Moro e o veneno nas taças onde o serviu

O quase-silêncio do The Intercept ao longo dos quatro dias que se segiram à divulgação dos primeiros diálogos ilegais entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, chefe e suchefes da Operação Lava Jato, está produzindo um efeito perigoso no ex-juiz de Curitiba: o da autoconfiança de que está blindado pela mídia e nada o atingirá.

Já atingiu, Doutor, e não adianta ficar reclamando dos métodos com que elas vieram à tona, porque são os mesmos que, ao longo de quase cinco anos, a Operação se valeu para moer reputações e dissolver o sistema de freios e contrapesos que mantinha a democracia, com todos os seus vícios, funcionando.

As capas das revistas semanais, o Dr. Moro deve se lembrar, acompanham, com outro personagem, o que fizeram ao longo deste processo.

É perceptível que se quebrou a blindagem que Moro supõe ter e de fato tinha, tanto que mesmo sua ida para o governo Bolsonaro, se fez torcer narizes entre os seus defensores na mídia – e não por razões morais, mas pelo desgaste que, supunham, isso traria – , não lhe valeu uma contestação aberta no campo conservador.

A Veja, onde sempre reinara no altar, verbaliza esta situação:

Prevalecia até agora certa benevolência com determinadas decisões do então juiz, que eram consideradas menores diante de um bem maior: seu empenho no combate à corrupção. O herói parecia inatingível, a ponto de alguns já vislumbrarem até a possibilidade de ele se engajar em projetos pessoais mais ambiciosos, como a própria sucessão de Bolsonaro. Mas essa situação começou a mudar.

Moro não tem uma estratégia de defesa, apenas a alegação de que os diálogos foram obtidos de forma ilegal e a construção precária da mídia de que as invasões foram generalizadas, como se uma quadrilha organizada estivesse atacando dezenas de celulares. Quadrilha, quem sabe, de adolescentes, pois é desconcertante que um hacker diga ao hackeado : “oi, aqui é o hacker!”.

Vai ser atropelado outra vez, provavelmente no final de semana, por outra leva de revelações – mesmo a segunda publicação do Intercept tratou apenas da primeira – e desta vez com todos à espera de que cheguem os pratos principais, com o apetite despertados pelo aperitivo surpreendente.

Moro entende deste timing, como ele próprio expressou ao pergunta se não era “muito tempo sem operação”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

47 respostas

    1. Não é somente esse Villas Boas, podemos incluir todo o Exército brasileiro nessa situação. O Exército brasileiro está fazendo um desserviço ao Brasil quando permite que bens públicos do país sejam entregues sem reclamação ou protestos aos imperialistas estadunidenses.

      1. Uma das coisas que mudaria é a obrigatoriedade no serviço militar, para em seguida fazer como a Costa Rica acabar com as forças Armadas porque te-las ou não é indiferente proteção zero contra forças externas, já para coagir o povo são mestres…..

      2. Sim, sempre o Exército, como em 64. A maioria dos q estão ocupando os cargos com exceção de um, se nao houver engano, são do Exército. Todos pensando egoisticamente, o poder pelo poder, ocupar cargos. Estão se lixando para a instituição Exercito, para as demais forças, Aeronáutica e Marinha q vão a reboque. O PIB negativo o Brasil país quebrado. Um incompetente doente mental no poder. O capetao do Titanic conduzindo o transatlântico Brasil a todo vapor para um enorme ICEBERG.

      3. Não inclua todo o exército como culpado dessa situação. Senão, não fará sentido o que estão dizendo, que o Bolsonaro trabalhou para dividir o exército. Se ele o dividiu, então de um lado temos os de extrema direita que fazem parte de seu projeto de demolir a Nação. E do outro? Se tivermos do outro lado pelo menos alguns militares que conservem um pouquinho de juízo e de amor pelo Brasil, que não tenham fingido que acreditavam na propaganda ideológica que levou ao desastre nacional, então não devem ser incluídos no projeto olavista do Bolsonaro.

    2. Acho que não sobrou um único militar de patente média ou alta que defenda a soberania do país. Só querem saber de mordomias, de disseminar o ódio e a violência, repudiar a democracia e entregar todo o patrimônio brasileiro (construído por várias gerações) às empresas privadas estadunidenses. A relação custo-benefício das instituições militares pende extremamente para o custo.

      #ForaBozo

    3. Percebe-se que existe sim, uma queda na popularidade de Boçal Nato.

      Em razão deste fato, dou uma humilde sugestão aos colegas que navegam por aqui:

      Caso queiram puxar conversa com alguém, ao invés de perguntar o que acham do governo Bolsonaro, perguntem o que acham do “governo dos militares”.

      Possivelmente esta pessoa demonstrará surpresa com a pergunta, então explique que o governo Bolsonaro é essencialmente todo composto por militares.

      Já está mais do que na hora de desmontar essa farsa de que são “instituições respeitáveis”. A simples defesa do imoral, vendido e tirano Sejumoro já é uma ENORME evidência de que não se dão ao respeito.

  1. O que ninguém ouviu foi alguém dos envolvidos neste ato criminoso desmentir tudo que o Intercept publicou. Apenas alegam que foram hackeados, mas nenhum deles quis entregar o celular à PF para que fossem feitas perícias para atestar se houve ou não ação de hackers. Sem contar que na semana passada, antes da divulgação das conversas criminosas, o próprio Moro anunciou que teve seu telefone invadido. Não foi coincidência, já era a preparação para o que seria divulgado. Lula tem razão: esses caras aprenderam a jogar bolinha de gude em carpete e a soltar pipa em ventilador. Bobinhos, como disse o Gilmar.

    1. É tudo mentira desse povo… Não teve hacker algum … os tontos mesmo entregaram essa conversa !
      Essa história de hacker e até essas últimas montagens são apenas para jogar fumaça nas denúncias !

    2. A eventual “quadrilha de adolescentes” (coisa desigual para a inteligência dessa turma, pura covardia) é a melhor figura para retratar a burrice, o despreparo, a ausência de discernimento desses vermes, mesmo para a prática do mal, para o que necessitam da anuência “dos americanos”. Isso me remete àqueles romances ruins escritos por pessoas que apenas gostariam de serem escritores, que discorrem sobre temas e lugares sobre os quais nunca passaram os olhos, não conhecem e, talvez, apenas leram a respeito numa revista dessas dirigidas à classe média oca de idéias. Há alguns anos, numa audiência na fronteira, no RS, um advogado preguiçoso e sonolento, algo despreparado, ao ser interpelado pelo juiz acerca de certo aspecto da ação que patrocinava, respondeu que esquecera de consultar o “Código das Penhoras”, tornando-se assunto jocoso, do foro aos cafés do centro. É esse o preparo desses calhordas, indivíduos que não dão um passo antes da consulta ao patrão, ao norte. São esses os heróis dos “cidadãos de bem” da classe média. Mas, passo a passo, eles vêm tropeçando na realidade. Ontem à tarde, andando pelo bairro, passei por um amigo, segurança de um conjunto de lojas, que conversava com certa dama, dona de uma delas. Cumprimentei o amigo e à senhora e segui, ouvindo, dela, ao me afastar, os nomes desses incapazes e o do chefe mentecapto do Planalto, tendo ela arrematado: “Não sei onde eu estava com a cabeça quando votei nesse idiota!”

  2. Ouvir o que Pepe Escobar diz através de suas participações na TV 247 ajuda a compreender o que está acontecendo no mundo e como o brazil foi transformado pela elite do atraso em mero peão movimentado pelos ianques no tabuleiro da geopolítica.

  3. Começara aparecer as ligações diretas com os advogados de Curitiba , ” especializados em delação premiada ” . As bancas favorecidas estão em polvorosa . Zucolotto na linha .

  4. Começara aparecer as ligações diretas com os advogados de Curitiba , ” especializados em delação premiada ” . As bancas favorecidas estão em polvorosa . Zucolotto na linha .

  5. Um bandido exposto.
    Antes um bandido protegido. Seus pares o abandonaram.
    Será massacrado como tanto merece.
    Farão dele uma geni, que me desculpe a geni, para criar caos e facilitar a aprovação da previdência dos bancos.
    Aquele já se foi.
    Coloquemos o olho em outro bandido: guedes.

    1. Não, ainda não acabou. O leitmotiv da ação não deve se circunscrever ao rábula de Maringá. O que deve ser derrubada é a operação Lava Jato. Senão, será tarefa fácil substituir uma peça quebrada por outra que funcione. É o coração da máquina que deve ser alvejado, pois ela é a ferramenta de destruição antidemocrática disponível aos neoliberais nativos que continuarão presentes por aí. Temos de aproveitar o momento e dar à Lava Jato o destino da Castelo de Areia e da Satiagraha, senão assistiremos apenas a uma troca de timoneiro por um mais eficiente e menos idiota.

  6. Os criminoso foram pegos ,e limitados que são assumiram imediatamente que as mensagens eram verdadeiras.Hoje tem uma tropa de indigentes morais nas redes tentando manter a matilha cebada ,espalhando a tese de que são falsas.
    E até poderíam ter usado esse recurso para ganhar tempo,mmas ,a confissão dos delinquentes quebrou essa jogada.
    Ficam os de sempre ,OS GOLPISTAS DE FARDA QUE GANHARAM UM GOVERNO E MERECERAM VISTO O ARDUO TRABALHO REALIZADO.
    Vilas Boas, um sujeito preso a uma cadeira de rodas não foi alcançado nem assim,pelo conceito do imediato e passageiro desta existência,em soma ,um pobre,miserável ser humano.
    O mulão defendendo os delinquentes é solidariedade de gangue.

  7. POBRE SERGINHO NARCISO MORO! HEDÔNICO DOENTIAMENTE DESDE O BERÇINHO, É TARIMBADO NA ARTE DA MENTIRA E DA TERGIVERSAÇÃO!
    USA DAQUELA LÓGICA JURÍDICA TÍPICA DOS CRIMINOSOS CONFESSOS: ATACA A PARTE DO PROCESSO QUE LHE INTERESSA, A NATUREZA DOS VAZAMENTOS! TOLINHO, AINDA NÃO ENTENDEU O QUE É POLÍTICA! PRECISA MANTER A COERÊNCIA E SER TRANSPARENTE EM SUAS MANIFESTAÇÕES! AGORA, QUESTÕES JURÍDICAS ESTÃO FORA DO CONTEXTO… O QUE VALE É A IMAGEM, ESTA QUE A VEJA, EM TRAIÇÃO PÉRFIDA DO AMOR PERDIDO, POSTOU, E NA QUAL SERGINHO APARECE SE FRAGMENTANDO! UM HORROR!
    AGORA, A MÍDIA VAI CONTINUAR GANHANDO DINHEIRO COM O CADÁVER NU DO SERGINHO NARCISO, OU SEJA, VÃO VENDER TODO O CORPO FÉTIDO EM SUAVES CAPAS SEMANAIS – UM DESBUNDE PARA QUEM QUERIA FICAR FAMOSO!
    CORRE SERGINHO NARCISO… CORRE MULÉQUI!

  8. Está muito divertido observar as figuras da república tentando não demonstrar seu pavor e mostrando os dentes raivosamente antevendo o golpe que levará ou acha que. Ri muito com as entrevistas de Barroso e Vilas Boas. Barroso parecendo um cãozinho acuado, Vilas Boas parecendo um personagem do final do século XIX pelo conservadorismo quase histriônico, apelando para conceitos que não segue, como “bem da pátria”, “ordem constituída”, etc. . A vida estava muito seca, sem graça, isto vem a dar um pouco de bom humor e sabor de vingança! Minha alma está ao chuveiro!

  9. Moro está sendo obrigado a se mostrar como realmente é: Um matuto mal alfabetizado, cuja desmesurada coragem devia-se em grande parte à desnecessidade que supunha ter de conhecer o terreno onde pisava. Enquanto quem o usou indicava o caminho das pedras, ele avançava todo seguro de si. Mas quem viu sua fisionomia que alternava grande espanto e riso artificial na cerimônia da Marinha, sabe que ele está à beira do pânico total. Quanto ao caminho das pedras, ele está preso e mal-equilibrado sobre uma delas, sem saber como avançar ou mesmo recuar. E o único socorro que seus sócios lhe dão é jogarem-lhe uma camisa do Flamengo.

  10. Confesso que o que está me preocupando agora é a demora na divulgação, mesmo sabendo da importância de contextualizar. Um ataque desse peso contra um inimigo tão poderoso, não deveria ser feito a conta gotas, na minha opinião. Vai dando tempo para que eles reorganizem suas defesas que, no caso, são mentiras, fake news, armações, manipulações, etc. Além de manter acuadas feras perigosas. Isto sem falar no que deve estar sendo tentado em termos de compra de silêncio. Imaginemos as propostas bilionárias que deve estar recebendo o Intercept.

    1. Discordo. A lava jato se valeu desse método pra destruir reputações. Deixar sangrando.
      Se fosse mostrado todo conteúdo de uma vez, esses canalhas iam fazer um estradalhaço, verem as brechas e passada uma semana iam fazer cara de paisagem e fingir que nada aconteceu.
      P.ex.O antagonista deveria mudar o nome pra blog da lavajato, estao mentindo na caruda

    2. Por outro lado permite que deem passos em falso, e na afobação acabem se comprometendo ainda mais.

    3. Entendo sua preocupação mas entendo também o cuidado de quem lida com a verdade, e não com calúnias, mentiras e notícias falsas. Tempo eles tiveram muito para destruir. Agora só se preocupam em se defender do indefensável.

    4. Sim. Isso me preocupa. Tá certo que o Greenwald, a princípio, parece íntegro. Mas não deve ser pouco o que ele deve estar recebendo de propostas milionárias para abafar o caso – ou até pior, provavelmente ameaças à sua vida e de sua família.
      Temo que isso termine como o caso do repórter da Folha que recebeu com exclusividade a lista de correntistas ilegais da Suíça, divulgou meia dúzia de nomes e depois caiu no esquecimento.

    5. O jogo virou e o tempo, agora, joga à nosso favor.
      Perdíamos de 0x4. Fizemos 8×4 e faltam 2 minutos para acabar o jogo…
      Este tempo vai desmascarar todos os golpistas.

  11. Moro é um lixo.Minha duvida, será que os desembargadores do TRF4, ministros do STJ e o senhor Facchin não estão tambem nesses audios, afinal, o senhor Moro não agia sozinho, tinha plena proteção nos tribunais.

  12. Caro Fernando, não estaria na hora de alguém com voz política “revisitar” o artigo de 2004 de Sergio Moro, “Considerações sobre a operação Mani Pulite”? Ali está explicitado e publicado todo o programa da Lava-Jato, incluindo a participação de juízes em aliança com promotores.

  13. Lava Jato corrompeu o judiciário! Cadeia neles! É preciso limpar o poder judiciário desses agentes criminosos lesa pátria.

  14. —“Por que não apresenta desde logo tudo? Se tem irregularidade mesmo, tão graves, apresenta tudo para uma autoridade independente que vai verificar a integridade do material. Aí, sim, se a ideia é contribuir para fazer Justiça, então vamos agir dessa forma. E não com esses mecanismos espúrios“, pregou Moro.——–( entrevista ao Estadão)

    O DELINQUENTE moro queixando-se da “agonía” a que está sendo submetido.
    Este canalha deveria ficar na preventiva para não pressionar trestemunhas e destruir provas,não era essa a desculpa que esse bandido usava em suas prisões de tortura?????
    O mundo gira,um dia estamos por baixo e no outro por cima, só os idiotas desconhecem essa lei natural.

  15. Antes de sair atrás de qualquer trio-elétrico que vai passando, seria bom considerar algumas coisas.
    Alguém pode afirmar, com segurança, quem é realmente esse Glenn Greenwald? Não dizem que toda unanimidade é burra? Mais que burra é perigosa. Que tal perguntarem ao Pepe Escobar o que ele sabe sobre o cara? Parece que ele não pensa que o GG seja o Batman da esquerda.
    Dizem que do material entregue pelo Snowden, o GG vazou 5% e sentou em cima dos outros 95%.
    Fará o mesmo com a lava-jato?
    A proposta de parceria com a Globo é muito estranha. O que ele pretendia, de fato?
    ¡Ojo!

  16. MORO E UM CANALHA DA PIOR ESPÉCIE. USOU CARGO PÚBLICO PRA CONDENAR UM INOCENTE. MERECE SER DEMOSRALIZADO E MUITO MAIS. SEM DO NEM PIEDADE. DESTRUIU O PAÍS COM ESSA MALDITA FARSA A JATO. SEM PALAVRAS. MERECE SER MALHADO EM PRAÇA PÚBLICA. JUIZ LADRÃO E CANALHA. JUDICIÁRIO VIROU O GRANDE CÂNCER DO BRASIL. #MORONACADEIA #MOROELAVAJATEIROSNACADEIA #FORABOLSONARO LIBERTEMLULA #LULAINOCENTE #LULALIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *