Jornalismo que não faz pergunta é porta-voz da demagogia

am

Está repercutindo, como seria de esperar, a declaração estapafúrdia do ministro da Justiça,  Alexandre de Moraes, sobre gravar os encontros entre advogado e cliente quando este se encontra preso.

Seria, diz ele, só para “preso de facção” e “advogado de facção”. Resta saber como Sua Sapiência ia definir quem é preso e advogado de facção. Mesmo os notórios chefes podem, por intermédio de outros, se quiserem, fazer passar recados para fora do cárcere.

E quem vai decidir isso, o carcereiro?

Porque, com ordem judicial a partir de  indícios de que o contato com o advogado está servindo para o cometimento de crimes,as comunicações entre advogado e cliente já podem ser interceptadas. Mas não, simplesmente, por alguém achar que o advogado é “da facção”, como Moares sabe bem, já que isso o acusam, por ser sócio de um escritório que defendia empresas ligadas ao Primeiro Comando da Capital, o PCC.

O que me impressionou, entretanto, foi Moares ter dito que “nos outros países, quando ele [advogado] fala [com o preso], está sendo gravado.”

Que países, ministro?

Incompreensível que falando para dois jornalistas, ao menos um deles tenha pedido para o ministro dizer quais.

A ideia de Moraes já foi posta em prática em alguns presídios, sem lei nem  cuidados e está  resultando em algo muito pior: a nulidade processual.

Diversos especialistas ouvidos pelo site Conjur tratam como “piada” a ideia do Ministro, assim como outro absurdo, o de gravar as visitas íntimas, o que só pode partir da cabeça de quem acha que imagens constrangedoras possam ser instrumento de alguma coisa digna.

Mas não é de estranhar: num governo que é uma piada macabra soa natural que o ministro da Justiça seja, ele próprio, uma piada ilegal.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Não sabia que o Instituto Universal Brasileiro tinha curso de Direito por correspondência. Não sei quem são os advogados de “facção”, mas sei que disso o ministro entende. Será que ele esqueceu para quem advogou? É muita cara de pau. Aqui no sul recomendamos passar Jimo Cupim na cara.

    1. É a turma do mi$hell, só dá isso.Vamos gravar advogados ” das facções”, já poupamos em Cruzeiros, já botamos a Argentina no BRICS, já botamos Carlos Magno na Távola Redonda, e por vai. Pra piorar, Mama não fala, só enfeita. Mulher-Enfeite pra marido espantalho: ca$a bem .

  2. Esse ministro de boca fechada , ..é um poeta.
    Ou como dizia o filósofo romano BOÉCIO : “Se tivesses ficado calado..continuarias filósofo”
    Ele deve ter dito isso para alguém ,que como o ministro golpista , é um… BEÓCIO.

  3. Engraçado que este elemento disse que “esqueceu” do pedido de ajuda da governadora, mas pelo que foi noticiado, ele tinha negado o socorro. Tirando da reta, né? Agora sobre este assunto de gravar as conversas, será que no tempo em que era “devogado” do PCC ele levava recados de um lado para o outro?

  4. O que esperar de uma justiça que condena por simples convicção(Lula), pede prisão sem prova alguma(Lula), anuncia prisões com objetivos eleitoreiros(prisão de Palocci), não respeitam o local onde prendem(Guido Mantega), mentem e não se desculpam(presidios) se filiam a partido tornando-se seu militante, pedem vista de processo apenas para atrasar julgamentos e tantas outras inimencionaveis? Hein? Não temos justiça, não temos comando e somos legislados por traíras e corruptos. E o fim do fim da picada. É o que temos, é ou não é?.

  5. Para um estado que tem, como SEUS senadores, josé serra, marta suplicy e aluizio nunrs, uma cavalgadura dessas é até bem representativo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *