Lula tem razão em dizer que não crê no Judiciário

polifemo

Lula foi profético – ou óbvio, como prefiram – ao dizer, esta semana, que não tem razões para acreditar no Judiciário.

O país assistiu, hoje, a uma verdadeira operação de guerra para evitar que, mesmo por algumas horas, o ex-presidente fosse colocado em liberdade.

Um tempo curto, pois ninguém poderia acreditar que a sua ordem de soltura pudesse prevalecer, embora o absurdo é que prevaleça sua prisão antes do trânsito em julgado de decisões absurdas como foram as que o condenaram.

Em poucas horas, três juízes – e nenhum deles competente para isso – interroperam seu “domingão” e correram para dar suporte ao “quarto juiz”, a Polícia Federal, para descumprir uma ordem judicial de soltura.

O último deles, o reacionaríssimo e autoritaríssimo Carlos Eduardo Thompson Flores, que nem a vergonha de fingir neutralidade teve, meses atrás, quando o recurso de Lula chegou ao TRF-4, que preside, dizendo para quem quisesse ouvir que a sentença de Sérgio Moro era “tecnicamente irretocável”.

A novela, certamente, irá seguir nos tribunais superiores e no Conselho Nacional de Justiça, onde a intromissão de Sérgio Moro diante da decisão do desembargador Rogério Favreto será analisada e, apesar de tudo, repercutiu mal, porque foi por demais insolente.

Mas, como disse Lula, moderem suas esperanças de que haverá ao caso reações como a que mereceria um juiz de piso insurgir-se contra um superior.

Os três Poderes da República estão destruídos e já é a própria república quem segue pelo mesmo caminho.

As decisões judiciais só valem se agradarem os que querem excluir Lula e sua liderança do processo político-eleitoral e as que não estiverem de acordo com isso serão, ainda que “a tapa”, revogadas.

Dificilmente haverá juízes como Rogério Favreto dispostos a sustentar os restos de senso de Justiça e o respeito à autonomia de suas decisões e, se houver, a Polícia Federal, órgão supremo do poder Judiciário, não as cumprirá, “fazendo hora” até que apareça um juiz “adequado”.

Nada diferente, afinal, do que faz a própria Presidente do STF, Cármem Lúcia, ao não colocar em pauta, à espera de um placar favorável, da decisão sobre a prisão antes do trãnsito em juízo.

Como o Brasil já não tem Constituição, seria absurdo pensar que pudesse ter um Judiciário harmônico.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Desobediência civil já! Se não cumprem decisão soberana de um desembargador por que cumprir as de Moro e quadrilha da Lava a Jato.

    1. Eu estou sem disposição para mais nada. Trabalhar honestawmente, pagar contas, impostos, levar uma vida “civilizada”, etc. Para quê? vivemos num circo de mau gosto, não é possível mais esperar respeito mínimo aos direitos dos trabalhadores, dos idosos, das crianças, saúde, educação, cultura, direito ao voto livre e democrático, etc. E agora nem mais respeito às leis. Se é pra viver num faroeste descarado vou logo assumir o lado bandido da vida e virar contrabandista ou dona de saloon, alguma coisa mais fácil e divertida.

  2. A “decisão(!?)” do Flores, sequer julga o mérito da anterior, portanto, a decisão de soltura constitucional continua em vigor, e quem a desobedeceu e desobedece, comete CRIME.

  3. o espetáculo de hoje foi absolutamente deprimente. E creio que o prazo decorrido entre a ordem de soltura e a ordem de manter a prisão foi uma questão de fuso horário.

    1. Eu me considero uma pessoa realista e não tenho mais muitas esperanças em relação à zona instalada no Brasil ao longo dos últimos quatro anos. Entretanto, confesso que estou terminando o dia bastante deprimida depois da comédia de pastelão tragicômica encenada por aquilo que foi, um dia, o Judiciário brasileiro. Sempre foram, no atacado, uns canalhas vendidos mas ao menos fingiam respeitar as leis e o devido processo legal, tinham algum cuidado em suas interpretações legais, etc. Agora é desfaçatez total, perderam o medo do ridículo e do grotesco. É triste demais chegar a esse ponto de descaramento institucional.

      1. Agora, as máscaras caíram de vez.
        Portanto, se os juizes recebem algum penduricalho chamado “Auxílio-Máscara”, está na hora de cortá-lo!

      2. não sei porque, talvez a fé que podemos ser um país, não acreditamos no Jucá: é com stf, com tudo. Junto com isso estamos sendo doutrinados, há décadas, pra desacreditar a política e os políticos e manter um respeito meio irracional pelo judiciário. Fomos pra frente do stf, todo mundo ansioso e deu no que deu. Uma “decisão” absurda, ilegal ilegítima. A ordem deve ter vindo com força: se virem, mas mantenham Lula preso. O tal thompson se lambuzar de gel, em pleno domingo e soltar um despacho daqueles… foi mesmo uma viração.

  4. O inacreditável persiste na república das bananas. Decisão judicial só vale contra Lula, para os meritíssimos (excluindo-se Favreto) de Curitiba e Porto Alegre. Ainda viveremos pra ver onde esta republiqueta chegará. Ou existem outros juízes como Favreto?

  5. Até preso Lula presta um serviços ao Povo brasileiro, desmascara e mostra a verdadeira face de um judiciário caro e pastelão, um verdadeira Casa da Mãe Joana, com o devido respeito à Senhora Joana. #HabemosInsegurançaJuridica

    1. E olhe que para o Lula deixar de acreditar em algo, é porque este algo aprontou demais, demais da conta. Lula, um mestre do diálogo e da conciliação, sempre acreditou em toda e qualquer instituição e força política que possa se comportar com aquele mínimo de civilidade que permita algum diálogo racional. Mas esta justiça que aí está ouviu o galo golpista cantar e depois disso botou-se antolhos e tapou os ouvidos com cera. É uma locomotiva em máxima velocidade indo em direção a uma ponte que foi dinamitada.

  6. Estamos vivendo num país onde a maioria dos políticos e gestores da coisa pública são corruptos, em que o chefe maximo da nação não foi eleito e o poder judiciário se mostra partidarizado e a serviço das elites e do poder midiático. Eis o país em que vivemos: uma democracia de fachada.

  7. O negócio com o Lula é pessoal. O empenho em manter ele preso é algo nunca visto na história do país. Hoje não foi uma derrota. Lula está na mesma situação que antes e se fosse solto, mandariam prende-lo de novo no dia seguinte, quem perdeu foram os juízes partidários que deixaram cair suas mascaras de falsa neutralidade de uma maneira que até analfabetos políticos perceberam. Esse episódio todo serviu para desgastar e expor mais ainda os juízes golpistas. Até alguns coxinhas já estão acordando, olha o comentário de um deles: “Estranho, muito estranho esse esforço de manter Lula preso. O cidadão que tem pelo menos um neurônio deveria analisar esses interesses escusos. Caramba! o que leva um juiz de férias interferir na decisão de outro julgador? Por acaso ele e o MPF não pode recorrer depois da soltura? De que tem tanto medo?”

  8. Brla tentativa mas serviu para mostrar que Lula está mesmo condenado nas mãos desses ditos juízes…

  9. O pior de tudo isso é que parece restar-nos apenas a justiça feita pelas próprias mãos. Cada um por si e Deus por todos, pois a justiça não mais existe em nosso país.

  10. Desobediência civil é o nosso caminho. PT deve convocar a militância para invadir. Porque tanta frouxidão?

  11. Se ele não crê no judiciário hoje, infelizmente é tarde. Ele deveria ter ficado numa embaixada, quando digo uma embaixada quero dizer não sair do país, ficar numa embaixada em território nacional.

  12. Rui Costa Pimenta, figura que passei a admirar, apesar de uma discordância aqui e outra acolá, há muito tempo tem falado que não há que ter esperanças no judiciário especialmente porque nosso povo está anestesiado e dificilmente se levantará em peso. Particularmente cada vez mais me convenço de que o Lula deveria ter se exilado numa embaixada de país amigo, como comentei em vários blogs quando de sua condenação no TRF 4. Que se coloque na entrada do Brasil a frase de Dante Alighieri: aos que chegam, deixem aqui toda a esperança

  13. ESCUTAS TELEFÔNICAS NO SÉRGIO MORO …. THOMPSON FLORES … . E NO GEBRAN HOJE HEIN ??? … IRIAM TODOS PRA …… !!!!
    COMPLETEM AÍ PRA MIM POR FAVOR ??? ….. IRIAM TODOS PRA ……..

  14. O Brasil já não tem Constituição. Sim, há muito tempo e alguns insistem em falar em Democracia, Direitos, etc.
    Estamos num golpe e quem tem maior poder impõe a sua vontade. Por isso, Lula inocente está preso e vai continuar preso. E só será eleito (se houver eleição) quem os golpistas aceitarem.

  15. Por isso eu achei que ele NÃO deveria se entregar. Se não existe justiça, o que existe é GUERRA. E na guerra ninguém se entrega se tem outros recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *