Marcia Tiburi: o autoritarismo tomou conta da forma de pensar

marcia

Compartilho com os leitores o vídeo onde Márcia Tiburi, uma das mais conhecidas escritoras e filósofas brasileiras da atualidade, fala da questão do golpe com mais produndidade, tratando dos resultados das manipulações sobre a sociedade que deram viabilidade ao que era, até pouco tempo, impensável: o retrocesso da democracia num país que levou 30 anos para recuperá-la e há algum tempo a vem perdendo.

Tiburi é dura e verdadeira: “a gente perdeu a nossa democracia e não sei se a gente tem condições de enlutar o suficiente para poder chorar por isso, porque o autoritarismo virou meio que a regra do nosso modo de pensar”.

Assista.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Nenhuma dúvida, isto faz parte do Brasil dividido sul, sudeste e centro-oeste contra norte e nordeste. Elites econômicas contra intelectuais. Capital contra trabalho. Instituições de poder corrompidas a serviço das classes dominantes. Desvalor para educação pública, saúde pública, Ricos contra pobres. Donos de terras contra índios Será que podemos nos chamar de” Nação brasileira”. Parece desanimador

  2. (Ministério Público Federal. O órgão informou que três delegados presos na Operação Inversão “transformaram a Delegacia de Combate a Crimes Previdenciários (Deleprev) em um balcão de negócios e de impunidade”. )
    Noticia de hoje.

    É. Tiburi tem razão em tudo: e mais, o problema do Brasil é a corrupção generalizada a serviço dos ricos. Os órgãos públicos não são controlados pelo povo e a mafia circula livremente.

    Com os tucanos voltando via Temer a corrupção volta a ser

    Hierárquica
    Permitida
    Generalizada
    Contributiva
    Protegida
    Legalizada
    Carimbada
    Homologada

  3. As lojas de antiguidades do Brasil venderam desavergonhada mente durante décadas peças sacras roubadas. Exportou se algumas.Ninguém se importou e continuou assim mesmo apos reportagens renunciarem.

    Alguem deve ter enfiado esse crucifixo na bagagem de presentes de Lula de proposito. Só para azucrinar. Não falta mais nada contra Lula

  4. Excelente reflexão da Marcia, sobre o autoritarismo no Brasil. O que poderia equilibrar esse processo seria o fato de termos uma justiça que promovesse a proteção do ser humano, garantisse a sua individualidade e fosse respeitador da constituição. Como se acovardou frente a pressão da Mídia e do capital, permitiu o massacre de um partido político. Se calou frente a violência e as arbitrariedades, incentivou a barbárie ao ponto de hoje os líderes políticos mundiais se sentirem constrangidos de virem ao Brasil ( por ocasião da Olimpíadas). Quando pessoas são agredidas em restaurantes , aeroportos, hospitais, ridicularizadas por meios de bonecos, atemorizadas por bombas, quando um juiz não respeita a constituição, trancafia adversários em prisões, sequestra seus bens , derruba-se uma presidente eleita sem comprovação de culpa e o stf se cala e se diminui é que entramos na sociedade da barbárie, e o que veremos é esse processo se aprofundar para se legitimar, pois não permitiram ser contestados.

  5. Acho esquisito alguns internautas ficarem repetindo, aquelas palavras de ordem: Vai para Cuba ! Desde o inicio do século 21, já estão lá, Espanha, França, todas fazendo negócios. Agora, EUA, Reino Unido e ainda mais, o Porto de Mariel sendo administrado por um dos chamados países mais capitalistas do mundo, que é Cingapura. Negócios são negócios, independente da ideologia de qualquer país. Aliás é um dos princípios da nossa diplomacia, é o princípio da não intervenção. Isso já vem como doutrina desde os primórdios das década de 1960, perpassou esse princípio até pelos regime militar no Brasil, vigorando até os nossos dias. Procurem saber, quem foi o Chanceler Santiago Dantas e outros contemporâneos de sua época.

  6. Concordo com absolutamente tudo. Mas, o que mais me sensibilizou foi quando a filósofa menciona “o esquecimento do sentido de sociedade” a partir da aceitação de paradigmas autoritários. Que fique claro o profundo sentido coletivo do termo: “nós” esquecemos o que é sociedade. Esta é a mais aguçada percepção que alguém pode construir sobre o Brasil. Porque não se trata de construção de um novo sentido de sociedade. Trata-se do aborto de um conceito que ainda estava sendo gestado no seio de nossa cultura. É como se o vazio da vida pudesse ser preenchido por um enorme tumor, muito mais rápido em crescimento, muito mais eficiente em absorção de energia e formação de tecidos do que um ser inconveniente porque imperfeito e assimétrico, carente de tempo e cuidado para crescer. Porém viável e ordenado, sem com isto deixar de ser autônomo e diverso de nós. A sociedade é um corpo vivo. E o que é este tumor autoritário, senão um emaranhado de tecidos desconexos que existe para si, fadado à autodestruição com o colapso de sua hospedeira, a nação?
    Caberia a cada célula, recusar servir ao tumor. É preciso tirar de dentro de nós o complexo de metástase, de que somos todos células defeituosas geradas e disseminadas à espera de um sinal biológico que nos permita gerar nosso próprio cancro particular. É preciso secar o tumor de dentro pra fora. Se não há anticorpos, que ao menos não o alimentemos passivamente.
    Digam o que disserem de mim. Se há estado de exceção, então eu estou em estado de desobediência.
    Querem saber de uma vitória? Dia desses o traficante de meu bairro, frustrado com “o doido da esquina”, disse-me que eu “não passava de um vagabundo, petista safado” (nem petista eu sou) e que “não valia à pena nem me matar porque sou um inútil que não paga nem a bala. Só presto pra reclamar e botar vizinho contra o esquema”.
    Há tempos não dormia tão feliz. Elevei a vagabundagem a um novo patamar. Fiquem tranquilos. Não vou pedir patente.

  7. O Brasil caminha pra trás, o “país do futuro” virou uma piada do passado, machista, homofóbica e racista.

  8. quando vejo um jovem proteger esse golpe, servindo abertamente à reação de uma elite arcaica, viciada (nos dois sentidos), fico triste, porque perdi alguns anos de minha vida defendendo esse BRASIL HOJE ENTREGUE NAS MÃOS DE GENTE QUE NEM TINHA NASCIDO QUANDO EU ESTAVA SOFRENDO NOS CAMPOS ENLAMEADOS DE GERICINÓ E EM BAURÚ, COMBATENDO CONTRA MERCENÁRIOS PARAGUAIOS. SABEM QUE ISSO FOI VERDADE???? PARA ESSA MEIA DÚZIA DE F.D.P. ENTREGAR MEU ESFORÇO DA MINHA JUVENTUDE NAS MÃOS DOS CONQUISTADORES DO NORTE, COMO SE NOSSO PETRÓLEO NÃO FOSSE NOSSO, NIÓBIO IDEM, FERRO IDEM, URÂNIO IDEM… ETC…ETC…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *