Para o curso de línguas da Ministra Rosa Weber: “jeitão de golpe”, em francês

allures

Mais um jornal estrangeiro arranja um jeito, como se mostrou ontem aqui, explicar à Ministra Rosa Weber, como ela determinou a Dilma Rousseff, por que usou a palavra golpe para definir o que se passa no Brasil.

Primeiro em inglês, com o “complô” usado pelo New York Times e pelo The Guardian.

Agora em francês, no tradicional jornal LibérationBrésil : un impeachment aux allures de putsch – Brasil: um impeachment  com jeito de golpe – reportagem do Liberation, da França, em parte reproduzida pela Folha:

Em um país em recessão, a revolta popular foi instrumentalizada por políticos corrompidos para depor a presidente Dilma Rousseff, escreve a correspondente do jornal francês “Libération” Chantal Reyes. “Sabemos agora que as motivações para destituí-la não tinham nada de nobre”, diz, antes de resumir as conversas reveladas pela Folhanas quais Romero Jucá (PMDB-RR) defende uma “mudança de governo para parar tudo”, ou seja, frear as investigações do gigantesco escândalo de desvio de recursos da Petrobras.

A conversa entre Jucá e Sérgio Machado, ex-diretor da Petrobras, traz para dentro do escândalo o PSDB, partido de oposição, de centro-direita. Mas o que é pior, segundo o “Libération”, é que o Supremo Tribunal Federal, de acordo com a conversa registrada, pensava que destituir a chefe de Estado reduziria a pressão popular sobre a Lava Jato.

Para a publicação, “a legitimidade do governo interino está mais comprometida do que nunca” e a única “caução” deste governo é o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, respeitado pelos mercados.

E com aquele “putsch”, Ecelência, ainda vai um pouquinho de alemão. Mas pode ficar tranquila que, daqui a pouco, a gente fica sabendo como é golpe em qualquer língua deste mundo, vasto mundo.

Embora isso não seja uma solução, não é?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. “Brava gente brasileira…” Será que é só no hino da independência do Brasil mesmo? Este hino que deveria ser o hino nacional. Agora estamos dependentes de golpistas, todos envolvidos em crimes e entregando nossa soberania e dignidade. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER.

  2. Os ministros do Supremo estavam ‘putos’coma Dilma pq ela vetou o aumento. Se Sérgio Moro ganha em torno de 70 mil (salário + benefícios), então quanto ganha um ministro do Supremo? E pra quanto eles queriam que fosse?

    1. Marcio, e o efeito cascata que o aumento no salario de ministro do STF acarreta? A Dilma além de honesta é muito responsavel. Ela pensa no Brasil diferente desses canalhas, abutres e bandidos. O Serra já está em NY dividindo o butin

  3. Bom, assim que Dilma ofertar sua resposta ao questionamento Rosa terá de decidir. Se fundamentar sua decisão nas evidências será bom pois prevalecerá a Justiça.

  4. OU VAMOS NOS LEVANTAR E DEVOLVER O BRASIL AOS BRASILEIROS, OU SEREMOS ESCRAVOS DE UMA QUADRILHA DE MARGINAIS. A DECISÃO É DE CADA UM DE NÓS.

  5. A Sinistra corte não vai julgar o mérito do GOLPE pois os sinistros estão ‘putos’ com a Dilma? Que maravilha heim!!! A cueca tá é melada.

  6. Os jornais europeus estão pasmos com que ocorre no Brasil. O Liberation gostaria de perguntar ao Janot, se ele tinha em seu poder os audios do Jucá antes da decisão da Câmara por que ele não divulgou? Talvez eles não entendam o que é judiciário-Midia- políticos da direita e o nível de bandidagem que o Brasil se impregnou.

  7. Pasmem, quem dá pitaco no Ministério da cultura do Mendonça Filho (DEM) é o artista Pornô Alexandre Frota. Ou seja depois de anunciado o congelamento e corte na área da educação e saúde, o Ministério da educação passa a ser influenciado por indivíduos com esse currículo. É compreensível um governo pornográfico tem que se assessorar com os que são do ramo, mas talvez o ator vá ver nesse governo coisas que nunca viu nos seus filmes.

  8. Hum seria essa ministra que quer a Presidente Dilma, não se refira ao golpe de golpe ,seria ela um dos ministro que o machado conversou?
    Afinal ela é prima da mulher do Aécio, e o filho trabalha na globo…hum
    Golpe,golpe,holoe,golpe.

  9. Vão destruir o Brasil. Apos os ratos lamberem o cocho, vão rebaixar os salários dos funcionários públicos, inclusa a PF.

    Mas eles são empreendedores e liberais. Vão vender echarpe chinesa e churros. Ou vocês acham que haverá algum planejamento de crescimento real da economia por ratos?

    Só vender, vender e vender. Serra fez algo alem do escândalo das ambulâncias e da Privataria?

  10. O povo está com verdadeiro nojo de ver os ratos esclerosados de sempre voltarem ao poder e a TV. A figura de Serra é horripilante para um normal. O que sai de sua boca não se aproveita exceto para mostrar a pressa em depenar o Brasil. Fora Temer, Fora Meireles, Fora Serra.

  11. E os patetas defensores do golpe? Sofreram a transformação gastronômica? De coxinhas a trouxinhas e agora escondidinhos?

  12. Não apenas golpistas ladrões, é pior
    São também lá no fundo NAZISTAS E FASCISTAS, o núcleo da casa grande escravagista.
    E é preciso chamá-los do que são.
    O desemprego aumenta e pau na classe trabalhadora. Com desemprego vira
    o aumento da criminalidade e será perfeito para os nazi fascistas colocarem nas ruas
    a tropa FASCISTA de repressão com a desculpa de combater a criminalidade que eles criaram.

  13. Luciana Genro, VC que se identificava com o Siriza, austeridor, o que está achando do governo Temer?

    Não li seu pronunciamento ainda. Vai se juntar aos melhores para derrubar o golpista ou era só a Dilma?

    1. Era só a Dilma, ela , Marina, Marta , heloisa helena , turminha das mal-amadas que só odeiam o PT e o Lula.

  14. Atenção – urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Para os sem terra nada para o capital estrangeiro tudo

    BRASILIA Brazil’s government will seek to lift current limits on foreign ownership of agricultural land, Secretary of Investment Moreira Franco, the person behind privatization for the new administration, told Reuters on Wednesday

  15. Atenção – urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Para os sem terra nada para o capital estrangeiro tudo

    BRASILIA Brazil’s government will seek to lift current limits on foreign ownership of agricultural land, Secretary of Investment Moreira Franco, the person behind privatization for the new administration, told Reuters on Wednesday

    Querem provocar uma guerra civil!
    Vai jorrar sangue

  16. Se Dilma volta:
    1 – Suspende o STF para investigação por 180 dias e indica imediatamente um STF interino. Culpados perdem o cargo.
    2 – Fecha o Congresso até as eleições de outubro.
    3 – Convoca eleições gerais para outubro: presidente, senador, deputado federal e as demais já previstas.
    4 – Nomeia um trio de juízes para o lugar de Moro na Lava Jato. Estabelece uma data de encerramento do processo.
    5 – Cassa, em caráter definitivo, a concessão de rádio e TV da Rede Globo e da TV Bandeirantes.
    6 – Indica um trio de juízes para averiguar as contas dessas duas empresas e a sua ligação com 1953, 1964, Proconsult e 2016.
    7 – Em outubro, com as eleições, referendum (sim ou não) sobre proposta de reforma política elaborada pela Presidente e pelo STF provisório.

    Fecha a conta e passa a régua.

    Ou é a Guerra Civil.

    1. Já é bom, mas não basta.
      Retomar a vale e demais empresas privatizadas a preço de banana.
      Estatizar – economia mista – municipalizar as companias de agua e esgoto (exemplo max 20% privado, 60% municipal, 20 estadual-
      Mudar todo o modelo de telecomunicações que dá total monopolio e operação e poquissimas empresas….não só o PIg mas também telefonia ,internet, etc, etc,
      E ainda é questão de soberania.
      REFORMA AGRARIA
      REFORMA DAS GRANDES CIDADES, INVESTIR NO INTERIOR
      ACABAR COM O MONOPOLIDO DO TRANSPORTE PÚBLICO – ESTA MERDA QUE EXITE NAS MAIORES CIDADES NÃO PRESTA.
      Se a DILMA VOLTAR PARA FICAR O MESMO NÃO BASTA
      TEM QUE DEMOCRATIZAR A ECONOMIA DO PAIS. (materialismo histórico)
      DESCENTRALIZAR O FUNCIONALISMO PUBLICO FEDERAL E ESTADUAL
      -MANDAR ESTA TURM BUROCRATA DE ESCRITORIO PARA MENORES CIDADES MAIS POBRES .. QUE SÃO PARTE DA PEQUENA BURGUESIA CONCENTRADA NOS
      GRANDES CENTROS E QUE INFLACIONAM TUDO NAS GRANDES CIDADES, DESDE
      CARROS, A PREÇOS DE TUDO.
      MAIS, MAIS, MAIS E MUITO MAIS.;
      METER BALA NO PRE SAL
      MANTAR TRANSNACIONAIS EMBORA, CHEGA DE MONSANTO, CARGIL
      APROVAR REFORMA DAS CIDADES, E FECHAR DE VEZ A ZONA E A BANDIDAGEM DA CONSTRUÇÃO CIVIL – NORMAS PESADAS PARA CONSTRUÇÃO, AMBIENTAL.
      ESTAMOS VIRANDO UM GRANDE GUETO.

  17. Atenção – urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Para os sem terra nada para o capital estrangeiro tudo

    BRASILIA Brazil’s government will seek to lift current limits on foreign ownership of agricultural land, Secretary of Investment Moreira Franco, the person behind privatization for the new administration, told Reuters on Wednesday

    Querem provocar uma guerra civil!
    Vai jorrar sangue

  18. O governo Lula e Dilma criaram 422 escolas técnicas. 18 universidades federais. 173 novos campi universitários e expandiu para mais de 7,1 milhões de estudantes em universidades. Criaram o Pro Uni, o Pronatec, ciência sem fronteiras, equiparam as escolas as universidades com muito recurso
    Mas agora tudo foi cortado e novo orientador pedagógico é ator Pornô Alexandre Frota. É inacreditável você pensa já ter visto de tudo na vida mas ver´a coisas do arco da velha nessa imundice desse interventor dos infernos.

  19. Peleguinho da Farça já anunciava (como todo língua de trapo) tem gente investindo muita grana nesse impíti!

    Depois criticou a mudança nas aposentadorias (só pra pletéia, né?); ou então ele não teria lido, não duvido muito, a tal ponte do futuro que dizia com toadas as letras essa mudança.

  20. O TEMPO NÃO PARA ………..
    EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO…
    DIAS SIM DIAS NÃO EU VOU SOBREVIVENDO DA CARIDADE DE QUEM ME DETESTA
    TRANSFORMAM O BRASIL INTEIRO EM UM PUTEIRO PORQUE ASSIM SE GANHA MAIS DINHEIRO

  21. A ridícula morcega do STF , deve saber que foi golpe, pois fez parte dele, como enfatizou o Jucá. Então ,ela sabe que Golpe em inglês é COUP, onde o “O” e o “P”, são mudos.
    Ela ofertou o COUP para todos os brasileiros, “sem nenhum pudor” (e sem trocadilho).

  22. A ministra do STF, Rosa Weber, concedeu o prazo de dez dias para a presidenta Dilma Rousseff explicar por que usa a palavra “golpe” para se referir ao golpe.

    A decisão da ministra Weber foi algo inusitado e inacreditável. O golpe é golpe porque não existe outra palavra para designar um golpe. Assim como guerra é guerra, golpe é golpe.

    Mas, o tipo de golpe de Estado pode sim ser explicado para a “inocente” ministra. O golpe foi uma ofensiva do consórcio golpista parlamentar-jurídico-policial-midiático contra o mandato da presidente Dilma.

    E para mais um exemplo em língua portuguesa, a gravação da conversa do senador Romero Jucá e Sérgio Machado, tem tudo a ver. E no princípio era o verbo e o verbo era golpe.

    1. “Após a abertura do 5o. Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, a presidenta Dilma Rousseff conversou com jornalistas sobre a conjuntura política. Ao ser perguntada sobre o pedido de alguns partidos ao STF para que ela esclareça o uso da palavra golpe, Dilma disse que gostou muito e que fará um grande esclarecimento. A presidenta afirmou ainda que ninguém pode impedir o uso da palavra golpe e contestou, mais uma vez, seu afastamento do governo por uma manobra parlamentar.”
      [Fonte: Portal Vermelho, 22-05-2016 – 10h04].

  23. Só a título de registro, Serra também garantiu a todos os colegas que a “caça às bruxas” ia parar depois do golpe. Resta saber com que “base” ele disse isso.

  24. O Serra está certo. Só nos países de língua portuguesa ou espanhola estão dizendo que o que ocorre no Brasil no momento é um “Golpe de Estado”. Nos outros países, estão dizendo que é coup d’État, coup, institutional breakdown, colpo di stato incruento, putsch, Staatsstreich, hükümet darbesi, ?????????.

  25. A ministra Rosa entra para história do direito com a condenação do Dirceu sem prova e esta estória do golpe. Parece sacanagem mas não é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *