Matar Fidel, a obsessão dos norte-americanos

matarfidel

Fidel Castro é o ditador sanguinário e os Estados Unidos o campeão da democracia, certo?

Qualquer um, menos os bolsomitos que enchem a paciência na área de comentários – não respondam, não vou gastar o dia bloqueando essa turma -, vai ver que a história não é exatamente assim com a reportagem do Washington Post, que colocou uma dúzia de repórteres e editores para examinar os 2.800 arquivos da era JFK liberados pela Casa Branca.

Não explicam ainda o assassinato do então presidente dos EUA, mas revelaram, de cambulhada, as “1001 formas de matar Fidel Castro” tentadas pela CIA e por outros órgãos governo norte-americano.

Imagine uma forma de matar alguém e está lá: contratar a máfia, colocar veneno numa roupa de mergulho – esporte que Fidel Gostava de praticar – e até “rechear” uma concha marinha com explosivos e colocar nos lugares onde ele costumava nadar.  E até uma digna de James Bond: “uma caneta esferográfica com uma agulha hipodérmica capaz de injetar veneno no líder cubano”. Fora, claro, rifles potentes e até a venda de peças para aviões  da Cubana de Aviacción sabotadas, para ver se uma delas poderia derrubar um avião “castrista”.

E não era só Castro, não, nem Che ou Raul, seus auxiliares. “Outro documento descreve um esquema proposto pelo Pentágono chamado Operação Bounty que procurou derrubar o governo de Cuba e estabeleceu um sistema de recompensas financeiras para os cubanos por “matar ou entregar vivos comunistas  conhecidos”.

E Fidel queria fazer o mesmo com Kennedy? Os documentos examinados pelo Washington Post revelam que não:

“Um projeto de relatório do Comitê Seleto de Assassinatos da Casa considerou improvável que Cuba matasse Kennedy como uma retaliação para as tentativas da CIA sobre a vida de Fidel Castro. “O Comitê não acredita que Castro teria assassinado o presidente Kennedy, porque tal ato, se descoberto, teria oferecido aos Estados Unidos a desculpa para destruir Cuba”, afirma o projeto. “O risco não valeria a pena”

Deixando de lado as bobagens que os documentos revelam sobre relações entre  prostitutas e strippers com JFK e Lyndon Johnson – o calhamaço de documentos – e não são todos, além de muitos estarem cortados – mostra o quanto as agressões americanas desmentem a versão de que os “anjos da liberdade”  queriam democracia em Cuba.

E o quanto os 90 anos de vida de Fidel foram, eles próprios, a sua maior vitória sobre o império.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Cuba é só um exemplo da política de devastação da América Latina pelo Império.

  2. Os EUA-CIA é o pior país do mundo. Escória que sobrevive espoliando assassinado pessoas. Nojo desta gente. Viva a Revolução Cubana! Viva Fidel! Viva Che e finalmente Viva Lula nosso lua e sol de amanhã.

    1. ELES tentaram matar o Grande Líder Fidel Castro um monte de vezes.Contudo ele morreu de velho e
      feliz por ver sua CUBA altiva e soberana (fome zero;analfabetismo zero; índices de saúde iguais aos
      da Suécia) ser um exemplo para os povos que têm vergonha na cara e não se submetem ao Império.

  3. Embora não ache que o Fidel Castro não tenha conduzido o país pelo melhor caminho, reconhecendo que a medicina e outros setores como a agricultura por lá eram muito avançadas, o embargo imposto pelos americanos com o resto do mundo acompanhando, submissamente, essa decisão tão covarde, sabemos que os Estados Unidos nunca engoliram sua expulsão do paraíso dos milionários que iam lá para se divertir às custas da pobreza do povo.
    Ninguém que tenha escolaridade mediana pode acreditar que Pentágono e CIA pautasse por alguma ética no que se refere a vigiar, investigar ou a derrubar líderes ou políticos que não lhes fossem simpáticos.

  4. A TERRA DOS ASSASSINOS DOS SONHOS DA AMÉRICA LATINA.
    O IMPÉRIO MALDITO ARRASANDO VIDAS EM BENEFÍCIO DAS CORPORAÇÕES E DO NÍVEL DE VIDA DE SEUS CIDADÃOS OBESOS, FÍSICOS E MENTAIS .
    MAS NADA DISSO TERIA SIDO POSSÍVEL SEM A COLABORAÇÃO DAS ELITES IMORAIS QUE POVOAM NOSSA AMÉRICA E DA MASSA DE ESCRAVOS COLONIZADOS ADEPTOS AO FALO NORTE-AMERICANO.
    MAS,TUDO PASSA E ELES ACABARÃO,SERÁ TAREFA DAS FUTURAS GERAÇÕES NÃO FICAREM PRESAS A OUTRO IMPÉRIO.

  5. Taí mais um motivo para eu ter nojo desse asqueroso país que posa de “líder da democracia”. São sim uns grandes fdp e o pior é ver que tem de brasileiros otários que andou e andam com a bandeira desses fdp nas costas, demonstrando como disse o Lula, o verdadeiro espíritos de vira latas. Esses fdp são capazes de qualquer coisa para defender os interesses dos empresários corruptos que os financiam em campanhas políticas. E no Brasil, um dos seus inúmeros capachos, mora em Curitiba e persegue quem não abanou o rabo e muito menos tirou os sapatos pra esses assassinos.

  6. planos mirabolantes, próprio de doidos que são e o Comandante Fidel durou seus bem vividos 90 anos…

    1. Se o tempo de vida que ele tirou de cada fuzilado no seu regime se somasse ao dele, ele seria Munrah, o de vida eterna.

      1. É que em revoluções não morre gente não né? E os que os Norte Americanos mataram nas guerras com o oriente médio é bem pouco… sem contar que quem ajudou a instituir as ditaduras pela América foram os EUA!!

        10/4/2015, [*] Nafeez Ahmed,

        “Mês passado, a organização Médicos pela Responsabilidade Social [orig. Physicians for Social Responsibility (PRS)] que tem sede em Washington divulgou estudo crucialmente importante, no qual a organização conclui que o número de mortos nos dez anos da “Guerra ao Terror” desde os ataques de 11/9 é de no mínimo 1,3 milhões de pessoas e pode ultrapassar os dois milhões.”

        http://www.orientemidia.org/guerras-do-ocidente-ja-mataram-4-milhoes-de-muculmanos-desde-1990/

        E no G1: “O atentado contra a principal organização internacional que deveria ajudar a estabilizar a situação no Iraque chocou o mundo, mas logo virou mais uma estatística em meio à rotina de violência que se estabeleceu no país. O número de civis mortos nos sete anos de guerra está entre 97 mil a mais de 106 mil, de acordo com a ONG Iraq Body Count. (…)

        http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/raio-x-da-guerra-iraque.html

        http://educacao.globo.com/historia/assunto/guerra-fria/ditaduras-na-america-latina.html

  7. “Taciana jales, PELO CONTRÁRIO, ESTÁ FACÇÃO CRIMINOSA PETISTA FOI QUE MANDOU O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO PARA AQUELA ILHINHA INSIGNIFICANTE, E ATRASADA.”

    O “insignificante” Cesar Nardi não consegue esconder sua infinita decepção pelo fato de seus amos lá do norte, do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos, não terem conseguido dobrar Fidel, Che e outros herois da revolução e também o povo cubano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *