Leitão: Bolsonaro diz que cortará 43% das verbas das Forças Armadas

Não bastassem as escaramuças de Olavo de Carvalho,  mais uma – e grave – estocada de Jair Bolsonaro sobre os militares está sendo anunciada por Miriam Leitão, em O Globo.

Teria dito, segundo ela, que vai promover um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas.

Isso significa que terão de ser paralisados todos os investimentos que já vinham sendo tocados a passo de cágado. Todos, literalmente.

Pior: significa voltar aos tempos do Governo Fernando Henrique, em que os soldados eram mandados embora dos quartéis para economizar no “rancho”.

Mas também um sinal de que a situação do Governo é desesperadora.

Diz a nota de Miriam:

Os comandantes saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão. Comentário de um dos generais presentes: “Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho.”

Não, não aconteceu, como não aconteceu a esculhambação que está ocorrendo com os militares que integram a cúpula do governo.

Não podem, entretanto, reclamar: foram eles quem conduziram seu algoz ao PalÁcio do Planalto.

Que agora façam “arminha” com os dedos, porque não vão ter nem para comprar munição.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

51 respostas

  1. gente,
    ou Bolsonaro tem um figurão muito poderoso (que não é o Trump) que segure tudo isso,
    ou ele é um completo demente que está provocando um pais inteiro – até as FFAA

    será que ele acha que – como en-viado de deus – ele tá seguro?

      1. supondo que exista um grupo dando apoio ao traste
        que poder é esse?
        seria o mesmo grupo que colocou o judiciário no bolso?

      1. concordo com vc.
        mas assim? a seco? ele está afrontando as pessoas que estão na retaguarda dele – olha o perigo

        1. Não sei o que se passa naquele cérebro doente e megalomaníaco…mas imagino que, em seus delírios, ele acredite que sua retaguarda esteja no ódio, nos filhos, nos milicianos, nas igrejas evangélicas ou nas tropas de imbecis que o elegeram durante 27 anos no RJ. Ele não tem noção alguma de realidade, sua eleição é resultado da estupidez da nossa classe média endinheirada, milicos e mídia tucana. Tanto fizeram contra a esquerda que produziram um cacareco monstruoso.

          1. eu espero que seja isso

            mas não posso esquecer que esse traste deitou e rolou, falou as maiores barbaridades enquanto era deputado e NADA aconteceu com ele

            que raio de imunidade é essa?

    1. Talvez ele esteja forcando um auto golpe. Bolsonaro tem as baixas patentes com ele. Se mandar os Generais pro paredão ele assumira o poder absoluto e fara um genocídio sem precedentes

      1. Olha aí gente,…será ? Não sei não, será que esse GOLPE, já está para implodir ? Onde estão o Malafaias, os Magno Maltas, os Valdomiro Santiagos, os Felicianos ? GLÓRIA À DEUS !

      2. Se for isso o capitão é mais doido do que estamos pensando. Mais nem todo doido é burro e o capitao é burro. Isso porque a cúpula militar deve saber que para tudo tem um jeito, isto é, quando se quer realmente uma solução.

        1. Bem, ao menos nas aparências, as baixas patentes e principalmente os praças parecem estar com o Boçal.

          Um golpe destes vindo da CIA, será um xeque-mate: o Cabo Anselmo do séc. XXI chegou ao comando da tropa.

          1. Bem. Considerando as peripécias que ele fazia nas forças armadas quando era tenente e mais jovem, não dá para duvidar que depois de velho com a mente mais doentia e um mandato presidencial nas mãos, ele não esteja delirando a esse ponto.

  2. Por Cris Penha

    Sinceramente, eu acho pouco o que a ala militar do governo está passando com Olavo de Carvalho e seus seguidores. Após comerem o pão que o diabo amassou no governo FHC, onde não tinham verbas nem pra pagar o almoço das tropas, receberam um tratamento especial dos governos de esquerda do PT, ao contrário do que imaginavam. O orçamento militar praticamente triplicou, foram comprados os caças Gripen da Suécia por escolha dos militares, foi retomado o programa para construção de submarinos sendo um deles nuclear, foram enviados para missões de paz mundo afora como no Haiti o que elevou o prestígio internacional das Forças Armadas. O PT poderia ter brigado para levar torturadores e assassinos do regime militar a julgamento, como ocorreu no Chile e Argentina, mas o máximo que fez foi criar a Comissão da Verdade. Optou pela conciliação ao invés da guerra. E o que a esquerda ganhou com isso? Nada, além da deposição de Dilma e prisão arbitrária de Lula para que Bolsonaro fosse eleito. Agora os militares sofrem ataques todos os dias de Olavo e seus seguidores nas redes sociais. Nunca foram tão humilhados quanto agora, sendo xingados por um astrólogo direto dos EUA com as bençãos de Bolsonaro e familícia. Mourão, Santos Cruz, Heleno e até Villas Boas viraram alvos dos tresloucados que ajudaram a colocar no poder. Se tivessem o mínimo de vergonha na cara, ou saiam imediatamente do governo ou tiravam Bolsonaro do poder à força. Não farão nem um nem outro e sairão desmoralizados dessa história, que seria muito diferente se não tivessem ajudado a ferrar com a democracia brasileira nos últimos anos.

    1. O general Villas Boas, o golpista, bem como todo estado maior de nossas forças armadas, conspirador e golpista, recebem o tratamento justo, a que fazem jus, dado exatamente pela coisa que ajudaram a colocar na presidência.

    2. Estamos vendo o que deveria ser o golpe de misericórdia a ser desferido em nossas Forças Armadas. Quem ainda não entendeu que estamos assistindo à implantação paulatina de uma ditadura, a ditadura olavista/lavajatista, que será a mais escabrosa ditadura que o Brasil já viveu? Uma ditadura na qual inexiste o interesse nacional? Só quem é cego não vê que o Bolsonaro não está nem aí para o Congresso, não está nem aí para “reformas de previdência”, porque ele sabe que em breve, com a ditadura totalmente implantada, ele fará o que bem quiser com apenas um mero decreto virtual colocado no Twitter. E ai de quem ousar desobedecer. O Brasil será destruído, todas as suas instituições serão desmontadas, e as Forças Armadas não escaparão a este destino. E não mais haverá nenhuma instituição que possa defender o país. Não se sabe se o plano ditatorial traçado nos mínimos detalhes alcança os militares e os converte em mera polícia para deter explosões de insatisfação popular, ou se haverá mesmo a imobilidade militar e a formação de um novo exército tipo SS, a começar pelas milícias e pela licença para portar armas. O plano para domar os militares estava há muito preparado. Primeiro, subir alguns soldos. Depois, desmoralizá-las publicamente. Por último, começar a desmontar as Forças Armadas peça por peça, a começar por cortar-lhes o dinheiro e o ar para que não mais respirem.

  3. Ao contrário, sr. general, no Governo Lula os srs. tiraram o pé da lama e ganharam investimentos importantes em modernização de equipamentos e melhora das condições nos quartéis. Agora vão comer o pão que o diabo amassou e ainda ouvir xingamentos de um desclassificado lá na Virgínia, por twitter. Bem feito!

    1. Cabo e soldado vão ficar sem botina logo, logo. Se quiserem fechar o STF vai ter que ser na base das milícias.

      1. Prima, o Bolsonarismo se apóia, em termos militares, basicamente nas tropas permanentes: baixa oficialidade e sargentada das FFAA. Mas o principal esteio armado de Bolsonaro está nas PMs e Polícias civis (estaduais e federais – PF e PRF). Soldados e cabos nas FFAA não são, na imensa maioria, permanentes, e vão obedecer aos sargentos, tenentes e capitães, ainda mais porque vêem no Coiso o seu maior líder (führer, em alemão). Só o estado do Rio de Janeiro tem um efetivo policial (PM + PJ) de mais de 60 mil policiais, com provavelmente mais de 80% bolsonaristas, entre fervorosos e não fervorosos. Juntando todas as polícias estaduais, o efetivo é muito maior do que o das FFAA, e a maioria tem alguma “experiência” de combate, especialmente no Rio.
        Até o final do ano veremos uma tentativa de golpe, à la Fujimori, com fechamento do Congresso, do STF e Tribunais Superiores (e vários TJs e TRFs). Resta saber se o Generalato está se preparando para isso, e em que sentido, isto é, vão ser pegos de surpresa, sem preparo, ou vão estar preparados, reagindo ou aderindo?

  4. Vai ver o objetivo é justamente destruir o exército brasileiro, para que as forças armadas do tio sam possam tomar posse do território sem risco de reação.

  5. Ué, capitao, retaliando assim na cara dura os militares porque eles não querem uma intervenção militar na Venezuela e nem aceitam bater continência para Olavo de Carvalho? Ou estás fazendo chantagem para fazê-los ceder? Você capitão e Olavo de Carvalho trabalham para os EUA. Agora que estão percebendo que não contarão com o apoio das forças armadas vocês resolveram enfraquece-las, né. Afinal, da mesma forma que os EUA querem o petróleo da Venezuela também querem o nosso Pré-Sal. Além disso querem usar a base de Alcântara para atacar a Venezuela e o próprio Brasil no momento oportuno.
    Esperemos que os senhores generais tenham entendido a jogada.

    1. Assinamos em baixo, pois Donald Trump se regozija, com a derrota do povo brasileiro, e do povo venezuelano como de toda América Latina, aplicando sua política de pirataria, pois acredita que só assim conseguirá sua reeleição nos EEUU. LULA INOCENTE JÁ ! LULA LIVRE ! NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM !

  6. Enquanto combatem um marxismo imaginário, destroem o país, só irão acordar quando os cortes chegaram aos Soldos e Pensoes, não demora não viu ?

  7. Quando vejo esses generais “corajosos” que só sabiam criticar o PT, não consigo parar de gargalhar – SIFÚ!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. A vitória de Trump nos Estados Unidos trouxe a extrema direita para o centro da disputa política. Neste novo cenário não há mais espaço nem para direita tradicional como do Macron, na França, ou para um Alckmin, no Brasil. O tempo é para radicalizar a direita sem rodeios, escrúpulos ou aparência, isso explica o comportamento de Trump em intervir abertamente na Venezuela e do guru da extrema direita Olavo Carvalho em desacatar generais como um sargento trata recrutas. Com Trump, os Estados Unidos assumem de frente seu papel de potência imperialista a ameaçar e até intervir se for o caso em nações que não se submeterem aos ditames do império. Mas nesse caminho Trump esbarra em duas pedras Rússia e China que atrapalham o êxito total dessa empreitada da extrema direita que hoje governa os EUA. Quem conhece a lógica dos impérios só a nação imperialista deve ter forças armadas para manter a sua supremacia sobre as demais nações e essas apenas forças de segurança para o controle interno. Isso explica o desprezo e agressividade do guru de extrema direita Olavo sobre os generais de que eles não representam nada no novo contexto do Brasil colônia dos EUA.

  9. Na “fachada” pode até ser um corte de 43%.

    Mas será que não rola uma “contabilidade criativa”, uma “pedaladinha”? Afinal, isso só é pecado apenas se o PT estiver no poder.

    1. Falta grana até para pedalar. Do jeito que a coisa vai, não demora e a turma vai voltar aos tempos do FHC, almoçar em casa porque no quartel vai faltar feijão.

      1. Os porcos se compadecem e se solidarizam com os milicos, e avisaram que vão doar 10% de sua lavagem diária para eles comerem na hora do rancho.
        Bonito gesto.

  10. A alternativa é a seguinte para o Exércio, almoçar à noite para economizar a janta, tal qual o conselho do “especialista” da Globomentenews”, diante do alto preço do gás de cozinha: as classe mais baixas para ter que mudar seus hábitos terão que cozinhar menos vezes.

  11. PRIMEIRAMENTE, LULA INOCENTE JÁ ! LULA LIVRE ! Mas, não foram as essas viúvas da Ditadura Militar, que premiaram, o Tenente baderneiro, terrorista, com a patente de Capitão e o colocaram na reserva (aposentadoria), à vagabundar, recebendo ha 30 anos poupudo salário ? Hoje, os Generais recebem o que pediram, e o “matador de aluguel” faz com o Exército Brasileiro, para gáudio de Donald Trump, a “humilhação”, o que Juan Guaidó não conseguiu com o Exército Bolivariano da Venezuela. Para sorte de todos os brasileiros, ainda existe uma única luz, é a liberdade do inocente, “Melhor Presidente da História do Brasil”, que o Generais ainda se lembrarão com respeito. Generais, fiquem com o povo brasileiro, fique com LULA, ele pode parar a destruição total da Nação Brasileira, a destruição de seu patrimônio, a destruição de sua gente. NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM !

  12. Senhores generais, urge informar urgentemente as tropas sobre esse corte de orçamento. É preciso que eles saibam que o capitão pretende o sucateamento das forças armadas. Isso porque se o capitão estiver delirando com um autogolpe contra a cúpula usando o pessoal das baixas patentes, ele vai dar com os burros n’agua. Reclamem oficialmente que o capitão vai fragilizar a defesa do país. Hoje os EUA querem invadir a Venezuela por causa do petróleo, amanhã pode ser o Brasil por causa do Pré-sal, da Amazônia e da base de Alcântara. Façam um trabalho com as tropas por debaixo dos panos. Arrume terceiros para fazê-lo e se finjam de égua. Neutralizem esse bicho e coloquem uma camisa de força invisível nele.

  13. Com um corte de 43% não vai ser possível nem comprar festim para invadir a Venezuela. Kkkk….!

  14. Digo e repito: o plano de Paulo Fedes & Cia é dar corpo, artificialmente, à já propalada estorinha de que o Brasil quebrou (o que é naturalmente impossível em um país que emite a própria moeda). Aposto que em todas as reuniões em que ministros e presidente vão comunicar esses cortes paralisantes, a conversa é a mesma: “Não há alternativa pois, como vocês sabem, recebemos do PT (!) um país falido”. Quando os serviços públicos entrarem em colapso, pelo estrangulamento financeiro, o povo, incitado pela mídia, irá clamar pela entrega de tudo aos amigos e irmãs do Fedes. O que fizeram com as estatais – sucatear para desmoralizar e depois entregar – agora está sendo feito com o Estado. E todos perdendo tempo e gastando esperança com esse teatro armado de Bozo X Bananas de Pijamas.

  15. Maravlhoso.
    O recruta Bostamole vai acabar com a Armada Brancaleone.
    Vai ser uma comédia muito boa. Será que vai passar na NetFlix?

  16. ISTO NÃO É NADA…
    QUEBRADEIRA MESMO ESTÁ CAUSANDO CARLUXO E O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COM SEUS ATAQUES AO FINACIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E UNIVERSIDADES!
    REAÇÃO CONTRA OS BOSÓS NAS REDES SOCIAIS É IMPRESSIONANTE!
    PRÓXIMAS PESQUISAS VÃO LEVAR A EXTREMA DIREITA PARA O PÂNICO TOTAL!
    CAMINHONEIROS ENGADOS, ESTUDANTES DESILUDIDOS, DESEMPREGADOS EM CRISE….
    BOSÓ VAI LEVANDO O PAÍS AO CAOS EM VELOCIDADE RELÂMPAGO!
    EM SEIS MESES TEREMOS DESISTÊNCIA DE BOSÓ… ELE NÃO AGUENTA!
    AFUNDA BRAZZZIL!

  17. A cretinisse está no: “nem no governo pt houve corte deste tamanho”. Viraram especialistas da mentira. No governo pt ganharam muita verba, nunca corte.

  18. Os generais que estão em evidência sao do Exército e estão de pijamas. Qual será a posição da cúpula do Exército na ativa e da cúpula da Marinha e da Aeronáutica? Eles têm vida própria?

  19. Militares brasileiros. Voltando 100 anos, lembramos que foram instrumentos do latifúndio canavieiro para oprimir camponeses em Canudos. Serviçais das railways companies postos a perseguir campesinos no Contestado, alinharam-se aos barões do café para combater a revolução de 1930, foram atores do suicídio de Getúlio, algozes de Juscelino, Jango e outros tantos, afundaram o Brasil no arbítrio e no caos a serviço de interesses escusos do grande empresariado por 21 anos. Quando se retiraram para não serem retirados do poder deixaram um rastro de destruição que ia desde a economia até a extirpação no nascedouro de toda uma geração de lideranças políticas que, sequer, teve oportunidade de aflorar, sufocada pela censura, pelo estado policialesco, brutal e ignorante. Deixados incólumes da pena dos crimes cometidos, agora arvoram-se em guardiões da Pátria, seja lá o que pensam que isso significa. Foram e são a escória intelectual da nação, um fardo a carregar. Pairam sobre nós como abutres, a alimentarem-se de restos e carne morta, não produzindo nada de útil.
    Agora, culpá-los jamais. A culpa é nossa, dos que pensam, raciocinam, sabem dos fatos e fogem da responsabilidade histórica de pô-los em seu devido lugar e acabar de vez por todas com essa balbúrdia. A começar com a narrativa de feitos heroicos e de grandes serviços à Nação que, se houveram, foram suplantados em muito pelo malefício que trazem consigo. Têm um passivo a descoberto que a cada vez que se lhes abre algum espaço só aumenta.

  20. Até parece que eles não bsabiam que esse era o projeto.

    Me recuso a acreditar que essa elite endinheirada seja tão burra. Se fosse, não seria endinheirada.

  21. Que bom! Seria a hora de aproveitar a fraqueza das forças armadas, na volta que um governo de esquerda aosubstituir esse desgoverno. Ao invés de recuperá-las, ir substituindo-as – expurgando esses velhos idealistas anti-patriotas e burros – todas, e criando novas, separadas das velhas, mais nacionalistas, menos direitistas, mais ciente de seu verdadeiro papel, mais “comunista”. Reformular, por completo, essas forças armadas que estão aí.

  22. Quanta besteira escrevem essas pessoas que torcem pra que o Brasil de Bolsonaro quebre.
    Se estudarem verão que todas as áreas do governo terão que dar sua contribuição.
    Estavam acostumados com cartão sem limite…Não estão preparados pra ajustar as contas?
    Os militares, tenho certeza, irão se adequar a nova situação, porque haverá planejamento! “Continuaremos cumprindo nossa missão!” Sabem porque? Porque há disciplina, responsabilidades e patriotismo!
    Já os diretores das faculdades falidas, sem competência pra gerir, usam os jovens estudantes como massa de manobra politica…promovendo manifestações, Tá difícil esse Brasil mesmo!
    As empresas estão trabalhando com 70%, fizeram seus cortes há mais de 2 anos, está assim!
    As Famílias estão trabalhando com 70% algumas até bem menos, faz tempo que ta assim!
    Se as empresas e as Famílias estão sobrevivendo, porque as instituições também não podem dar sua contribuição? Reflitam de verdade!
    Mais fácil é cruzar os braços e fazer greve e rebelião, né! Só que é feio!
    O governo recebeu a Cruz, vai ter que ajustar, porque tem responsabilidades!
    Talvez se fosse outro governo iria deixar a divida aumentar mais e que se dane, que vem depois. E tem muito brasileiro que ia gostar, pois ta faltando mesmo é caráter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *