Lula, o ‘condenado’, é o presidente mais desejado e o menos rejeitado

confav

Vejam o paradoxo a que a insânia midiático-judicial nos levou.

A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje mostra que, somados os que dizem que Lula “é o único candidato em que votariam” (27,6%) e os que “poderiam votar nele” (22,5%) tem-se a maioria absoluta dos eleitores e, se considerado o percentual dos que “não votam em ninguém”, algo como 60% dos brasileiros.

É mais ou menos o percentual de votos válidos que ele alcança nas simulações de segundo turno.

Lula também é o menos rejeitado de todos os candidatos, um milagre, se considerados os tr~es anos de campanha midiática avassaladora contra ele.

Os 27,6% de vinculação do voto exclusivo em  Lula – “o único em que poderia votar” – superam em mais de o dobro os de Bolsonaro (13,3%) e ainda mais quando se trata de Marina Silva (5%) e Geraldo Alckmin (3,5%).

Quase o  dobro – ou mais, muito mais – é também o mínimo que Lula tem em qualquer das simulações de segundo turno.

O adversário mais forte, Jair Bolsonaro, perde de 25,8 (36,86 dos válidos) a 44,1 (63,14% dos válidos) para ele. O resto é daí para pior.

E no entanto, estamos na iminência de termos uma eleição na qual o franco favorito é impedido de concorrer.

O que, pela pesquisa, poderá ser inócuo: 16,4% dizem que votam em qualquer candidato indicado por ele e mais 26, 4% poderiam votar, dependendo do candidato. Nada menos, portanto, que 42,8% dos eleitores têm disposição de seguir sua recomendação de voto. Mais que o suficiente, tirando a parcela dos que não votam em ninguém, para fazer maioria.

Uma advertência a quem quiser entender de que  poderemos ter um candidato eleito “em nome de Lula”.

E, claro, uma crise anunciada.

A íntegra da pesquisa está aqui, em pdf.

 
contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

54 respostas

  1. A força da opção do Povo produz uma gigantesca queda de braço com um Judiciário seletivo, partidarizado, corporativo, que põe seus interesses de classe acima dos interesses da nação e anti os ditames da Lei. Inédito na História Contemporânea do Brasil, se aproximando ao ocorrido com Nelson Mandela. na África do Sul. Caso Lula venha a ser preso, o tiro das elites sairá pela culatra pois o Brasil voltará aos tempos sombrios da Prisão Política e Lula se transformará em Mártir de nossa jovem Democracia que agoniza.

    1. do jeito que tudo esta caminhando, vamos acabar vendo Lula preso e muita gente comemorando. Tudo o que escreveu só o bonito no papel (teclado melhor dizendo). Na realidade a situação é outra, a três anos estou vendo uma derrota atras da outra, e nós so falando bonito aqui nos teclados, de efetivo mesmo nada……

      1. Não posso falar pelos outros, mas faço minha parte nos teclados e no dia a dia nas ruas e locais de trabalho.

        1. como estamos vendo, está sendo muito pouco, estamos colecionando uma derrota atrás da outra

  2. Os tribunais ao invés de pacificar a situação, eles querem ver o circo pegar fogo. Estamos em um abismo!!!!!

  3. Há o Lula e o candidato do stf/globo, este sem voto.
    O stf/globo portanto deverá governar o país no próximo período, talvez com o bolsonaro. Faço votos que ele seja exitoso.
    Se não for…

  4. Simplesmente inacreditável o que se passa no Brasil. Mas esse pesadelo passará e, certamente, não será o presidente Lula, solto, ou preso por capricho das elites, que entrará para a história como culpado por nossas mazelas. Aqueles que querem ser heróis usando, para isso, as artimanhas ‘legais’ pagarão um preço alto por isso.

  5. De que adianta essas pesquisas???? A tempos venho vendo essas pesquisas e a única coisa que vejo é Lula sendo cada vez mais escrachado, mostrar essas pesquisas é tentar enganar os eleitores de Lula com uma ilusão ainda mantém algum chance de vencer as próximas eleições. Na realidade estamos vendo seus antigos aliados se distanciando, como Ciro, Manuela, Haddad, e Boulos, e como o pessoal do Duplo Expresso vem falando a tempos, SÓ ESTAMOS NARRANDO DERROTAS. Hoje foi mais uma, a próxima será no STF, e depois vamos narrar o que??? com certeza a prisão de Lula, e ai viremos aqui para narrar mais uma derrota, revoltados atrás dos teclados, mas sem fazer nada de efetivo para reverter a situação. Estamos nisso a mais de 3 anos, e a cada dia nos enfraquecemos mais. Olhem como já estão tratando o Lula:
    https://www.metropoles.com/brasil/veja-como-sera-a-rotina-de-lula-na-cadeia-onde-deve-ficar-preso

    1. Pra falar a verdade, vc diz “nós”, mas eu tenho dúvidas se vc está neste lado da trincheira…

    2. Lula está sendo escrachado pelos seus inimigos político-ideológicos.
      Você acreditava que esses canalhas endinheirados da casa grande, que sempre mandaram no Brasil, que sempre saquearam nosso país, iriam aceitar democraticamente, dignamente, uma nova vitória de Lula ou do campo progressista? As derrotas que o campo progressista vêm tendo decorrem da feroz guerra político-ideológica que vem sendo travada entre o campo conservador/reacionário e o campo progressista. Essas derrotas ocorrem porque a direita é quem detém – pelo menos até agora – o poder econômico, o poder do dinheiro, e daí advém a sua poderosa influência sobre os poderes e instituições (públicas e privadas) do nosso país. O Congresso Nacional e o Judiciário exemplificam dramaticamente a poderosa e deletéria influência do grande capital, do poder econômico, sobre os poderes e instituições do Brasil. Então, em uma luta tão desigual e tão desonesta, sórdida mesmo, as derrotas que o campo progressista sofre são inevitáveis,
      Por outro lado,,as pesquisas mostram claramente que se há um Brasil dominado por oligarquias, pelo grande capital, há também um Brasil que quer se libertar desse jugo, que resiste à lavagem cerebral que os barões da mídia corporativa tentam produzir em todos os brasileiros. Há um Brasil que discorda da narrativa ou interpretação que os barões da máfia midiática dão aos acontecimentos, sobretudo nos campos político e econômico. Lula é o MAIOR SÍMBOLO dessa RESISTÊNCIA POPULAR e também de ESPERANÇA de grande parte da população em um Brasil soberano, mais humano, mais fraterno, mais digno, mais justo socialmente, mais republicano, mais democrático. O enorme sucesso do governo Lula lhe assegura uma tamanha credibilidade que resiste a todos esses monstruosos ataques que lhe são desferidos dia após dia, ano após ano pela mídia reacionária e corporativa. Acredito que qualquer outro político, não só do Brasil mas de qualquer outro país, que sofresse a perseguição e o massacre midiático-judicial que Lula sofreu e ainda vem sofrendo estaria COMPLETAMENTE DESTRUÍDO! Lula, pelo contrário, se conseguir concorrer a presidente na próxima eleição, MUITO PROVAVELMENTE VENCERÁ! E se vencer a eleição, ele poderá dar a volta por cima de diversas maneiras, não só no que diz respeito a ele mesmo, mas também no que diz respeito ao campo progressista.
      É óbvio que o cenário que temos hoje no Brasil é muito lamentável, sórdido, perigoso, mas NÃO É DE MODO ALGUM um cenário irreversível! As pessoas não podem desanimar, não podem desistir, pois, embora o jogo seja muito difícil, é possível vencê-lo!

  6. O que achamos ou queremos não tem relevância. O fato é que não deixarão o Lula se candidatar. Nesse sentido, porque não a união dos dois candidatos menos rejeitados nessa pesquisa?

    1. O povo brasileiro quer a continuidade do “Governo de Inclusão Social”, dos governos de LULA e DILMA, não podemos aceitar menos; se os dois candidatos menos rejeitados forem aceitos pelos golpistas reacionários, será porque são eles que não darão continuidade ao governo pretendido pela grande maioria do povo brasileiro, incluindo grande parte da classe média que é vetada pelo PIG, sob o comando da Globo.

      1. Mas não vamos aceitar de que forma??? atrás dos teclados dos computadores, já estamos fazendo isso a 3 anos e até agora só colhemos derrotas, uma atrás da outra….. da maneira que tudo se encaminha vamos ter que engolir um candidato de direita e talvez nunca mais voltemos ao poder neste país

        1. Derrotismo é uma palavra, que não cabe na esquerda. Foram 20 anos de luta e construimos LULA !

          1. Sim! Mas, o Beltther tem razão! Eu me sinto impotente! Qual a estratégia para enfrentar esses golpistas lesas-pátria?! Precisamos ser tácitos e não só reclamar e nem achar que atrás de um teclado somente venceremos os canalhas!

          2. Ë um processo político, que estamos enfrentando. Não é exclusivo do Brasil.
            Portanto, organização, debate e militância do teclado à rua. Todo dia, toda hora. Combater o adversário sem tréguas. O neoliberalismo entrou como pauta no final da década de 80. Resistimos e construímos muitas experiências e o derrotamos pelo voto. No Brasil eles assumiram pelo GOLPE e impuseram uma derrota as nossas conquistas. Pelo voto serão derrotados novamente e iremos reconstruir o Brasil. Não há outro caminho se não for pela via democrática.
            Se impuserem uma ditadura, não irão se sustentar, pois regime que concentra riqueza não eterniza-se. Tudo que podemos fazer é organizar, discutir e construir alianças com todos os setores contrários a agenda neoliberal!

  7. Em resumo, quem manda nesse país, que no caso é o dinheiro, poderia parar de palhaçada e sentar logo para conversar com o Lula e resolver isso de uma vez.
    Tudo isso só não para porque tem dedo americano no meio.

  8. O que queremos ou gostaríamos é irrelevante. O fato é que não o deixarão disputar. E o plano B?

  9. Corruptos togados anunciam, na prática, a guerra civil. Só falta as favelas descerem os morros e ocupar as “choupanas” dos bandidos togados que recebem auxílio moradia.

  10. Cuidado companheiros a vida é um dom e como tal temos que proteger a Nação Brasilis está à deriva e não sabemos onde está o iceberg ” as classes 3,4,e 5 está uma tristeza só sarava!!!

  11. Mesmo preso, mesmo sem voz, Lula deve ser o candidato do PT. Ninguém, absolutamente ninguém, pode sequer insinuar que tome o lugar de Lula. Para que não desapareça como partido, o PT tem que levar a candidatura até o fim sobre qualquer adversidade. É isso e apenas isso que ameaça os donos do Golpe. Tudo o mais não lhes mete o menor medo, porque está dentro de sua linha de dominação.

  12. O Ministro Barroso faz do “vazamento” do sigilo sobre o pedido de quebra do sigilo de Temer um verdadeiro escarcéu. A Globo dá prioridade máxima aos desdobramentos dessa pantomima ensaiando um espetáculo paralelo ao da prisão de Lula, para que a opinião pública tenha a impressão de que realmente ninguém, nem o atual “presidente”, estaria acima da “justiça”. Depois de tudo, o Temer estará livre, leve e solto para revoar pelo país, e Lula estará preso. Pensam, os tolos, que este será o fim da novela, tanto que o interventor judiciário já providenciou sua volta definitiva aos Estados Unidos. Mas este será apenas o início de uma luta popular épica no sentido de recuperar o domínio do país pela democracia. E Lula se engrandecerá enormemente com o fecho negativo deste capítulo, porque seus inimigos não poderão jamais conseguir limpar suas mãos sujas de traição e injustiça.

  13. “No PT, a metade é nacionalista, idealista. A outra metade é pragmática, visa, sobretudo, a carreira política.”
    Por emérito e impávido intelectual Rui Pimenta (PCO) – declaração proferida em entrevista concedida à TV Brasil 247 (06/03/2018)

    ***

    DESABAFA, MATUTO VELHO!
    … Os grandes líderes José Genoino, José Dirceu, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, João Vaccari Neto mofando na cadeia perpétua do protofascista ‘mor(T)o’ &$ do “DD playboy de porta de igreja” que o digam!

    ACORDA, BRASIL!
    Sim, ruas!
    E cumpre lembrar o óbvio: o tempo urge!

    1. ABAIXO [Deportação de Olga Benário para a morte em campo de concentração nazista via chancela do STFede]
      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1936, “segundo o STFede”!
      NOTA FÚNEBRE: com se pode depreender da imgem abaixo, o *PiMG da época também comemorou efusivamente!
      *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (nazi)Golpista!
      Ah, e imprensa criminosa contumaz também!
      http://2.bp.blogspot.com/-kY8RmScJyjQ/UJMu4dsnm-I/AAAAAAAAC3o/2PO1H3rBaU8/s640/prestes.jpg

      1. ACIMA
        Deportação de Olga Benário
        Presa no início de 1936, no governo Vargas, e submetida a inquérito de expulsão, a sorte de Olga era incerta. Seu advogado Heitor Lima impetrou em seu favor o habeas corpus 26.155/DF. A autoridade coatora era o ministro da Justiça.
        A petição foi apreciada pelo STF na sessão de 17 de junho de 1936. Pretendia-se evitar a expulsão (e não a extradição) da paciente, que era presa política e estava grávida. Esperava Anita Leocádia, filha de Prestes.
        Infelizmente, numa página inglória da história do STF, o pedido não foi conhecido pela Corte, sob a alegação de que o artigo 2º do Decreto n. 702, de 21 de Março de 1936 – baixado por Vargas – suspendera a garantia constitucional do habeas corpus prevista no art. 113, §23 da Constituição de 1934, em razão da “commoção intestina grave articulada em diversos pontos do paiz desde novembro de 1935, com a finalidade de subverter as instituições politicas e sociaes.”

        1. Antes do presidente Lula, o mesmo STFede setenciou que Olga Benário deveria morrer sob a égide da Alemanha nazista

  14. O problema do Lula é que ele perseverou na fé de que havia um estado, e democratico, mas deveria por obrigação politica ter se dado conta que este tem sido um estado dos direitas.

  15. DEPOIS DO RESULTADO DO STJ O LULA ULTRAPASSARA A CASA DO 50% LULA PARA MIM GANHA AS ELEIÇÕES NO PRIMEIRO TURNO SO QUE ELES MIDIA E GOLPISTAS NÃO DERAM O GOLPE PARA ENTREGAR A PRESIDENCIA AO LULA DE MÃO BEIJADA

  16. E agora Josés ( ou manés) do STJ e do STF? Como fica? Estão jogando gasolina para apagar incêndio? Quanta irresponsabilidade, ou seria má fé mesmo?

  17. Esse resultado mostra que caso os ministros impeçam a eleição de Lula, o povo deve se unir em torno de um candidato que una as esquerdas. E esse candidato, para ser eleito, deve ser o escolhido de Lula. Mas, torçamos para que o supremo faça justiça.

  18. É Lula ou nada! Somente Lula pode fazer o país voltar à democracia, estimular o crescimento através do investimento público, distribuir renda e tirar o país da linha da miséria.

  19. É triste pensar que no fim as artimanhas eleitoreiras do PT deram certo e agora o Brasil vai continuar sendo refém, sem projeto de país, banqueiros continuarão lucrando horrores com os juros mais absurdos do mundo, alianças duvidosas, etc.

    Todos os blogs de esquerda estão praticamente na mesma, Lula isso, Lula aquilo, e os projetos, propostas, soluções para os nossos problemas do dia a dia como vários brasileiros que estão individados e pagando juros altíssimos (como minha família), a violência que mata mais do que país em guerra, o tráfico de armas, os jovens presos e sendo forçados a se aliarem com facções, etc…

    Se chegar a presidência de novo, o PT vai deixar os problemas estruturais do Brasil, o povo vai se irritar de novo, e a esquerda inteira vai junto com o PT, dando caminho a aventureiros como o Mito ou Luciano Huck (Collor 2.0).

    Nesse ritmo nunca iremos alcançar o desenvolvimento social e econômico de países europeus, se bobear não vamos alcançar nem mesmo o Chile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *