Joaquim Barbosa e a ética do ódio

Joaquim Barbosa, o presidente do Supremo Tribunal Federal, tem um defeito terrível em seres humanos e imperdoável em juízes.

O ódio.

Barbosa tem outro defeito, imperdoável em seres humanos e inaceitável em juízes ou em qualquer um que ocupe função pública.

Deixar que os ódios pessoais interfiram em sua ação funcional.

Ambos, próprios da almas miúdas, são a negação do que a balança e a venda simbolizam na Justiça.

E isso se revelou de forma didática no episódio estarrecedor, narrado hoje pelo Estadão, onde Joaquim Barbosa  “pede a cabeça” de uma servidora pelo fato de ela ser casada com um repórter do jornal que cobre o Supremo Tribunal Federal, a quem trata como um desafeto.

E o faz com a arrogância própria de quem considera seus pares no Tribunal como quase subordinados, a quem, com os devidos floreios de linguagem, devem seguir suas vontades.

Seria diferente se o caso se enquadrasse em alguma regra ou norma do STF e de todo o Judiciário que proibisse a cessão de servidores de outros órgãos recém-aprovados para aquelas repartições.

Porque a lei, sempre afirmam, é erga omnes, é para todos.

Mas não é assim.

É um ato dirigido contra uma única pessoa e sua motivação é exclusivamente o ódio que vota a seu companheiro, a quem já mandou “chafurdar no lixo”.

Como, depois de um ato assim, dizer impossível que outros fatos, como a prisão da jornalista do Estadão, semana passada, em sua palestra na universidade americana de Yale, não derivem de seus arreganhos autoritários?

Joaquim Barbosa copia o pior da mente do senhor das fazendas coloniais: a ideia do poder absoluto.

“Não vou com a cara dela” não é motivação legítima para um ato de autoridade, mesmo o de solicitar algo a outro ministro.

Até aí apenas horrível, mas é seu direito, desde que não extravase para seus atos e seja apenas mais um espasmo a lhe motivar caretas e muxôxos quando não se vê atendido.

Quando isto passa ao mundo dos fatos administrativos ou jurídicos, deixa de ser horrível para ser intolerável.

E quando isso ocorre com o presidente da mais alta corte do país, passa a colocar em risco todo o equilíbrio da Justiça.

O Dr. Joaquim Barbosa tem um tamanho pequeno demais para o cargo que ocupa.

E critérios éticos  e de decoro diferentes para si e para os outros, como se provou no episódio da constituição de uma empresa fictícia para livrar-se dos impostos da compra de um apartamento em Miami.

Um mérito, porém, não se pode lhe negar.

O de mostrar, pela negação, a grandeza que um magistrado deve ter.

http://oglobo.globo.com/in/10051336-3cd-442/FT500A/Barbarapaz.jpg

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. o presidente da suprema corte do país, o stf, se supera a cada dia. se não bastasse o episódio anterior na universidade americana, vem agora com mais um ato de mesquinharia e ressentimento contra uma servidora da casa e esposa do jornalista do estadão que ele esculhambou pra todo o brasil ouvir.
    simplesmente um crápula! égua!!!

  2. Quem diria, a mídia que tanto alçou o Joaquinzão ao posto de paladino da ética e moralidade, está agora colhendo o que plantou. O pior é que aquele que eles tentaram desqualificar, mas uma vez está lhe dando um tapa c/ liva de pelica. Grande LEVANDOVSKI.

  3. Vai ser mais uma oportunidade do Lewandowski colocar o Assas JB Corp no seu devido lugar, ao nem considerar esse pedido absurdo.

  4. Dois pesos e duas medidas… alias… olhem as esposas dos ministros, os filhos dos ministros, seus parentes…
    eles tem acessos a informações privilegiadas? podem eles atuar na área do direito?
    Ou a regra vale para todos ou não vale

  5. Será que JB irá ao USA, já que agora a KKK, está recolhida, já que
    esta faltando funcionários publicos para garantir a sua existência e
    reuniões.

  6. Do ponto de vista moral falta qualidade para o ministro Joaquim Barbosa ser ministro do STF. O julgamento da AP470 desnudou o STF e ficou claro que não é minimamente aceitável que os ministros não tenham mandato. Os erros de indicação ficaram claros em alguns que lá estão, mas a sociedade não pode padecer por tal erro até que o ministro seja aposentado compulsoriamente.

  7. O esquema capitalista no Brasil sempre foi uma fabrica de odio. E e esse odio que realimenta a espoliacao da vida. Um circulo vicioso.

  8. Senhor Ministro,
    Durante sua ausência do País, no período de setembro passado, Vossa Excelência encaminhou ofício ao presidente das organizações Globo agradecendo a contratação de seu filho o barbosinha como animador de bastidores do programa do Hulk nesta emissora, nível CJ-3
    2. Considerando possui o servidor, relações com jornalistas e lojistas de um grande veículo de comunicação, que exerce suas funções nas dependências do Supremo Tribunal Federal utilizando-se da intranet, internet e telefones colocados a sua disposição, reputo antiética sua permanência em cargo junto a Gabinete dos Ministros da Casa, inclusive da presidência além de constituir situação apta a gerar desequilíbrio na relação entre jornalistas encarregados de cobrir nossa rotina de trabalho.
    3. Estando meu filho lotado empregado em empresa com permissão de utilidade pública de propriedade Vossa Excelência, agradeceria o obséquio de suas considerações a respeito.
    Atenciosamente,

    Adivinha que assinou este ofício ????????????

  9. Sobre o pedido de demissão de uma foncionária de Lewandovski, no Brasi l247:

    Syk4Ryo 3.10.2013 às 13:47
    Resposta do ministro Ricardo Lewandowski: Sr. Ministro Presidente do STF. Na Suprema Corte de Justiça do Brasil, a presidência é exercida com caráter litúrgico, não havendo hierarquia entre gabinetes. Cada gabinete é completamente independente. Não obstante, sua solicitação se reveste de caráter autoritário; uma evidente tentativa de insurgência na estrutura do meu gabinete particular dentro desta Egrégia Corte. Portanto, em resposta à sua solicitação, informo que a autoridade a mim conferida pela Constituição Brasileira de 1988 me autoriza a composição do mesmo com aqueles aos quais considero devidamente qualificados para se manterem como meus assessores – como o fez V. Excelência em relação aos seus assessores cariocas na análise da AP 470, tão elogiados no final da leitura encerramento da sessão de 16/012/2012 -. Data máxima vênia, também não considero adequado que seu primogênito seja funcionário da Rede Globo de televisão, que tanto tem tentado influenciar nas decisões dessa corte, e nem por isso lhe encaminhei missiva a respeito, pois considero que o perfil do mesmo está perfeitamente adequado à programação divulgada por aquela rede de fofocas. Respeitosas saudações, Syk4.

  10. Sou negro, e como sou negro sempre ouvi piadas racistas quanto à minha cor. Vocês leitores as conhecem. Já estou com quase 6.0, infelizmente a piada tornou-se realidade.

    1. Não é verdade. A piada nunca foi realidade muito menos se tornará pois não existe raça. Somos seres humanos passiveis de erros. Esses erros cruciais de JB não apagarão sua bela estoria de vida. De menino pobre e preto a presidente do STF. O que mais me deixa triste é que ele tenha ficado cego para a grande revelação que foi um menino preto e pobre ter sido conduzido a esse cargo por um menino pobre nordestino e não ter honrado a importância do ato para todos os meninos pobres desse país.

    1. Marisa, vc foi precisa. Na mosca!…. O Joaquim sempre mostrou traços de desequilíbrio. Em Paracatu muitos de seus colegas de escola o conhecem pelo apelido de Fritz. Conta-se que esse apelido o acompanha desde que tentou suicídio ingerindo veneno para matar mosquitos, usado nas bombinhas de fritz. Depois desse episódio, na fase de restabelecimento ele ficou muito enfraquecido e seus colegas e professores levavam alimentos tais como frutas e sorvetes pois ele não podia mais comer muita coisa. Posteriormente, quando os colegas o chamavam de Fritz ele virava um bicho e partia para a agressão física pura e simples. Esta história é contada em Paracatu por muitos que tiveram conhecimento com e convivência com ele.

      1. Sabendo disso, lamento profundamente que ele tenha se perdido depois de ter se encontrado pois conseguiu na sua atribulada vida vencer inúmeros obstáculos, que poucos venceriam. Perdeu-se ao atingir o cargo mais alto da Justiça. Juntando essa estoria e o relato de um comentarista (movb) que assistiu o quão inadequado se sentiu JB no jogo do Brasil no camarote do membro lindo e cheiroso Luciano Huck da CASA GRANDE, começo a sentir mais do que raiva, uma certa pena de quem parece não encontrar seu lugar no mundo.

  11. Tive pena dessa figura, pois é digna de pena. Estava em um camarote vip, ao lado do narigudo risonho. Todo torto, parecia um trapo, sem a capa preta, para cobrir sua figura grotesca. No meio ao alarido dos risonhos e cheirosos alienados, OS DEMONÍACOS…Ninguém para conversar…Ninguém para ser parecido…Um INTRUSO de figura MEIO TORTA PENDENDO PARA UM LADO, querendo tornar-se do meio. Triste figura.

  12. Meu caro Roberto. Meus respeitos. Sou branco e acho que racismo e um defeito individual de personalidade. Parabens pela firmeza nos 60′ Saude

  13. Dentre todos os símbolos da Justiça, sempre fica esquecido aquele que é o mais importante: o ventre proeminente simbolizando o amor… Acredito que um presidente do Supremo Tribunal Federal necessita ter um sentimento de amor pelos seres humanos… Um desequilibrado como Barbosa não deveria ocupar esse cargo ! . . . “Embargo” nele

  14. O ódio e a vingança move JB. Nunca antes nesse país alguém tão despreparado ocupou o cargo de ministro na mais alta corte de Justiça e, provisoriamente, graças ao bom Deus, o de presidente daquela corte. JB é desequilibrado em todos os seus sentidos. Não por acaso o ministro tem problemas na coluna, que é o centro, o equilíbrio. Cada ato de JB mostra que ele é um poço cheio de mágoas, ódio e rancores que extravasa por todos os lados atingindo seletivamente alguns. É um vulcão em erupção de ódio. Sobreviverá o Judiciário, já tão combalido e desmoralizado, a alguém assim tão desequilibrado e visceral em suas atitudes, tudo o que um magistrado não pode ser?

  15. Depois de pensar muito e ouvir várias pessoas, cheguei à uma conclusão: Joaquim Barbosa não se baseou na Constituição para criar o relatório mais confuso do mundo, ele se baseou num grande pensador brasileiro, Tim Maia ” Vale oque vier, vale oque puder, pra incriminar petista, VALE TUDO, só não pode julgar Tucano sem incriminar o Lula e o resto pode, pode tudo!”

  16. E esse não era o menino pobre que veio para salvar o Brasil. Segunda a pior revista do mundo.

  17. MAIS UMA VEZ PARABENS FERNANDO BRITO! O que esperar de um homem que bate em mulher? o que dira de um juiz?… O que podemos esperar do presidente do supremo que ajeita a poltrona e dorme enquanto os advogados fazem a defesa dos reus, acompanhado de outro ministro igualmente desrreipetoso, e pensar que o judiciario era o mais admirado dos poderes ( que me perdoem os juizes e ministros que exercem a justica como verdadeiro sacerdocio a quem respeito ) .Fernando Brito endosso o texto realista, e teria muito mais a dizer,mas nao vale a pena falar de pessoa tao pequena, vaidoso que nao entende sua posicao, Dr.Joaquim Barbosa e tao egoista que nao ve que e egoista, sem etica um magistrado bocal que tristeza para nos brasileiros.

  18. Tem muito jornalista babaca nesse Brasil. O cara perder o seu tempo entrevistando uma nulidade dessa. O cara só sabe torcer os beiços e gaguejar!!!
    Na hora de trabalhar é um senta-levanta do c…, mas na hora de tomar umas com os amigos no Rio, Miami ou Brasília, senta o dia inteiro até em tamborete e não reclama nem de dormência nos pés.

  19. Chegou a hora de perguntar à Regina Duarte,o que ela acha da Marina Silva na presidência da república.Quem sabe ela tenha uma boa indicação?Palpiteiros como são os Globais na política,perguntem-na!

  20. Pelo que tudo indica ela vai mesmo para o PPS, afinal gastaram zilhões com a menina. Seus financiadores são do tipo exigentes, não aceitam um não como resposta.
    Parafraseando os ex-dissidentes mafiosos: Eu tento sair mas há uma força a me puxar de volta.

    Enquanto a rede é tecida para 2016 a menina fica assim como bibelô chique nas mãos dos bacanas.

    Não, Marina não tem escolha nenhuma, tem que seguir o ¨script¨ que lhe enfiaram pela goela. O pior de tudo que ela vestiu tão bem o figurino que sei não. Tudo encenação, acho sim que ela já sabia do enredo no TSE e se fez e se fará de coitadinha para arrebanhar os incautos e um deles se chama deputado Reguffe.

    No TSE ele parecia que tinha sido atropelado por um caminhão, não falava coisa com coisa. Ele ainda não viu o pior. Em 2014 a Marina não terá sequer 50% de seus votos de 2010 quem se colar a ela terá anos de solidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *