Médicos assinam manifesto em favor de Dilma Rousseff

ScreenHunter_4844 Sep. 13 10.24

Nos últimos dias, tenho recebido pedidos de diversas categorias de profissionais, sobretudo professores, e agora médicos, pedindo-me ajuda para divulgar manifestos de apoio à presidenta Dilma Rousseff. Tentarei divulgar todos no Tijolaço e no Cafezinho.

São iniciativas espontâneas, apartidárias, puramente idealistas, do tipo que a mídia brasileira, por exemplo, que vive num mundinho onde o único valor é o dinheiro, nunca vai entender.

É emocionante constatar que as placas tectônicas estão se mexendo.

Sentimentos profundos em prol de mais justiça social, mais soberania, mais democracia, estão aflorando e se tornando mais fortes.

As pessoas estão ganhando coragem para expor suas preocupações com essa falácia chamada “nova política”,  já identificada com o mais um  cavalo de tróia da direita e do conservadorismo.

Dessa vez, a manifestação veio de um grande grupo de médicos. Sem mais delongas, reproduzo abaixo:

*

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Médicos com Dilma, por mais Futuro

1. No nosso trabalho como médicos e médicas, seja atendendo diretamente a população ou em outras funções no Sistema Único de Saúde (SUS), percebemos claramente o impacto das políticas públicas nas condições de vida do povo brasileiro nos últimos anos. Acompanhamos com empatia e senso de responsabilidade as dores e a vida sofrida do povo, os ganhos sociais e as alegrias do povo. Arregaçamos as mangas fazendo o nosso melhor. E assim como participamos das transformações pelas quais o Brasil passou nos últimos anos e não deixamos de nos posicionar em defesa dos interesses nacionais, hoje novamente o fazemos.

2. Na saúde o saldo é positivo. Somos o maior sistema de saúde público universal do mundo, com um SUS que pertence a 200 milhões de brasileiros. Com a lei do Mais Médicos promulgada pela presidenta Dilma, hoje o país ampliou o atendimento médico diretamente a 50 milhões de brasileiros. Além da ampliação do acesso ao atendimento médico, numa só tacada a Lei do Mais Médicos ampliou também o envolvimento dos serviços de saúde na formação dos jovens médicos e o acesso ao ensino superior. Dilma efetivou como nunca a formação de profissionais de saúde enquanto responsabilidade do Estado Brasileiro, como previsto em nossa Constituição. Estamos diante da mais importante ação de ampliação de acesso à saúde desde a criação do SUS.

3. A candidatura da presidenta Dilma Rousseff (PT) é a candidatura que representa as mudanças que aconteceram no Brasil a partir das políticas sociais desenvolvidas desde os governos Lula na saúde, educação, economia, diplomacia, meio ambiente, geração de energia, na exploração do pré-sal, no combate a miséria e a fome, direito à memória e à verdade, bem como na ampliação dos direitos das minorias.

4. Esse ciclo de desenvolvimento trouxe grandes ganhos sociais, como redução das desigualdades, melhoria dos indicadores de saúde (como a mortalidade infantil, que reduziu enormemente), baixos índices de desemprego, ampliação do acesso à saúde e educação, aumento da participação popular e da transparência na gestão pública, redução do desmatamento florestal, reativação de vários segmentos da indústria nacional, baixa inflação, aumento do investimento público e importante redução dos juros da dívida pública.

5. As duas principais candidaturas da oposição, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) cada uma a sua maneira, flertam com a demagogia que tenta esconder quais seriam as consequências para o país das políticas de governo que ambos propõem com tanta semelhança, bradando “choque de gestão” de cá e “nova política” de lá. Num Brasil que quer seguir reduzindo desigualdades sociais, e ampliando e melhorando os serviços públicos não pode ser admissível propostas econômicas que gerem desemprego, aumento de impostos, mais poder aos bancos, perda dos aumentos anuais do salário mínimo ou violações dos direitos das minorias.

6. Dilma é a presidenta que representa o novo ciclo para o Brasil. É um ciclo democrático, com disposição para apoiar a ampliação da participação do povo nas decisões do Estado brasileiro, e também uma Reforma Política que estabeleça no mínimo: a) limites a influência do dinheiro dos bancos e das empresas sobre o processo eleitoral (proibindo assim as suas doações para as campanhas eleitorais), b) reduza as distorções que mantém certas populações sub-representadas nos processos decisórios e c) avance nos mecanismos de participação direta na democracia.

7. A disposição em promover tal Reforma Política ficou clara com o apoio ao “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político” que colheu votos de 1º a 7 de setembro em todo o país e já aponta para um novo cenário na luta dos movimentos sociais nos próximos períodos, onde se quer mais participação social nas decisões sobre a Reforma Política.

8. Por tudo isso, os médicos e médicas abaixo assinados apoiam a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, que hoje representa o projeto nacional que vem transformando o Brasil!

Assinaturas:

1. Marcos Vinícius Soares Pedrosa, Médico de família e comunidade e professor da UFPE – Caruaru(PE)
2. Aristóteles Cardona Júnior, Médico de família e comunidade e Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Petrolina(PE)
3. Paulo Roberto de Santana, Médico de família e comunidade e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Camaragibe(PE)
4. Ana Cristina de Lima Pimentel, Médica e Doutoranda no Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz – Rio de Janeiro(RJ)
5. Alexandre José de Melo Neto, Médico de família e comunidade e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB)
6. João Batista Cavalcante Filho, Médico sanitarista e Médico de família e comunidade, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Aracaju(SE)
7. Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro, Médico de família e comunidade –Fortaleza(CE)
8. Marco Tulio Caria Pereira, Médico de Família e Comunidade – Petrolina(PE)
9. Marcos Oliveira Dias Vasconcelos, Médico de família e comunidade – João Pessoa(PB)
10. Pedro Carvalho Diniz, Médico Clínico – Petrolina-PE
11. Flávio Cardoso Arcângelis, Médico e residente de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Petrolina(PE)
12. André PetragliaSassi, Médico de família e comunidade e Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB)
13. Danyella da Silva Barreto, médica de família e comunidade e professora da UFPB (PB)- João Pessoa(PB)
14. Claudia Bonan, Médico/Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz – Rio de Janeiro(RJ)
15. João André Santos de Oliveira, Médico Sanitarista – Salvador(BA)
16. Paulo Roberto Marinho Meira, residente em medicina de família e comunidade – Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Petrolina(PE)
17. Rafaela Alves Pacheco, Médica de família e comunidade e Professora do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru(PE)
18. Mario Francisco Giani Monteiro, Médico PHD em Demografia e professor aposentado do Instituto de Medicina Social / UERJ – Rio de Janeiro(RJ)
19. Thiago de Carvalho Milet, Médico Cirurgião geral/aparelho digestivo – Vitória da Conquista(BA)
20. Thiago Henrique dos Santos Silva, médico de família e comunidade – (São Paulo – SP)
21. Carlos Eduardo Gomes de Melo, Médico de família e comunidade –Recife(PE)
22. Tomaz Pinheiro da Costa, Médico e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro(RJ)
23. Pablo Kokay Valente, Médico residente R3 do Instituto de Infectologia Emílio Ribas – São Paulo(SP)
24. Emerson Elias Merhy, Médico formado em 1973 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Professor titular de saúde coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Macaé(RJ)
25. Carolina Albuquerque da Paz, Médica de família e comunidade e Professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru(PE)
26. Maria Bernadete de Cerqueira Antunes, Médica Sanitarista, MSC em Saúde Coletiva e Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE) – Recife(PE)
27. Paulette Cavalcanti de Albuquerque, Médica, doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003), Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Recife(PE)
28. Aristides Vitorino de Oliveira Neto, Médico de família e comunidade –Brasília(DF)
29. Bruno Pedralva, Médico de família e comunidade – Belo Horizonte(MG)
30. Tania Maria Lago Falcão, Médica e Professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE)
31. Ademir Abreu Magalhães, Médico cirurgião Geral – Vitória da Conquista(BA)
32. Adriana Cardoso Freitas Arcângelis, Residente em Medicina de Família e Comunidade – Petrolina (PE)
33. Afra Suassuna Fernandes, Médica Pediatra – Recife(PE)
34. Agostinho Hermes de Medeiros Neto, Médico Pneumologista – João Pessoa(PB)
35. Ailton Vieira de Souza Júnior, Médico Generalista – São Paulo(SP)
36. Alexandre Câmara – Diretor de Saúde e Rede Credenciada – Correios – Distrito Federal(DF)
37. Alzira de Oliveira Jorge, Médica e professora Depto Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG – Belo Horizonte (MG)
38. Ana Maria A. Figueiredo, Médica – São Paulo(SP)
39. Ana Paula Guljor, Médica Psiquiatra – Rio de Janeiro/Niterói (RJ)
40. Angela Aparecida Capozzolo, Médica Pediatra – São Paulo (SP)
41. Antonio da Cruz Gouveia Mendes, Médico Doutor em Saúde Pública– Recife(PE)
42. Ariovaldo Vieira Boa Sorte, Médico dermatologista – Bahia
43. Arlete Avelar Sampaio, Médica e Deputada Distrital – Distrito Federal(DF)
44. Beatriz Mac Dowell Soares, Diretora Presidente da Fundação Hemocentro de Brasília – Distrito Federal(DF)
45. Beatriz Selles,Médica de família e comunidade – Niterói (RJ)
46. Bernardo Lentz da Silveira Monteiro, Médico Generalista – Belo Horizonte(MG)
47. Camila Boff, Médica de família e comunidade – Florianópolis(SC)
48. Carina Almeida Barjud, Médica de família e comunidade – Valinhos (SP)
49. Carla FrauchesFinotti Barbosa, Médica Pneumologista – Belo Horizonte(MG)
50. Carla Pontes de Albuquerque, Médica pediatra – Rio de Janeiro(RJ)
51. Carlos Alberto Trindade, Médico sanitarista – Salvador(BA)
52. Carlos Armando Lopes do Nascimento, Médico Clínico – São Paulo(SP)
53. Carlos Frederico Dantas Anjos, Médico Infectologista– São Paulo(SP)
54. Carlos Henrique Nery Costa, Médico Infectologista – Teresina(PI)
55. Carolina Chaccur Abou Jamra, Médica – São Paulo(SP)
56. Cátia Maria Justo, Médica intensivista e professora universitária da UFS – Aracaju(SE)
57. Celso Matias, Médico e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora (MG)
58. ClaunaraSchilling Mendonça, Médica de família e comunidade e Profa. FAMED UFRGS, médica do SSC/GHC – Porto Alegre(RS)
59. Daniela Donação Dantas, Residente de Medicina de Família e Comunidade – João Pessoa(PB)
60. Daniela Batista Leite,Médica Hematologista Pediatra do Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (HEMORIO) – Rio de Janeiro(RJ)
61. Débora Ávila de Carvalho, clínica médica e geriatria – Pouso Alegre(MG)
62. DorcasLamounier Costa, MédicoPediatra – Teresina(PI)
63. Eduardo Simon, Médico de família e comunidade e Professor da Universidade Federal Da Paraíba (UFPB) – João Pessoa(PB)
64. Eduardo Simon, Médico de Família e Comunidade e Professor do DPS-CCM-UFPB – João Pessoa(PB)
65. Elza Ferreira Noronha, Professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, núcleo de medicina tropical, à Área de Clínica Médica – Brasília(DF)
66. Emilio Rossetti Pacheco, Médico de Família e Comunidade – Fortaleza(CE)
67. Erika Siqueira da Silva, Médica de Família e Comunidade – Brasília(DF)
68. Erivelto Pires Martins, Médico sanitarista – Vitória(ES)
69. Estevão Toffoli Rodrigues, Médico sanitarista – Salvador(BA)
70. Eymard Mourão Vasconcelos, Especialização em Clínica Médica e Saúde PúblicaProfessor da Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa(PB)
71. Fabio Luiz Alves,Médico Sanitarista – Campinas(SP)
72. Felipe Anselmi Corrêa, Médico de Família e Comunidade – Porto Alegre(RS)
73. Felipe Augusto Reque, Medico sanitarista – Ponta Grossa(PR)
74. Fernanda Correa Pires Quintão, Médica de Família e Comunidade, Coordenadora Técnica do Programa Médico de Família de Niterói – Niterói(RJ)
75. Fernando Miziara, Médico Patologista – Distrito Federal(DF)
76. Flávia Henrique, Médica de família e comunidade – Santa Catarina
77. Francisco Hideo Aoki, Médico infectologista – (São Paulo – PE)
78. Francisco Torres Troccoli, Médico sanitarista – São Paulo(SP)
79. Frederico Fernando Esteche, Médico de família e comunidade –Fortaleza(CE)
80. Geniberto Paiva Campos, Médico Cardioologista – Distrito Federal(DF)
81. Gerlane Alves Pontes da Silva, Médica pediatra – Recife(PE)
82. Gilberto José Spier Vargas(Pepe Vargas), Médico e Dep federal PT/ RS
83. Gilvanice Delgado Noblat, Médico Psiquiatra – Pernambuco
84. Gines Villarinho, Médico residente em medicina de família e comunidade UFPB- João Pessoa(PB)
85. Giovana Bacillieri Soares, médica de família e comunidade e professora da UFS – Aracaju(SE)
86. Graciela Esther Pagliaro, Médica da saúde da família – Rio de Janeiro(RJ)
87. Gustavo Adolfo Sierra Romero, médico infectologista e prof UNB (DF)
89. Hêider Aurélio Pinto, Médico sanitarista – Brasília(DF)
90. Heleno Rodrigues Corrêa Filho, Médico e livre docente em epidemiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/FCM) – São Paulo(SP)
91. Hugo Crasso Oliveira do Nascimento, MédicoGeneralista – Belém(PA)
92. Idê Gomes Dantas Gurgel, Coordenadora do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos, na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Laboratório de Saúde,Ambiente e Trabalho (LASAT) – Recife(PE)
93. Igor Tavares da Silva Chaves, Médico de Família e Comunidade -Florianópolis(SC)
94. Joana Carvalho Ribeiro de Jesus, Médica de Família e Comunidade – Rio de Janeiro(RJ)
95. Jorge Esteves Teixeira Junior,Médico de família e comunidade e Professor do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da UFRJ – Rio de Janeiro(RJ)
96. Jorge José Santos Pereira Solla, Médico epidemiologista – Salvador(BA)
97. José Ângelo LaulettaLindoso, médico infectologista – São Paulo(SP)
98. José Bonifácio Carreira Alvim, Secretário de Saúde do DF – Distrito Federal(DF)
99. José Gustavo Sobreira de Oliveira, Médico pediatra, residente de UTI pediátrica – São Paulo(SP)
100. Jose Luiz dos Santos Nogueira, Clínico Geral – Belo Horizonte(MG)
101. José Noronha, Médico e Pesquisador da Fiocruz e Conselheiro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES – Rio de Janeiro(RJ)
102. José Santos Souza Santana, Médico sanitarista- Salvador(BA)
103. Karina BarrosCalife Batista, Médica sanitarista – São Paulo(SP)
104. Karla Santa Cruz Coelho, Médica – Rio de Janeiro(RJ)
105. Karoline Cornejo, Médica psiquiatra, Instituto Nise da Silveira – Rio de Janeiro (RJ)
106. Kathleen Tereza da Cruz, Médica – Rio de Janeiro(RJ)
107. Lara Ximenes Santos, Médica de Família e Comunidade – Recife(PE)
108. Laura Camargo MacruzFeuerwerker, Médica sanitarista e professora universitária – São Paulo(SP)
109. Leandro Domingues Barretto, Médico de família – Salvador(BA)
110. Leila BitarMoukachar Ramos,Médica Sanitarista – Belo Horizonte(MG)
111. LisianeSeguti Ferreira, Médica neuropediatra – Distrito Federal(DF)
112. Lorene Louise Silva Pinto, médica epidemiologista e professora da UFBA – Salvador(BA)
113. Lourival Rodrigues Marsola, Médica Infectologista–Belém(PA)
114. Luciana Cajado, Médica de Família e Comunidade e mestranda em Saúde Pública na FIOCRUZ – Rio de Janeiro(RJ)
115. Luciana Guimaraes Nunes de Paula, Médica de família e comunidade – Distrito Federal(DF)
116. Luciana Utsunomiya, Médica sanitarista – Sumaré(SP)
117. Luciano Bezerra Gomes, Médico sanitarista e professor da UFPB – João Pessoa(PB)
118. Luis Augusto de Faria Cardoso, Médico Clínico – Minas Gerais
119. Luis Cláudio de Carvalho, Médico – Rio de Janeiro(RJ)
120. Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza, Médico e Professor da Universidade Federal da Bahia – Salvador(BA)
121. Luiz Renato de Rezende Lopes, Médica pediatra – Pouso Alegre (MG)
122. Luiz Ricardo Stinghen, Especialista em Auditoria Médica e Saúde Coletiva – Curitiba(PR)
123. MaraCosta Vieira, Médica generalista – Salvador(BA)
124. Marcelo Coltro, Médico de família e comunidade – Florianópolis(SC)
125. Márcio Leno Maués, Perito Médico Previdenciário do INSS – Pará
126. Marco Paulo Tomaz Barbosa, Médico cardiologista – Belo Horizonte(MG)
127. Marcos Heridijanio Moura Bezerra, Médico ortopedista – Serra Talhada(PE)
128. Margarida Barreto, Médica do trabalho – São Paulo(SP)
129. Margarita Silva Diercks, Médica de Família e Comunidade – Porto Alegre(RS)
130. Maria Aparecida Affonso Moyses, Médica – São Paulo(SP)
131. Maria da Conceição Stern, Médica pediatra e homeopata – Niterói(RJ)
132. Maria do Carmo Cabral Carpintero, Médica sanitarista – São Paulo(SP)
133. Maria Inês Vasconcelos Lopes Ferreira, Médica – Recife(PE)
134. Maria InesBattistellaNemes, Médica Sanitarista e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo(SP)
135. Maria Martins Aléssio, médica de família e comunidade – Brasília(DF)
136. Maria Regina Fernandes de Oliveira, Médica Epidemiologista – Brasília(DF)
137. Mariana Amorim Alencar, Médica de Família e Comunidade – Distrito Federal(DF)
138. Mariana Troccoli de Carvalho, Médica de família e comunidade –Recife(PE)
139. Marília Gava, Médica do trabalho e sanitarista, Perita Médica do INSS –Brasília(DF)
140. Marina Guimarães, Médica de saúde da família – Juiz de Fora(MG)
141. Mario Adriano dos Santos, Médico alergista e imunologista – Aracaju(SE)
142. Marita Pinho Cerqueira, Médica da Estratégia Saúde da Família – Salvador(BA)
143. Marta Teixeira Rocha, Médica Generalista – Salvador(BA)
144. Michele Lopes Pedrosa, Chefe da Divisão Médica do Instituto de Ginecologia da UFRJ – Rio de Janeiro(RJ)
145. Mônica Ávila de Carvalho, médica ginecologista e obstetra – Pouso Alegre(MG)
146. Mônica de Medeiros Eloy, médica anestesiologista – Recife(PE)
147. Mônica Sampaio de Carvalho, Médica Sanitarista – Distrito Federal(DF)
148. Murilo Leandro Marcos, Médico de Família e Comunidade – Florianópolis(SC)
149. Natália de Souza Magalhães, Médica cirurgiã pediátrica – Vitória da Conquista(BA)
150. Nilton Pereira Júnior, Médico sanitarista e Professor do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia(MG)
151. Odalci Joé Pustai, Médico e Prof. Adjunto do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS – Porto Alegre(RS)
152. Paula Ávila Fernandes, Médica patologista- Belo Horizonte(MG)
153. Paula Garcia de Araújo, Médica de família e comunidade – Distrito Federal(DF)
154. Paulo Afonso Martins Abati, Médico Infectologia – São Paulo(SP)
155. Paulo J. B. Barbosa, Médico Cardiologista – Salvador(BA)
156. Pedro Miguel dos Santos Neto, Médico sanitarista – Recife(PE)
157. Priscilla D. C. Batista, Médica Sanitarista – Sergipe(SE)
158. Rafaela Cordeiro Freire, Médica Sanitarista– Salvador(BA)
159. Renato Penha de Oliveira Santos, Médico de Família e Comunidade – Rio de Janeiro(RJ)
160. Ricardo de Sousa Soares, Médico de Família e Comunidade e Professor da UFPB – João Pessoa(PB)
161. Ricardo Duarte Vaz, Médico psiquiatra – Rio de Janeiro(RJ)
162. Rodrigo Alves Torres Oliveira, Médico Sanitarista – Rio de Janeiro(RJ)
163. Rodrigo de Oliveira Silva, Médico de família e comunidade – Recife(PE)
164. Rodrigo Macedo Pacheco, Médico de família e comunidade e Preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade SMS – Rio de Janeiro(RJ)
165. Rogério Cássio Leal Rodrigues, Médico dermatologista – Juazeiro(BA)
166. Ronaldo Zonta, Médico de Família e Comunidade – Florianópolis(SC)
167. Ruben Araujo de Mattos médico, Médico e professor da UERJ – Rio de Janeiro(RJ)
168. Sawllus Coelho Marques Silvaira, Médico psiquiatra, Rio de Janeiro(RJ)
169. Silvio Roberto Medina Lopes, Médico Sanitarista – Salvador(BA)
170. Sonia Maria CoutinhoOrquiza, Médica de família e comunidade – Londrina(PR)
171. Teresa de Jesus Martins, Médica sanitarista – São Paulo(SP)
172. Thiago Carvalho de Lima, Médico anestesiologista, Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro(RJ)
173. Tiago Salessi Lins, Médico de família e comunidade, Universidade Federal Da Paraíba (UFPB) – Paraíba
174. Ticyana Ferreira d Azambuja Ramos, MédicoAnestesiologista – Rio de Janeiro(RJ)
175. Valeska Antunes, Médica de Família e Comunidade – Rio de Janeiro(RJ)
176. Verônica Gomes Alencar, Médica ginecologista, sanitarista e homeopata – Campinas(SP)
177. Viviane Xavier de Lima e Silva, médica de família e comunidade e professora da UFPE – Caruaru(PE)
178. Emile Sampaio Cordeiro, Médica generalista – Juazeiro do Norte(CE)
179. Natália Madureira Ferreira, Médica de família e comunidade – Uberlândia(MG)
180. Rodrigo Caprio Leite de Castro, Médico de família e comunidade – Porto Alegre(RS)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

109 respostas

  1. ESSES MÉDICOS, SÃO BRASILEIROS RESPONSÁVEIS, CIDADÃOS PREOCUPADOS COM OS OUTROS BRASILEIROS. PARABENS. VAMOS COM DILMA. NÃO VAMOS ENGOLIR ESSA CONVERSA FIADA DA “FADINHA DA FLORESTA” JUNTAMENTE COM OS QUEM TAMBÉM QUEREM DERROTAR O BRASIL.

    1. Para os queridos amigos, vamos trabalhar a guerra ainda não acabou – o PIG TA LOUCO ——————————————————————-É na classe C, que se travará a batalha destes últimos dias,
      João Franzin
      Se é na classe C, o PT precisa acordar e falar direto com:
      1) Os 4/5 milhões de domésticos que passaram a ter direitos da CLT;
      2) O 1 milhão de vigilantes, agora recebendo o sonhado adicional de risco de vida;
      3) Os 400 mil moto taxistas, a quem Dilma garantiu o Adicional de Periculosidade.
      É evidente que esse contingente precisa ser abordado nos programas de rádio de TV. Acrescente aí milhões de agricultores familiares a quem não falta mais crédito ou apoio. ACORDA, JOÃO SANTANA!

      1. Um Brasil só, um povo. Vamos deixar claro que o projeto de governo é o desenvolvimento igualitário, fraterno, com liberdade econômica e social. Como na Revolução Francesa Liberdade-Igualdade-Fraternidade a todos, um Brasil desenvolvido, sem miséria, ordeiro, trabalhador, irmão.
        Repulsa a homofobia, ao preconceito, ao racismo. Um só povo, um só pais. Dilma 13, Dilma presidente de todos ao brasileiros.

  2. emociante os motivos do manifesto e mais ainda o sentimento humano nele embutido. estão de parabéns todos aqueles brasileiros que dependeram ou dependem destes verdadeiros médicos para sua saúde.
    mais nada a comentar : lagrimas

    1. Para os queridos amigos, vamos trabalhar a guerra ainda não acabou – o PIG TA LOUCO ——————————————————————-É na classe C, que se travará a batalha destes últimos dias,
      João Franzin
      Se é na classe C, o PT precisa acordar e falar direto com:
      1) Os 4/5 milhões de domésticos que passaram a ter direitos da CLT;
      2) O 1 milhão de vigilantes, agora recebendo o sonhado adicional de risco de vida;
      3) Os 400 mil moto taxistas, a quem Dilma garantiu o Adicional de Periculosidade.
      É evidente que esse contingente precisa ser abordado nos programas de rádio de TV. Acrescente aí milhões de agricultores familiares a quem não falta mais crédito ou apoio. ACORDA, JOÃO SANTANA!

        1. SEM PERDER A TERNURA…JAMAIS! Cabeça fria, CORAÇÃO VALENTE e sem remorso, afinal somos FICHA LIMPA e NUNCA DESISTIMOS do BRASIL apesar dos 500 anos DELES.

  3. Por que será que a esmagadora maioria desses médicos que têm visão humanista, são da área de médicos de família, de comunidade e socorristas? Creio que é porque são próximos do povão, dos mais necessitados e trabalham no SUS. Aparentemente pelas suas posições manifestadas, não são médicos-coxinhas…

    1. Concordo plenamente com você. Estes sim podemos chamar de médicos, pois estão preocupados com a saúde de nosso povo e não de seus bolsos. Nada contra ganhar dinheiro mas quando você decide ser médico, a principal razão tem sim que ser a humanista, em cuidar do próximo. Todo profissional que é capaz em sua profissão ganha dinheiro sim, mas com dignidade e amor ao que é justo.

      1. Detalhe: tem médico colocado ali como especialista, QUE NÃO TEM O REGISTRO NO CRM COMO ESPECIALISTA, é falso se anunciar especialista sem o ser.

        1. Prezado Marco, eu fiz o Curso de Especialização de Médico de Saúde Pública na USP, sou PhD em Demografia Médica na London School of Higiene and Tropical Medicine, fui Professor Visitante na Universidade de Cambridge, UK, e Visitante Acadëmico na Universidade de Newcastel, UK, Fui Professor Associado no Instituto de Medicina Social da UERJ,tentei várias vezes me registrar no CRM como Médico de Saúde Pública, e não consegui nunca o título de Especialista em Saúde Pública porque não havia esta especialidade (não sei se existe hoje).

        2. Resposta para Marco, eu fiz o Curso de Especialização de Médico de Saúde Pública na USP, sou PhD em Demografia Médica na London School of Higiene and Tropical Medicine, fui Professor Visitante na Universidade de Cambridge, UK, e Visitante Acadëmico na Universidade de Newcastel, UK, e tentei várias vezes me registrar no CRM como Médico de Saúde Pública, e não consegui nunca o título de Especialista em Saúde Pública porque não havia esta especialidade (não sei se existe hoje).

          1. Parabéns, Doutor, pelo talento e pela finesse com que responde ao coxinha alienado e desinformado.

  4. Médicos de verdade, mourejam na medicina com o objetivo de libertar dos males um povo que durante séculos fora relegado a própria sorte.
    Médicos que mourejam pela saúde mas que possuem a compreensão nítida que saúde envolve solidariedade que vai além de viagens a Miami para fazer compras.
    Médicos que compreendem que uma consulta de atendimento não se resume a escrever receituário em um prazo de 3 minutos de forma mecânica e desumanizada.
    Belo manifesto, conciso e abrangente, muito além da capacidade daquela turba que vaiou os médicos de Cuba em diversos pontos do País.
    Parabéns a eles que perceberam o “cavalo de troia” que significa Osmarina e seu blablablá vazio.

  5. Magnífico . Em nome de toda minha família sinceros agradecimentos .

    E não usamos o SUS .

    Brito, para te cutucar . Aquela médica cearense que agrediu os cubanos não vai aderir ? Parece que o nome dela é Mayra ou Nayra .

    1. É Maira e é candidata a deputada federal pelo PSDB. Está sendo apadrinhada por Seu Tasso Jereissati, aquele que quase aniquilou os funcionários públicos, quando governador do Ceará.

  6. Tô com eles, sou tratado DIGNAMENTE NO SUS por ELES, e sempre serei grato a estes verdadeiros profissionais da saúde que honram o juramento que fizeram a HIPÓCRATES. Já os coxinhas mercenários juraram ao Hipócritas em não quererem o MAIS MÉDICOS, para o Povo mais humilde. Por isso sempre devemos valorizar as classes e não colocar todos na mesma maca! Isto vale para Policiais, Advogados, Políticos, Juristas etc…Hoje aqui no Campeche, em Floripa, com orgulho e luta dos Profissionais da saúde e da comunidade do bairro, conseguimos ultrapassar os trâmites burocráticos, e está em construção a sede própria do Centro de Saúde do Campeche, dobrando de 2 para 4 equipes de atendimento, com verba do Governo Federal, de Dilma, e sendo justo, com o empenho também da Secretaria Municipal da Saúde. É isso, a luta continua!

  7. PARABÉNS aos médicos que assinaram esse manifesto e que esse mesmo sentimento se estenda aos seus colegas por todo o Brasil.

  8. Sou medico no interior do Ceara e acompanho o manifesto dos colegas,reconhecendo os avanços sociais nestes 12 anos de governos trabalhistas . Nem só de reacionarios e ultra-conservadores é composta a categoria medica.

  9. Nem tudo está perdido.È compensador ver profissionais conscientes Honrando a profissão e defendendo com dignidade um feito tão significativo em prol dos desvalidos, quando p0or outro lado, ouve-se a noticia de um hospital que funsionas com o dinheiro publico empenhado em eleger aqueles q

  10. Será que os Conselho regionais de medicina irão exigir os ditos CRM´s destes médicos que assinaram tal manifesto ?

  11. Médicos conscientes e corajosos poios o execrável, conservador e preconceituoso CFM deverá ficar de olho nos que assinaram a manifestação. Como já foi ressaltado, mas não custa repetir, a maioria dos médicos signatários trabalha com medicina de família e comunidade. Não é uma simples coincidência. Excelente a manifestação dos médicos. É uma excelente demonstração de que nem tudo está perdido na saúde pública do País.

  12. Esse Programa Mais Médicos é MUITO BOM! Um sucesso de público e crítica! O PSDB e DEM foram contra e tentaram, juntamente, com as corporações médicas sabotar essa bela iniciativa do Ministério da Saúde, sob a inspiração do ex-ministro Alexandre Padilha e da Presidente Dilma. Reitero o que já disse aqui. Todos nós temos o direito de discordar das políticas públicas. Entretanto, convém oferecer alternativas viáveis e argumentos consistentes que possam demonstrar sua inviabilidade. Mas não vale desqualificar o programa por mero preconceito ideológico ou por xenofobia. Nosso país é uma nação historicamente multirracial e multiétnica. E que SEMPRE se caracterizou por abrigar os mais diferentes agrupamentos humanos ao longo de sua história. Algo que, certamente, muito contribuiu para forjar a nossa própria identidade enquanto nação e que muito nos orgulha. Portanto, por favor, leiam abaixo os relatos de sucesso do Programa Mais Médicos nas mídias regionais que trazem informação do “Brasil profundo”. Depois avaliem, serenamente, se a pretexto de proibir o ingresso de “médicos cubanos” em nosso país ainda é possível negar atendimento médico básico a nossos cidadãos que se encontravam privados desse direito. http://www.folhadevilhena.com.br/populacao-aprova-atendimento-dos-medicos-cubanos/ ” ” http://www.faroldenoticias.com.br/site/saude-populacao-aprova-medicos-cubanos-e-compara-atendimento-com-servicos-em-st/ ” ” http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=190635 ” ” http://www.alvorada.rs.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=271845 ” ” http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2014/02/27/depoimento-insuspeito-o-que-ouvi-de-diversas-pessoas-pobres-sobre-a-medica-cubana/ ” ” http://viana.es.gov.br/VerNoticia.aspx?no=4932&nv=%C3%9Atimas%20Not%C3%ADcias Ok? Tem problema não! Padilha vem aí. E de jaleco branco! Hehehe! Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! Em 2002 a esperança venceu o medo. Já em 2014 a esperança vai vencer o ódio e a mentira.

    1. SUCESSO???
      TRABALHO EM EMERGENCIA E NO SAMU AQUI NO RS E O QUE VEJO SÃO MERDAS PRESCREVENDO BOSTA E EU TENDO QUE CORRIGIR AS CAGADAS.
      TIVE QUE MANDAR UMA AMBULANCIA PARA UM POSTO DE SAUDE EM SÃO LEOPOLDO PARA UMA CRIANÇA EM CRISE CONVULSIVA PQ DOIS COMUNISTAS NÃO SABIAM MEDICINA. OU MAIS UMA DEZENA DE CASOS QUE PASSOU PELAS MINHAS MÃOS.
      SER COLOCADO ABAIXO DO C. DO CACHORRO POR ESSA inguinoranti presidANTA.
      QUERIA CONHECER UM MÉDICO QUE APOIE O PT, MAS QUE NÃO LEVE NENHUMA VANTAGEM COM ISSO – NÃO EXISTE

  13. Que bom ver profissionais que zelam pelo bom nome de uma profissão tão importante. A classe médica tem tido uma posição altamente antipática contra as mudanças que vem acontecendo no país. Esse manifesto nos ajuda a não generalizar. Parabéns a esses que nadam contra a corrente.

  14. Com tantas infâmias da oposição, a cada dia tentando criar um factoide, um escândalo ligado ao PT, fico muito feliz que os que
    apoiam Dilma ( e são muito mais do que se supõe, mas a ditadura
    oposicionista não admite que alguém pense diferente dela) estão se
    manifestando.

  15. Parabéns a esses médicos, ajuda a desfazer a ideia equivocada, mas presente em grande parte da população, de que os médicos são um bando de reacionários preocupados apenas com o próprio umbigo.

  16. Eles que fazem isto por muito amor e idealismo, o resto pé consequencia..
    Merecem o meu enorme respeito e agradecimento.
    No mundo onde o pobre é relegado, saber que há uma mão amiga é muito importante. Parabens..

  17. Até parece que essas míseras assinaturas referem um senso da opinião médica brasileira. Vá para as redes sociais e constate o fato!
    Um governo hipócrita que só fez pela perpetuação de um projeto de poder, se viu em desespero em 2013 nas intensas mobilizações sociais. O povo está até a garganta, sufocado pelo Mensalão, corrupções ministeriais, dinheiro nas cuecas, saúde, educação e segurança pública aos farrapos, mobilidade urbana caótica. Foram os temas amplamente divulgados nas ruas.
    E qual foi a resposta da presidência da república? Lançar o eleitoreiro e provisório programa bolivariano “Mais Médicos”, cópia integral da Venezuela do similar “Barrio Adentro”. Lá também se importam predominantemente os “médicos” cubanos.
    Portanto, o que vemos é mais do mesmo. Mesmo com 11 anos de reduções de leitos, sucateamento de unidades de saúde, concurso públicos vergonhosos, subfinanciamento da saúde, o governo Dilma diz que não há nada de errado e se vangloria do “projetinho” tupiniquim só “para inglês ver”, mais um para tampar o sol com a peneira.
    Ah! Indaguei ao Alexandre Padilha em 2013. Onde está o seu projeto da saúde elaborado pela gestão do Ministério? A resposta que tive? Nenhuma!
    Dá pra apoiar um governo desses? Só se for ignorante dos fatos, cabeça feita pelo PT ou estar levando vantagens (algo típico de brasileiro)!

    1. Sr Leandrto qual é a perpetuaçao de poder que o senhor se refere? O senhor é medico e deve ser bem apagado porque perpetuaçao nós temos em Sao Paulo onde o PSDB ja está la ha 20 anos.mais se o povo os aceitam mesmo ficando sem agua sem sáúde sem educaçao é problema do povo Mais o PT senhor Leandro. tem sim um projeto de governo nao de poder pois durante esses 12 anos fez mais universidade do que os 500 anos do Brasil, criou programas como minha casa minha vida, SISU ProUni,.jovens sem fronteiras, e reconhecido pela ONU como o unico governo que acabou com a fome no Brasil enquanto o governo de FHC morriam 300 crianças por mês de fome. Temos ai tambem a recuperaçao da petrobras que fora doada por FHC aos americanos, quando quebrou o monopolio e vendeu as açoes em NY, tivemos a reconstruçao da industria naval que hoje esta construindo nosso primeiro submarino nuclear, as nossas ferrovias que foram destruidas desde os tempos da ditadura tudo isso foi recuperado por esse governoq ue o senhor ataca por ignorancia, ate mesmo por odio pois os senhores medicos coxinhas nao querem ir para o interior brasileiro atender aos necessitados e ficaram com raiva da Presidente por ter trazido os medicos cubanos. Tudo que medicos( se o senhor o for esta incluindo)cosinhas visam é dinheiro inclui=seai os donos de clinicas e hospítais particulares. que tem o maior interesse em acabar com o SUS.O Sus que este governo quando pegou tinha um trabalhador para cada 1 aposentado e hoje devemos ter em media 4 trabalhadores para 1 aposentado. Toda a corrupçao que voces falam vem de longas datas e foram empurradas goela abaixo do PT para destruir o partido e o governo. Vamos ter coragem de se aprofundar por exemplo no escandalo da petrobras e vamos encontrar denuncias de PAULO FRANCIS, em 1999, e processaram o homem que acabou tendo um enfarto.Temos tambem denuncia de BOECHART em 1996, todos os dois denunciaram o esquema de corrupçao dentro da Petrobras e no governo de Fernando henrique. Entao nao venha com essa ladainha facista e corrupta atacar o PT muito menos o governo porque o senhor nao tem moral para isso.

  18. Dizer q os “médicos do Brasil” estão com o PT por conta de um manifesto de pouco mais de 100 pessoas é no mínimo irresponsável! Infelizmente os conselhos são dominados, pq o certo seria processar o site por difamação. Se alguém pode falar pela classe é o CFM, pq não publica também então a posição de??

    1. Não, o CFM não pode falar pela classe. Ninguém pode falar pela classe. Só manifestações como esta é que pode.Cada um assinando por si, sem apoio de entidades.
      Os conselhos são dominados, sim . Pelo PSDB!
      Entre no site do CFM e da AMB e da FENAM , e vai ver a guerra contra o governo federal.

  19. Ô mentira isso, pois o q a Dilma ROUBBEFF fez foi tirar os empregos dos médicos do psf, e piorou a saúde colocando curandeiros!
    Sabe de nada inocente

  20. Parabéns a esses médicos que souberam reconhecer os avanços de um governo que se diferencia de todos os anteriores, desde 1964, no combate às desigualdades que relegam milhões de brasileiros à miséria absoluta. O SUS é um avanço, apesar de a saúde ainda sofrer com desvios e problemas mil ainda não sanados. A oposição de direita só fala de medidas que irão desestruturar toda a sociedade, trazendo de volta o desemprego e a inflação; condenando aqueles recém saídos da miséria a retomar essa indigna condição. DILMA PRESIDENTA 2014 contra essa direita ultra reacionária!

  21. Parabéns para esses médicos. Depois da selvageria a que foram submetidos os médicos cubanos aqui em Fortaleza, é muito bom ver que no Brasil não temos apenas médicos alienados e individualistas.

  22. Gente, fiquei arrepiada!! Conforme ia descendo e lendo os nomes de tantos lugares do nosso lindo Brasil, a emoção tomou conta! É disso que o povo brasileiro é feito!
    Bravo!!
    Viva o Brasil! É Dilma!!

  23. Que bonito isso! Em parte redime a classe médica que de forma preconceituosa se posicionou contra o programa mais médicos. Médico ficar contra a assistência aos pobres? Não se diz que a medicina é um sacerdócio? Ah! mas aquele triste espetáculo foi coisa de médico coxinha.

  24. Fiquei muito feliz ao ler o Manifesto.

    Por outro lado, faço um relato não tão “alvissareiro”… Sou professor e trabalho com alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Muitos deles pretendem ser médicos.

    Em função de minhas atividades, acompanho a dedicação e o trabalho que esses alunos empenham para conseguirem realizar o seu “sonho”. Convivi com vários deles durante 3 ou 4 anos. São “jovens”: inseguros, felizes, questionadores e cheios de vida. Muitos com ideais de transformação de um mundo tão feio e desigual…

    Daí, acontece a “tragédia”… Ao ingressarem no curso de Medicina, são “ungidos”.

    São convencidos que são os “melhores”, que obtiveram a vaga através do seu “mérito”. Tenho relatos de que, já na Aula Magna de apresentação de professores e diretores de Faculdade são informados que tudo poderia estar melhor, não fossem os “salários aviltantes”, os “médicos cubanos”, ‘ “situação pré-falimentar do SUS”, o “governo esquerdista que desrespeita a classe”, etc. etc.

    O Sindicato Médico do RS está em “campanha eleitoral” há quase 1 ano e o TRE-RS não faz nada. No rádio, o Governo Federal é chamado de demagogo e a Presidenta de “mentirosa”…

    Assim, muitos de meus jovens alunos passam a incorporar o que há de pior numa entidade de classe: o corporativismo em detrimento do comprometimento social.

    Parabéns a esses médicos que assinaram o manifesto. Lamento, apenas, que sejam tão poucos do RS. O que, infelizmente, valida minha percepção em relação a muitos de meus ex-alunos.

    P.S. – sempre que posso, mostro este vídeo a eles. Muitos não sabiam que Salvador Allende era médico… Se puderem, assistam!

    http://www.youtube.com/watch?v=qGyqUznMXhs

    1. Muito bom, Marcos.
      De fato não é nada fácil ser médica e apoiar as ações boas do governo – independente do partido – em favor dos que mais necessitam de assistência à saúde. Enfrentamos muito preconceito. Saúde não tem partido, tem ética.

    2. PROFESSOR MARCOS, parabéns pela honradez com que desempenha a profissão que escolheu. Diferente de muitos DOUTORES …(sindicado médico do Rio Grande do Sul…”a verdade faz bem à saúde”)…a perguanta é: Faz bem à saúde de quem sindicato ??? Do povo, ou da conta bancária dos coorporativistas??? Descubram quanto vai para a RBS em forma de patrocínio dos programas, principalmente na REDE GAÚCHA, e aí saberemos para quem a VERDADE faz bem à saúde…do povo humilde tenho certeza que não é!

  25. Parabéns aos humanos, honrados e corajosos médicos que vêm dar testemunho de um trabalho sério e honesto feito em favor dos mais necessitados!

  26. Todos esses médicos ai são comissionados de governos aliados do PT ou propriamente do PT. Conheço todos os nomes do Ceará e tenho certeza disso. Isso reflete mais uma vez a certeza que quem vota no PT ou “mama nas tetas” dos órgãos públicos ou é beneficiário dos programas populistas como “bolsa família”.

  27. Já me manifestei. Se meu nome não estiver na lista, reafirmo aqui que assino com orgulho.
    Jubel Barreto, médico e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

    1. Fui seu aluno na UFJF de psicologia médica e lamento sua posição política contra a classe!SUS sem carreira médica adequada não existe!!Pediatra/Perito Médico do INSS

  28. Eu não sei onde vocês conseguiram estes médicos, pois nenhum dos colegas que conheço eh favor da desconstrucao que está acontecendo na medicina deste país. Essa presidente não me representa. Se eu fizer um manifesto com assinaturas de médicos contra Dilma vocês publicariam? Acredito que vai estourar a página com o número de assinaturas!!!!!

    1. Mais uma pessoa ávida por dinheiro que vê na medicina uma forma de se enriquecer rapidamente.Fez Medicina por causa da rentabilidade…deve ser uma daquelas médicas que não sabem diagnosticar nada,para quem tudo é uma virose.

  29. Muitos parabéns aos médicos que estão com a Dilma. Pensam no País e nos brasileiros, oxalá fossem a maioria na sua profissão, mas grande parte dos seus colgas não são. Mas, não tenham dúvidas que o nosso povo os reconhecem como verdadeiros Médicos.

  30. É incrível tamanha imbecilidade reunida aqui. Tenho pena da população brasileira que nao tem conhecimento sobre o futuro MEDÍOCRE da saúde pelos moldes socialista que o PT vem tratando. É o nivelamento por baixo. É a fraca seleção natural dos medicos como modelo pretendido.

    1. Você acredita em ‘seleção natural’ dentro de uma sociedade? eu até gostaria de que fosse verdade, mas a prova de que não existe tal seleção é que você existe e está aqui fazendo a gente perder tempo com seu texto pronto e sem substância. Bem sendo que, pensando por outro lado, é uma evolução uma ameba já conseguir escrever e repetir um texto de quatro linhas. Agora fiquei em dúvida.

  31. Belíssima iniciativa! Parabéns a esses médicos!

    Reconheci o nome de um médico da minha cidade… faz parte da equipe de um posto de saúde e realiza um trabalho extraordinário em uma comunidade carente.

  32. Parabéns a todos os médicos que assinaram essa moção. Espero que essa lista engrosse ainda mais.

  33. Parabéns médicos do meu Brasil por estas coragem exemplar. Excelente iniciativa.
    Obs:- Não sou médica mas com todo o meu apoio!

  34. Certamente eles representam uma minoria insignificante perto da enorme maioria que condenam contundentemente os desmandos do PT, Dilma e sua trupe. Fora PT.

  35. Também sou médico e gostaria de assinar entusiasticamente o abaixo-assinado de apoio à presidenta Dilma.

  36. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  37. Tem aqueles que fizera e honram o Juramento de Hipócrates e quem é,apenas,jumento de de tão hipócrita.
    PS,Desculpem-me,irmãos jumentos.(Remember Francisco de Assis)

  38. Parabéns aos médicos que assinaram o Manifesto. Com razão não são muitos. A maioria está doida, mesmo, é para encher os bolsos do jaleco branco. Mas estes são os médicos que merecem a nossa confiança e é a eles que dizemos: Obrigado, doutor. Vocês nos ajudam a ter esperanças.

  39. Também me perguntam aonde encontrar esta lista e não sei responder, vejo que tem muitas pessoas interessadas. Peço favor informar!!>>>>>> Obrigada!

  40. Apenas uma coisa se tem certeza na vida : morrer e votar no PT. ( partidos afins também : PCdoB ; PCB etc)
    Bando de vagabundos que não trabalham e fazem a farra com dinheiro público. Eu voto em um cachorro no meio da rua , mas não voto no PT e nos seus partidos afiliados.

    1. Com a cabeça que vossa excelência tem, nenhum político ou partido deverá se orgulhar do teu voto. (risos)

  41. Uma coisa nenhum eleitor medico pode negar,O brasil de quatorze anos atras era um brasil, o brasil de hoje e outro não se pode negar a cada cidadão medico direito dele de escolher também o seu candidato,Portanto cada um no seu quadrado,E Dilma 2014

  42. Também assino, sou geriatra e sanitarista’Nunca vi tanto aplicação de recursos ao SUS e o que virá de bom com os recursos do pré-sal, vamos votar em Dilma e Padilha,

  43. Compartilho e assino embaixo deste manifesto de apoio à candidata Dilma Rouseff. Fiquei deveras contente com essa manifestação por parte de colegas médicos, professores, generalistas, especialistas, sobretudo daqueles que trabalham nas comunidades e famílias, que podem nos dar a dimensão humana e coletiva da atenção à saúde. O que, dentre outras razões, me faz votar em Dilma Rousseff? foi este olhar decidido e corajoso para a saúde iminente da população, antes de mais nada. Vivi o suficiente para ver que programas de interiorização da medicina esbarraram sempre no como levar médicos ao interior. Creio que alguns de nós não compreendemos que numa sociedade humana, deva existir esse olhar que não apenas atende o grau de urgência a que chegou a falta de assistência profissional aos lugares longínquos e pobres. Além do que, não percebemos que esse olhar terá reflexo no quantitativo e qualitativo da escola médica, abrindo novos horizontes profissionais, que possam ser compatíveis com o aforismo tão antigo da nossa profissão: “Sedarem dolorem opus divinum est”. Sedar a dor é obra divina, denunciava Hipócrates. Não uma determinada dor, seja do abastado, ou do pobre. Não a dor dos centros, mas também das periferias, a dor suja, maltrapilha, longínqua, como pude presenciar quando andei pelas populações ribeirinhas da nossa Amazônia, nas periferias de nossa cidade, ou, atendi no ambulatório do nosso Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa. Vamos deixar de lado o conservadorismo inútil, o preconceito contra um partido que através da Dilma fez aflorar, julgar e punir diversas mazelas éticas da nossa política, e que sabemos fará muito mais, e continuará a conviver com a lupa das oposições e da mídia. Vamos ler mais e entender o tamanho imenso das diferenças no plano econômico, político e social, entre a continuidade deste governo, e o que nos está reservado como nação caso elegêssemos os outros dois principais candidatos.
    Com esperança de vitória no primeiro turno,

    Waldir Pedrosa Dias de Amorim médico hepatologista, ex-professor da UFPB. CRM PB 2637

  44. Li toda a lista, nome por nome, para conhecer quem são os médicos que se dedicam a cumprir os ideais da profissão. Este manifesto é emocionante! Vou divulgar. Recebam minha admiração e, por favor, não desistam nunca de ajudar nosso povo brasileiro. Apesar das grosserias que às vezes devem escutar, como aqui em alguns comentários de desajustados sociais.

  45. Eu vou de 13 tambem!!! Para dar continuidade a esse maravilhoso projeto politico e social e assim seguir diminuindo as desigualdades sociais e reduzir o abismo entre ricos e pobres que ainda existe no nosso amado Brasil . Dilmaaa meu voto é seu !!! Vamos nos unir para levar essa no 1º turno…. porque essa Marina é bem perigosinha, falsa, traidora, e manipuladora, ela tinha que estar agradecida ao PT, pois ela nasceu, cresceu e traiu …e agora fala mal do LULa… a credibilidade dela é ZERO! Ainda bem que Deus nao deu asas a cobra….

  46. BOMBA! Mudança no programa de governo da MARINECA SETÚBAL:
    A primeira grande obra da Marineca será a ” Construção do CHORÓDROMO DA FLORESTA”

  47. Não visualizei na lista nenhum nome de Goiás; não é de se admirar; aqui é reduto hereditário de Caiado, que vociferou no Senado contra o Programa Mais Médicos.
    Os goianos conscientes devem se lembrar que a bancada goiana no Congresso Federal VOTOU EM PESO CONTRA O MAIS MÉDICOS, excetuados pouquíssimos nomes. Lembro-me que a eterna LÚCIA VÂNIA, herdeira rica, foi contundente contra o Programa, assim como aquele que hoje é candidato a vice governador na chapa do PMDB (qual é o nome?).

  48. Lendo a lista dos assinantes vejo que a grande maioria é do Rio de Janeiro para cima, não vi ninguém do Sul do Brasil onde esta infestado de coxinhas e não querem ir para os glotões e periferias em geral da região.

  49. bom pessoal que acha que os médicos cubanos não sabem nada os mesmos estão se candidatando para combater o ebola na africa estamos esperando a sua colaboração o ebola os espera e o povo africano precisa de voce que é soberbo e inteligente dr leandro nunes e dr joão a bonatt o sr é o unico que não é hiprocrita aceite o desafio e bom trabalho já que os medicos cubanos são ruins profissionais acho que os srs não podem deixar o povo africano ser alixado dos seus conhecimentos me desculpe não sou medicomais não poderia de fazer esta intervenção

  50. Orgulho dos médicos brasileiros! achei muito importante esse manifesto, muitas vezes, nesse últimos tempos fomos induzidos a acreditar que todos os médicos eram contra as mudanças que estão ocorrendo no Brasil. tenho medo desses médicos que não conseguem sair de sua zona de conforto e ver as pessoas de forma humanizada. É muito triste sermos obrigados a entregar nossas vidas e dos entes queridos a profissionais que não conseguem ser solidários. Acho que Guevara tinha e tem razão: Perder a ternura jamais. Parabéns a todos os médicos e médicas que têm coragem de acreditar que um outo mundo é possível!

  51. Como esses medicos e medicas que tiveram a coragem de publicar este manifesto, acredito que no Brasil existe outros(as) milhoes de profissionais na área da saude, que se formaram para atender o povo, e não ficar somente preocupados(as) com o cheque e cartão do paciente.

    Meus sinceros parabens.

    Gostaria que outras categorias, fizessem o mesmo por exemplo? petroleiros, ferroviários, pedreiros, engenheiros, assitente sociais, poscologos, trabalhadores rurais, sindicalistas, artistas ligados o meio cultural, turismologo, trabalhadores na construção naval, metarlugicos, entre tantas outras.

  52. Adorei essa manifestação… É preciso ter mta coragem, desprendimento.
    Marcante, tbm, a “dor de corno” de mtos q militam na área médica, com a importação de médicos cubanos. Simplesmente, pq aqueles médicos não praticam a medicina, curativa – uma atividade puramente comercial. Depois, ainda, os ditos, são daquela ilha, empobrecida, q insiste em não se vergar diante do poder econômico.

    1. Realmente 400mil médicos brasileiros 200 a favor de Dilma, isto é um espetáculo.
      Temos loucos e irresponsáveis em todos os seguimentos sociais do Brasil.
      Inclusive na medicina.
      Médico, ex petista!! Até estr governo Dilma!

      1. Realmente, 200 frente a 399800 médicos não é nada, mas saiba você que o diamante é precioso por ser difícil de encontrar; logo, mais vale duzentos médicos sensatos, que amam o próximo e honram sua profissão do que centenas de milhares de mercenários que negociam com a vida dos menos favorecidos…e, não pode se esquecem que dentre estas centenas de milhares encontramos milhares de carniceiros, verdadeiros açougueiros.

  53. É muito importante esse manifesto, pois, os Médicos que aderiram ao mais Médicos sabem que as vagas foram oferecidas primeiro aos Médicos Brasileiros e somente após a recusa destes, é que foram admitidos os Cubanos. Mas é muito importante que saibamos que é necessário que nos engajemos num planejamento na área de saúde no Brasil, que apesar de ter o SUS, este nunca foi executado de acordo com a sua origem que se perdeu no meio desses 30 anos de implantação e ficou à mercê de cada Estado. O SUS no papel é um outro muito diferente daquilo que vem sendo praticado. O Brasil precisa criar instrumentos de Planejamento, Execução , Direção e Controle efetivos e que haja a grande integração prevista no SUS que não foi feita até agora. Os interesses de cada Estado Prevaleceram , em detrimento da Política do SUS. A proposta era Integrar os recursos de Saúde, Educação, Lazer, Saneamento Básico, Universidades, Empresas etc em cada região, fazer os recursos funcionarem com toda sua capacidade ociosa ocupada, enfim tudo que não aconteceu até agora, porque o lucro sempre falou mais alto. Doença é um grande fazedor de dinheiro e quem quer deixar essa mamata?

  54. Deixa eu colocar meu nome aí
    Igor Giovani de Oliveira Bica CRM 10068
    médico pediatra, neonatologista.
    Dilma agora e PT sempre , mesmo sabendo de tudo que precisa mudar ainda avalio que nunca se fez tanto por muitos como nestes 12 anos

  55. Quanta falácia, a MAIORIA dos médicos aqui estão na Academia ou cargos políticos ou de chefia, associados a cargos de confiança do PT e não na assistência, portanto é fácil falar e NÃO FAZER. Basta olharem os títulos. Segundo, é uma mentira dizer que os rincões do País foram preenchidos pelos ‘mais médicos’, a maioria está em Capitais e litoral, porque nem eles aguentaram. Terceiro, esses médicos não representam a maioria esmagadora dos profissionais e nem os Médicos de Família. O PT tem que ser eliminado não somente pelo MAL que ele faz pela saúde, mas pelo risco claro que ele trás para a Democracia Brasileira.

  56. Aié que eu falo que tem GE te que tem que se ferrar mesmo. Saúde safra sem vergonha, em um dos últimos lugares no ranking mundial(SUS), classe médica reclamando que ganha uma marreca no serviço prestado ao governo…perdeu um milhai de vagas de serviço pra essa pilantragem mancomunada com Cuba….E vem um Zé qualquer que esta tirando um $$ por fora, vem puxar saco,adolar esse governo opressor, que desenvolve no pais uma política educacional de merda , uma politica com relação a saúde d merda tbm, politica com relação a segurança também de merda…Tudo um nerds, como por exemplo o dia que vi uma mulher dando a luz à um nenê na porta de um hospital. Isso é seu bom, seu maravilhoso??

    Você deve ser um kra q ganha em torno de 10.000 reais por mnão, não conhece a real situação da população (ver de fora não é nem próximo de realmente saber como é. Ex.: eu acho também que viver numa região que é comandada pelo poder paralelo deve ser ruim, acho sim!! Mas nunca vou conseguir saber o quão ruim é a menos que eu more em um lugar nessa situação!! Entende que é diferente eu achar que a vida,por exemplo, de um detento é ruim. Mas nunca vou saber quão ruim é sem ter sido um detento!! Entendeu senhor porque ,a menos, que qualque critico viva tal situação ( que quer criticar ), sua critica não terá o mini.o valor . Nada .AIS sera do que preconceito!!

  57. Parabenizo não só a atitude destes profissionais mas a concisão e beleza do texto também. O Brasil mudou e muito para melhor.
    É inegável e só não vê quem definitivamente não quer ver.São fanáticos demais para perceberem o óbvio.

    Na verdade creio que muito mais que brigar contra o programa Mais Médicos há outras dores ocultas, por exemplo, quando em 2012 a Dilma começou mandar a conta dos gastos com pacientes que tinham planos de saúde para que os planos pagassem.

    Programa mais médicos e os cubanos trabalham mais a medicina preventiva que pouco ajuda laboratórios que por sua vez reformam consultórios e financiam viagens e congressos….

    Assino embaixo também do texto do Humberto. A saúde nas mãos dos estados é problemática.. Em Minas nos últimos anos foram desviados alguns bilhões da saúde segundo processo que corre por aqui…

    Há vários medicamentos que alguns planos de saúde não cobrem e vão todos para a conta do SUS…. O SUS é aquele que não vale nada na hora de vender o plano de saúde, mas serve para pagar a conta.

    Uma perguntinha besta: Com um atendimento público de qualidade será mesmo que as pessoas vão continuar a deixar de comer para pagar plano de saúde?

    Neste mesmo trote caminharam não só a saúde mas a educação publica também foi sucateada pelos hoje donos de cursinhos e universidades.

    Tudo isto e outros interesses explicam o Fora Dilma.

    Não podemos esquecer também que o engavetado Mensalão do PSDB vai ter que sair de lá em algum momento. Não podemos deixar que coloquem fogo na gaveta como fizeram com os contratos do metrô de SP.

    DILMA NELES!!!!!!!

    1. eu francisco lopes santana parabenizo por apoa Dilma pois ela mereci e todos os brasileiro

  58. Sou Médico e voto com firmeza na Dilma…Participei ativamente na elaboração da construção do SUS e em nas diversas etapas da sua consolidação no extraordinário marco democrático da Saúde. Governos do Collor e Fernando Henrique desconstruíram com determinação as leis complementares do financiamento até as ações que envolviam o direito universal de saúde para todos. Tentaram transformar em lei ordinária estes princípios pétreos da vida dos brasileiros. O SUS existe é o partitura de uma bela sinfonia que escreve a rapsódia da nossa vida. Parafrazeando Freud abriu uma nova ferida narcisa no inconsciente a Constituição Brasileira marca um retorno sólido para os desejos humanos de amor, fraternidade e uma caminhada difícil diante dos tormentos de economias e politicas plasmadas num ritual de elevar os sentimentos mais brutos e medíocres. Vejo na eleição da Dilma a resistência a esta ação avassaladora da economia neoliberal. Na Inglaterra tentaram destruir com a mesma pratica e foram rechachados no recanto da vergonha. Dilma tenho meu apoio como médico lembrando q

    1. Parabéns… Parabéns. Estou vendo que você sabe das coisas. Abraços. Estou muito contente com a reeleição de Dilma.

  59. A QUEM POSSA FAZER ALGO?hoje tentem fazer o cadastro para comprar remédios com descontos e fui informada que o crm dos médicos cubanos naõ estão cadastrados,me disseram que voltasse ao posto de saude novamente e conseguisse um crm de um médico brasileiro.ISTO FOI UMA RETALHAÇÃO A DECISÃO DA NOSSA PRESIDENTE A QUAL CONTRATOU MÉDICOS ESTRANGEIROS QUE DE BOA VONTADE VIERAM AO BRASIL PARA HONRAR O JURAMENTO FEITO EM NOME DE SALVAR VIDAS.(ALGUNS MÉDICOS BRASILEIROS ESQUECERÃO DESSE JURAMENTO)
    GOSTARIA QUE ALGUÉM TOMASSE ALGUMA ATITUDE SOBRE ISSO,FAZER VALER O DIREITO DESTES MÉDICOS AQUI NO NOSSO PAÍS,POIS O ATENDIMENTO NOS POSTOS DE SAUDE MELHOROU MUITO COM ESTES MEDICOS ENTÃO POR QUE EM VEZ DE RETALHAÇÕES VAMOS TODOS ASSUMIR QUE FOI UMA ÓTIMA SOLUÇÃO PARA A SAUDE DE NÓS BRASILEIROS.
    SAMARA GUIMARÃES

  60. Parabéns Senhores médicos(as), pela iniciativa.Sou educadora, e fico muito triste quando vejo a manipulação praticada pela mídia, em relação a política e à História deste nosso país; sobre aqueles que ainda não conseguiram ter alguma noção maior sobre estes aspectos,justamente porque, desde sempre e propositadamente, a educação foi deixada à margem; e nesse aspecto, as consequências também tem sido históricas;Por outro lado, a realidade ( para quem

  61. Sou educadora, e fico muito triste quando vejo a manipulação praticada pela mídia, em relação a política e à História deste nosso país; sobre aqueles que ainda não conseguiram ter alguma noção maior sobre estes aspectos,justamente porque, desde sempre e propositadamente, a educação foi deixada à margem; e nesse aspecto, as consequências também tem sido históricas;mas esta responsabilidade ( a de formar cidadãos ) embora, subestimada, será sempre nossa força maior; e esta FORÇA,se transformará em DEMOCRACIA; em participação, em união; e é deste tipo de força que se forma uma nação.
    Parabéns Senhores médicos(as), pela iniciativa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *