Moro, o açougueiro da mídia

lascia

A leitura das manchetes dos jornais é um importante instrumento de valoração do pensamento da mídia e da “opinião pública” que ela produz e traduz.

As manchetes dos maiores jornais brasileiros, hoje, dá uma ideia bastante clara do que é importante no “caso” da suposta obtenção de vantagens por Lula e da correlação de importância entre os supostos atos, consequências e personagens.

Vejam-nas:

O Globo: Lula vira réu pela 2ª vez e será julgado por Moro

Estadão: Lula vira réu na Lava Jato e será julgado por Moro

Folha: Acusado de corrupção, Lula será julgado por Sérgio Moro

Peço paciência ao leitor para recordar-se dos seus tempos de escola e fazer como fazíamos ao analisar expressões matemáticas, verificando os termos comuns, que aparecem em todas elas. Era o que chamávamos, não sem propósito, de “colocar em evidência”.

 Lula vira réu pela 2ª vez e será julgado por Moro

 Lula vira réu na Lava Jato e será julgado por Moro

Acusado de corrupção, Lula será julgado por Sérgio Moro

Esta é a mensagem: Lula está nas mãos de Moro, até porque já é impressão comum que Sérgio Moro não julga, condena.

O fato que motivaria o julgamento, a corrupção, só aparece em um dos jornais, a Folha,  que, lá na manchete interior, “corrige” seu lapso e segue a boiada: “Lula vira réu pela 2ª vez e será julgado por Sergio Moro“.

Reparem que o cerne da mensagem não é o de que Lula será julgado por um possível ato de corrupção pelo Judiciário (pois, em tese, tanto faria que o juiz fosse  Antônio, João, Felisberto ou Joseval).

É Moro, o terrível.

Não é o mesmo que ser julgado por um dos outros 16 mil juízes do país que, na maioria (ou, ao menos, na maioria falante) não se dão conta que Moro usurpou o lugar da instituição na mídia e na opinião  pública(da).

Porque as decisões de Sérgio Moro – ou a decisão, porque é quase uma só: condene-se – é irrecorrível, irreformável, irrevogável.

Os promotores iniciaram sua pantomima da semana passada, não sem razão, mostrando que as decisões morescas , tinham quase 100% de confirmação nos tribunais superiores.

Duvido – e não há demérito nisso, porque este é o sentido do duplo grau de jurisdição constitucional e, até, universal – que haja uma vara judicial no Brasil que ostente os “mais de 95% das decisões tomadas em primeira instância” confirmadas nos três tribunais onde delas cabe recurso (o Regional Federal, o STJ e o STF, dependendo do caso).

Talvez, e olhe lá, nas varas onde haja, antes da sentença, conciliação entre as partes, como em Justiça de Família ou Juizados de Pequenas Causas). Mas nunca em varas onde deveria ser raridade a transação penal, como é feita na “delação premiada.

Dou números, para que não se ache isso um “chute”.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina fez estatísticas sobre quantas decisões de 1ª instância foram reformadas na segunda: em 2014, 34,16%. E as decisões do próprio TJSC (Câmaras e Pleno), reformadas no STJ, 33,19%.

Seriam os juízes e desembargadores catarinenses uma “antas”, perto da sumidade jurídica de Curitiba?

Não, é claro.

É que a Vara de Sérgio Moro – é dele, só dele, e para lá vai tudo o que ele quer, mais cedo ou mais tarde – é um açougue para onde se mandam as figuras que o poder quer abater e retalhar em postas, seja porque são seus inimigos, como Lula, seja porque já lhes são inservíveis, viraram trambolhos a serem descartados, como Eduardo Cunha.

E onde, como nos umbrais do inferno de Dante, há o dístico a definir o destino de quem lhe adentra as portas:

Lasciate ogni speranza, voi ch’entrate. “Abandone todas as esperanças, você que entrou aqui”, como se lê na Divina Comédia.

Ou, para facilitar aos rapazes do MP, que costumam se confundir com autores clássicos, procurem a fase 46 do Minecraft, que deve ser mais fácil para entenderem.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. As Cousas do mundo

    Neste mundo é mais rico o que mais rapa:
    Quem mais limpo se faz, tem mais carepa;
    Com sua língua, ao nobre o vil decepa:
    O velhaco maior sempre tem capa.

    Mostra o patife da nobreza o mapa:
    Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;
    Quem menos falar pode, mais increpa:
    Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

    A flor baixa se inculca por tulipa;
    Bengala hoje na mão, ontem garlopa,
    Mais isento se mostra o que mais chupa.

    Para a tropa do trapo vazo a tripa
    E mais não digo, porque a Musa topa
    Em apa, epa, ipa, opa, upa.

    (Gregório de Matos Guerra – século XVII)

  2. País sem lei. Abocanharam o país em todas as suas estruturas: econômica, judiciária, legislativa e executiva? E agora? Quem poderá nos salvar? Chapolin Colorado? Não somos mais uma democracia. Estamos entregues à própria sorte. Acabou. Somos um país sem futuro.

  3. Enquanto isso Cláudia Cruz e o Usufrutuário continuam livres e sem serem incomodados pelo juiz universal de Curitiba. Essa esculhambação de Curitiba vai custar muito caro ao povo brasileiro. Não vai demorar muito os analfabetos paneleiros teleguiados vão começar a sentir o efeito da jurisprudência de moro e seus asseclas. Ai é tarde. Não adianta chorar.

  4. Pra mim,quem esta a julgar na tal Vara do Moro,´são a C IA E O FBI,pois o moçoilo é seu agente,aqui no Brasil.E como são ordens superiores,dos PATRÕES SECULARES,o resto do JUDICIÁRIO ? BRASILEIRO,METE A COLA ENTRE AS PERNAS.Como de hábito

  5. EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS do juizeco ‘mor(T)o’ &$ dos ‘meninos maluquinhos’ da ‘PORCA-tarefa’ do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Jornalista alemão denuncia controle da CIA sobre a mídia

    25 de novembro de 2014 às 15h49

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/jornalista-alemao-denuncia-controle-da-cia-sobre-midia.html#at_pco=smlwn-1.0&at_si=57e294b455eec20e&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1

  6. Os procuradores não entendem de minecraft e com certeza iriam procurar a fase 46 do jogo. Os filhos deles, esses sim conhecedores, só iam revirar os olhos ou falar, com sarcasmo “já passei dessa fase”. (Minecraft é um jogo que não tem fase)

  7. Ainda sobre os protofascistas “açougueiros da mídia”…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    O ínclito e intimorato jurista Eugênio Aragão explica os crimes que a PGR perpetrou contra o ilibado e grande líder José Genoino Neto [do Brasil]
    Via egrégio e impávido jornalista Luiz Carlos Azenha
    https://vimeo.com/167537432

  8. moro disse que não importa o tamanho da corrupção… importa sim: a mansão de paraty é muito grande para Curitiba…

  9. É como aquela história do muleque que acha que joga mais “bola” (futebol) que os colegas: – Joga a bola para mim que eu resolvo!
    Inventam um motivo, e jogam para o congresso ou para a justiça (moro) resolver da forma que convier para eles!

  10. Não adianta ficar de mimimi na internet. Tem que fazer barulho nas ruas, instituições, repartições, em frente as sedes das mídias golpista, …

  11. O Tijolaço deveria filtrar os comentários. Permitir que pessoas sem escrúpulos ou mentalmente perturbadas se manifestem aqui não é democracia é ingenuidade burra. acima há uma série delas.
    Quanto ao juiz, creio não representar a maioria dos magistrados, mas representa sim os interesses das classes que não querem um país mais democrático e de oportunidades para todos. A razão de quererem tirar Lula das eleições de 2018 é unicamente essa, não importa que ele tenha culpa ou não nas acusações; não importa que os imóveis que lhe são atribuídos tenham registros em cartório com nomes que não são o dele; não importa que as delações utilizadas como motivo para as acusações dos procuradores tenham sido descartadas pela PGR como foi noticiado. O que vale é a opinião dos que se dizem enviados dos céus para acabar com o pouco que o povo conseguiu nos últimos anos, associando-se á mídia podre do país e aos políticos perdedores em 2014 que, até hoje, não assimilaram a derrota, os golpistas de 2016. Uma lástima que o STF a tudo assiste impotente. Vergonha.

    1. O STF não esta impotente !!! Ele é um dos maiores braços do GOLPE !!! Ele é o proprio GOLPE !!! A unica e derradeira instancia juridica que Lula e Dilma confiaram até o ultimo minuto, até o momento derradeiro da apunhalada !! Eu começaria a fuzilar todos do STF. Moro é um morinho que não existiria sem a conivencia e a ajuda GRANDIOSA DO STF…..

      1. … O STFede!
        E acumpliciado chafurdado no golpe jurídico-midiático desde o antanho do criminoso julgamento de exceção do Mentirão!

        E tenho dito!
        E não é de hoje!

  12. Já preso ( antecipação ) e impedido de se candidatar a 2018 , Lula deveria anunciar o seu apoio a Aécio Neves para presidência . Quem sabe , aquele confiar na justiça na última manifestação em entrevista funcionea e consiga um indulto e passe o natal com a família e casa .

    1. [Excelente] Programa ‘Melhor e Mais Justo’

      “O Sérgio Moro não é um juiz! O Moro é um personagem à procura do autor! (…) Não fosse ele seria o ‘Manoel dos Anzóis ou do Sei Lá das Quantas’! (…)”
      Por doutor Paulo Sérgio Leite Fernandes – decano dos criminalistas do estado de São Paulo

      https://www.youtube.com/watch?v=2waWqNhK29s

  13. Muito boa analise FB, jornalismo de primeira; mostra muito bem o jogo do salvador da patria… Nojo desse cara !!! Nem consigo mais ver uma foto dele sem vomitar !

  14. … No ‘braZ$&l’ a grande MÉRDIA, o *PIMG é uma merda, como a própria alcunha revela, este lixo!…
    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)
    No entanto, há Jornalismo com ‘J’ maiúsculo no mundo!
    E que se respeita!

    ***

    MÍDIA GLOBAL QUESTIONA “ASSOMBROSA RAPIDEZ” DE MORO E VÊ ACUSAÇÃO FRÁGIL

    O britânico The Guardian afirmou que “o palco está montado para o julgamento mais carregado politicamente na história moderna do Brasil” ao noticiar a decisão do juiz Sérgio Moro de aceitar a denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente; o New York Times, jornal mais influente do mundo, diz que a decisão ocorre “em meio a um debate nacional sobre se os promotores estão ultrapassando seus esforços para prendê-lo”; o argentino Clarín apontou “assombrosa rapidez” de Moro e o francês Le Monde disse que o magistrado aceitou as acusações “disposto a enfrentar a controvérsia de uma acusação fundada sob indícios frágeis, que pode gerar inquietação em muitos brasileiros”

    21 DE SETEMBRO DE 2016 ÀS 11:11

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/256339/M%C3%ADdia-global-questiona-%E2%80%9Cassombrosa-rapidez%E2%80%9D-de-Moro-e-v%C3%AA-acusa%C3%A7%C3%A3o-fr%C3%A1gil.htm

    1. ajuste, faltou o Diabo de uma vírgula!

      … No ‘braZ$&l’ a grande MÉRDIA, o *PIMG, é uma merda, como a própria alcunha revela, este lixo!…

      *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  15. O juizinho fundamentalista messiânico teria voltado dos States com ordens peremptórias, visto ser um colonizado impenitente. Mesmerizado
    pelo stablishment igual ao vampiro José Serra, faz o papel que lhe é confiado.

  16. OS(AS) HONRADOS(AS) CONTRIBUINTES BRASILEIRO(AS) EXIGEM SABER

    Decorridos mais de dois longevos anos de Operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato’ – e que está esfacelando o país -, qual outro processo chegou as mãos do (ir)responsável pela ‘Guantánamo da Província do Paraná’?
    Quer dizer, “intonci”, que o perseguidor da jararaca do eterno presidente Lula, é um servidor público monotemático?
    E para tal é, nababescamente, remunerado pelo erário em duas ou três vezes acima do teto constitucional?
    ‘Bacana’!
    Como estão os andamentos do processo na Vara do ‘mor(T)o’ [Risos]?
    Pois muito bem, a Justiça Federal que trate de responder a estas e outras “convicções” (sic)…

    EM TEMPOS NAZIFASCIGOLPISTAS:
    quanto a nação brasileira já teve de prejuízos contabilizados?
    E as estimativas das perdas numa projeção futura?
    Destruição em todos os níveis da sociedade brasileira…
    Qual o montante que os verdadeiros bandidos delatores devolveram à União, aos cofres públicos?
    O que foi feito com estes recursos?
    Em que foram aplicados?
    Comparar o que foi ressarcido com as perdas monumentais…
    E o GÂNGSTER mafiosíssimo eduardo CU(nha) TEMERário/TEMERo$$$o, quando irá devolver um centavo dos bilhões que surrupiou do honesto povo trabalhador brasileiro?…

  17. … Nas universidades e hospitais públicos até a insalubridade dos servidores está sendo cortada…
    E este “moço” “viajando para baixo e para cima – sempre para os ‘isteites’ [da CIA]”!

    “Que porra é esta?!”,
    diria a esposa do eminente e impávido artista Bemvindo Sequeira

    1. ATENÇÃO NAÇÃO DO BEM

      Vamos exigir, imediatamente, que a Justiça Federal esclareça se a instituição é a responsável pelo pagamento dos custos atinentes às viagens aos EUA realizadas pelo servidor público sérgio moro…
      O total destes gastos nestes longevos dois anos em que o referido agente (sic) transformou-se no “juiz do ‘braZ$&l'”…
      Apresentar também relatório substanciado informando aos/às contribuintes brasileiros(as) os serviços desempenhados pelo indigitado…

      O que ocorrer!

      1. NOTA:

        Ontem – mais uma vez – eu vi os semblantes de sofrimento em servidores(as) terceirizados(as) que estão há quase dois meses sem receber os seus [parcos] proventos…
        Secundariamente, o comprometimento dos serviços prestados, todos e todas revoltados(as), o que é natural numa situação trágica destas…

        Ou alguém de sã e liberta consciência não tem convicção (sic) que também neste infortúnio há “o dedo do ‘mor(T)o'”?…

  18. 1789 um bom palpite para o bicho. O bicho vai pegar um dia e gostaria que não de-moro-asse.Quando se vê o maior líder popular de todos tempos brasileiro e sua querida família submetidos a tão estúpidos constrangimentos e violências gratuitas, de gente inescrupulosa e mal intencionada, só podemos esperar o pior. Uma necessária depuração civilizatória no Brasil. Que não tarde.

  19. A maior revolta dessa equipe do Paraná é que nenhum deles conseguiu (a nível mundial e nacional) tanto prestígio, tanta admiração e tantas condecorações e elogios positivos, quanto conquistou Luis Inácio LULA da Silva. Moro é mais conhecido pela pouca inteligência (Geoffrey Ronald Robertson), por seus abusos de poder (mídia e juristas famosos), por desrespeito a constituição federal (mídia e juristas famosos) e o uso da prisão como tortura psicológica(mídia e juristas famosos), como meio de conseguir delações que atenda a seus anseios e (quem sabe?) daqueles do judiciário e da grande mídia, que lhes dão salvo conduto. Fora isso, quem seria para o mundo um sujeito desse tipo?
    Os procuradores ensandecidos de ódio pelo sucesso de Luis Inácio LULA da Silva, talvez estejam no segundo ou terceiro escalão da “equipe” onde disputam a vaga com a PF do contrabandista chinês.
    Nunca teriam os holofotes e os minutos de fama, se não houvesse Luis Inácio LULA da Silva e a prova disso é que por DOIS ANOS espremeram, constrangeram, grampearam e sufocaram presos com gases da descarga de veículos e não conseguiram nada, absolutamente nada e foram um fracasso total. Quanto mais tentam atingir Luis Inácio LULA da Silva, mais se diminuem e se inferiorizam frente a ele. Afinal, ter competência, honradez, moral, reconhecimento nacional e mundial e ainda o apoio das maiores inteligência e celebridades do mundo judiciário não é para qualquer um e muito menos para uma auto denominada “equipe”.

  20. Ora, a vara (vara?, mais parece um biliuzinho) de moro é instância única no país pois não faz parte do sistema local, só responde a Washington.

  21. olhe, quem puder ou tiver canais de acesso mande msg ao nordestino e abusado REU, convencendo-o a se dirigir ao meirinho sem mesuras ou data vênias:
    Mais ou menos assim: “por favor, excelencia morática, nao precisa nem use de salamaleques comigo e nem se extenda em incisos e parágrafos. como na minha terra se diz: Num carece não.Se está ai para condenar-me, vá direto aos finalmente.”
    E leve quem sabe um martelinho de plástico no paletó, para com um sorriso, presentear ao esbirro.

  22. Acho que o Moro, antes de mais nada, deveria prender o José afonso Pinheiro, ex zelador do triplex e que fora demitido após ter dito somente a verdade, sobre as visitas ao imóvel, e prender também, quem fotografou o Lula juntamente com o presidente da OAS, visitando o apartamento. Onde já se viu prender a alma mais honesta do país? prendam os dois, que são dois trastes. O que acham os tijoleiros? A casa caiu!! Questão de tempo até ver esse sujeito pagar pelos seu crimes.

  23. Esse juiz está a serviço de interesses internacionais, o departamento de justiça Americano e a CIA. O objetivo é dar um golpe preventivo contra aqueles que podem ser obstaculos aos interesses americanos em tomar as riquezas do Brasil. Nunca um juiz de primeira instância teria tanta blindagem assim da midia, dos tribunais superiores do MPF se não tivesse algo maior operando por trás nas sombras comandando seus passos. Isso é tão claro que só um idiota não vê, precisamos encontrar uma forma de enfrentar isso, ganhando a opinião pública politizando radicalizando a população para a consciência da luta de classes, daqui pra frente nas esquerdas não deve-se mais buscar conciliação, somente a luta de classes para mudar isso. A perseguição a Lula significa mais que um ataque ao povo é ao símbolo que Lula representa para o povo pobre. Significa que a direita não aceita acordo, não aceita conciliação de classes e que se governe para todos! Daqui pra frente qualquer líder de esquerda precisa se radicalizar pela luta de classes, não existirá essa de Lula paz e amor daqui para frente surgiram milhares de Lulas radicais de esquerda para enfrentar esse sistema. A esquerda agora precisa doutrinar seus líderes com o espírito de vingador transformador revolucionário, só assim para exterminar essa raça de direita que contaminou o estado brasileiro, o judiciário , os tribunais, as instituições. Temos que tomar a midia dessa direita isso é mais que imperativo, tomar a internet ocupar os espaços dominar o discurso em todas as frentes precisamos construir e consolidar nosso exército em todas as frentes na sociedade.

    1. Perfeito Everaldo ! Eh bem por ai mesmo, é preciso que os progressistas sejam mais radicais nas escolhas de seus parceiros politicos, é preciso ter metas e critérios que sejam respeitados sempre. E claro, precisamos ganhar a luta da informação, das narrativas e das conquistas concretas e imensas dos governos do PT. Aliança com a direita nunca mais, não vale a pena; daqui pra frente nunca mais conseguirão enganar nem Lula nem Dilma. Esse talvez seja o unico aspecto positivo dessa crise, as relações de poder e de classes sociais ficou muito clara, so’ não vê quem não quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *