Juristas pedem processo contra Deltan e Thamea, que conspiraram contra Gilmar

A Associação de Juristas pela Democracia apresentou hoje ao Conselho Nacional do Ministério Público representação na qual pede o afastamento cautelar e a instauração de processo administrativo disciplinar contra Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba, e Thaméa Danelon, chefe da operação em São Paulo, por terem se disposto a elaborar minuta de pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

As mensagens obtidas pelo The Intercept, reveladas pelo jornalista Reinaldo Azevedo. mostram que Thaméa procurou Dallagnol informando ter sido procurada pelo advogado Modesto Carvalhosa para que “minutasse” o pedido de impeachment do ministro e que Deltan vibrou com a possibililidade de fazerem a peça, pedindo porém que “ninguém soubesse”.

“Alguém que estivesse com os meridianos da ética, do bom-senso e da velha vergonha na cara passaria, convenhamos, um bom pito na colega de São Paulo”, diz a representação, lembrando que um “procurador da República está cometendo um ato ilícito, quando passa – na prática e por debaixo dos panos – a atuar a serviço de um advogado” privado.

Os juristas lembram que, como os diálogos não foram negados, mesmo tendo sido objeto de um vazamento, podem servir de indício para o início de uma investigação sobre os desvios funcionais de ambos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Imaginando que a equipe do The Intercept imagina que vai haver desmentidos toda vez que a #vazajato divulga novas informações.
    A equipe prepara a matéria e também deixam pronta a resposta para publicar caso o Moro ou algum procurador tenham coragem de desmentir.
    Até aqui,  a frustração deve ser grande, pois nenhum dos concurseiros teve coragem de negar.

    1. estava pensando isso mesmo. só que continuam a usar os mesmos truques, acreditando na ingenuidade da plateia. até os hackers foram ressuscitados. patetas e sem caráter

      1. Até que o gado acorde será assim. A questão é: que tipo de estrondo fará o gado acordar? Tiram-lhe o emprego, e não me refiro ao gado pobrinho, evangélico, falo do gado “de bem”, e ele segue aplaudindo o descalabro, tiram-lhe os direitos e o empurram para a previdência dos bancos, o gado “de bem”, claro, que o outro, o pobrinho tem que dar um jeito de diminuir a ração das crianças para poder garantir a camionete luxuosa, a mansão e as fazendas dos “bispos”, mas eles seguem batendo os cascos e os chifres e mugindo em ovação, o obrigam, agora a trabalhar de domingo a domingo, até a exaustão, até que adoeça, mas ele deseja que os filhos dos patrões estudem no exterior e vão à Disney e segue aplaudindo e vociferando contra a esquerda, contra qualquer um que queira livrá-lo do rumo do matadouro. Mostrar a verdade do que fizeram os iluminados do Paraná é motivo só de piada e enseja ameaças de todo tipo. Que estrondo terá o poder de estourar esse rebanho?

        1. pois é… um fenômeno a ser estudado, pq foi esse povo mesmo que elegeu um outro projeto de país, por 4 vezes seguidas e elegeria a 5ª, não fossem os métodos um tanto extravagantes, ilegais, imorais utilizados nas últimas eleições. As últimas pesquisas mostram que os “loucos por bozo” não passam de 12%. Acho que, nesse caso específico, o buraco é mais pra cima. Infelizmente, não acho que haja estrondo capaz de estourar os não loucos por bozo. É mais possível que pequenos estrondos, em redutos da tal classe média, produzam mais efeito.

  2. Não dará em nada, mas é muito bom saber que membros do judiciário ainda se importam com valores tão fora de moda como ética e vergonha na cara.

  3. O problema é o próprio CNMP (idem CNJ). A coisa NÃO FUNCIONA, é um faz de conta corporativista.
    A unica função do CNMP é dar um selo de legalidade aos crimes dos sócios do clubinho.
    Enquanto não houver um Legislativo que acabe com essas farsas e crie mecanismos reais (EXTERNOS!!!!) de fiscalização sobre MP e judiciário, a sorte do país estará à mercê de Moros e Dallagnois….

  4. E UM ABSURDO NO BRASIL BANDIDO PROCESSA MOCINHO UM CONTRACENSO QUE ENOJA BRASILEIROS DO BEM QUE PREZA A VERDADEIRA JUSTIÇA!

  5. QUEM PODERIA EXPLICAR?
    Material utilizado pela Vaza Jato é ilegal, OK!; e depois da apreensão pela PF (conforme alegado, do mesmo material com os Hackers), ele já não é de domínio público??
    E se é de domínio público, guardado com a PF e já copiado para dois ministros do Supremo, quando é que começam as investigações contra os que cometeram crimes em série conforme demonstrado pelo Intercept Brasil ???

  6. Comecem logo a processar e condenar os prevaricadores.
    A maioria dos juízes e procuradores vão ficar muuuuuito preocupados.
    Ai, institui no Poder Judiciário o PDV – Plano de Delação Voluntária.
    Quem aceitar, deverá relatar todas as ilegalidades que cometeu ou viu serem cometidas.
    Em troca, não será processado, nem demitido. Na pior das hipóteses, será aposentado precocemente, com parte dos rendimentos.
    Vamos ver no que vai dar.

  7. Como os telefones desta cambada são funcionais, o empregador (o estado brasileiro) tem legalmente direito a total acesso ao conteúdo. Invocar que foi invasão de privacidade neste caso é pura balela. Seria invasão de privacidade se não fossem aparelhos funcionais.

    Ou seja, basta requisitar a entrega dos aparelhos e submetê-los à perícia. Também é balela que os procuradores, os policiais federais e os juízes tenham a faculdade de decidir se querem ou não entregar os aparelhos para perícia.
    E a perícia deverá encontrar as mesmas informações que estão sendo divulgadas pela vaza jato.
    Eventualmente poderão surgir evidências (e provas) de que houve obstrução da justiça pela destruição de dados (ou seja, mais outro crime, além dos tantos que já se sabe que cometeram).

    Como a comunicação ocorreu entre diversas partes participantes, mesmo que os dados tenham sido destruídos pela maioria das partes, pelo menos uma delas deverá tê-los preservado, tornando relativamente fácil a reconstrução dos arquivos. Ademais, existem técnicas de recuperação de dados, inclusive sobre-escritos, muito avançados. É só querer investigar. E aí é que está o xis da questão.

  8. O que não falta é motivo pra punição de DD e sua turma. Entretanto, só o que vemos é blindagem, acobertamento, empurrar lixo para debaixo do tapete. Todo o arsenal punitivo é usado contra pobres, pretos, progressistas…. Não sobra nada para os mimados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *