Jobim sinaliza que Lula livre não virá por indulto, mas normalização do STF

Embora com a nódoa indelével que está maculando o processo eleitoral, está ficando claro ser inevitável que a libertação do ex-presidente Lula se dará não por um indulto casuístico, mas pela volta à normalidade das decisões judiciais.

É o que se intuiu das declarações do ex-ministro Nélson Jobim, ainda hoje um dos mais precisos termômetros dos ânimos do STF, ai dizer que  a ex-presidente do Supremo, Cármem Lúcia, “errou ao não ter pautado o julgamento sobre a prisão de condenados em 2ª instância” e, em vez disso, colocar em votação o pedido de habeas corpus do ex-presidente, o que colocou a corte sob a pressão do golpismo.

“O erro de todo o problema que ocorreu em relação ao presidente Lula é que a presidente do Supremo não colocou em votação a matéria constitucional propriamente dita e resolveu votar, primeiro, o habeas corpus do presidente Lula. Assim, acabou o STF mantendo a situação anterior porque não estava se discutindo a matéria em tese”, declarou Jobim. Em abril, por seis votos a cinco, o STF negou habeas a Lula.

É claro que Jobim ainda se expressa com palavras macias, porque não foi um “erro”, mas uma injustiça que representou não apenas manter um homem encarcerado, mas mutilar o debate político no país. Entende-se, porém: eles se protegem e há muito trocaram os sentimentos de  dignidade pelos de conveniência.

Tanto que Jobim apóia a decisão de Duas Toffoli de colocar a decisão sobre a prisão antecipada na pauta “em um momento razoável, em concordância com os demais integrantes da Corte”.

Livre, Lula tem todos os argumentos para anular a monstruosidade judicial que lhe fizeram Sérgio Moro e companhia. Fará mais bem, com isso, ao Judiciário do que a si mesmo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

59 respostas

    1. Depois da sujeira feita, mas tarde de mais, eles vão aos poucos abrindo o bico. Porquê? Salvar a biografia, salvar a própria pele ou puro despistamento?

    2. Depois da sujeira feita, mas tarde de mais, eles vão aos poucos abrindo o bico. Porquê? Salvar a biografia, salvar a própria pele ou puro despistamento?

      1. Muito boa pergunta. Difícil resposta.
        A parte oculta do poder as vezes parece tomar a forma da matéria energia escura do universo físico que mesmo oculta compõe quase todo o conteúdo total de massa energia do universo. Tenho impressão que quanto menos democrático o universo político maior é essa porção de matéria e energia escura, e o contrário quanto mais democrático ele é.
        Não me surge outra explicação.

  1. O judiciário todo será julgado, não só Sérgio Moro. Terão que pedir, pelo menos, desculpas ao presidente Lula. Cármem Lúcia é a principal responsável pelo golpe dado no ex-presidente.

    1. Penso que desculpas não, pelo mal que fizeram não só ao presidente Lula quanto ao povo brasileiro. Terão que pedir perdão e solicitarem exoneração, se não, um novo senado tem que processar o impeachment deles.

      1. Nem desculpas, nem perdão. Crimes são punidos com penas.
        Impeachment é condição necessária, mas não suficiente. Tem que pagar por seus crimes.

        1. Em última análise, o que finalmente sacramenta os golpes contra DILMA
          e LULA, é o mais caro e inconfiável “judiciário” do MUNDO, indolente e sonolento na rotina, vivaz e célere na exceção.

        2. Concordo, julgamento e pagarem pelos crimes cometidos. Mas o que não impede o reconhecimento da culpa e o pedido de perdão.

          1. Esquece, para isto (pedir desculpas e perdão) teriam que ter dignidade, o que mostraram de sobra que não tem. Só pediriam perdão e desculpas falsamente se isto lhes puder evitar uma pena criminal. Este bando cometeu crimes conscientemente e na certeza da impunidade.

          2. Não adianta reconhecerem os erros. Deveriam ser exonerados e presos.

        3. O Pedido de Habes corpus do Lula não deve ser aceito não pelo STF e sim pelo Lula. Este supreminho de merda já abaixou tanto que a bunda apareceu toda de fora e eles não se avexam. Quem tem de ser punidos : Primeiro aquela tal …… que disse :Eu não tenho provas, mas……É uma vergonha esta nossa justiça. O Lula quando sair da prisão indevida deve vir com a faca nos dentes, pois como prevemos este governo “eleito” não durará seis meses ,mesmo com esta forte tutela militar. Nem com apoio da 5ª, 6º Frota etc e etc. …….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    2. Não há agente principal no golpe de estado que derrubou a Dilma , todos estão nivelados por baixo.,PGR, PF, STF, Globo. etc

    3. O tal de sergio moro vai anoitecer e amanhecer nos steites. Deverá fugir escondido. Mas, nada disto será escondido. Será exonerado, processado e preso.

  2. Falou o correto, a farsa processual montada contra o Presidente Lula para tirá-lo da sucessão presidencial tem que ser ANULADA, pois está eivada de irregularidades e ilegalidades insanáveis. As “instâncias superiores” ao TRF4 não podem julgar o mérito de uma condenação flagrantemente anticonstitucional.

    #HaddadEManuela
    #LulaÉHaddad

  3. … Nelson Jobim, nós sabemos que o senhor enquanto jurista deve estar deveras incomodado com a ‘DESmoroLIZAÇÃO’ da justi$$$a da imunda casa grande nativa e colonizada, infestada de bandidos(as) de togas!
    E nazigolpistas!
    Lamento!

    1. … No entanto, não tem choro nem vela:
      em primeiro de janeiro de 2019, após a posse histórica do TRIpresidente Fernando Lula Haddad e Manuela D’Ávila, instalação imediata da Comissão da Verdade:
      colocar na cadeia todos(as) estes(as) canalhas e covardes nazigolpistas do poder judi$$$iário, do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, do TCU et caterva!
      Do canalha ‘mor(T)o’ aos 04 PATETAS do puxadinho do Projac, passando pelo “DD playboy de porta de igreja”, “procurador da barbicha imunda desde o mega escândalo do Banestado da Privataria DEMoTucana” e camarilha vulgar!
      “Sem dó nem piedade”!

    2. Concordo com você, mas, gostaríamos de saber o que há por trás de tanta covardia, Sabujice?? Afinal quase todo o STF foi nomeado pelo Lula e Dilma. São um bando de covardes rola bostas. O Tófoli e o Cagãop do Quincas são a negação da sociedade. Afinal de contas, porque tanta covardia?? Medo de quem será??
      Dos Milicos (estes generais de Pijama). Cagões e rola bostas,

  4. IMPORTANTE
    Lido no “Contexto Livre”, que atribui autoria ao “GGN” (Cíntia Alves):
    Parecer de Rodrigo Janot (ex-procurador geral da república) ao STF (Agosto de 2018), Deixa Claro que “Sérgio Fernando Moro usou Depoimento Sem Provas, para Condenar LULA”…

  5. O STF Corrigir esta ¨”#@%¨##%@”, Não Faz Mais que a Vossa OBRIGAÇÃO ELEMENTAR… Antes, sequer poderia deixar chegar nem de longe, á este desprezível nível de putrefação que nossa (IN)ju$$ti$$$a se CHAFURDOU…

  6. Sem dúvida não haverá reparo pelo de tempo de encarceramento totalmente arbitrário a que estar submetido o Presidente LULA.

    Mas há o outro lado da moeda: os algozes, todos sem exceção, juizes e procuradores, repousarão na lata do LIXO, no MONTURO.

  7. Não foi um erro que carmen lúcia cometeu, nem mesmo uma injustiça. Foi um crime, cuja tipificação mais branda é o de prevaricação.

  8. Depois que a eleição passar poderá sair que o estrago estará feito e não terá retorno…….e vejam bem, não basta não ser candidato, não pode participar da campanha, estivéssemos no periodo colonial seria desterrado e teria que voltar a nado……..

  9. Mas alguém ainda tem dúvida de que essa condenação mequetrefe foi só para tirar o Lula da eleição? O STF vai inocentá-lo, por absoluta falta de provas, agora que ele está fora das eleições. E o juiz e procuradores, mais alguns da PF e do MP, devem ser processados por fraude nesse julgamento por “ato indeterminado”. Lula livre! Golpistas presos!

  10. Caiu a ficha do judiciário.
    Eles tem consciência do quanto vão perder com a inevitável reforma do judiciário.
    Iniciaram uma campanha de redução de danos.

  11. A resposta que devemos dar é votando 13 de ponta a ponta Brasil afora. Assim aprenderão a não relativizar a força do povo e a não brincar com a democracia.

  12. Nós temos culpa por ter escolhidos pessoas que não sustentam em pé o que dizem sentados. Num país onde a mídia controla instituições ou boa parte delas, os indicados têm que ser sintonizados com a democracia e com o respeito a Constituição. Se passa ou não no senado, depende sim da importância que damos para a questão. Na verdade foi sempre relevada. Espero que tenhamos aprendido e paremos inclusive de acenar com primeiros de lista da PGR e sequer listas, como ensejou Haddad. As instituições não podem definir quem vai comandá-las. Não é isso que diz a Constituição e não é isso que a democracia impõe. Quem decide são as urnas, o eleitor.

  13. Talvez, então, o gilmartralha permita que Lula seja o Chefe-da-Casa-Civil do Haddad. E a Dilma, Ministra da Justiça ou, até, Ministra do STF (já que, para tanto, não é exigido o curso de direito). Diria o Millôr: a justiça se-suja mas não talha. Não era bem assim, mas, me permito a atualização.
    #voto13

  14. Carmem Velcro, ao não pautar as ações, condenou não só o Presidente Lula, mas, mais de 14000 pessoas ao horror dos cárceres desta lamentável república, onde o entrepernas de uma velha feia, seca, sem vida e mal amada, em risco de ser levado ao ar pelos seus amigos “que fazem a diferença”, se tornou mais importante que a justiça e os compromissos assumidos por essa bruaca. É necessário fechar esse stf de merda, mandar esses canalhas imbecis para casa, de preferência sem soldo e recomeçar com gente respeitável e regras rígidas de controle externo. Chega de deuses canalhas, de vidas tortas influenciando os rumos da república.

  15. Olha o judiciário começando a querer limpar a sua barra Devemos cobrar a devida apuração e punição jurídica pelas irresponsabilidades. Brincaram com o poder e desmantelaram o país. Uma vergonha.

  16. Infelizmente não acredito mais em uma atuação imparcial do poder judiciário depois de tudo que fizeram para darem ares de legalidade ao golpe, cujo objetivo final sempre foi o assassinato político de Lula.

    O enredo é perfeito, pois com a ida de Dias Toffoli para a presidência do STF Cármem Lúcia foi para a segunda turma, permitindo a Fachin pautar na turma matérias decisivas a Lula que antes ele andava pautando no plenário. De quebra ele adotará o discurso de que está apenas atendendo aos que clamavam que os recursos fossem julgados na 2a Turma.

    O mesmo fará Dias Toffoli em relação ás ADCs que trataram da prisão em 2a instância. Elas serão pautadas a partir do momento que o STJ negar todos os recursos de Lula. Feito isto as ADCs serão pautadas e vencerá a tese de que a prisão só poderá ocorrer depois de esgotados os recursos no…..STJ.

    Eis o verdadeiro significado de com Supremo, com tudo.

  17. Não vamos colocar panos quentes sobre o judiciário. O judiciário ficou de cócoras para os golpistas. Um judiciário acovardado como dizia o grande Lula….. #LulaLivre.

  18. Após o apartheid tiveram duas escolhas: 1- Esquecer o fato e punir o responsável 2- Lembrar o fato e perdoar o responsável. Depois do golpe não podemos deixar de punir os responsáveis , repetir o erro da anistia de crimes contra humanidade que abriu o caminho para golpes como o aplicado.

  19. Acreditar que haverá “anistia aos 50 tons de Temer” é conhecer nada do ser humano. Não se “agita” o tecido social assim, sem consequências em todos os aspectos e níveis imagináveis. A “evolução, a seleção natural”, não param nunca, e o homem, enquanto especie, tende, por padrão de comportamento, a eliminar todo predador de seu habitat.

  20. devemos exigir a exoneração desses ministros golpistas, juizes tambem. É claro, se a CIA concordar.

  21. Boa noite.
    Sr. John Bin era aquele que fazia tripudiações a Dilma, com um pequeno detalhe: sendo Governo! Não esqueçam isso. E o STFzinho é o mesmo que jogou Olga Brénário às feras — literalmente. Para mim, eles nunca irão me surpreender. Sempre farão o melhor (para os E. U. A.).
    Canalhas { 3 }.
    #HaddadPresidente.

  22. Mas, e se o Lula disser:: Daqui não saio se não me derem um atestado de ficha limpa. Imaginem :2019 Lula Premio Nobel da Paz? O Lula deve embirrar e ficar na prisão e isto provará que ele nada deve e se aceitar esta desculpa de prisão domiciliar que é considerada meia boca, a coisa vai pegar muito mal pra ele. O Lula é que nem Mineiro: Dá um boi pra não entrar numa briga e dá um boiada pra sair sair da mesma. Lula, apesar do seu sofrimento, podes crer estamos contigo e não abrimos

  23. Eu ainda não entendi os critérios do Tijolaço, pois quando posto uma crítica leve ou não então meu nome no geral é censurado

  24. Ao contrário da Ministra Cármen Lúcia á epoca disse q a Justiça não iria se apequenar diante de uma decisão ao ex Presidente Lula.Hoje a Justiça não so apequenou e sim desapareceu ,feito o planeta Plutão.

  25. PEDIR DESCULPAS A BANDIDO ?! ONDE VOCES TÊM A CABEÇA?
    GOLPE FOI O QUE ESSA CHOLDRA, NÃO SÓ DO´T BEM COMO OUTRAS
    AGREMIAÇÕES PARTIDÁRIAS PERPETRARAM AO POVO E `A NAÇÃO !!
    VOCÊS FORAM GOLPEADOS NAS URNAS!! ESTE SIM FOI O GOLPE!!
    POR QUÊ? N~WAO CRITICAM O QUE DEVE SER CRITICADO? POR QUÊ NÃO
    FALAM DO QUE DEVE SER FALADO?! VOCÊS, TAL COMO OUTRAS DE LADO OPOSTO, SAÕ APENAS PANFLETEIROS, , PREGANDO A CONVERTIDOS…

  26. Como profissional do Direito, uma das cenas mais nauseantes que presenciei foi ver Carmem Lúcia gaguejar de constrangimento, ao proferir o voto de desempate, para livrar a cara do conterrâneo Aécio, no caso do afastamento do Senado. Paraquedista no Judiciário. Juíza sem vocação. A pior presidência que o STF já teve. Seguida de perto por Tofoli.

  27. Normalização do Supremo, significa que Nelson Jobim está dizendo que, a libertação de Lula e a consequente volta do país ao império da Constituição, depende de os ministros do STF voltarem-se, a maioria, para suas responsabilidades de defesa da constitucionalidade, largando compromissos que possam ter com o golpe de estado em andamento, do qual participam. Fosse só uma questão ideológica, de revisar um entendimento, seria facilmente resolvido, mas há envolvimento do grande capital (brasileiro e internacional liderado pelos EUA), cujos interesses serão impactados e não sairá barato esse movimento da Suprema Corte, que ameaçará o neoliberalismo que está sendo imposto e em implantação avançada. Se assim for, a Globo será ciscada em cima de quem ousar mexer no neoliberalismo que defende com unhas e dentes, no noticiário e nas análises de seus colunistas. É o que importa. Fosse possível, e não é, podem fazer qualquer coisa, soltar Lula, derrubar Bolsonaro, o que for, mas não mexam nas diretrizes econômicas que Paulo Guedes comanda. Assim, de motu proprio, sem forças que obriguem ou deem respaldo, dificilmente a maioria do Supremo seguirá o caminho da normalização. Simples, assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *