Joaquim Barbosa, no Datafolha, tem toda a cara de armação

barboscharge

Acessei os dados completos da pesquisa Datafolha.

É um caso curioso o do ex-ministro Joaquim Barbosa.

Na pesquisa espontânea, aparece com 1%.

Nas estimuladas, vai de 8 a 10%.

Quer dizer, traduzindo os percentuais em “gente”: só um em cada cem brasileiros lembra-se do nome de Joaquim Barbosa.

Mas, quando apresentados a seu nome, multiplicam-se por oito a dez vezes.

Não se tem notícias de que o senhor Joaquim Barbosa tenha tido algum ato de heroísmo ou de intensa participação politica de fevereiro para cá. Nem mesmo publicou um post sequer nas redes sociais.

E como é que em menos de dois meses e meio Barbosa dobra suas inteções de voto, que na pesquisa datafolha de 31 de janeiro, ficavam entre 3 e 6%?

Não é, porém, a única curiosidade do Datafolha.

A Folha diz, em manchete, que Lula perdeu pontos.

Deveria ter, portanto, aumentado a rejeição a quem é apresentado como um abjeto presidiário.

Mas – que surpresa! – a rejeição a Lula caiu de 40 para 36%. Ou seja, só 36%, pouco mais de um terço, “não votaria em Lula de jeito nenhum”.

O que é absolutamente compatível com os resultados que ele alcança em simulações de segundo turno – entre 46 e 48% do total de votos, ou 60% dos votos válidos, excluídos nulos e brancos.

Os números de Barbosa, conquanto contraditórios estatisticamente, fazem todo o sentido político.

Jogam a mosca azul eleitoral nos dirigentes do PSB, divididos entre a ala que quer apoiar Lula (o governador Paulo Câmara, de Pernambuco) e a que está cooptada por Geraldo Alckmin, comandada por Márcio França.

Talvez seja isso (ou talvez não, por conta da vaidade do personagem) que esteja segurando o anúncio de sua candidatura.

Talvez a sua vaidade não o impeça de ver que os números estão inflados, para que se infle seu ego.

Dificilmente será o candidato da esquerda e lhe será difícil (e fatal) ser o candidato da direita.

O papel de “justiceiro” está, ao que parece, ocupado.

Restaria o do homem capaz de compor, com equilíbrio e diálogo, a harmonia da política.

De longe, sem tecer considerações sobre o seu pensamento político – totalmente desconhecido, por seu silêncio -, parece o perfil errado para Joaquim Barbosa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

43 respostas

  1. Um novo Luciano Huck na praça? Sai o “lata velha”, entra o “senhor domínio do fato”. E nada de aparecer um concorrente ao Lula. Acho que só vão libertar o Lula, quando o Messias da Direita vier à terra.

        1. O PSB não é esquerda, muito menos o Barbosa. PSB foi centro, virou à direita para apoiar o impeachment, e, agora, por conveniência meramente eleitoreira, flerta com o PT de Lula em Pernambuco e com o PSDB de Alckmin em São Paulo. O PSB abrigou até março deste ano, figuras como Heráclito Fortes, que retornou para o DEM, e outros do mesmo naipe. Para abrigar e acolher essas figuras, Carlos Siqueira, atual presidente do PSB, mostrou a porta de saída para Roberto Amaral, este, sim, histórico defensor das causas progressistas. Enfim, um partido com tradição progressista comandado por emergentes que não se apanham em mudar de rumo de acordo com o vento.

        2. Falsa esquerda? Ele nem disfarça! Já deu entrevista ao Rodrigo (dá milhão?) Constantino e se diz favorável à redução do papel do Estado na economia.

  2. Esse personagem FASCISTA ,pela prática,pois não deve nem saber o que significa,consta nas pesquisas desse CANALHETE INSTITUTO,com o intuito de MERA PROVOCAÇÃO.

  3. A “PRESENÇA”DESTE TRAIDOR DE CARTEIRINHA É UM BALÃO DE ENSAIO DA DIREITA SEM CANDIDATO.
    ESTE SUJEITO É UM LIXO POLÍTICO ,DESCARTE DO ENSAIO DO GOLPE (O MENSALÃO) ,MORALMENTE UM SER RASO E POLITICAMENTE ,ALGUÉM CONHECE UM MÍSERO PENSAMENTO DESTA COISA????

  4. Além desta sua constatação, não lhe parece estranho que tanto o Valor quanto Helena Chagas estejam sugerindo que a esquerda adote Joaquim Barbosa? Desde quando os eleitores do PT e da Esquerda em geral votariam em candidatos sugeridos por golpistas? Achei até tosco o lobby mas considerando o desespero do regime golpista em achar um candidato viável, é compreensível.

    1. “Joaquim Barbosa”, só rindo para não chorar. Aquele que começou tudo isso que aí está com o chamado”mensalão” perseguindo os principais líderes do PT, pois a mãe desses esquemas o do PSDB, vai morrer sem ser julgado, em breve prescreve e os Santos, do pau oco e com pés de barro, continuarão santos.

      1. Os crimes mais recentes do Judiciário nazigolpista começou com o protagonismo das mentiras descaradas e das munipulações chicaneiras do precursor do títere da CIA/Globo ‘mor(T)o’!
        Dileto(a) leitor(a), o Inquérito 2474 e em apenso o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal são as provas documentais que (com)provam cientificamente que os grandes líderes José Genoino, José Dirceu, Henrique Pizzolato, João Paulo Cunha… São inocentes!
        Recomendo, humildemente: vale a pena assistir à promiscuidade [pseudo]jurídica perpetrada criminosamente pelo rábula ‘psicoPATO’ “joaquim Mossack Ostracismo do ‘mor(T)o’ barbosa’!
        NOTA: desde a farsa do Mentirão do barbosinha, o objetivo final era a destruição do presidente Lula!
        E o desejo de abortar um programa de governo democrático, republicano, popular, progressista, nacionalista…
        E lembrar: o barbosinha foi o primeiro negro a ocupar uma vaga no STFede!
        E sob a indicação do eterno presidente Lula!
        ‘Barbosinha’, mais um abjeto traidor!

        https://www.youtube.com/watch?time_continue=27&v=B1olh0VKbSw

      2. … O Mentirão!
        O mesmo chicaneiro sem-vergonha barbosinha que remeteu o Mensalão do PSDB para a a primeira instância das Alterosas do correligionário ‘Mineirinho’!
        E que prendeu o preso político – e honrado – Jose Genoino!
        A prisão criminsoamente decretada em um feriado de 15 de novembro!
        Após seis meses em que José Genoino foi submetido a uma cirurgia cardíaca de alto risco!
        Em síntese, este infame e sórdido JB foi o precursor do congênere rábula ‘psicoPATO’ & títere da CIA/Globo ‘mor(T)o’!

  5. Bolso… Joaquim Ba – bosa, Marina, etc.,munca nunquinha. É #LULALIVRE- #LULA2018, Não tem outro.

  6. Brito, embora concorde com a sua análise política do “candidato” JB, a diferenca entre espontânea e estimulada não é armação. Acredito que a gigantesca maioria das pessoas não faz ideia de que ele seria candidato. Por isso não falam o nome dele na espontânea. A partir do momento que se diz que ele seria candidato, as pessoas se dizem dispostas a votar. É de se esperar essa discrepância para qualquer personalidade com popularidade porém sobre a qual não se tem expectativa de participar da disputa.

  7. O chip do Mercado voltou para o módulo desespero 2014. E o desespero presidiu o Golpe de Estado. Semearam ventos e incendiaram os campos, tudo para poder sacar Dilma e eliminar o PT do jogo político. O que os gênios do Mercado não previram e não esperavam é que esse cenário de destruição iria secar sua plantação e acabar com sua colheita. A menos de 6 meses do pleito não têm nem mesmo um Aécio, como tinham em 2014, para defender a agenda do Mercado. O Plano A deles, um tucano puro sangue para surfar os logros econômicos de um governo golpista simplesmente não existe, nem os logros e nem um pangaré tucano. Agora sobra o Plano B do Golpe, subir na mula da candidatura grotesca com a triste figura daquele cavaleiro ou robar a mula e colocar um cavaleiro menos grotesco (Temer tentou robar a mula mas não conseguiu até agora). Só perdemos essa eleição se quisermos. tic tac tic tac
    Vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não, somos nós ou “eles” como bem apontou Lula, o vértice e o vórtice dessa eleição.

    1. Pois eles com tudo isso só conseguiram produzir um ogro. E, o príncipe deles também se revelou, na verdade sempre foi um sapo, daqueles que tem a pele tóxica.

    2. Já parou pra pensar o q teria acontecido conosco se os suíços não tivessem encontrado aquela grana toda do Eduardo Cunha???

    3. tucano puro sangue, existe isso?
      logros econômicos? só para o vértice superior da pirâmide.
      a vitória na batalha para prender lula não vai eleger ninguém, só se moro se candidatar ou apoiar explicitamente alguém tipo o barbosinha.
      ba bosinha pareci ca luci nha

  8. Se a suprema corte é parcial porque achar que o Datafolha cujo dono patrocina o golpe não seja. Dar votos que não existem a Barbosa tem sim as duas razões. O PSB se mostrou ao longo dos anos, a medida que ficava mais sudeste do que nordeste, um partido de direita com verniz de esquerda. No que se refere aos dados da pesquisa, tudo indica que os percentuais de redução de rejeição de Lula devam ser no mínimo aquilo que ele cresceu. Barbosa serve também para distribuir os votos tirados do ex presidente. Lula Livre já!

  9. Moro será um Barbosa piorado “ad futurum”, descartado pela Globo e cuspido pelo “mercado”, depois de perdida a serventia. Assim são os cães puxa-sacos e vira- latas… Me perdoem os animais…

  10. Sobre Lula perder pontos não acho totalmente incoerente com a rejeição dele ter caído. Muita gente que iria votar nele pode ter mudado o voto por considerar que ele está fora da disputa, mas disposto a voltar caso o cenário mude.

  11. Estranho. Conforme dados da pesquisa, Lula tem em torno de 31% dos votos e 46% dos entrevistados estariam dispostos a votar num candidato que ele indicasse. Ou seja, tem mais gente disposta a votar na indicação do que no próprio Lula!!!!!!

  12. bem antes do golpe, tive um insite e vi o “precursor da convicção”candidato a presidente e dando uma de democrata pedindo eleições

  13. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].)

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  14. Esse foi o primeiro dos Torquemadas, não das araucárias paranaenses, mas dos campos do Triângulo Mineiro. Contra si, gravado em sua testa, assim como no seu corpo e também na mente rancorosa, invejosa e vingativa, sempre ostentará o termo CAPITÃO-DO-MATO, com toda a carga histórica que a expressão carrega. Dos integrantes do poder mais corrupto, elitista, oligárquico, plutocrata, escravocrata e entreguista, o judiciário, Joaquim Barbosa assimilou o pior: a vaidade, a prepotência, a arrogância, o ego desmedido, a sede por ser aceito entre os pares com que JAMAIS compartilhará a tez branca, a origem européia e fenotipia caucasiana, o lustro e a ‘elegância’ dos sempre donos do poder real, o autoritarismo, a violência simbólica no uso do cargo, do poder e da autoridade. Mais grave: assim como FHC e outros, Joaquim Barbosa levou para si uma enorme inveja de Lula, de José Dirceu e outros, que mesmo sem títulos acadêmicos e sendo monoglotas, conseguiram ser histórica e socialmente muito mais relevantes do que ele.

    Que os número são do Datafolha são manipulados eu já mostrei em comentário anterior, quando apresentei os truques estatísticos de que se valeriam o instituto e seus controladores (Grupo Folha) para validar a trapaça que fizeram. Mas para desespero desses manipuladores, o resultado da mais recente pesquisa do Vox Populi mostra o Ex-Presidente Lula com 39% das intenções espontâneas de voto, quando se pergunta ao eleitor em quem ele vai votar, sem que nenhuma ponderação ou apresentação de lista tenha sido feita antes; isso representa 2 pontos percentuais acima do resultado anterior, do VP, usando a mesma técnica e questionário. Ou seja: mesmo com o massacre midiático e insana perseguição política e caçada judicial,culminando com o encarceramento de Lula numa solitária curitibana, o Ex-Presidente Lula cresceu 5,4% na preferência direta dos eleitores, já que na pesquisa anterior Lula aparecia com 37% das intenções espontâneas de voto.

    Na pesquisa VP Boçalnaro não atinge sequer 10% das intenções de voto e Joaquim Barbosa e Marina cerca de 2%; Ciro e Álvaro Dias 1% cada. Como noticiado no DCM, “Na estimulada, Lula tem 47%, contra 11% de Bolsonaro, 9% de Barbosa, 7% de Marina, 3% de Alckmin e 2% de Ciro.

    Nos cenários comparáveis de segundo turno, Lula marca 56% x 12% contra Geraldo Alckmin do PSDB (eram 50% x 14% em dezembro), 54% x 16% contra Marina Silva, da Rede, (eram 52% x 21%) e 54% x 20% contra Joaquim Barbosa, do PSB (eram 52% x 21%).”

    Do que foi exposto fica claro que o Datafolha manipulou ou fraudou métodos e resultados. notem os leitores que os 47% de intenções de voto no Ex-Presidente Lula, ma pesquisa estimulada, equivalem a cerca de 63% dos votos válidos (considerando 25% de nulos, brancos e abstenções); tal resultado é completamente aderente ao que venho expondo em comentários. Ressalte-se que a tendência é de que as intenções de voto em Lula cresçam ainda mais, podendo atingir o patamar de 70% dos votos válidos (teto histórico) até o mês de agosto.

    Não me canso de bater, sem dó nem piedade, de certos acadêmicos, como Wanderley Guilherme dos santos e Aldo Fornazieri, que por inveja de Lula, tentam desqualificar e desmobilizar a insistência dele e das bases do PT em manter o Ex-Presidente Lula como candidato. Esse desserviço desses “acadêmicos” precisa ser denunciado e repudiado, com veemência. Lula tem de ser mantido como candidato, até as últimas conseqüências, levando ao impasse institucional ou à liberação para que ele possa disputar a eleição.

  15. Segundo a Veja : o menino pobre que mudou o Brasil .
    Mudou mesmo : explodiu o desemprego, gás e combustíveis a preço de ouro, caos institucional, fascistas em ordem unida…
    Quando ele some por aqui, deve estar curtindo o ap de Miami…
    Agora vai !

  16. Joaquim Capitão do mato Barbosa jamais me enganará! Quincas raivoso é candidato coxinha a serviço da casa grande!

  17. JB já conseguiu explicar a origem panamenha de se apartamento em Miami? Ou ainda está gaguejando quando chega nessa parte…

  18. Vale lembrar que esse senhor, Joaquim Barbosa, constava no vazamento da Mossack Fonseca. Usou a offshore para movimentações financeiras em paraíso fiscal, inclusive com a compra de imovel na Florida, sem declaração ou explicação da origem do dinheiro. Curiosamente foi o “Moro” do mensalão.

  19. Minhas memórias da época do julgamento do mensalão são a de um juiz completamente destemperado e sádico. Imagina um cara desses com a missão de pacificar o país…

  20. O STF precisava de um novo ministro. Escolheram um capitão do mato. Daí nossa decepção com essa triste figura que atende pelo nome de Joaquim Barbosa. O fato está dominado!

  21. Não tem nada a ver se é negro, branco ou amarelo, ele é um dos padrinhos do golpismo, não foi aprovado no exame para o I.Rio Branco por sérios problemas psicológicos, ganhou um aptº da globobosta em Miami por ser traidor, tem um filho trabalhando na globobosta, é um vendido. Não tem plano de governo, não gosta de pessoas de baixa renda, delira, se considera o rei da cocada preta. Ainda tem um histórico de violência, agrediu a primeira mulher, Etc… Ele tem raiva do José Dirceu porque foi pedir emprego a ele e ouviu o que não queria. Infelizmente o LULA o acolheu, ele não vale nada. Não tem a ver com cor mas sim com falta de caráter. Se ele tivesse o mínimo de vergonha estaria quieto no canto dele. Fora JB. Puro transtorno mental, vaidade, vai gastar dinheiro a toa, não se elegerá.
    Faz parte, como autor, de uma das páginas mais infames da história brasileira recente. Da história do país, porque do judiciário é quase impossível comparar, já que foram tantas páginas infames. Além de destilar ódio contra todos e todas, deu declarações típicas de autoritários. Não custa nada lembrar que o mesmo se aposentou – isso mesmo: aposentou, porque não aguentava mais trabalhar no stf.
    Se não aguentava trabalhar no stf, com aquele bando de mordomias e quase nada para fazer, por que quer agora trabalhar na presidência da república? Sai fora tridor, corrupto, mau caráter. Vá usar seu ap. de miami…

  22. Joaquim Barbosa é desonesto, está envolvido no escândalo do Panama Papers, the Offshore. Um Vagabundo, segundo FHC, pois todo aposentado o é, Ele sonegou e fez uma fortuna muito além do salário pago a um juiz. Apartamento de mais de 1 milhão de dólares nos EUA, E além de tudo não tem o modelito da PIG. É NEGRO! Então, se pensa que vai enganar o povo com falso moralismo, o sonegador e desonesta figura do Joaquim Barbosa, vai amargar a vida que leva. É muito fácil aqui no Brasil a pessoa perder a honra e o Joaquim Barbosa é um dos que perdeu a honra descaradamente aceitando ser um criminoso ao deixar a toga.

  23. Quinzão é mais um balão de ensaio, por sinal, furado, que os diversionistas lançam para ver o que acontece. Ver as reações das pessoas. Eles se divertem com isso. Isso dá conversa boba, desconcentração sobre os verdadeiros fatos. Mas, acontece, que Quinzão não é muito chegado no job, prefere ficar com as suas gatinhas que o divertem mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *