João Santana é um homem com vergonha de seu próprio papel

santana2t

As duas fotos aí de cima reproduzem o casal João Santana-Monica Moura do auge de sua fama de marqueteiros e hoje, ao prestarem depoimento a Sérgio Moro.

Deixo de analisar a mulher que, ao contrário do marido – e não por isso – é pessoa de escasso talento e, ao que se lê de suas declarações, inteligência à altura dos pensamentos.

Fixo-me na aparência do João Santana, o gênio do marketing, arrogante, da foto à esquerda e o homem alquebrado da foto da direita.

É um homem infeliz, desgostoso, em total contraste com a exposição de sua mulher.

Parece estar vivendo no limite do papel que lhe restou.

Ao contrário dela, que acusa direta e pessoalmente, ele se vale de imprecisões, como quem quer ficar no limite entre a mentira e a verdade.

– Quando o Palocci (ex-ministro da Fazenda) falhava, eu tratava com o ex-presidente (Lula). Falei duas ou três vezes, num intervalo do primeiro para o segundo turno (da campanha de 2006). Mas diretamente não. Eu deduzia que ele (Lula) sabia – disse Santana. — Eu sabia por duas razões. Primeiro porque eu não conheci nenhum candidato que não soubesse detalhes da administração financeira de sua campanha. Segundo porque os pagamentos oficiais sempre tiveram margem pequena de atraso. Quando se tratava de atrasos e de valores que ficavam para depois da campanha estava implícito que era caixa 2.

Santana não afirma, “deduz”. Sabia não por ter ouvido, visto, recebido. “Sabia” por suas experiências anteriores de marqueteiro, com outras pessoas, e por questões de calendário.

Revolta-se ao saber que o advogado Rodrigo Tacla Duran disse que ele tinha uma offshore – e tinha – mas trata com absoluta naturalidade – mais, como vítima – ter recebido milhões de reais no exterior.

João Santana é um homem soterrado pelo que está fazendo.

É algo que, só de olhar para ele, dá para ver. É um caco à procura de salvação e, talvez, de perdoar a si mesmo.

E como não pode, o castigo que se impõe sangra em sua própria expressão.

Não há marqueteiro que o disfarce.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. é, nem marqueteiro que o disfarce nem maquiador… tá virado num trapo … deve de ser dona consciência que mais cedo ou mais tarde diz: PRESENTE!

  2. MINHA DUVIDA E UMA SO ESSE PROCESSO E SOBRE O SITIO DE ATBAIA OU SOBRE DINHEIRO DE CAMPANHA DE 2006 E CONTINUA ESSE SENHOR QUE E JUIZ FAZENDO O QUE BEM ENTENDE.

    1. Verdade Walter. Como fizeram com o caso do “triplex”, o “juiz” politiqueiro e a bandidagem da imprensa já estão direcionando o processo para onde eles querem, independentemente do que foi a acusação. No final Lula vai ser novamente condenado por “crimes” dos quais nem foi acusado, muito menos pode se defender, a não ser que o povo acorde antes e coloque esses pulhas engravatados nos seus devidos lugares!

      1. Serão novas condenações por “atos indeterminados”!
        Já contra o juiz, com tantas falhas de conduta certas e determinadas, nada se faz.

  3. Esta imagem de Santana me lembra imagens de pessoas que foram sequestradas ao deixarem o cativeiro; também lembra a imagem de presos políticos que deixaram a prisão após serem submetidos a tortura. E me lembra o final do protagonista do 1984.

  4. MAIS UMA UTOPIA DA ESQUERDA ,ACHAR QUE INDIVÍDUOS,QUE SEMPRE PREZARAM,PRIORIZARAM O DINHEIRO TEM CONSCIÊNCIA.
    QUANDO SE ESCOLHE QUE O PODER E O DINHEIRO É A RAZÃO DE EXISTIR,APAGA-SE TODO ESCRÚPULO,DECÊNCIA,OU VIRTUDE QUE VENHA A SE OPÔR A ESSA ESCOLHA.
    O CARA ESTÁ ÓTIMO,COMO TODO JOGADOR SABE QUE UM DIA PODERÁ PERDER,E ELE PERDEU ,MAS CONVENHAMOS ,AO ALIAR-SE A QUADRILHA DA FARSA JATO,PERDEU SÓ ALGUM ANEL,MAS OUTROS FICARAM (ALÉM DOS DEDOS).
    A ESTA ALTURA ,–NEM SEQUER O DO QUE ELE FOI ACUSADO,TRIPUDIADO,CONDENADO PELA GANGUE E A MÍDIA——,EU ACREDITO.
    ELE ERA UMA PEÇA CHAVE NA ARMAÇÃO CONTRA O LULA (imaginem só,o marqueteiro!!!!!!)E ELE FALOU O QUE OS CRIMINOSOS QUERIAM QUE ELE FALA-SE.
    O tempo nos entregará mais provas DO CRIME COMETIDO PELA GANGUE CURITIBANA ,ELAS APARECERÃO.

  5. Todos sabem que Lula é INOCENTE. TODOS! Porém, eles, os togados roubaram muito. Seus roubos os tornaram reféns dos USA/ Mossad. Que estão nos saqueando, sem dar um tiro. Querem fazer o mesmo na Venezuela. Cunha e Cabral estão soltos. As correntes fazia parte do script. Muito TRISTE! LULA é INOCENTE! Moro MENTE! PT Saudações!

    1. Concordo plenamente contigo, Nilda. A meu ver, os EUA espionaram e constituíram dossiês de todo mundo. E não está usando a investigação para depurar o sistema político, judicial, midiático e empresarial brasileiro.

      Pelo contrário, está usando para a consecução de seus objetivos geopolíticos, geoeconômicos e geoestratégicos. Por conta disso, parte significativa das classes política, empresarial, midiática e judicial está sob pressão, sob chantagem.

      Se colaborarem com o golpe e a transformação do nosso país e mera colônia, entregando às megacorporações capitalistas todo o patrimônio e as riquezas pertencentes ao povo brasileiro, poderão gozar de liberdade.

      Se recusarem, serão chamados pelos “iluminados” Sérgio Moro e seus procuradores para responderem pelos seus crimes, identificados nos dossiês.

      Assim, a camarilha do Temer e grande parte do Congresso Nacional, juízes, procuradores, policiais, grande mídia e empresários preferem entregar os pescoços de 200 milhões de brasileiros a entregarem os seus.

  6. Colhí essa informação de parte do depoimento do marqueiro João Santana, aquele que antes foi considerado como jenio talentoso no cenário midiático de transformar fatos em esperanças dos eleitores. Achamos pela pérola do contido nessa frase, uma pista, um gancho que o juiz leviano, covarde e imparcial justiceiro quer se apegar para condenar, mais uma vez de maneira injusta, abusiva e masoquista o ex-presidente LULA. Analisemos sua fala “Inclusive, quando se referia nesse período ao sítio do presidente, eu imaginava que fosse um sítio que eu tinha conhecido há muitos anos atrás, que era um sítio que ele tinha perto de uma represa em São Paulo”. lembrou Santana. Por que ele frisou “ao sítio do presidente”?.As hienas da lava jato deve estar sorrindo com isso. Por que? Porque na verdade, o marqueiro confessa que o ex-presidente LULA tinha um sítio, embora ele deduzisse que se tratava daquele que ficava perto de uma represa.Mas os algozes do ex-presidente querem mesmo é essa afirmação – o ex-presidente tem um sítio, não aquele que nos interessa e sim, este objeto da denuncia.Esse juiz age como um naufrago, se agarra a qualquer coisa que esteja boiando, no caso especifico do ex-presidente LULA a qualquer informação que ele ache, seja incriminatória. Como é odienta uma justiça doentia, servil e covarde quando está submissa aos frequentadores da casa grande.Hoje tenho um pensamento diferente do modelo de uma república, não aquela sonhada por Platão mas aquela que se comprometa por buscar o bem mais sublime de seus protagonistas humanos – o bem estar de todos igualmente. E isso a direita politica ou elite(rentista) raivosa não permitiu ainda, não permite e só permitirá se for conquistada pela força, pelo derramamento de sangue ou pela mudança estrutural do modelo republicano pois como está desenhado e imposto, essa contenda não chegará ao final, como no ditado: “dois bicudos não se beijam…”

  7. O semblante demonstra o peso da consciência.Esta inexorável energia que mãos hoje ou amanhã cobra seu preço.

    1. BOMBA ATÔMICA?
      NÃO?
      UMA BOMBA *TSAR NA PORCA-tarefa do ‘mor(T)o’!
      Com o “DD playboy de porta de igreja”, o Janot do boteco da ‘Friboy’ e o restante dos nazigolpistas & antinacionalistas/entreguistas dentro!
      *com certeza é a bomba mais potente de todas.

      $$$$$$$$$$$$$$$$$

      Pega na mentira: empresa de investigação americana desmente Lava Jato e afirma que resgatou arquivos da Odebrecht (sonegados à defesa de Lula!)
      6 de Fevereiro de 2018 Romulus Maya 8 Comments
      Por Romulus Maya, para o Duplo Expresso

      Os furos na “narrativa” sobre os “lapsos” na “investigação” (combinada) Lava Jato/ Odebrecht ficam cada vez mais evidentes. O alarme em Curitiba soou quando, no final do ano passado, o Duplo Expresso começou a tratar do relato da fonte do TI da própria Odebrecht contando como a fraude (conjunta) se dera. Em 22 de janeiro passado finalmente pudemos publicar a primeira parte do depoimento. E, dias depois, a sua transcrição.
      Desde que inauguramos essa pauta, em dezembro passado, veículos da grande imprensa – com destaque para a Folha de S. Paulo – vêm tentando fazer “hedge”.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.duploexpresso.com/?p=87475

      1. … O caminho das pedras para a absoluta ‘DESmoroLIZAÇÃO’ da ‘Farsa a Jato’ lesa-pátria, é a Braskem!
        Ou, “juntando as pontas soltas”, diria *”o Líder do ‘Alto Comando do Golpe'” [**vagabundíssimo], o Rodrigo Janot do Boteco da ‘Friboy’!
        *segundo o egrégio e impávido jornalista e escritor Luis Nassif
        **”golpe vagabundíssimo”, segundo o jornalista Mário Magalhães, pasme, do jornal ‘Folha de São Paulo’

        $$$$$$$$$$$$$$$$$

        Dileto(a) leitor(a), observe o jeito lhano do “juízo” ao abordar o “DOUTOR” Maurício Ferro!
        As esmeradas exortações preliminares do “juízo” para “o depoente”!
        E tome-lhe

        – Doutor
        – Excelência
        – Doutor
        – Excelência
        (…)

        https://www.youtube.com/watch?v=w2tqET2EJIM

        1. … O mega escândalo da Braskem, segundo Nestor Cerveró!
          “Com o DEMoTucano ‘FHC Brasif’ &$ o filho playboy dele… Representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do TCU, ‘penas amestradas’ do *PiMG &$ tudo dentro!
          *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ Giolpista, Globo Organizações MafioCriminosas à frente da detruição do Brasil!
          Dileto(a) leitor(a), observe também o comportamento e as atitudes pra lá de suspeitos dos procuradores da PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA fura-teto &$ lesa-pátria!

          https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=WVzQQ5Bb82o

  8. Sempre foi notório e mais claro fica ainda que quem manda e desmanda nessa relação é a madame.
    E a madame decidiu que para a cadeia ela não vai, nem que ela entregue a mãe.
    O João é um banana. E banana passada.
    Claro, claríssimo.

  9. Final melancólico e decepcionante para o ex-poeta e músico Patinhas, do excelente GRUPO BENDENGÓ, de forró autêntico na década de 1980, na Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *