele é um “Bozo de banho tomado”. Ele fará o que o golpista e quadrilheiro ‘MT’ começou, em ritmo ainda mais acelerado;o cafuso e o Bozo são duas faces da mesma moeda. Essas últimas declarações dele, falsamente progressistas, escondem apenas a ambição dele em assumir a presidência da república, para a qual ele e o Bozo têm ainda menos legitimidade que ‘MT’, ou seja: NENHUMA. Tanto o cafuso como o Bozo são produtos de crimes; em ambiente democrático e com eleições não fraudada, com o Presidente Lula na disputa, nenhum deles tinha chance sequer de chegar ao 2º turno.

  9. Lembremos que as FA foram desmoralizadas como o escanteio que o bolsonaro e seus filhos deram ao mourão.
    O mourão está reagindo, só reagindo, humilhado que foi é pelo capitão e seus filhos.
    Humilhado por estes imbecis; precisa masi…

  10. Até pq uma das formas de golpe é a cassação da chapa, após o primeiro biênio. Gilmar levou esta alternativa em banho maria até se definir a rasteira individual. Né não?

    1. Verdade……..O general leu Maquiavel, Bonaparte, Sun Tzu, e os comandantes da 2a grande guerra….Ou como diria minha vó, vai tirar as sardinhas da brasa com a mão do gato. Não é a toa o pânico do clã Bolsonaro: o coitado do titular teve que voltar ao trabalho ainda no hospital, com corte, com gases, com tudo, às pressas…..E o medo do general tomar a cadeira??????Quanto a amaciar a oposição, lembra uma frase de meu avô: “quando a gente casa com a filha, leva de brinde a sogra e é melhor uma sogra de bom humor, do que uma querendo matar a gente envenenado….” rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsr

  11. É preciso não esquecer q o jogo só começa a ser jogado de verdade é agora quando a galera deles assume no congresso. Até então era a turma do golpe. Outra coisa a ser lembrada é q eles parecem ter um plano de ocupar os espaços todos. Que vai desde alterar a composição no Supremo até fomentar a concorrência com a Globonews. A CNN nunca quis gastar para entrar aqui. Nem nas vacas gordas dos tempos de Lula. Agora fala-se, não sei se o número é correto, em 400 jornalistas. Ora, a CNN que é do ramo não fará esse investimento mas alguém está disposto a pagar por ele. Concorrer com a Globonews dá prestígio mas não deve dar audiência já q não somos argentinos. Por lá concorrência entre os vários canais de notícias pagos é briga de foice no escuro. Aqui só o Grupo Globo investiu nesse segmento e mesmo assim por causa da esgtrutura já montada dos 5 canais da TV Globo mais afiliadas. Dificilmente Bolsonaro seria impeachmado nos primeiros meses de governo. Ele poria o numeroso ‘exército’ de bôulsôu-ants na rua e o PT levaria toda a culpa com toda certeza. As 3 redes de TV primas pobres, pelo q já fizeram, creio q não faltariam ao presidente. Apenas uns 5% dos formados na AMAN chegam a general. A maioria fica ali no tenente-coronel comandando um quartelzinho e vira coronel apenas quando reforma. E chegar a general implica me ter QI. Ou seja o nosso Mourão sabe bem trabalhar nos bastidores. E pelo q eu sei ele comandou o top dos exércitos, o do Sul, aquele q sempre usou os equipamentos mais novos. Que por ironia é o antigo 3° que apoiou a Brizola na resistência. Outro sinal da fortaleza dessa gente q se encastela no poder é a presença de abonados. O tal da Localiza nem exigiu um ministério. O outro dava a cara cometendo ilegalidades durante a campanha. Fora os q não temos notícia. Eu, salvo melhores indícios, ainda fico com aquela tese de tudo isso ser mero uso de táticas de guerra para enganar o inimigo provocando confusão no juízo dele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *