Mello Franco: edição do áudio não explica mala

 

mala

Do artigo de Bernardo Mello Franco, agora à tardinha na Folha:

Temer parecia abatido quando começou a ler seu segundo pronunciamento em três dias. Aos poucos, elevou o tom e passou a atacar o empresário Joesley Batista, dono da JBS e autor da delação-bomba à Lava Jato.

Acusado, o presidente buscou desqualificar o acusador. Disse que ele praticou um “crime perfeito”, “prejudicou o Brasil” e agora está “livre e solto em Nova York”.

Sem citar o nome de Rodrigo Janot, Temer também mirou o procurador-geral da República ao se dizer alvo de uma “acusação pífia” de corrupção. O ministro Edson Fachin parece discordar, já que autorizou a abertura do inquérito no STF.

O presidente se agarrou à tese, levantada por peritos, de que o áudio da conversa com Joesley teria sofrido edições. “Essa gravação clandestina foi adulterada e manipulada com objetivos subterrâneos”, acusou.

A polêmica é útil a Temer porque permite que ele direcione o foco para a fita, deixando de esclarecer outras suspeitas graves. Sobre elas, continuam a faltar explicações convincentes. O presidente disse que indicou o deputado Rodrigo Rocha Loures para “ouvir as lamúrias” do dono da JBS. No entanto, a PF o filmou fazendo outra coisa: recebendo uma mala de dinheiro de um lobista enviado por Joesley.

As hipóteses de fraude, se podem ser verdadeiras, não anulam os fatos que estão registrados.

A matéria na Folha sobre a “aula de delação” dada a Joesley Batista que, claro, preparou a armadilha em que Michel Temer caiu como o que é – um idiota sem escrúpulos – mostra tanto o grau de apodrecimento do Palácio do Planalto quanto o grau de adoecimento dos processos  judiciais brasileiros.

Numa estranha versão do “simila similibus curantur“, armam-se arapucas, como se a apuração da verdade se pudesse fazer mediante imoralidades do mesmo naipe das que se pretende denunciar.

Sem eleições, podemos ter a derrocada de um fantoche para a ascensão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Se o ministro Edson Fachin não fosse um covarde, tivesse aceito a prisão contra o Aécio, que foi pego num flagrante muito mais grave do que o do Delcídio, ninguém estaria discutindo qualidade do áudio, pois é isso que está em discussão pela quadrilha que está alojada no Planalto, a qualidade, não o conteúdo. Tivesse aceito a prisão, deixaria claro que não está lá de brincadeira, mostrou tibieza, agora permite tentativas de chicanas por por parte do usurpador.

    Em qualquer país do mundo, não precisaria ser nem um muito sério, os envolvidos no grampo já teriam sido afastados das suas funções para não atrapalhar as investigações, pois é isso que o Temer está fazendo, aproveitando-se do cargo de presidente, ou seja, usa das prerrogativas de chefe de governo e Estado para Constranger o STF. Quem garante que não vai usar outras estruturas para promover chantagens e perseguições?

    Pois a quadrilha sabe que está vivendo seus últimos momentos, percebe que não tem mais nada a perder, por que não fariam o que sempre fizeram, aproveitar-se do Estado, subornar, para assim ganhar tempo, conseguir alguma liminar de ministro amigo no STF, hoje tem pelo menos quatro votos certos: Gilmar, Alexandre de Moraes, Toffoli e Celso de Mello, mais dois e vencem no plenário.

    Sabem que precisam agora deslegitimar a investigação, criar um clima que se trata de uma conspiração, cooptar aliados (a imprensa de SP já topou, precisa saber qual foi o preço pago), incutir dúvidas na opinião pública, que certamente não está disposta a comprar a versão dum presidente mais do que impopular.

    Correm contra o tempo, pois, no atual clima, a condenação no TSE é certa, inviabilizando principalmente um recurso no STF, que está mais do que sob suspeita, depois do grampo do Gilmar em conversa com o senador homicida e da forma como foi demonstrada a maneira como foi escolhido o Alexandre de Moraes.

    Perderam o principal apoiador, a Globo, não por motivos éticos, mas porque a emissora não suportou tanto amadorismo, tanto achincalhe, ou seja, até aceita o jogo sujo,mas não no nível de ser gravado, assim o governo se torna emprestável e não tem capacidade de aprovar as reformas.

    A emissora simplesmente usou a regra da Máfia, quando um colaborador falha, o castigo dele deve ser em dobro.

  2. É perfeitamente normal que Temer apele para qualquer mínimo raio de esperança, porque não é brinquedo o que espera por ele. Estava no auge, no mais alto posto da Nação, com todas as regalias que, para pessoas como ele, devem ser uma inimaginável fantasia tornada realidade. Uma mesa permanentemente servida com os mais requintados manjares dos deuses. E de repente, cai na antessala do Inferno. Se houvesse uma forma de negociar, mas não há. Não há como negociar sequer uma delação premiada. Desonra, desgraça e infâmia, isto está reservado ao homem que há poucos dias era festejado pelos empresários como um herói. E o pior é que não se trata dele, apenas. Junto com ele vão para o abismo dezenas de colaboradores seus. Se os golpistas não conseguirem convencer o povo de que o Congresso desmoralizado que aí está é honesto e suficientemente legítimo para eleger um continuador da obra destrutiva deixada por Temer, então o próprio povo, a Democracia e o país estarão salvos.

    1. Realmente, Temer representa a sobrevida de deputados, senadores, ministros e até alguns procuradores e juízes corruptos que afundarao junto com ele no lamaçal da coisa malfeita, no descaso com quem os escolheu e fatalmente sentirão o sabor das grades e o fim das mordomias até então duradouras. Não é tarefa fácil mas deu a entender que vai morrer lutando. Pois então lutem porque o que os espera é o pranto e o ranger de dentes. É para onde estão marchando.

  3. O operador corrupto vagabundo da JBS diz que pagou políticos com dinheiro não contabilizado.Ora ora ora. e os outros negócios da empresa foram todos pagos corretamente sem simulações. Só políticos tiveram esse privilégio de serem pagos com o dinheirinho sujo?
    ohhh pais de MIDIOTAS!!!!!!!

  4. Só não entendi porque até agora o Zezé Pórrela ainda não foi afastado do cargo de senador assim como o A(p)ócio?

  5. A questão é a seguinte. Temer está por um fio de cabelo. Comprovada a veracidade da perícia, já atestada pelos especialistas da Globo como sem edições, uma vez que quanto ao conteúdo não houve contestações, nada mais restará a Temer fazer a não ser curtir a sua pomposa aposentadoria com a Marcela e o Michelzinho e deixar que a gente cuide da nossa. Simples.

  6. #delendaglobovejaeosdemaisdopig
    #temernapapuda
    #aecionapapuda
    #eliseumoreirajucágedelmsiaedemaisnapapuda
    #sergiomoronacadeia
    #dallagnoledemaisquadrilheirosnacadeia

  7. Ah! a direita xucra carece de inteligência que abunda em nosso país
    Mas quem se habilita queimar o seu filme no meio dessa turma…

  8. O sétimo círculo do Inferno de Dante perece um resort para aecim (idealizador), cunha (executor) e mimi (aproveitador) – passando pelo RITO do STF-todos apátridas conspiradores desde outubro de 2014.Tomara que hoje estejam todos borrados com a feijoada de ontem.E S C Ó R I A.

  9. LULA2017, valorizou o PF e MP, pra pegar tucano e outros bichos elitosos. Este analfabeto, nordestino e metalúrgico agiu com muito ardilosamente e FUdeu a mafia da elite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *