Merval perdeu o vinho, a pose e o poder indevido

O Ministro Celso de Mello prestou hoje um grande serviço, não apenas ao Direito, à ordem democrática e às garantias individuais.

O fez, também, ao jornalismo.

“Nunca antes na história deste país” viu-se uma vivandeira de tribunal como se tornou o colunista Merval Pereira.

Com toda a sua arrogância, apostava a toda hora em tudo o que pudesse representar uma inapelável conclusão do julgamento.

Prestou-se à cena insólita de, nos seus comentários na Rádio CBN, apostar até um garrafa de vinho de primeira sobre se os acusados sairiam do julgamento para a cadeia.

Passou dois meses afirmando a revogação da lei, especulando sobre uma “reflexão” do ministro Celso de Mello que o faria mudar de posição, sobre Luis Roberto Barroso silenciar, sobre a tendência de Teori Zavascki de votar contra, idem sobre Rosa Weber e Carmen Lúcia.

Deitou doutrina, analisou leis, afirmou umas e “revogou” outras, falou nas multidões no 7 de setembro exigindo “cadeia já”.

Celso de Mello, em seu voto, massacrou todas as teses sustentadas pelo acadêmico Merval e demonstrou que findaram os tempos em que a vontade manifestada pela mídia se impunha sobre qualquer razão.

Colocou-o no seu devido lugar.

O jornalista pode e deve acompanhar e opinar sobre o funcionamento e as decisões das instituições judiciais, mas não pode e não deve pretender induzi-las, muito menos alegando “clamores da multidão”.

Não somos pregoeiros da impunidade, e não devemos ser incitadores de linchamentos.

O Supremo Tribunal Federal não é mais a coluna de Merval Pereira.

E, portanto, não está vergada, como a dele, aos poderosos da mídia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. PHA diz que Merval é, ou pretende ser, o 12º ministro do STF. Mas acho que Vivandeira de Tribunal é uma definição bem mais adequada para o que Merval vem fazendo desde o início da AP 470. Vivandeira de Tribunal, kkkkkkkkkkkkk

  2. Que pena, né?
    Uma garrafa de vinho de ótima qualidade, bem envelhecida, de uma boa safra, enfiada nos fundilhos dos rapazes.

    Ô dó.

    Sanderberg, o que você foi aprontar rapaz? Você imaginou que tinha uma elasticidade maior, é isso? hummmm

    Fica assim não, o julgamento vai continuar.

  3. Valeu ministro Celso de Mello. Parabens pela coragem de enfrentar esses urubus da oposição. A justiça brasileira marcou com seu voto, o iníicio da independecia do STF dessa midia tenebrosa.

  4. Ouço a CBN porquê infelizmente é a única que tem noticiário intenso.Qualquer assunto eles enfiam o Mensalão no meio:receita de bolo,nutrição,música,mecânica,os caras não querem saber,tome mensalão,Dilma,Lula…

  5. FB, o problema é que os mervais da vida (como o “jurista” Reinaldo Azevedo”), escrevem sem olhar para o próprio rabo (ou opinião já publicadas).
    À ventura, achei artigo escrito pelo citada (des)articulista em Veja, ed. 27.08.2008, bajulando o min. Gilmar Mendes, verbis
    “O direito deve ser achado na lei, não na rua”, afirmou, no dia 6 passado, o presidente do STF, Gilmar Mendes. Muitos distinguiram na frase apenas a oposição entre o vulgo e as lentes, entre o clamor público e o rigor judicioso. Era mais do que isso. Tenho cá comigo o Livro Vermelho, que é cinza, cujo conteúdo, se aplicado, representaria a desconstituição legal do Brasil. Trata-se de um conjunto de textos, de 1988, escritos pelos partidários do “Direito Achado na Rua”, uma corrente do pensamento jurídico brasileiro. (…)”.
    Pausa para rir: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Abel enquanto o mervalzinho da rede globo de sonegação senta e chora tomando uma cachaça brega porque perdeu o vinho chique, nós o verdadeiro povo brasileiro vamos rir muuuuuito.

  6. Senhores, imaginem a cena: O Merval dando entrada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com ma garrafa entalada no fiofó, e aquela correria… Um grita “quebra a garraf” um outro diz “Não, vamos primeiro tirar a rolha, pra perder a pressão”. “Gente, vamos logo, ele tá ficando roxo e virando olhos mais rápido que bomba de combustívéis” “Meu Deus, chegou outro paciente com o mesmo problema…”ah é um tal de Sardenberg, ele é da Globo” “É artista? não sei… se for deve ser do Globo Rural, porque é feio pra burro” Que maldade.

    “Podem preparar mais leitos, pois As Meninas do Jó também sofrerão algum tipo de surto.

  7. Celso de Mello deu um show ao massacrar as teses da direita hidrofóbica, mas a vaidade sobressaiu tb, deu um troco em JB, por ter o colocado no meio das picuinhas. Uma aula aos que o atacaram pela mídia, e aos seres midiáticos que infestam a realidade de informação distorcida.
    Eu acho que a blogosfera pode deixar a mídia tratar dele, porque eles vão tentar destruir a imagem de um ministro do STF, se eles não conseguirem o que querem. Blogosfera deveria tratar de se organizar e colocar alguns representantes no congresso, porque o grande inimigo não é o PSDB, em 2014, mas uma direita conservadora, fisiológica e organizada. O PSC, por exemplo, vai crescer pra caramba! Se o PSC crescer o suficiente, eles serão, por si só, uma nova força da direita, que, claro, cooptará a direita moderada.
    É legal tirar onda com os Merdais da velha imprensa, mas não é hora de comemorar.

  8. A um juiz do stf cabe ocumprimento da Constituição. A meu ver, um trabalho fácil pra quem leu e pauta suas decisões por ela.
    A globo e seus vassalos transformaram o BraZil no quintal do imperialismo e espero que este episódio no supremo seja o inicio do fim da vassalagem de uma instituição.
    A globo ja mostrou o DARF?

  9. A pequena grande mídia deve estar puta.
    Já não elege mais o presidente e agora já não manda mais no STF?????
    Onde esse mundo vai parar???????
    Devem estar se perguntando…..e nós morrendo de rir….kkkkkkk

  10. Esse tal de Merval, de escrita e linguajar toscos, é um imbecil de galocha, provavelmente a soldo das instituições de defesa americanas.

  11. Merval ou outros comentaristas não interessam, de fato. Mas sim que é uma ilusão o fato de que o Ministro Celso de Mello votou a favor do cumprimento das leis. O embargo infringente é um vergonhoso instituto de postergação da justiça, posto que é uma normatização interna do STF, sem respaldo dos legítimos legisladores que não estão naquele tribunal, ou seja, não se poderia considerar uma regra interna como válida para o julgamento. Foi uma saída pseudo-técnica para justificar o injustificável: diminuir as penas de gente que esteve no poder central ou orbitando em torno dele. A construção da tese da validade dos embargos infringentes foi a mesma da construção de uma redundância, feita exclusivamente para que as penas deixem de ser cumpridas. Talvez agora todo e qualquer julgamento colegiado que terminar com um voto de diferença, seja em qualquer instância, poderá por jurisprudência, seguir a mesma regra, afinal todos são iguais perante a lei…os “bons” advogados saberão usar essa situação muito bem!

    1. Você é apenas um fã do Merval. Demonstra total ignorância a respeito da Lei. Va ler para não ficar defendendo o indefensável.

    2. Prá seu governo o congresso não aprovou projeto de lei extinguindo os embargos infringentes apresentado por FHC em 98. Lembra-se?

  12. RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICANCIA seu idiota. Isto é de fato uma desmoralização para a Academia Brasileira de Letras. Uma pessoa com um caráter desse não pode escrever nada que preste.

  13. O vinho do Merval sobrou, ou talvez não, é possível que tenha bebido, porém com gosto amargo.
    O meu caso foi mais agradável, ontem foi meu aniversário, Celso de Mello se encarregou de me dar um grande presente, já que não posso beber esses vinhos caros, bebi algumas doses de Volúpia, aquela cachacinha da Paraíba. Tomava uma chamada, mordia no torresmo e soltava uma gargalhada me lembrando da cara do Merval. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    Eita Gôta! Foi bom que só a peste! Chupa Merval!

  14. A turma da “Opinião Publicada” queriam ter a última palavra no julgamento do “Mentirão”. O Decano ensaboou a cara do Quinzin com sabão de Soda, daqueles antigos sabão de bola que minha bisavó usava.
    Mostrou pro Quinzin, Marco Aurelio Pavão, Fux Mato no Peito, Gil-mala e a Mosca Morta que em “Berlin tem Juíz”
    Gente, vamos ser sinceros, os tais ai, ficaram com cara de Cachorro que peidou na Igreja. Foi um vexame para esta turma. Se fosse comigo eu iria fazer uma viagem pro exterior e ficaria por lá uns noventa dias. Foi acachapante, Vergonhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *