Magnolli: o pânico dos militares com Bolsonaro

Demétrio Magnoli, colunista da Folha, está a um milhão de anos-luz de ser considerado um esquerdista ou petralha – distância, claro, que não é obstáculo para bolsominions fanáticos –  que esteja “torcendo” contra o capitão Bolsonaro.

Merece, portanto, redobrada atenção o que escreve hoje, sobre o lado “não tuitável” do atual governo: as suas relações com o círculo militar em que, cada vez mais, está contido.

Destaco alguns trechos:

A demissão de [Gustavo] Bebianno pode ser narrada em dois registros alternativos. Na linguagem do recreio do pré-primário: um chamou o outro de mentiroso, feio e bobo. No idioma compartilhado entre milicianos e facções do crime: um qualificou o outro como traíra, X-9. De um modo ou de outro, o evento veicula uma lição de ciência política: o governo Bolsonaro, na sua versão original, é um experimento patológico destinado a perecer sob o efeito das toxinas empregadas na sua concepção. Os militares finalmente entenderam isso.(…)

Militares que, diz ele, passaram do desprezo com que encaravam o capitão baderneiro para o pragmatismo de seu aproveitamento como aríete para delirios de volta ao poder:

os chefes fardados entusiasmaram-se com uma candidatura que prometia recuperar a estabilidade econômica, exterminar a corrupção e destruir as cidadelas do crime organizado. A velha desconfiança dos políticos profissionais, os ressentimentos nutridos pelas comendas oficiais concedidas a Marighella e Lamarca, o sonho desvairado de restauração da imagem da ditadura militar contribuíram para o imprudente abraço dos militares ao candidato da direita populista.
Do desprezo ao entusiasmo —e deste ao pânico. O clã familiar dos Bolsonaro, permeado por loucas ambições, inclina-se à guerra palaciana permanente. As cliques do baixo clero parlamentar que rodeiam Lorenzoni e Bebianno prometem engolfar o governo em perenes disputas mesquinhas. Os dois ministros nomeados por Olavo de Carvalho, o Bruxo da Virginia, personagens atormentados por moinhos de vento puramente imaginários, fabricam crises fúteis em série. Segundo o diagnóstico dos chefes militares, o governo afunda sozinho na areia movediça sobre a qual apoiou seu edifício improvisado.

Magnoli critica a classificação do Governo como “fascista” – embora não a de autoritário – e chama atenção para sua inorganicidade, aliás, o reverso do que se pode dizer dos militares:

“Fascismo”? Bolsonaro não mobiliza camisas-negras ou falanges, exceto a militância virtual comandada pelo filho Carluxo que vitupera nos subterrâneos da internet. Um paralelo viável não é com Mussolini, mas com Rodrigo Duterte, o populista primitivo das Filipinas que contaminou suas forças policiais com as práticas do vigilantismo. No Brasil, um governo desse tipo está condenado à implosão. Daí, o alerta de pânico ativado pelos generais do Planalto.

Pânico, aí digo eu, que só a muito custo se contém diante da imprudência que nos colocou numa situação delicadíssima, na qual os militares estão diretamente – e a contragosto – envolvidos: a crise na Venezuela.

Tudo isso em conta, não há como deixar de achar lausível a conclusão de Magnoli:

Que ninguém se iluda: está em curso a “intervenção militar” pela qual clamavam os patetas civis extremistas na hora do impeachment.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

  1. Eu acho que o problema maior da milicada são os compromissos de Bolsonaro com os EUA, que estão por trás do golpe e de tudo que veio depois. Nossos milicos querem poder, não se envolver em conflitos. Mas a questão pode ser definida pelo ditado: ajoelhou tem que rezar.

  2. Essa guerra vai nos custar caro, e não será nenhum Paulo Guedes que irá resolver esse déficit.

  3. Essa guerra vai nos custar caro, e não será nenhum Paulo Guedes que irá resolver esse déficit.

    1. Até agora, 16:37, Guaidó e seus manifestantes colombiano/venezuelanos não conseguiram ainda fazer passar pela fronteira sequer um pacote de maizena. Eles passam de mão em mão as caixas com selos dos EEUU, e quando elas chegam ao lado venezuelano são empurradas de volta para a Colômbia por manifestantes venezuelanos, quando não são incendiadas. Parece que os venezuelanos estão rejeitando a tal ajuda como se fosse alguma coisa diabólica. A multidão de membros das Forças Armadas da Venezuela que se esperava que passassem para o lado dos guaidoenses indo para o lado da Colômbia, até agora se resume a treze jovens rapazes não do Exército, mas da Guarda Nacional bolivariana. Todos eles não exprimem sequer um mínimo de emoção ao fazer a suposta deserção, o que é muito estranho.

  4. E quando esse articulista de meia tigela vai escrever sobre o papel da imprensa, especialmente o jornal que lhe dá guarida apesar de seus evidentes preconceitos, no golpe e na ascensão da escumalha ao poder?

    1. Não espere isso dele. Magnolli ,dia sim e o outro também, atacava duramente o PT na intenção de ajudar seus parças do P$DB.

    2. Nunca, nem ele nem toda a caterva mediática nunca vão admitir seu papel na primeira fila e na janelinha do ônibus chamado do Golpe de Estado. Como diz Mino Carta, …. são piores que seus patrões.

    3. O objetivo do golpe lavajateiro era colocar Alckmin no poder mais falta combinar com os bolsominions.

    4. Nosssssa….que confusão heim??? Não sei se você elogiou, se criticou. Objetividade não é com você heim???

  5. E daí!? Se tem guerra terão que trabalhar, mostrar serviço!? Adeus boa vida de quartel, de mandar recruta e subalterno ralar, de puxar e coçar saco.

    1. Deus nos livre!
      Imagina o povo brasileiro ter que pagar as pensões do falecido , para mulher e filhas ” Ad eternum “.rs

  6. Não são fascistas? No conteúdo histórico diria que não, mas por malas razões. O fascismo seria um fenômeno típico do século XX forjado nas condições europeias (ainda que tenha se manifestado também na América ou na Ásia), Nosso país foi incapaz política e socialmente de ultrapassar o século XIX. Seriam então fascistas na forma ou nas manifestações mais epidérmica (intolerância, violência, covardia, etc etc? Certamente. Poderíamos então chamá-los de forma irônica só de FALSISTAS, como batedores de carteira, estafadores que enxergaram uma boa oportunidade e um enorme butim? E que nome poderíamos dar para aqueles que permitiram deliberadamente a ação de uma gangue contratada para bater a carteira e estafar todo um país? Acho que começa a nos faltar palavras para descrever essa realidade. Na falta delas prefiro ficar com as velhas palavras, oligarquia, tirania, vilania, arrivismo, bovarismo, colonialismo, imperialismo, pilhagem, destruição….

    1. Na definição de Trostky, o governo Bolsonaro é sim fascista, o seja, o ataque ao mundo do trabalho, quer tirando direitos e conquistas quer destruindo seus instrumentos de luta (ministério do trabalho, sindicatos, etc)

      1. Muitos governos atacam o mundo do trabaho, de neoliberais a sociais democratas da terceira via, de ditaduras latino americanas a autocracias africanas, mas o fascismo propriamente dito é um fenômeno tipicamente europeu da primeira metade do século passado. Insisto, nosso caso é mais grave. É como dizia Faoro o caso de uma civilização tolhida em seu desenvolvimento, incapaz de vida comunitária, coletiva, em tudo pre moderna, anterior a todas as transformações cidadãs, democráticas e solidárias.

      2. Muitos governos atacam o mundo do trabaho, de neoliberais a sociais democratas da terceira via, de ditaduras latino americanas a autocracias africanas, mas o fascismo propriamente dito é um fenômeno tipicamente europeu da primeira metade do século passado. Insisto, nosso caso é mais grave. É como dizia Faoro o caso de uma civilização tolhida em seu desenvolvimento, incapaz de vida comunitária, coletiva, em tudo pre moderna, anterior a todas as transformações cidadãs, democráticas e solidárias.

        1. Existem duas vertentes: uma acha que o fascismo é um fenômeno que aconteceu no passado e não se repetirá. Particularmente discordo mas isto não muda o fato que vivemos um dos momentos mais difíceis de nossa história. E eu particularmente não vejo saída a curto prazo, inclusive e sobretudo porque não temos um partido capaz de mobilizar e liderar as grandes massas. Esse foi o grande erro do PT no seu governo, ao contrário do Chaves, que fez um trabalho magnífico inclusive junto às forças armadas. Apesar da fama do Lula, em parte pelo tamanho e importância do Brasil, cada vez mais me convenço de que o venezuelano foi o grande nome da América Latina nos últimos 100 anos. Um abraço.

          1. Também considero como central a necessidade de um partido político, mesmo porque ainda não inventamos outro instrumento de ação e intervenção política. Nós todos não soubemos reconhecer essa importância, nossos adversários no entanto não tinham dúvida do objeto a ser abatido. Ainda acho que a experiência política, social e democrática do Partido dos Trabalhadores foi a mais poderosa construção da esquerda no Brasil e na América Latina. Insisto, nós ainda não reconhecemos isso, nossos adversários sabiam no que atiravam. Não é a toa que se diz que só se dá realmente valor a algo depois que se perde aquilo.

  7. ACABO DE RECEBER UM VÍDEO DO HELICÓPTERO QUE LEVOU O TRAIDOR GUAIDÓ A COLÔMBIA. O PREFIXO É
    REG-FAC-006 DA FORÇA AÉREA COLOMBIANA,ISSO É UMA DECLARAÇÃO DE GUERRA.

  8. Ano que vem quero ver os comentários, de certas pessoas que torcem contra o Brasil, vcs ja se deram conta do preço dos combustíveis e do dólar, já começamos bem, e o governo só tem dois meses, o vcs pensam que só tem burro aqui?.

  9. Maduro está diante de uma multidão fazendo discurso transmitido ao vivo pela Telesur, e acaba de mandar um recado diretamente ao Brasil: Ele diz que o governo da Venezuela está disposto a pagar por preço de mercado por cada quantidade de arroz, de açúcar, de leite em pó e de qualquer mantimento que os brasileiros possam disponibilizar para a Venezuela através de sua fronteira no estado de Roraima. Pagarão “tim-tim por tim-tim” por tudo, até o último quilo, mas não aceitarão de maneira nenhuma qualquer envio gratuito de comida, porque os venezuelanos não são mendigos e não estão pedindo esmolas.

  10. No jargão popular, trata-se de uma “esculhambação” com viés fascista, onde a verdadeira guerra é interna por disputa de poder. Enquanto os militares brasileiros desempenham um papel de fantoches na fronteira com a Venezuela, em várias capitais brasileiras, segundo pesquisa atual, o desemprego cresce.

  11. Bolsonaro continua com apoio da mesa de botequim, regada a cerveja, que escreveu seu plano de governo.

  12. Na verdade o PT é culpado de tudo isto pois com os bilhões desviados para Maduro fizeram com que ele se armasse e ainda mais apontar seus mísseis para o Brasil , comunismo é isso , povo na desgraça ,comunistas só fazem merda ,matam o povo e comem caviar ,voces de esquerda apoiam maduro ,apoiam tudo que é merda ,desde arte em forma de sexo para crianças , roubo institucionalizado ,roubo de propriedades particulares para morar , vagabundagem ,miséria generalizada , caos , manifestações idiotas ,sabe são tantas coisas ruins sobre o comunismo que é impossível enumerar , sao dementes ,podres e nojentos .

    1. Minha santa madre tereza de Calcutá! PqP! …Oh Bob? Vá ser bobinho assim, na baixa da égua. Credo em cruz!

      Orlando

      1. Orlando, a mente do Tessicini não tem recuperação. Já era. E o pior é que, igual a ele, tem um monte.

    2. É o que dá colocar militar na presidência. Tudo começou com o Tenente-Coronel Hugo Chavez. Acabou com o país e agora o capitão vai fazer o mesmo com o Brasil.

  13. O bolsonaro é o candidato desta turma de generais que conseguiram a boca de um cabide de empregos nos ministérios. Qual o problema?
    Eles nem conseguem se livrar do moço. E sua “ilustríssima” família, que lá manda.
    Estar em um ministério como esse é além de comprometedor.
    E a a sociedade com a globo que só pretende destruir este triste país?

  14. Esse colunista critica os patetas que pediram intervenção militar, mas agia como um pateta.
    Agora está preocupado com a intervenção militar!
    Estamos em uma ditadura militar comandada pela pior safra que já saiu da AMAN.
    Echegoyen era o homem forte do governo Temer que nunca passou de um velhote narcisista.
    VillasBoas um lambe botas de primeira qualidade.
    Todos são contemporâneos do Bolsonaro na AMAN.
    Eu sempre disse e continuo dizendo, Bolsonaro é igual a qualquer um deles com uma diferença, não tem educação.

  15. não temos um Presidente da República, o que está lá, sentado na cadeira presidencial, é um medíocre e obediente cônsul dos estados unidos da américa.

  16. Ora, ora! As Forças Armadas estão metidas, influindo na política há muito, e mais recentemente, a partir de 2013/2016, quando iniciaram os movimentos nitidamente comandados pela direita, que deram a Aécio Neves a gostosa e enganosa, no caso, que estava passando um cavalo encilhado, levando-o a insuflar a então oposição com participação do Vice-Presidente e traíra, Michel Temer, insurgindo-se contra a derrota para Dilma Rousseff, em 2014, que com a participação do Presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha, levando a materializar-se o golpe-impeachment contra Dilma Rousseff. Esses movimentos, principalmente seu desfecho, o impeachment, seriam impossíveis de acontecerem sem o apoio, mesmo velado, como aconteceu, das Forças Armadas. As Forças Armadas estão no comando do golpe de 2016, desde o início. O primeiro Presidente títere do golpe, apesar de todas as canalhices que cometeu para chegar ao posto, tinha qualificações intelectuais e políticas para atuar na posição, mesmo tutelado. No afã de impedir que o Presidente Lula e o PT voltassem ao poder. Todas as manobras, lícitas e ilícitas usadas pelos grupos contrários a essa volta, onde pontificavam os militares, todas as indignidades cometidas, a prisão de Lula por exemplo, o máximo que a direita, unida a extrema-direita e a setores tidos como de esquerda como Ciro Gomes (atuando pela direita por ambição pessoal), conseguiu foi eleger Bolsonaro, personagem completamente despreparado para o cargo (não dá mais para esconder) como segundo títere do golpe de 2016. O resto, é isso mesmo.

  17. Pra mim, o Magnolli só acertou a palavra pânico. Os motivos apresentados não refletem a realidade do momento. O pânico dos militares está relacionado com a incapacidade de avaliar qual será a reação do Bozo caso se sinta ameaçado de perder o poder. É bom ter em mente que o Bozo tem uma legião de malucos como seguidores, além de ter prestígio junto às PMs, milícias, religiões e FFAA (patentes baixas ou sem elas). Se o Bozo convocar todos para as ruas, elas vão ficar cheias. E aí? Esse, a meu ver, é o X da questão.

  18. Mais um texto brilhante e com uma lógica impecável. Acrescento que se a Rússia entrar na jogada os militares enfiam o rabo entre as pernas e saem de fininho. E se a família maluca insistir, daí sim será deposta. Os militares sabem que vira latas não enfrentam puros sangues.

  19. Chamou a atenção a capacidade dos “caminhões” enviados pelo Bozo e pelo chefe Trump: capacidade de 4.500 kg e só estavam pela metade. Não dava nem para atender as necessidades de Brumadinho, quanto mais da Venezuela. E estavam pela metade.
    Tudo de improviso. Os USA compraram alguns mantimentos em Roraima mesmo. E deve ter sido com parte dos 30 BI que bloqueiam da Venezuela.Ajuda fake. Presidente fake. Intromissão nos assuntos internos real.

  20. Quem ? … Dementrio Manholi, cheio de manhas e peçonhas ? Ora, vá tomar no pig…

    :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Eles (Ou Mal lutar é lutar mal)

    Nunca se viu povo tão idiota
    militando contra a própria sorte!…
    Mesmo toda paciência se esgota
    quando os “fracos” idolatram o “forte”.

    E ainda esperam alguma cota…
    Coitados! Que o tempo não lhes corte
    a memória em meio à tal rota
    da vida indo ainda mais para a morte…

    ……………………………. Cláudio Carvalho Fernandes
    ……………………………. (Poeta (anarcoexistencialista))

    Poema dedicado ao eleiTORADO brasileño, no pós-eleições de 2018…
    (Se é que não houve participação ativa da maquininha caixa-preta do TSE nos resultados de 2018…)

    :.:

    Poema “Z”
    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto

    :.:

  21. O texto de Magnolli é muito razoável, mas incompleto e de conteúdo para se lamentar.
    Que Bolsonaro é um completo idiota está muito claro faz muito tempo. Décadas, na verdade. Que isso era de conhecimento de quem acompanhava minimamente a política, era ululante. Dos militares principalmente, pois o indivíduo foi gerado e abortado por aquela casa.
    Que um idiota julgue-se um gênio é perfeitamente aceitável e desculpável. O que esperar de um idiota? mas que os militares tenham acreditado no idiota é demais para qualquer indivíduo com mais de vinte anos de idade no domínio de suas faculdades mentais. Todos sabemos que nossos militares caíram de amores pelo capitão, que o consideraram a última coca-cola no deserto de corrupção e inépcia da política brasileira. Diante disso, só podemos concluir que o discernimento de nossas FFAA está abaixo daquela do capitão. São idiotas sim. Não devíamos esperar que aqueles que são pagos e formados para resguardar a pátria tenham acreditado no barão de Munchausen de Glicério. Mas devemos nos resignar com a merda que o destino nos reservou. O Brasil é (des)protegido por uma cambada de idiotas e os fatos estão expostos em praça pública para quem desejar ver.

    1. Na verdade, o Brasil foi abandonado nao so’ pelos militares, mas por TODOS os funcionarios e agentes do estado encarregados de protege-lo: juizes do STF e de outros tribunais; PGR e Ministerio Publico em geral; Policia Federal; Congresso Nacional; militares.

      Acrescente-se a isto, o papel absolutamente vil, nefasto, canalha ao extremo da midia, que quanto ao radio e televisao, sao supostamente um servico publico. Sao, de fato, inimigos figadais da nacao, da democracia, e da constituicao de 1988.

  22. Conheci o Demétrio Magnoli nos anos 80 no movimento estudantil na USP. Naquela época eu o achava um sujeito despezível, asqueroso mesmo. Mas posso dizer que ele piorou muito daquela época para cá, tornando-se um reles puxa-saco da direita tradicional. Se ele está escrevendo isso sobre o Boçalnazi e seus boçalnazistas é porque a coisa está muito mais feia do que poderíamos supor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *