Lula: salva a democracia, divergências se resolvem no debate e no voto

Divulgada há pouco, carta de Lula aos eleitores discute as razões do ódio antipetista e apela: “não podemos deixar que o desespero leve o Brasil na direção de uma aventura fascista”.

O texto, na íntegra:

Carta de Lula sobre 0
segundo turno das eleições

Meus amigos e minhas amigas,

Chegamos ao final das eleições diante da ameaça de um enorme retrocesso para o país, a democracia e nossa gente tão sofrida. É o momento de unir o povo, os democratas, todos e todas em torno da candidatura de Fernando Haddad, para retomar o projeto de desenvolvimento com inclusão social e defender a opção do Brasil pela democracia.

Por mais de 40 anos percorri este país buscando acender a esperança no coração do nosso povo. Sempre enfrentamos o preconceito, a mentira e até a violência, e, mesmo assim, conseguimos construir uma profunda relação de confiança com os trabalhadores, com as pessoas mais humildes, com os setores mais responsáveis da sociedade brasileira.

Foi pelo caminho do diálogo e pelo despertar da consciência cidadã que chegamos à Presidência da República em 2002 para transformar o país. O povo sabe e a história vai registrar o que fizemos, juntos, para vencer a fome, superar a miséria, gerar empregos, valorizar os salários, criar oportunidades, abrir escolas e universidades para os jovens, defender a soberania nacional e fazer do Brasil um país respeitado em todo o mundo.

Tenho consciência de que fizemos o melhor para o Brasil e para o nosso povo, mas sei que isso contrariou interesses poderosos dentro e fora do país. Por isso tentam destruir nossa imagem, reescrever a história, apagar a memória do povo. Mas não vão conseguir.

Para derrubar o governo da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, juntaram todas as forças da imprensa, com a Rede Globo à frente, e de setores parciais do Judiciário, para associar o PT à corrupção. Foram horas e horas no Jornal Nacional e em todos os noticiários da Globo tentando dizer que a corrupção na Petrobras e no país teria sido inventada por nós.

Esconderam da sociedade que a Lava Jato e todas as investigações só foram possíveis porque nossos governos fortaleceram a Controladoria Geral da União, a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário. Foi por isso, e pelas novas leis que aprovamos no Congresso, que a sujeira deixou de ser varrida para debaixo do tapete, como sempre aconteceu em nosso país.

Apesar da perseguição que fizeram ao PT, o povo continuou confiando em nosso projeto, o que foi comprovado pelas pesquisas eleitorais e pela extraordinária recepção a nossas caravanas pelo Brasil. Todos sabem que fui condenado injustamente, num processo arbitrário e sem provas, porque seria eleito presidente do Brasil no primeiro turno. E resistimos, lançando a candidatura do companheiro Fernando Haddad, que chegou ao segundo turno pelo voto do povo.

O que assistimos desde então foi escandaloso caixa 2 para impulsionar uma indústria de mentiras e de ódio contra o PT. De onde me encontro, preso injustamente há mais de seis meses, aguardando que os tribunais façam enfim a verdadeira justiça, minha maior preocupação é com o sofrimento do povo, que só vai aumentar se o candidato dos poderosos e dos endinheirados for eleito. Mas fico pensando, todos os dias: por que tanto ódio contra o PT?

Será que nos odeiam porque tiramos 36 milhões de pessoas da miséria e levamos mais de 40 milhões à classe média? Porque tiramos o Brasil do Mapa da Fome? Porque criamos 20 milhões de empregos com carteira assinada, em 12 anos, e elevamos o valor do salário mínimo em 74%? Será que nos odeiam porque fortalecemos o SUS, criamos as UPAS e o SAMU que salvam milhares de vidas todos os dias?

Ou será que nos odeiam porque abrimos as portas da Universidade para quase 4 milhões de alunos de escolas públicas, de negros e indígenas? Porque levamos a universidade para 126 cidades do interior e criamos mais de 400 escolas técnicas para dar oportunidade aos jovens nas cidades onde vivem com suas famílias?

Talvez nos odeiem porque promovemos o maior ciclo de desenvolvimento econômico com inclusão social, porque multiplicamos o PIB por 5, porque multiplicamos o comércio exterior por 4. Talvez nos odeiem porque investimos na exploração do pré-sal e transformamos a Petrobras numa das maiores petrolíferas do mundo, impulsionando nossa indústria naval e a cadeia produtiva do óleo e gás.

Talvez odeiem o PT porque fizemos uma revolução silenciosa no Nordeste, levando água para quem sofria com a seca, levando luz para quem vivia nas trevas, levando oportunidades, estaleiros, refinarias e indústrias para a região. Ou talvez porque realizamos o sonho da casa própria para 3 milhões de famílias em todo o país, cumprindo uma obrigação que os governos anteriores nunca assumiram.

Será que odeiam o PT porque abrimos as portas do Palácio do Planalto aos pobres, aos negros, às mulheres, ao povo LGBTI, aos sem-teto, aos sem-terra, aos hansenianos, aos quilombolas, a todos e todas que foram discriminados e esquecidos ao longo de séculos? Será que nos odeiam porque promovemos o diálogo e a participação social na definição e implantação de políticas públicas pela primeira vez neste país? Será que odeiam o PT porque jamais interferimos na liberdade de imprensa e de expressão?

Talvez odeiem o PT porque nunca antes o Brasil foi tão respeitado no mundo, com uma política externa que não falava grosso com a Bolívia nem falava fino com os Estados Unidos. Um país que foi reconhecido internacionalmente por ter promovido uma vida melhor para seu povo em absoluta democracia.

Será que odeiam o PT porque criamos os mais fortes instrumentos de combate à corrupção e, dessa forma, deixamos expostos todos que compactuaram com desvios de dinheiro público?

Tenho muito orgulho do legado que deixamos para o país, especialmente do compromisso com a democracia. Nosso partido nasceu na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país, que tanto sacrifício, tanto sangue e tantas vidas nos custou.

Neste momento em que uma ameaça fascista paira sobre o Brasil, quero chamar todos e todas que defendem a democracia a se juntar ao nosso povo mais sofrido, aos trabalhadores da cidade e do campo, à sociedade civil organizada, para defender o estado democrático de direito.

Se há divergências entre nós, vamos enfrentá-las por meio do debate, do argumento, do voto. Não temos o direito de abandonar o pacto social da Constituição de 1988. Não podemos deixar que o desespero leve o Brasil na direção de uma aventura fascista, como já vimos acontecer em outros países ao longo da história.

Neste momento, acima de tudo está o futuro do país, da democracia e do nosso povo. É hora de votar em Fernando Haddad, que representa a sobrevivência do pacto democrático, sem medo e sem vacilações.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Esta carta precisa ser lida pelo próprio candidato do PT, Fernando Haddad logo após o Jornal Nazional do golpista Willian Bonner e da Renata Vasconcelos, que . só falam grosso com o PT e fino com o Bozo . Golpistas FDP !.

  2. AINDA HEI DE VER A EMISSORA DO JARDIM BOTÂNICO EM CHAMAS E COM FALTA DE ÁGUA NO RIO DE JANEIRO !!!!

    1. Nem precisa. Basta cortar as verbas públicas e investigar e punir os muitos crimes que praticaram e continuam praticando. Cobrar o que é devido aos cofres públicos e cadeia para os ciminosos da vênus platinada.

      As instalações físicas, depois da falência, podem ter destinação mais nobre.

  3. O maior Estadista vivo está impedido de ser eleito presidente do Brasil, como é o desejo da maioria do povo brasilieiro. Mas vamos de Haddad e Manuela, vamos salvar o que ainda resta de Democracia. Segundo Miguel Nicolelis, em um depoimento emocionante no Tuca (vejam o video no Viomundo), classifica o Haddad como o melhor ministro da educação da história do Brasil. Quem viveu os últimos anos nas Universidades Federais sabe que é verdade.

  4. coloquem nesta carta os índices oficiais de desenvolvimento economico e social e demonstremos que o pt não faliu o país. gráficos simplificados inteligíveis para maioria.

  5. Digam o que quiserem, mas existe sim um paralelo entre a história de Jesus e a história do Brasil de hoje.
    Triste dizer, mas talvez a única forma do povo acordar de vez, enxergar a verdade, e se libertar dos preconceitos que os ricos reacionários conservadores de direita, com a cumplicidade da grande mídia, propagam no Brasil décadas, seja com a morte de um grande líder, pela mãos dos que o odeiam, e com a omissão covarde de muitos que o conhecem e poderiam ter evitado.

    1. Infelizmente, no Brasil o sacrifício é em vão.Já tivemos Antonio Conselheiro, já tivemos Tiradentes, Getulio Vargas e tantos outros e o povo não aprende com a história.

  6. Fernando Brito, sou avesso a tietagem, mas gostaria de tirar o chapéu para você por uma postura de extrema lealdade para com nosso povo nesta campanha. Certamente você, como eu, tem muitas críticas ao PT, ao Lula, ao Haddad e a quem mais interesse, mas você soube guardar essas críticas num momento tão grave de nossa história, no máximo manifestando-as de forma gentil e até carinhosa, diria eu.
    Em parte, minhas palavras se devem também ao ouvir um tal de Mano Brown (pelo jeito tem vergonha de ser um “Silva” ou “de Jesus” da vida), criticando a postura do Haddad quatro dias antes do pleito, no momento em que mais precisamos unir forças. Que diabos entende a classe média de povo? Basta perguntar a qualquer um que ganhe um pouco mais se ele conhece algum pobre, conhecer no sentido de saber sobre sua vida, suas dores e sofrimentos. Canso de dizer que moro na área rural do sertão baiano. Domingo, dia de feira num povoado próximo, o tema naturalmente era a eleição. E, ao contrário do que diz esse cidadão, o povo está sim entendendo a mensagem. “Deus me livre dos amigos que dos inimigos me livrou eu”, diz o ditado popular

  7. A grandeza do Lula é o que faz dele o homem tão admirado, mesmo que se tenha divergências. Ao contrário de muitos ditos aliados, só tem palavras de incentivo e de união, extremamente importantes numa campanha tão sórdida

  8. Em todos os casos conhecidos do fascismo na história eles sempre criaram
    um inimigo que pudessem culpar pelos seus erros ou as desgraças que se
    passavam em suas nações.
    Na Alemanha eram os judeus, ciganos e
    comunistas; na Itália, os comunistas; nos EUA; os comunistas; em alguns
    países da Europa de hoje são os imigrantes, etc etc sempre tem um
    culpado para onde direcionar o desapontamento, o ódio e o fracasso dos
    fascistas.
    No caso brasileiro, me parece que os discursos do Bozo
    parecem ir na direção usar o PT, seus políticos e seus eleitores como bodes expiatórios
    para o fracasso contratado do seu governo.

    Com as medidas que ele diz
    que irá adotar e o economista que o orienta o fracasso é mais do que
    certo. Acredito que isto ocorrerá no prazo de 24 a 36 meses ou menos. Isto porque já está muito ruim.
    E ele já terá incutido na mente doentia de seus seguidores os culpados do fracasso: “a herança maldita dos governos petistas”, os políticos do PT e os eleitores do PT.
    Dado o ódio com que ele conseguiu internalizar em boa parte da população podemos esperar coisas ruins pela frente.
    Hoje,
    os que andam armados são os que apóiam o Bozo com mais entusiasmo(todas
    as polícias e quase 100% do judiciário, 100% das FAA) e os que apóiam o
    Haddad são os que não possuem armas.
    Para mim, isto é muito preocupante.
    Não posso deixar de pensar no que ocorreu nos balcãs, em Ruanda e no nazismo alemão.

  9. Li no portal epoca/globo: ,’como funciona a máquina de WhatsApp que pode eleger Bolsonaro’.

  10. Li no uol: ” vou votar em Jair Bolsonaro, mesmo tendo sido agredida por ele”. Se essa mulher estiver dizendo a verdade sobre a agressão – coisa que parece mais uma armação – aqui temos um caso de masoquismo com mente lavada. Ou seja, dose dupla caros amigos.

  11. Quero saber quem vai conter a fúria desses filhos de bostanaro no poder , armados até os dentes ! Tem fotos com armas de todos os calibres ! Imagina o risco de vida de todos nós ! Sem proteção nenhuma com esse judiciário na mão dessa coisa ! O risco do gigante Lula na prisão de ser morto para acabar de vez com o PT ! Vamos pedir proteção a quem ! O exército, aliás as forças armadas do lado desse FAKE ! O Brasil realmente entrou na era do terror !

  12. É so pesquisar no Google o valor de mercado da Petrobras em 2002 e o valor dela em 2016 que já cai por terra essa Maldita história de a Petrobras estava falida

  13. A população rica e vaidosa também está furiosa cheia de ódio ao PT estão promovendo muitas ameaças a população mais carente ! Esta um horror ! Todos com média desses ricos e poderosos que fala que vai matar acabar com eles é terrorismo mesmo! Caminhonete a luxuosas param nas paradas de ônibus e ameaça as pessoas ! Pessoas bem vestidas mais carregando ódio até na alma ! Tudo foi fruto da rede globosta de televisão ! Durante todos esses anos massacrando e manipulando esses ricos idiotas !

  14. Não consigo twitar o link. Aprece o seguinte: “Este pedido se parece com pedidos automatizados. Para proteger nossos usuários contra spam e outras atividades maliciosas, nós não podemos completar essa ação agora. Por favor, tente novamente mais tarde.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *