Ministro da Defesa e generais dizem que Guaidó responderá por violência

O Ministro da Defesa da Venezuela, general Vladimir Padrino acaba de fazer um pronunciamento extremamente forte pela televisão venezuelana.

Disse que a maioria dos militares que participaram do levante militar em favor do autoproclamado presidente Juan Guaidó foram enganados por uma suposta articulação militar para afastar Nicolás Maduro e já retornaram aos seus quartéis.

Os comandos do Exército, Marinha e da Aviação Militar igualmente saíram em defesa da ordem constitucional.

Padrino disse que as Forças Armadas reagiram com moderação, para que se evitasse derramamento de sangue mas que, a partir de agora, Guaidó e seus auxiliares, inclusive militares, serão responsabilizados por qualquer violência que ocorra.

Não se pode adivinhar movimentos militares, mas é intrigante a pergunta que faz Helena Chagas: “onde estão os tanques?”.

Se não há tanques, não há quem tenha autoridade para fazê-los rolar e quem tem esta autoridade são comandantes, não praças ou oficiais de baixa patente, como os que apareceram com Guaidó.

São generais e generais não há, ao menos até agora.

A imprensa chegou a apontar o um deles, José Adelino Ornella Ferreira, chefe do Estado Maior do  Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas como o líder militar do movimento, mas este, minutos depois, foi ao Twitter proclamar sua lealdade a Maduro e ao chavismo.

Ao que parece, os militares estão deixand que se esvazie o movimento, porque uma ofensiva contra militantes e alguns militares, armados de metralhadoras, que cercam a Base Aérea de Carlota, em Caracas, seria um convite ao morticínio e a única possibilidade de Juan Guaidó obter saldo político positivo da aventura em que se meteu.

A confirmar-se a derrota de seu mal improvisado levante militar o “autoproclamado” terá dois caminhos: a prisão e o banco dos réus ou o exílio.

Ambos terríveis para ele: o primeiro, por uma insurreição militar sem tropas; o segundo por torná-lo um “fósforo queimado” para Washington.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

47 respostas

  1. Lugar de palito de fósforo queimado – para Washington – é num aterro sanitário, a sete palmos debaixo da terra.

    1. A parte cômica é que os gringos disseram ao Guaidó e seus cachorros loucos para não contarem ao Bozo e seus milicos amestrados o dia certo da palhaçada. Eles já contavam com a possibilidade do fiasco e sabiam que seria muito pior com Bozo, Eduardinho Babão, Carluxo Zap-zap e Flaveco Sem Fala, este em silêncio e retiro, rezando pelo desaparecimento eterno do Queiroz.

  2. É bom que os brasileiros adoradores do tio Sam pensem a respeito da Venezuela e mirem o Brasil. Depender de outra potência é espada no pescoço; a Venezuela sairá forte após deter esse louco golpista e que deve ser exemplarmente punido.

    1. Aqui nos deixamos dominar por canalhas do baixo oficialato e das tropas semi-analfabetas. Não temos UM ÚNICO general com vergonha na cara para defender o patrimônio e a soberania brasileiros.

        1. A despeito daquele grupo silencioso, por questões de sobrevivência e segurança de suas famílias, de general a soldado, o que temos é uma massa lamentável de incompetentes, energúmenos, covardes e analfabetos funcionais. Claro, existem os que orientam os boçais e são dotados de alguma inteligência, acorrentada à ideologia canalha e traidora da pátria brasileira, imposta pelos gringos, com a aquiescência de todos os governantes pós oitenta e oito. Os que são exceção não têm voz.

    2. Os bozos ficam entretendo sua tropa de burros com a Venezuela enquanto transformam o Brasil em uma Argentina.
      Este é o nosso futuro. Dou menos de dois anos para acontecer.
      Será que os burros vão culpar o Lula e o PT?
      É possível, afinal burro é burro.

  3. Apesar de todo o sofrimento do povo venezuelano nos últimos anos, e com todas as ressalvas à mediocridade política de Maduro, reitero a minha profunda inveja dos vizinhos bolivarianos. Defendem o seu país, tem generais dignos e com vergonha na cara. Os venezuelanos NÃO querem ser governados pelo exterior, por norte-americanos ou seus fantoches aqui no Brasil. Bravos venezuelanos! sigam rechaçando futuras tentativas de golpes e decidam vocês o seu futuro. Que inveja! Lá, de fato, pode-se clamar: GOLPISTAS NÃO PASSARÃO.

    1. Concordo em quase tudo …. Porém, você se esqueceu de falar do papel dos EUA na situação atual da Venezuela. Culpar a mediocridade política de Maduro sem citar o embargo comercial do Tio Sam soa como hipocrisia …. Os EUA estão de olho no petróleo da Venezuela, porém, lá, vão ter de lutar por ele, ao contrário do Brasil, que abriu as pernas e deu tudo que eles querem ….

      1. Exato, Maurilio. Trump roubou 30 bilhões de dólares da Venezuela, além de impor um bloqueio econômico absurdo contra aquele povo.
        O principal responsável pelas agruras do povo venezuelano hoje é Donald Trump.

      2. Na mosca!
        É muito fácil colocar a culpa em Maduro pelas penúrias venezuelanas.
        Fácil e muito oportuno para um certo pais terrorista que fica mais ao norte.
        Fácil como culpar o Gaddafi pela “guerra civil” da Líbia e invadi-la; o Saddam e suas ADM inexistentes pela invasão do Iraque; o Assad pela “guerra civil” na Síria e o “cleansing” do Milosevic pela invasão da Iugoslávia.
        E por isso que os canalhas criminosos americanos nunca mudam o modus operandi: sempre haverá gente que acreditará nele.

    2. Estamos no ponto da virada. A queda do império americano se dará mais rapidamente, depois de constatada a incapacidade dos EUA invadir a Venezuela. No século passado os americanos só invadiam países pequenos e pobres, mas, agora acabaram de ser expulsos da Síria e serão expulsos também da Venezuela. Os norte-americanos estão com uma dívida crescente de 22 trilhões de dólares cujo maior credor é a China, que já está cogitando exigir o pagamento em ouro. No início do ano os serviços do governo paralisaram por mais de um mês e o congresso não entrava em acordo para o mais longo shutdown da história americana e ainda querem bancar mais uma guerra? Atacar países ricos em petróleo para proteger a impressora de dólares ligada não vai funcionar mais. Os Estados Unidos não estão lidando bem com um mundo multipolar onde existem varias potências como Europa, Russia e China. A criação do BRICS acuou o império. Esse é o motivo de estarem DESESPERADAMENTE financiando tantos golpes pelo mundo. Este é o ponto de virada, de chegada ao fim, nas aventuras militares americanas pelo mundo. Eles não conseguem mais invadir países como antes. Depois disso, ameaças americanas serão apenas blefes. Viva a liberdade dos povos!

  4. Como diria o Cagão Bueno, a coisa já esteve melhor para a CIA (exceto no Brasil, é claro…).

  5. Um terceiro caminho diz um jornalista da Globonews. Ou Maduro deixaria o poder ou o Guaido será preso kkkkkk.

  6. O maior general traidor venezuelano deste golpe se chama GLOBO.
    Como torcem pela desgraça da Venezuela depois de desgraçar o Brasil.
    A globo é pior que cancer.

    1. Sempre digo, as tais organizações globo é a maior, (não gosto de dizer essa palavra, mas não há meio termo) desgraça do nosso Brasil. Enquanto esse câncer existir, o Brasil NUNCA será uma nação com N maiúsculo. Sempre foi elitista, sempre foi rentista, sempre foi contra os interesses da população, sempre foi contra os trabalhadores brasileiros.

  7. FUJAM DA CONTRA INFORMAÇÃO.
    O TRAIDOR GUAIDO HAVIA DITO QUE TERIA UMA GIGANTESCA MOVIMENTAÇÃO AMANHÃ CONTRA MADURO E HOJE COM A AJUDA DE 19 MILITARES E UMA CENTENA DE POLICIAIS POSTOU UMA FOTO DE 2014 COM OUTRO TRAIDOR;LOPEZ.
    O QUE DEMONSTRA SUA FAJUTA MANIFESTAÇÃO
    TENTATIVA TOSCA DE GOLPE,PRIMÁRIA,INFANTIL,AMADORA E CRIMINOSA POIS O POVO OS CONTESTAVA NAS RUAS E ERAM ASSALTADOS COM BOMBAS E TIROS DE METRALHADORA ENQUANTO A MÍDIA FASCISTA BRASILEIRA COMEMORAVA NÓS NOS INFORMÁVAMOS COM AMIGOS EM VENEZUELA.
    GUAIDÓ DEVE ESTAR JÁ NA COLÔMBIA AO LADO DOS MILICOS IANQUES VISTO QUE EM PACARAIMA NENHUM MILITAR FOI VISTO A NÃO SER PATÉTICOS E COVARDES INTEGRANTES DO PSL PARTIDO DO PSICOPATA LIDERADOS POR EDUARDO VULGO PINTICO,VULGO EUNUCO.
    SE O PSICOPATA COME BOSTA E SOLTA MERDA OS MILICOS BRASILEIROS SABEM O CAOS QUE TRARIA AO BRASIL UM GOLPE DE ESTADO NA VENEZUELA,PASSARIAM DE EXPECTADORES A ALVOS EM POTENCIAL.
    O GRANDE LEGADO DE CHAVES FOI TER POLITIZADO E CONSCIENTIZADO O POVO DE SEU PAÍS.
    JAMAIS PASSARÃO E TEMOS DE SABER QUE A DERROCADA DE MADURO SERIA O CAOS TOTAL A TODO SONHO DE IGUALDADE E LIBERDADE NO CONTINENTE.

  8. Bolsonaro fez uma reunião de emergência pra reconhecer que Guaidó é um Presidente sem país. KKKKKKKK!

  9. O Presidente Nicolas Maduro demourou muito a mandar prender o traidor Guaidó e seus ascelcas. Vai cometendo o mesmo erro que Dilma cometeu quando não mandou prender os vazadores do telefonema entre ela e Lula.

  10. Globomews de Luto.
    Ariel palácio em lágrimas…mais um golpe fracassou , e Cristina Kirchner voltará !

  11. Os grenerais Villas Boas e Heleno deveriam prestar atenção nas palavras do gal. Vladimir Lopez, ministro da Defesa da Venezuela. Aprenderiam um pouquinho sobre patriotismo. Na Venezuela, ao que parece, não existe o vira latismo nelsonrodriguiano.

  12. E depois dizem que o socialismo provoca mortes, as mortes sempre são provocadas pelo Capital e sua incrível voracidade e necessidade de escravizar as pessoas.
    FORÇA MADURO, VIVA A PÁTRIA GRANDE !!!

  13. Eu até agora não entendi uma coisa: Porque será que o Aecin p e o Aluísio 500 ainda não foram pra Caracas apoiar o Guaidó! Mistério!!!

    1. Depois desse fracasso espero que ele vá para a França e nunca mais volte para a Venezuela, pois já li que ele pediu asilo na Embaixada da França.

  14. Taí, porque o Bolsonaro não o contrato para Conselheiro de Assuntos Internacionais? Uma droga a mais no govrno não faria tanta diferença

  15. A amplitude de mais este golpe desferido por Washington à Venezuela, através de seu fantoche da vez (guaidó) existe apenas na cobertura da imprensa corporativa e não no punhado de militares de baixa patente, soldados rasos e alguns policiais que se prestaram a fazer jogo de cena para justificar uma intervenção mulitar externa.
    É patético ouvir relatos de correspondentes do império. Não apresentam fatos, pintam um quadro de desejos (frustrados, diga-se de passagem).
    O destino da Venezuela deve ser decidido pelo povo da Venezuela. É de pasmar que os mesmos que defendem uma intervenção direta, armada inclusive, contra a Venezuela sejam os mesmos que se põem em pé de guerra por causa de uma suposta influência russa nas eleições americanas de 2016. Influir em eleições de outros países é a forma mais inocente de interferência em outros países praticadas pelo regime do “deep state” americano, à serviço das grandes corporações e sob o comando de fascistas como Elliot, Bolton e Pompeo.

  16. Vejamos o enredo.
    Guaidó, reúne duas dúzias de milicos tresloucados de baixa patente comandados por um coronel que nem do exército é, mas da Guarda Civil, roubam 4 blindados sobre pneus, “libertam” Lopez “y todos se ván a la calle” para convocar as forças armadas e o povo para derrubar Maduro. Parece coisa de maluco, de napoleão de hospício.

    Agora, pensemos. Nem Guaidó, nem muito menos Lopez são doidos ou completos idiotas. Podem ser oportunistas, safados, etc, mas loucos ou burros não. Teriam perfeito entendimento que uma configuração golpista como essa era chave de cadeia na certa. Então por que foram?

    Eu penso ter a resposta. Fueran engañados! Foram logrados! Alguém garantiu a eles que iam ter apoio de altas patentes do lado da milicada, das lideranças da direita e que o povo, vendo isso, ia aderir em massa. Na hora H, deixaram os dois pendurados na brocha. Se eu acreditasse que resta inteligência na Venezuela eu diria que isso foi uma típica operação de inteligência para comprometer esses golpistas.

    Mas, o mais provável é que a turma do deixa disso entrou em cena e levou a escada embora.

  17. A direita mata e põem a culpa na esquerda. Sempre assim, duvido que enforcarão esse patife.

  18. Ué, as tropas ianques não vieram dar apoio ao seu afilhado venezuelano????Então todo aquele discurso do Trump e seus subordinados era só apoio moral???E cadê o apoio militar das colonias Brasil e Colombia?? Ah…também era só apoio moral……Juan Guaidó e Mauricio Macri (na Argentina), começam a perceber que se depender dos EUA e dos vizinhos, vão morrer sózinhos na praia…..

  19. E inacreditável!!! Pedir que uma nação soberana, abra mão desta soberania para ser saqueada!!! Quando vão jogar uma bomba na casa Branca???

  20. Estamos no ponto da virada. A queda do império americano se dará mais rapidamente, depois de constatada a incapacidade dos EUA invadir a Venezuela. No século passado os americanos só invadiam países pequenos e pobres, mas, agora acabaram de ser expulsos da Síria e serão expulsos também da Venezuela. Os norte-americanos estão com uma dívida crescente de 22 trilhões de dólares cujo maior credor é a China, que já está cogitando exigir o pagamento em ouro. No início do ano os serviços do governo paralisaram por mais de um mês e o congresso não entrava em acordo para o mais longo shutdown da história americana e ainda querem bancar mais uma guerra? Atacar países ricos em petróleo para proteger a impressora de dólares ligada não vai funcionar mais. Os Estados Unidos não estão lidando bem com um mundo multipolar onde existem varias potências como Europa, Russia e China. A criação do BRICS acuou o império. Esse é o motivo de estarem DESESPERADAMENTE financiando tantos golpes pelo mundo. Este é o ponto de virada, de chegada ao fim, nas aventuras militares americanas pelo mundo. Eles não conseguem mais invadir países como antes. Depois disso, ameaças americanas serão apenas blefes. Viva a liberdade dos povos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *