Confirmado: Marina Silva se filia ao PSB

A notícia acaba de ser anunciada pela CBN, e já circula rapidamente pelas redes sociais. Marina Silva se filiou ao PSB de Eduardo Campos. As circunstâncias ainda são meio confusas, mas tudo indica que Eduardo Campos sacou uma solução brilhante da cartola: inventou uma tal de “coligação democrática” e “reconhecerá a existência política da Rede”.

Apesar de surpreendente, não deixa de ser uma solução quase racional. Marina tem poderosos apoiadores financeiros, que fizeram pesada pressão nas últimas horas. O Estadão sequer hesitou em dar nome aos bois: Natura e Itaú. Mencionou-se ainda articulação do próprio Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo.

A turma do dinheiro estava decidida a manter Marina no páreo de qualquer jeito, e não aceitavam a derrota. A sua presença é fundamental para levar a eleição para o segundo turno.

A notícia ainda precisa ser confirmada, naturalmente, por uma declaração da própria Marina Silva.

Atualização: Notícia confirmada pela Folha.

Atualização 2: Segundo o coordenador executivo da Rede, Bazileu Margarido, a ex-senadora “se disporia” a ser vice de Campos por “reconhecer” a sua candidatura.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Pô Tijolaço, de onde vocês tiraram essa informação?? Isso NÃO é verdade e não está circulando nem nas redes sociais (a não ser pelo link daqui) e nem nos portais de notícias. A essa hora (05/10 – 10h30) o Campos está no avião indo pra Brasília. #Fail

  2. Marina é Rede. Rede Globo, Rede Itaú, Rede Boticário… Quantos bilhões de reais, devidos à RF, ela perdoaria?

  3. Se Bláblárina/Campriles forem a segunda força nas próximas eleições então… BYE, BYE AÉCIO/PSDB FOREVER!!!!!!!

  4. Se confirmado taxativamente, como parece que será, considero, à primeira vista, uma jogada de mestres. Entretanto, muitíssimo arriscada. Depois dessa, Aécio/PSDB praticamente desaparecerá. A direita apostaria na dupla Campos-Marina e Aécio nem opção subsidiária será. Serra ficará livre para buscar outro leito, assim como todo o partido, sem opção interior forte. É tudo que queriam Globo e demais empresas de comunicação, a elite empresarial retrógrada e a classe média, idem. Por outro lado, será um grande desafio para o PT e as forças democráticas: vencer a direita mais uma vez, agora em bloco. Acontecendo isso, Campos e seu PSB e Marina, com sua futura Rede, sairiam bastante fragilizados deste jogo de “tudo ou nada”.

    Como acredito que o PT e os outros partidos que o apoiam saberão se conduzir frente a tantas incoerências e traições vis dos adversários, que lhes seja reservado o lugar que merecem.

  5. A democracia segue, a revelia dos esforços do governo petista em barrá-la. E os esquerdinha pira !!!

  6. So faltava essa. Ir pra campanha com o cadaver embalsamado da Rede. Parece o romance, A morte e a morte de Quincas Berrod'[gua.

  7. A direita vai tentar de tudo sempre. Mas faltam aos seus arranjos conteúdo. O Brasil já mudou muito, apesar de se ter ainda muita pobreza, e é esse, justamente, o problema: já mudou muito do que a oposição prezava. O que fazer diante das mudanças que o povo já experimenta? Propor o quê? Eliminá-las? É suicídio. Ampliá-las? É um contra senso para a oposição. Baixarias não vão adiantar e sem propostas críveis, menos ainda. Se a taxa de desemprego continuar baixa, a oposição vai ter que esperar mais.

  8. O PSB teve que engolir o plano 2 da cia., operacionalizado por: marinhos, frias, mesquitas e rebotalhos.
    Ao que tudo indica a cia. e seu braço operacional não acreditam mais no PSDB e seus atoas…
    Assim mais depressa que parece o PSDB segue o caminho de seu DNA: o estado permanente de metamorfose… Na origem UDN, arena, pfl, psdb, dem… e, provavelmente o próximo passo “na rede” com musa “collorida”, do momento. (Já que a musa declarou que: “não há plano ‘B’ ou rede ou na rede”)
    A cia. e seus operadores e demais rebotalhos estão em êxtase!!!
    E o povo? Bem deixa para lá!!! Em 2104 veremos, terão a resposta!!!

  9. Siirkys se for para o PSB, tem muito sentido. Agora, Heráclito, Miro Teixeira, Gilmar Mente Dantas, o místico que se autoajuda Ayres de Britto, o black blok que atacou o Itamarati, além de outros isso não. Pega tão mal quanto os Malufs da vida. Podemos dizer que Marina voltou a fazer parte da salada tropical? Marina está com uma espécie de salvo-conduto para continuar na tão odiada e suja política? Foi isso que Campos deu para ela. Foi uma surpresa para nós. Para a direita, não sei, talvez tudo tenha sido muito bem calculado. O que tudo isso vai significar só esperando o próxima datafolha. Mas que o jogo mudou, mudou.

  10. Concordo com o conterrâneo Helton e acrescento:este é o legítimo casamento de jacaré ( Eduardo Campriles) com cobra d’água ( Blablarina Silva ). Vai ter briga de egos sim e afundarão juntos.

  11. A Erundina vai aguentar isso lá no PSB sem ter crises ininterruptas de vômitos? Os irmãos Gomes não aguentaram.

  12. Putz, “inimaginável” essa “parceria”, os dois procurando alimentar seus egos, ambos agora demonstrando que forças “ocultas” do mundo capitalista estão a ditar as regras desse nojento jogo político brasileiro, de um lado um falso socialista com os olhos voltados para o mundo capitalistas, sobretudo pela meritocracia implantada sob a égide de seu governo aqui em Pernambuco; já por outro a visível rendição de alguém que apesar de ser idealista, acredito eu, deixou seduzir pelas ambições políticas em detrimento das razões que a levaram à política. Estou profundamente decepcionado, pois levantei a bandeira da Rede, fui literalmente à caça de assinaturas para quê? Pergunto eu no meu ingênuo pensamento ideológico.

  13. Se a sra dos bagres vier como vice do neto do Arraes, as pesquisas do globope serão assim:
    Em qual dupla vc vota?
    Só assim para tentar forçar um segundo turno.

  14. Eduardo é um jogador. Para saber como Eduardo se movimenta, pesquisem bem em que circunstâncias ele foi eleito governador em sua primeira eleição. Pesquisem bem em que circunstâncias ele emplacou um poste na prefeitura do Recife. Aí vocês vão entender como Eduardo joga.

  15. É chapa do golpe do 2o turno ! Quanto ao Eduardo Campos, de viagra e supositório do PSDB, ele passa a partido “absorvente” da Marina.

  16. Para vice do PSB, partido de Marina é preconceituoso e fundamentalista
    Por Cristiane Agostine | Valor

    SÃO PAULO – Vice-presidente nacional do PSB, o ex-ministro Roberto Amaral disse que o partido articulado pela ex-senadora Marina Silva é “fundamentalista” e preconceituoso”. O dirigente do PSB afirmou ter poucas informações sobre o movimento político orquestrado por Marina, chamado de Rede Sustentabilidade, mas disse que a futura legenda é “sem caráter”.
    “Ainda não tive muita informação, mas até aqui é um negócio fundamentalista, religioso e preconceituoso. Ainda não vi política nele”, afirmou Amaral, ao chegar ao hotel em que será celebrada a festa de dez anos do PT no comando da Presidência da República, na capital paulista.

    “O partido é sem caráter. Não digo isso no sentido moral, mas no sentido de não ter definição programática. Ainda não disse para que veio”, declarou, ao ser questionado por jornalistas sobre o partido articulado pela ex-senadora, ex-ministra e candidata derrotada à Presidência em 2010.

    Leia mais em:
    http://www.valor.com.br/politica/3014514/para-vice-do-psb-partido-de-marina-e-preconceituoso-e-fundamentalista#ixzz2guOoAkcK

  17. MARINA MORENA, VOCÊ PINTOU.

    CRUZEIRO DO SUL-AC, SÁBADO, 05 DE OUTUBRO DE 2013
    Publicado em 25 de março de 2013

    “Qual a diferença entre Dilma, Aécio e Eduardo Campos ? ” questiona Marina Silva.

    Em campanha em Rio Branco pela criação do partido #Rede, Marina Silva disse que aposta no “ativismo autoral” para a transformação política e social.

    Em meio a um périplo pelo País em busca das 500 mil assinaturas que possam viabilizar seu novo partido, a Rede Sustentabilidade, a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora pelo PT do Acre concedeu entrevista exclusiva ao Estado.
    Incomodada com a antecipação do calendário eleitoral, Marina comparou Dilma aos principais pretendentes ao cargo – Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE) -, e destacou a Rede como única alternativa ao sistema político atual.
    Qual a diferença se for Aécio Neves, Eduardo Campos ou a Dilma? Tem diferença em relação ao modelo de desenvolvimento? Me parece que até agora todos estão no mesmo diapasão.

  18. MARINA do PT, do PV, do REDE e do PSB, você faça tudo mas faça um favor!

    Marina Silva foi vereadora pelo PT nas eleições de 1988.

    Marina foi deputada estadual pelo PT nas eleições de 1990.

    Marina foi senadora pelo PT nas eleições de 1994.

    Marina foi reeleita senadora pelo PT nas eleições de 2002.

    Marina foi Ministra do Meio Ambiente no governo do PT, nomeada pelo Presidente Lula, tendo ocupado o cargo de 1º de janeiro de 2003 até 13 de maio de 2008.

    Marina desfiliou-se do PT em 2009, após saber que seria Dilma e não Ela a candidata do PT a Presidência da República em 2010, tendo afirmado que “a decisão foi taciturna e a comparou com o fato de ter deixado a casa dos pais há 35 anos num seringal rumo a uma cidade grande.”

    Marina filiou-se ao Partido Verde (PV) para concorrer à Presidência da República em 2010, cargo a que concorreu e foi derrotada.

    Marina, em 7 de julho de 2011, no evento “Encontro por uma nova política”, realizado em São Paulo, anunciou oficialmente sua saída do Partido Verde (PV).

    Marina tentou criar a REDE em 2013 para chamar de seu.

    Marina, em 05 de outubro de 2013, anunciou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), com vistas a concorrer à Presidência da República nas eleições de 2014 pelo PSB.

  19. Minhas dúvidas em relação à Marina são muitas. A que me preocupa mais é a atitude igrejeira que ela já demonstrou ter quando foi Ministra. Em um estado laico, isso é no mínimo esquisito. De todo modo, acho positiva a disputa e o ingresso dela no PSB vai possibilitar isso. As bandeiras que ela traz para o debate estão ausentes dos programas dos partidos dominantes (PT e PSBD). Haja vista o retrocesso socioambiental que o país viu nesses últimos anos. Quando uma Ministra da Casa Civil diz, em referência aos conflitos vividos pelo Povo Guarani, que “não tem como dar conta nem dos problemas de índios brasileiros, quanto mais dos estrangeiros” e quando uma ministra de Meio Ambiente propõe a exclusão das populações tradicionais do processo de consulta sobre a regulamentação da OIT, o que dizer? A Ministra de Planejamento tem resposta: tudo em nome do PAC, que beneficia empreiteiras, o agronegócio e outros setores empresariais que são sustentação ao atual governo. Portanto, atire a primeira pedra o Partido que não for traíra do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *