Juiz do Trabalho diz que “reforma trabalhista” é jogada política de Temer

livreneg

No JB, o juiz do Trabalho e professor da Universidade de São Paulo Jorge Luiz Souto Maior, a proposta diz que a “minirreforma” trabalhista de Michel Temer é “uma jogada política de autopreservação”, diante do seu quadro de  desmoralização pública.

“É uma tentativa desesperada, mas que tem esse efeito de gerar pânico entre os trabalhadores nesse final de ano. Uma tentativa de demonstrar para os setores aliados que o governo ainda tem alguma razão de existir, porque ele não desistiu de levar adiante o projeto para o qual ele de fato veio que é destruir a Constituição no que se refere aos direitos trabalhistas, para fortalecer o setor econômico que chegou ao poder. E como ele não conseguiu uma articulação mínima para fazer uma reforma nesse sentido, nesse momento que está completamente abalado politicamente, tenta se recuperar por meio dessa notícia”

O professor acha que a reforma é “é quase um nada jurídico, até mesmo no sentido do atendimento às reivindicações empresariais” e acha que deixar por conta de negociações as regras do trabalho, num momento de crise de desemprego, “só vai servir pra redução de direitos“.

“Para que haja efetiva ampliação das possibilidades de negociação há dois fatores essenciais: que não estejamos dentro de um contexto de desemprego estrutural, e que os trabalhadores não possam ser dispensados sem justo motivo. Sem essa dupla situação, a negociação vai favorecer o lado mais forte, que é o capital. Embora não se revele, essa reforma usa a negociação como instrumento para reduzir direitos da classe trabalhadora. Não há proteção jurídica para o trabalhador. Se sabe há muito tempo que qualquer tipo de reforma trabalhista no sentido de flexibilização representa a retirada de direitos, só prejudicou a economia. É um grande ‘nada’ jurídico, mas que no fundo é uma facada nos avanços trabalhistas”, completou. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

4 respostas

    1. “Não Tenho Provas Mas Tenho Convicção!” Por procurador abilolado de merda que responde por nome de xarope acerbo – &$ coordenador da ‘PORCA-tarefa’ do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA da nazigolpista Operação midiático-jurídica ‘Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato’!
      https://www.youtube.com/watch?v=3dXQKC1InHM

  1. A Globo fez uma longa reportagem no Jornal Nacional comparando as “regras” trabalhistas nos Estados Unidos com as do Brasil, depois do traiçoeiro pacote do “suposto” governo Temer.

    Torna-se necessário esclarecer ao povo incauto que a crítica das tais “regras” trabalhistas dos EUA foi o principal fator que fez a vitória eleitoral de Trump, o qual esclareceu para os trabalhadores americanos, brancos e também negros, qual foi a real causa de seu progressivo e humilhante empobrecimento. Quem duvidar, pode ouvir no You Tube qualquer – qualquer – discurso de Trump.

    E isso indica que tais “regras” ou “ausência de regras” estão a ponto de mudar drasticamente naquele país, embora sejam vendidas aqui pela Rede Globo aos incautos como o “caminho para o paraíso”, paraíso que deixou de existir para os trabalhadores nos EUA já há muito tempo , desde o evento da radicalização do neoliberalismo com Reagan e depois Clinton. Precisa dizer mais alguma coisa?

    Entretanto, para quem quiser escrever sobre o assunto, vale a pena assistir à reportagem.

  2. Isso é muito claro. Temer quer desesperadamente mostrar ao consórcio mídia/mercado que pode ser tão “confiável” quanto qualquer tucano.
    Ele sabe muito bem que em 2017 vão querer tirá-lo para colocar alguém do PSDB. Daí a correria pra mostrar serviço ainda este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *