Jornal diz que Lula critica estratégia de comunicação de Dilma. Que estratégia?

super

A repórter Vera Rosa diz hoje, no Estadão, que “o ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a estratégia de comunicação do governo Dilma sobre o ajuste fiscal”, durante jantar, ontem, com a bancada do PT no Senado.

Permito-me discordar de Lula: não há estratégia de comunicação a criticar, pelo simples fato que não há estratégia alguma.

E não apenas em relação ao ajuste fiscal, mas a coisa alguma.

O problema é mais sério e foi diagnosticado pelo próprio Lula, anteontem, no ato em defesa da Petrobras, na ABI.

“Parece que temos vergonha de ganhar a eleição”

Uma vergonha que, de alguma forma, se expressa no silêncio.

Claro que era preciso desarmar algumas situações que a crise econômica mundial – porque há uma crise, esqueceram? – ajudou a tornar graves aqui.

Alguns gastos crescendo além do que deviam, falta de resposta das empresas e da economia aos estímulos oficiais (notadamente a redução de impostos, pelas desonerações fiscais)  e até mesmo a seca, que trouxe ameaças e problemas para o abastecimento de água e energia.

Hora de chamar a família, falar dos problemas, das atitudes diante deles e dos objetivos que se tem.

E de não deixar que só os urubus façam o som da “verdade única”.

Agora mesmo, o cogumelo Globo dá duas mostras inequívocas disso:

“Vendas nos supermercados caem 20,48% em janeiro”, mancheteiam, mesmo sabendo que é uma tosca manipulação, porque comparado ao mês de festas de dezembro, e não a janeiro passado, em relação ao qual cresceram 10,81% em valores nominais e 3,42% em valores reais, descontada a inflação.
Desemprego sobe para 5,3% em janeiro, a maior taxa em 16 meses é, neste momento, a manchete de O Globo e, com variações, a dos demais “jornalões”. Nas letras miúdas você lerá que “a maior em 16 meses”  e a segunda menor em todos os 16 meses de janeiro medidos pelo IBGE desde 2002, com a atual metodologia.

O governo precisa entender – e se não entendeu isso, francamente, não sei o que é capaz de entender – que não temos uma imprensa, mas uma máquina de propaganda.

E que, diante dela, só se pode criticar a “estratégia de comunicação do Governo Dilma” como sendo a de apanhar calado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

    1. É isso, Tomás. Para compreender e perceber a dimensão do problema, só recorrendo à mídia estrangeira alternativa. Por aqui, as análises, sem exceção, são parciais, focadas exclusivamente nos problemas internos, alguns bem antigos.

      1. Infelizmente, o problema de Dilma não é apenas a comunicação. O Congresso está na mão do PMDB. E o pior de tudo, coisa que a maioria dos brasileiros não sabe, o PMDB comandado por Eduardo Cunha tende a arrebentar com o Orçamento da União para financiar todas as regalias de juízes, parlamentares, e demais abutres que verdadeiramente não se importam com o bem-estar do povo brasileiro.

      2. O que gera a fúria dos falcões de Washington é :

        i – O oceano de petróleo na costa brasileira;

        ii- O Banco dos Brics e o fundo de estabilização;

        Em síntese, o Império não deseja um gigante sendo sua sombra na AL, mesmo que ainda hoje o PIB brasileiro seja cerca de 1/6 do usamericano.

        E quando o Império se enfurece sempre fomenta crise, desestabilização, desmoralização dos governantes etc.

        Combate-se com imprensa livre, democrática e soberana, coisa que o PT nunca se esforçou por construir nestes anos de poder pré-Cunha.

        Agora será pela Graça !

        1. Nem nesta e nem em nenhuma composição anterior do Congresso a democratização da mídia sai por projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo. Mais da metade dos parlamentares é beneficiária do modelo em vigor.
          Ou sai por um projeto de iniciativa popular (como na lei da ficha limpa), ou NADA FEITO.

          1. Democratizar a mídia é tarefa muito fácil. Basta São Lula criar uma empresa de comunicação e convidar a militância para entrar de sócia. Em dias levantaremos bilhões.

          2. Amigo, não dá pra reinventar a roda , mas essa sua idéia foi brilhante.
            Já havia dito que poderíamos recriar o Jornal do Brasil para falar a realidade e os blogueiros poderiam dar uma baita força nisso.

        2. Iskra,

          Não é só o Brasil que está passando pela “engenharia social” que estamos vendo: A Rússia e a China enfrentam “problemas parecidos” de manipulação de fatos, tentativas de desestabilização social, política e econômica, etc…

          Nada é por acaso…

    2. Tomás, temos divulgar esta matéria, não podemos esperar o governo reagir, temos que tomar a iniciativa, o povo já está sendo alienado, temos que fazer algo, ou seremos vitimas de um novo ataque orquestrado pelos EUA.

    3. Tomás eu adorei o texto. É ótimo termos a opinião independente de um professor e jornalista fora do Brasil. Aqui o povo não dá o devido valor e poder aos BRICS, mas lá essa sigla faz tio sam tremer.

    4. Excelente artigo Tomás, deveria ser leitura obrigatória para os descerebrados das “jornadas de junho” finalmente compreenderem que foram usados pela CIA.

  1. Quem é Ivar Luiz Schmidt, líder do movimento Comando Nacional dos Transportes? Seria um caminhoneiro legítimo ou um empresário interessado apenas no seu próprio bolço?

    Segundo o LINKEDIN:

    Ivar Luiz Schmidt
    Sócio da Roda Brasil Transportes e representante comercial da MANOS Implementos Rodoviários
    Mossoró e Região, BrasilTransporte/Caminhões/Trens
    Atual
    Roda Brasil Transportes Ltda

    Formação acadêmica
    Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
    Bacharelado, Administração
    2010 – 2013

    Olhando na linha do tempo do FACEBOOK, percebe-se que não houve ou foram apagadas todas as postagens do ano de 2014 (ano da campanha a presidência), porque será?
    Nos outros anos encontram-se postagens contra o governo em vários tópicos.

    Se os caminhoneiros tem este cara como líder, serie este um movimento isento ou direcionado a desestabilizar o governo Dilma e o país?

  2. Prezado Fernando, eu já joguei a toalha a muito tempo, está dando murro em ponta de faca, tem um ditado que conheço que é o seguinte: Não tente ensinar um porco a assobiar, ele nunca vai assobiar e você corre o risco de aporrinhar o porco… Acho que é por aí…

  3. Enquanto Dilma só der ouvidos ao ‘vazante” e ao “que treme”, vai ser assim. O governo tem de apanhar calado de forma a que eles não se comprometam, isto é, fiquem de bem com a mídia.

  4. Temos que tirar o chapéu à Globo, mesmo sendo tão descaradamente manipuladora, mentirosa e entreguista, ainda consegue ser levada a sério.
    http://imgur.com/a/lsfP2
    E a Dilma achando que tapar os ouvidos e gritar “lalalalalala” vai fazer o problema sumir.

  5. Punam-se os corruptos, enfiem na cadeia aqueles que cometeram crimes, mas as empresas como a Petrobras, a Alumini, Engevix, Camargo Corrêa, Mendes Júnior, UTC e a Odebrecht, entre outras, não podem ser punidas, fechar suas portas e desaparecer, por conta da corrupção. Os empregos e a geração de renda para o Brasil não podem ser desprezados. Vamos agir com racionalidade. O povo não pode entrar na onda da rede Globo e da oposição, que quando tiveram no comando do Brasil cometeram os piores crimes contra os brasileiros, alias ainda cometem em alguns estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais governados pelo PSDB.

  6. Será mesmo que a Dilma está apanhando calada ? Acho que o PIG não está conseguindo estancar o sangramento, nunca vi a mídia tão acuada, desesperada e golpista, quem tiver paciência leva a melhor. Estamos diante de um jogo de xadrez.

    1. Espero que tu tenhas razão, mas o problema é que chega uma hora que depois de perder todas as peças não há como escapar do xeque-mate e, sinceramente, não vejo nenhum movimento do executivo em bloquear a ação nefasta da mídia, do judiciário e do legislativo. Em suma há, literalmente, uma quebra de braço dentro do aparelho do estado burgues para expulsar o que é estranho a sua natureza, ou seja, um governo dos trabalhadores. E a esquerda não petista assiste a tudo de braço cruzados, como se não fosse com ela. Porém, se ocorrer o pior irá sobre para toda a esquerda.

  7. Falar sobre o assunto comunicação com o governo é perda de tempo.
    A Dilma não ouve, lê e nem quer saber.
    A equipe muito menos.
    Apesar que pelo que presencieie esses dias na tv aberta e fechada, parece que a propaganda do governo diminuiu.
    Também a propaganda estatal …
    Mas como nem isso eles informam, ficamaos na mesma …

  8. As pessoas de bem deste país, precisam dar várias bananas para o PIG. Esta notinha de rodapé;

    “Vale teve prejuízo de R$ 4,7 bi no último trimestre de 2014
    Queda no preço do minério afetou resultado da empresa, que acumulou lucro de R$ 954 milhões no ano passado” – O Globo de hoje. Mereceria por parte dos blogues uma análise profunda do que o PIG está fazendo com a Petrobrás em termos financeiros. A Vale teve um prejuízo de 3,9 BILHÕES EM DOIS ANOS.

  9. Sabem qual é o grande contragolpe que deve ser dado nesses golpistas de direita? Estatitar umas duas grandes empresas de contrução e entregar o controle delas para as forças armadas. Pronto. Mata-se dois ou tres coelhos e vários tucanos, numa cajadada só. Primeiro desmonta o discurso da direita de que a só a iniciativa priva é competente e honesta, porque fica claro que foram empresas privadas que roubaram a estatal Petrobrás, ou seja, deixar claro que foi o setor privado que a direita tanta endossa que roubou uma empresa estatal. Segundo, quem poderá dizer que as forças armadas não são idôneas e não tem capacidade técnica para gerir uma estatal de contrução? Assim, além de acabar com o discurso moralista hipócrita da direita, ainda passaremos a contar com uma mega esttal de construção que sendo administrada pelo corpo técnico das forças armadas dificilmente será alvo de roubalheira de políticos e setor privado e de chantagem do MP,PF e poder judiciário em dobradinha com a grande mídia. Minha sugestão é essa, se a direita insistir nessa onda hipócrita de golpismo via moralismo, investigações e denúncias SELETIVAS.

  10. Após um 2014 repleto de lutas, a presidente Dilma anunciou o corte de verbas á editora Abril responsável pela revista VEJA e a Rede Globo com o Jornal Nacional, agora elas deixaram de receber mais de 6,1 milhões reais, economia para os cofres públicos.

  11. Parece que o governo tem uma estratégia de comunicação sim: contar exclusivamente com os blogs sujos!

  12. Você tem toda razão. A presidenta e o próprio PT bradam sobre a tal batalha da comunicação, só que não dizem onde,como e com que. Não diagnosticam a situação e não dizem o que fazer e como fazer.

    Estamos numa guerra e os nossos comandantes-em-chefe não elaboram nenhum plano de ação.

    Recomendo lerem o brilhante e magistral discurso de J. Stálin a Nação Soviética , em 03 de julho de 1941, quando conclamou o povo a enfrentar e resistir ao ataque da Alemanha Nazista. Assim é que se comporta uma competente liderança, um grande comandante, frente a um grave perigo que ameaça seu País:´

    Discurso Pronunciado na Qualidade de Presidente do Conselho de Comissários do Povo da URSS e Presidente do Comitê de Defesa Nacional
    J. V. Stálin
    3 de Julho de 1941
    Camaradas! Cidadãos! Irmãos e irmãs! Homens do nosso Exército e da nossa Marinha!

    As minhas palavras são dirigidas a vocês, queridos amigos!

    O pérfido ataque militar da Alemanha de Hitler contra nossa Pátria, iniciado em 22 de junho, prossegue. Apesar da heróica resistência do Exército Vermelho, e não obstante as melhores unidades aéreas do inimigo e as suas melhores divisões haverem sido aniquiladas, encontrando o seu túmulo no campo de batalha, o inimigo continua avançando e lançando novas forças para a frente.

    As tropas de Hitler já conseguiram ocupar a Lituânia, uma parte considerável da Letônia, a parte ocidental da Bielorússia e uma parte da Ucrânia ocidental. A aviação fascista estendeu o raio de operação de seus aviões e bombardeou Murmansk, Orsha, Mogilev, Smolensk, Kiev, Odessa e Sebastopol.

    Grave perigo ameaça nosso país.

    Como pôde acontecer que nosso glorioso Exército Vermelho tenha abandonado, entregando-as aos exércitos fascistas, varias de nossas cidades e distritos? Será realmente certo que as tropas fascistas alemães são invencíveis, conforme é proclamado pelos vaidosos propagandistas do nazismo?

    Claro que não! A história demonstra que não há exércitos invencíveis, nem os houve jamais. O exército de Napoleão era considerado invencível, mas foi sucessivamente derrotado pelos exércitos russo, inglês e alemão. O exército alemão do Kaiser Guilherme II, também era considerado invencível na época da primeira guerra imperialista, mas foi vencido varias vezes pelas forças russas e anglo-francesas, sendo finalmente aniquilado por estas últimas. O mesmo se pode dizer do atual exército germano-fascista de Hitler. Este exército não encontrou ainda uma resistência séria no continente europeu; somente em nosso território começa a encontrar essa resistência. E, em consequência da mesma, as melhores divisões do exército nazista foram derrotadas por nosso Exército Vermelho, o que significa que poderá e será aniquilado, como o foram os exércitos de Napoleão e de Guilherme II.

    No que se refere à parte de nosso território que, apesar de tudo, foi invadido pelas tropas fascistas alemãs, isso é devido, principalmente, ao fato de que a guerra da Alemanha fascista contra a URSS iniciou-se em condições favoráveis às forças alemãs e desfavoráveis às forças soviéticas. A verdade é que essas tropas alemãs estavam já inteiramente mobilizadas. As 170 divisões nazistas lançadas contra a URSS e que transpuseram as fronteiras soviéticas já estavam completamente prontas, esperando somente o sinal para entrar em ação, enquanto que as tropas soviéticas tiveram ainda que ser mobilizadas e dirigir-se para as fronteiras. É de grande importância, a esse respeito, o fato de que a Alemanha fascista violou repentina e perfidamente o Pacto de Não Agressão assinado em 1939 com a URSS, sem ter levado em conta as suas consequências, uma vez que seria considerada como país agressor pelo mundo inteiro. É natural que nosso país, amante da paz, não desejava tomar a iniciativa de romper o Pacto; não podia recorrer à perfídia.

    Mas , poder-se-ia perguntar: como pôde o governo soviético assinar um Pacto de Não Agressão com pessoas pérfidas tais como Hitler e Ribbentrop? Não teria sido um erro do governo soviético? É evidente que não foi. Os pactos de não-agressões, são pactos de paz entre os Estados. Tal foi o pacto que a Alemanha nos propôs em 1939. Poderia o governo soviético recusar tal proposta? Creio que nenhum Estado amante da paz poderia deixar de aceitar um tratado de paz com um Estado vizinho, mesmo quando à frente deste último se encontrassem monstros e canibais como Hitler e Ribbentrop. Mas, como era natural, isso apenas podia ser feito sob uma condição indispensável: esse tratado de paz não devia atentar nem direta, nem indiretamente, contra a integridade territorial, a independência e a honra do Estado amante da paz. Como todos sabem, o pacto entre a Alemanha e a URSS era um pacto precisamente nessas condições.

    Que foi que ganhamos com a conclusão desse Pacto de Não Agressão com a Alemanha? Asseguramos a paz em nosso país durante um ano e meio; e tivemos a oportunidade de preparar nossas tropas para fazer frente à Alemanha fascista, caso a mesma se atrevesse a atacar nosso país, apesar do pacto. Este foi, pois, uma vantagem para nós e uma desvantagem para a Alemanha. E o que a Alemanha fascista ganhou e o que perdeu por perfidamente romper o pacto e atacar a URSS? Ela ganhou algumas posições vantajosas para suas tropas, por um curto período, mas perdeu no terreno político, desmascarando-se aos olhos do mundo como um agressor sanguinário. Não pode haver dúvida nenhuma de que essa vantagem militar de curta duração constitui, para a Alemanha, apenas um episódio, enquanto que o ganho político enorme da URSS é um fator duradouro sobre o qual se assenta o desenvolvimento dos êxitos militares decisivos do Exército Vermelho, na sua luta contra a Alemanha fascista.

    Eis porque todo o nosso valoroso ExércitoVermelho, toda a nossa valente Marinha, todos o falcões da nossa Força Aérea, todos os povos de nosso país, todos os melhores homens e mulheres da Europa, América e Ásia e, finalmente, os melhores homens e mulheres da Alemanha, condenam as pérfidas ações dos fascistas alemães e simpatizam com o governo soviético, aprovam sua conduta e vêem que nossa causa é justa, que o inimigo será derrotado e que estamos compelidos a vencer.

    Como conseqüência desta guerra, que nos foi imposta, o nosso país entrou em luta de vida ou de morte com seu mais feroz e pérfido inimigo: o fascismo alemão. Nossas tropas estão lutando heroicamente contra um inimigo armado até os dentes com tanques e aviões. Superando inúmeras dificuldades, o Exército Vermelho e Marinha Vermelha lutam abnegadamente por cada centímetro de solo soviético. As principais forças do Exército Vermelho entraram em ação providas de milhares de tanques e aviões. Nossos soldados estão demonstrando um valor inaudito. Nossa resistência ao inimigo está crescendo em força e poderio. Todo o povo soviético se levanta ombro a ombro com o Exército Vermelho, em defesa de nossa terra natal.

    E o que é preciso para afastar o perigo que ameaça nosso país e que medidas devem ser tomadas para aniquilar o inimigo?

    Acima de tudo, é essencial que nosso povo, o povo soviético, compreenda toda a dimensão do perigo que ameaça nosso país e abandone toda a complacência e a mentalidade de trabalho construtivo pacífico que era tão natural antes da guerra, mas que agora é fatal, quando a guerra mudou radicalmente a situação . O inimigo é cruel e implacável. Ele pretende apoderar-se de nossas terras regadas com o suor de nossas testas. Deseja apoderar-se de nossos grãos, de nosso petróleo assegurados pelo trabalho de nossas mãos. Tenciona restaurar o poder dos grandes latifúndios, restaurar o tzarismo, destruir a cultura nacional e a existência dos Estados nacionais dos russos, ucranianos, bielorrussos, lituanos, letões, estonianos, tártaros, uzbeques, moldavios, georgianos, armênios e outros povos da União Soviética, para germanizá-los e convertê-los em escravos dos príncipes e barões alemães. É, portanto, uma questão de vida ou morte para o Estado soviético, de vida ou morte e para os povos da URSS. A questão é saber se os povos da União Soviética continuarão livres ou cairão na escravidão.

    O povo soviético deve compreender tudo isso e abandonar toda a complacência; deve mobilizar-se e reorganizar todo o seu trabalho em um novo tempo, em pé de guerra, onde não pode haver misericórdia para o inimigo.

    Alem disso, não deve haver lugar em nossas fileiras para os queixosos e covardes, para os semeadores de pânico e desertores; nosso povo não deve temer a luta, tomando parte ativa em nossa guerra patriótica contra os opressores fascistas. O grande Lênin, que fundou nosso Estado, costumava dizer que a virtude principal de nosso povo deve ser a sua coragem, o seu valor, a sua audácia na luta. Essa esplêndida virtude bolchevista deve converter-se na virtude de milhões e milhões de combatentes do Exército e da Marinha Vermelhos, de todos os povos da União Soviética.

    Todo o nosso trabalho deve ser rapidamente reorganizado em pé de guerra, ficando tudo subordinado aos interesses da frente de batalha e à tarefa de conseguir o aniquilamento do inimigo.

    Os povos da União Soviética estão vendo agora que não se atenuou a fúria selvagem do fascismo alemão e seu ódio ao nosso país, que assegurou a todos os trabalhadores a liberdade, o trabalho e a prosperidade. Os povos da União Soviética devem erguer-se contra o inimigo, na defesa de sua terra e de seus direitos.

    O Exército Vermelho, a Marinha Vermelha e todos os cidadãos da União Soviética devem defender, até a última gota de seu sangue, cada centímetro do solo soviético, devem lutar até o limite de suas energias por nossas cidades e aldeias; devem desenvolver sua iniciativa e inteligência, que são qualidades características do nosso povo.

    Devemos organizar, por toda a parte, a ajuda ao Exército Vermelho; intensificar os esforços para engrossar suas fileiras e assegurar o seu reabastecimento em tudo quanto lhe seja necessário; organizar o transporte rápido de tropas, víveres e munições, bem como dar a mais ampla ajuda aos feridos.

    Devemos reforçar a retaguarda do Exército Vermelho, subordinando todo nosso trabalho a esse objetivo; todas as nossas fábricas devem ser postas em funcionamento com grande intensidade para produzir mais fuzis, metralhadoras, canhões, cartuchos, obuses, aviões; devemos organizar a proteção das fábricas, centrais elétricas, comunicações telegráficas e telefônicas, assegurando uma eficaz proteção aérea a todas as localidades.

    Devemos desencadear uma luta implacável contra todos os desorganizadores da retaguarda: desertores, semeadores de pânico, difundidores de notícias falsas; aniquilar os espiões, sabotadores, pára-quedistas inimigos, prestando uma rápida ajuda para tudo isso aos nossos batalhões de caça.

    Devemos ter em mente que o inimigo é astuto, sem escrúpulos e experimentado em matéria de mistificação e difusão de boatos. Devemos ter presente tudo isso, não nos deixando arrastar pela provocação. Devemos levar aos tribunais militares, imediatamente, sem contemplações pessoais, a todos aqueles que, pelo seu espírito covarde e desmoralizador, criarem obstáculos às tarefas da defesa.

    Em caso de retirada das unidades do Exército Vermelho, todo o material rodante deve ser evacuado. Ao inimigo não deve ser deixando um único motor, uma única locomotiva, um só vagão, um único grão de trigo, nem um litro de combustível.

    As Fazendas Coletivas devem conduzir todo o seu gado e entregar os cereais aos organismos do Estado para que sejam transportados à retaguarda. Todos os bens de valor, incluindo os metais não ferrosos, cereais e petróleo, que não possam ser transportados, devem , sem falhas, ser destruídos.

    É necessário organizar, nas regiões ocupadas pelo inimigo, destacamentos de guerrilheiros, a pé e a cavalo; criar grupos de sabotagem, encarregados de lutar contra as tropas inimigas, desencadear a luta de guerrilhas por toda a parte, explodindo pontes, obstruindo as estradas, destruindo as linhas de telégrafo e telefone, incendiando os bosques, os depósitos e os transportes. É necessário criar, nas zonas ocupadas, condições insuportáveis para o inimigo e todos os seus cúmplices. Estes devem ser perseguidos e aniquilados, fazendo-se fracassar todas às suas iniciativas.

    Esta guerra contra a Alemanha fascista não pode ser considerada uma guerra comum, porque não é apenas uma guerra entre dois exércitos. É a grande guerra de todo o povo soviético contra as forças fascistas alemães. O objetivo desta guerra do povo em defesa de nosso país contra os opressores fascistas, não visa apenas a eliminação do perigo que ameaça nosso país, mas tem por fim também ajudar todos os povos da Europa que gemem sob o jugo do fascismo alemão. Nesta guerra de libertação, não estaremos sós. Nesta grande guerra, teremos como aliados leais, todos os povos da Europa e da América, inclusive o povo escravizado pelo despotismo hitlerista. Nossa guerra pela liberdade de nosso país se fundirá, com as lutas dos povos da Europa e da América pelas suas liberdades democráticas e pela sua independência. Esta será a frente unida dos povos partidários da liberdade contra a escravidão e a ameaça de serem escravizados pelos exércitos fascistas de Hitler. Neste contexto, o discurso histórico do primeiro-ministro britânico, Churchill, em que hipoteca o seu apoio à União Soviética e a declaração do governo dos Estados Unidos, em que este se mostra disposto a conceder ajuda a nosso país, não podem deixar de suscitar sentimentos de gratidão no coração dos povos da União Soviética e são perfeitamente compreensíveis e sintomáticos.

    Camaradas!

    Nossas forças são incomensuráveis. O presunçoso inimigo, dentro em breve, a seu custo, aprenderá essa verdade. Ombro a ombro com o Exército Vermelho, milhares de trabalhadores, agricultores coletivos e intelectuais, levantar-se-ão para lutar contra o inimigo agressor.

    A massa de nosso povo se levanta aos milhões. Os trabalhadores de Moscou e de Leningrado começaram já a organizar vastas milícias populares para ajudar ao Exército Vermelho. Tais milícias populares devem ser constituídas em cada cidade onde haja o perigo de invasão; todo o povo trabalhador deve erguer-se em defesa de nossa liberdade, de nossa honra, de nosso país, em nossa guerra patriótica contra o fascismo alemão.

    Com objetivo de assegurar a rápida mobilização de todas as forças dos povos da URSS e para repelir o inimigo que, traiçoeiramente, atacou nosso país, foi constituído o Comitê de Defesa do Estado, que concentra em suas mãos todos os poderes estaduais. Esse Comitê já entrou em funcionamento e conclama todo o nosso povo a agrupar-se em torno do Partido de Lênin e em torno do governo soviético, afim de apoiar com abnegação o Exército e a Marinha Vermelhos, para exterminar o inimigo e garantir a Vitória.

    Todas as nossas forças para o apoio do nosso heróico Exército Vermelho e da nossa gloriosa Marinha Vermelha!

    Todas as forças do povo para a destruição do inimigo!

    Avante para à vitória!…

    1. Esse discurso é maravilhoso, assim como vários outros de Stálin que o Ocidente sempre ousa achincalhar.

      Quando vi ontem um canalha, um merda, pisoteando um militante da CUT com uma camisa vermelha percebi que a mídia está ganhando o jogo contra a democracia e por ela tudo vale.

      Para confirmar veio a agressão sofrida pelo Guido Mantega e o texto do Merdal colocando a culpa na vítima e no PT ( a Geni ).

      O imobilismo do Governo e do PT é total, resta mais uma vez a nós mesmos partir pra briga, que assim seja então.

  13. As vezes, de raiva, penso que um impeachment dessa idiota e covarde chamada Dilma Rousseff até faria bem ao PT (apesar do mal tremendo que faria para a institucionalidade da democracia no Brasil).

    Faria bem ao PT por que nosso líder máximo, Lula, entenderia que não se pode passar o bastão da condução do projeto de desenvolvimento soberano a uma cretina covarde tecnocrata. Faria bem ao PT para ele aprender que uma vez no poder, deveria ter logo de cara radicalizado apontando os crimes encobertos no passado não tão remoto de engavetadores gerais.

    Dilma é a FHC saias. Uma coitada que está perdida e para se salvar poderá até trair o PT… anotem aí!

    1. Caro camarada, compreendo sua raiva e indignação e a compartilho, entretanto não creio que a Dilma seja esta figura abjeta que traçou, este é o perfil do Serra.

      Vamos fazer nossa parte, partir pra cima e cobrar o Governo e o PT, pois se não podem ser a vanguarda que garantam no mínimo a retaguarda a nós combatentes.

  14. Walfredo e Iskra, eu tinha pensado algo parecido, mas no meu raciocínio haveria um conjuminamento dos blogueiros progressitas sem ligação a partido para não haver acusação de sectarismo. Seria uma reunião de pensadores e jornalistas de esquerda para gerar conteúdo e notícias nessa empresa de comunicação, que atuaria em várias mídias, inclusive jornal de banca para travar a guerra das manchetes, que é o que o povão lê.

  15. Melhor é ter calma, que é sempre uma aliada da lógica. A raiva pode atropelar a lógica, que é a base para o raciocínio normal. No limite máximo da raiva, entra-se nos domínios do campo instintivo, onde qualquer coisa pode ser feita sem lógica.

    1. “Baixa imediata de empresas desata burocracia, crescimento e aumenta respeito ao cidadão”. [Blog do Planalto, 26/02/2015 às 16:04:03].

  16. Caros, às vezes o que eu vou escrever agora eu apenas penso comigo mesmo, mas dessa vez pensarei um pouco mais alto:
    Essa história de SECOM, de pagar alto pra apanhar, 70% de tudo pra Globo, etc, etc, não só pode ser algum tipo de chantagem não? Por pior que fosse a sanidade mental ou as boas intenções, ninguém faria isso, concordam?
    Ou estou sendo ingênuo?

  17. A estratégia de comunicação do governo deve ser encher os bolsos dos Marinhos.

    Ou a estratégia da rendição.

    Enquanto a imprensa trava uma guerra psicológica, com o clara intenção de abalar a moral dos brasileiros, o governo fica com cara de paisagem, acreditando que no fim do arco-íris tem um pote de ouro.

    É quase inacreditável essa apatia.

    Até os ministros do STF agora reclamam da vagareza da Dilma.

  18. Me lembro que uma vez o Lula na sua maneira de falar disse “que muitas vezes é preciso colocar um motorzinho na bunda dos ministros para que esses desempenhem as funções do cargo que ocupam”. Dilma, ACORDE antes que seja TARDE DEMAIS.Não adianta querer ser gentil com esse bando de salafrários do PIG.

  19. Custo a crer que a presidenta disponha de uma quadro do nível de um Franklin Martins para ser seu porta-voz e organizar a SECOM e simplesmente o esnobe.

  20. :

    Acróstico para a primeira mulher presidenta do Brasil (e, agora, reeleita)

    Primeira mulher na presidência do Brasil
    Revolucionária e valente guerreira
    Especial companheira desse nosso povo civil
    Sensível amiga da terra brasileira
    Inteligente e dedicada de verdade
    Decidida a mudar a situação nacional
    Em uma outra melhor realidade
    Na erradicação da pobreza por total
    Tanta dedicação ao nobre bem humano
    Alimentada em todo o seu generoso plano

    Dilma Vana Rousseff, mulher de verdade
    Inteligência e sensibilidade social
    Livre como a própria liberdade
    Mantendo-se sempre no bem ideal:
    Amar a toda a humanidade

    Revolucionária do bem fraterno
    O amor de amar sem medidas
    Uma guerrilheira de coração terno
    Sem medo de nada, destemida
    Sempre lutando por todos pelo melhor
    Estrela de primeira grandeza
    Feliz ser de um sonho maior
    Fazendo acontecer sua feliz e plena certeza.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo)
    Teresina(PI), 13 de dezembro de 2013 – 13h13min

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos

    Louvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    Um homem simples como as coisas boas da vida
    Íntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Zelando sempre pelo bem da humanidade querida

    Inimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    Nascido do povo que muito o ama e admira
    Árvore de bons frutos, os de melhor sabor
    Consciência plena de tudo que no mundo gira
    Imagem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    Luz de nossa gente, lutador incansável
    Um verdadeiro herói do povo brasileiro
    Lúcido e consciente do mais admirável
    Amor pelo ser humano e verdadeiro

    Digno e sincero, fraterno e muito humano
    Amigo do povo, honesto e sempre lhano

    Seja o meu/nosso canto para te louvar
    Isso que a voz do povo já disse várias vezes
    Lula, o Brasil vive mais feliz só por te amar
    Vitória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo)
    Teresina(PI), 09 de dezembro de 2013 – 13h13min

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

    “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

    Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo) :
    **** Poema “Desalienando a ma$$ificaçã0 Coisificante” /
    É melhor /
    ser um, mesmo que zero, à esquerda /
    do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita

    **** Poema “Bistância” /
    Tele Visão /
    Tele Vazão /
    Tele Vazio

    **** Poema “Cem Rimas” /(para o PT e o PSTU) /
    A vida passa de graça /
    E fica ainda mais rica /
    Nos olhos de esperança /
    Que às mãos multiplicam

    **** Poema “Clic” /
    A luz /
    Assombra /
    As sombras

    **** “Poema Z” /
    Penso /
    Logo(S) /
    Rexisto

    ****

  21. Na minha cidade abrem um Supermercado por Mes.
    Todos cheios.
    Tão cheios, que nos Domingos se dão ao luxo de não colocarem
    caixas..e as filas enormes, e são tão safados que mandam embora
    funcionários, para manter reciclagem..
    São Bandidos..não tem compromisso com a cidade.
    portanto, comprem apenas nos Mercados de sua Cidade.
    Não dê água para Grandes redes…
    Comprem nos seus Bairros, ajudem o Micro é o Médio..

  22. Dá desânimo. Parece que o PT e o Governo querem entregar o Brasil aos chacais. O site do PT em RO é uma lástima, o do PSDB dá de 10 a 0. O email do site está errado o telefone é de outro local. O telefone do PSDB funciona, quase que falei para a atendente se poderiam dar uma ajuda ao PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *