JBS saindo do Brasil é desejo que o BNDES impedia

A JBS, segundo a folha, monta o “pulo do boi”. Ele muge aqui, mas dá dinheiro lá fora.

Os palermas que não viam razão de ser no apoio do BNDES a que a JBS se tornasse empresa líder no mundo no mercado de carnes deveriam da uma “googlada”.

Se o fizessem, veriam que o plano da empresa em transferir sua sede para a Holanda ou Luxemburgo, sendo tributada lá pelo boi que abatia aqui não é novidade.

Aliás, não é desde que Maurício de Nassau, para recuperar seus gastos numa ponte feita durante a invasão holandesa no Recife, criou a imagem do “boi voador” para nos tirar um bom dinheiro, através de um pedágio.

Em 2016, Maria Silvia Bastos Marques, presidente do BNDES – e logo demitida, talvez por isso, por Michel Temer – vetou, com os poderes que lhe davam acordos entre o banco e a JBS firmados em troca dos empréstimos que lhe haviam sido concedidos, operação quase igual, como registrou a Folha de S. Paulo, há três anos:

O BNDES barrou a reestruturação da JBS, operação que a empresa vinha dando como certa. Com a notícia, as ações da empresa caíram 11,45% nesta quarta-feira (26), fazendo ela perder, em um só dia, quase R$ 4 bilhões do seu valor de mercado.Anunciada em maio, a mudança seria radical: a companhia teria sede na Irlanda, domicílio fiscal no Reino Unido e ações na Bolsa de Nova York. A operação brasileira passaria a ser uma das subsidiárias da JBS Foods Internacional.

O crédito e os aportes de capital eram – e deveriam continuar a ser – os mecanismos de preservação no país de empresas de mercado global. Os descerebrados minions dizem nas redes que a JBS “mamou” nos empréstimos que recebeu em troca de ações da empresa e agora quer ir embora do país não enxergam o óbvio: eles fizeram parte de um esforço para fazê-las permanecer aqui.

Este rapaz de baladas que puseram à testa do BNDES, com seus planos de fazer o BNDES livrar-se a todo custo das participações acionárias de que dispõe – e com elas, dos poderes que possui – reabriu as porteiras. É fácil arranjar capital para comprar o que o BNDES vende assim, na bacia das almas.

E o boi vai voar para as “orópias”, como voou para os EUA no caso da Embraer.

E vamos neste ritmo de boiada: lá fora se ganha dinheiro, aqui a gente só pasta.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

    1. Cade o deputado p cobrar todo dia do Bozo?
      Provar q jbs e uma orcrim?
      Cade o deputado terminando seu discurso com “seja homem presidenente,seja homem seu frangote do trump”

      1. A JBS foi mais vítima do que criminosa. Assim como o Moro destruiu nossas empreiteiras, também tentou destruir nosso maior exportador de carnes. Lembra quando diziam que a Friboi era do Lula? O BNDES, como sabemos agora, impediu que a JBS saísse do Brasil, pois o banco é sócio da empresa. E nunca existiu caixa preta no BNDES. Quem trabalha no ramo financeiro sabe disso.

  1. Mais uma prova provada de que o capitalista não tem pátria, enriquece aqui, às custas do dinheiro de nosso banco de desenvolvimento, e depois vai embora para outro país que lhe dê mais alguma vantagem fiscal. É por isso que o capitalista não pode ser deixado livre para fazer o que bem quiser. Se o governo for covarde e não lhe colocar cabresto, ele faz a trouxa com a fortuna que ganhou aqui e se manda para onde ache que vai se dar melhor.

  2. Mais uma prova provada de que o capitalista não tem pátria, enriquece aqui, às custas do dinheiro de nosso banco de desenvolvimento, e depois vai embora para outro país que lhe dê mais alguma vantagem fiscal. É por isso que o capitalista não pode ser deixado livre para fazer o que bem quiser. Se o governo for covarde e não lhe colocar cabresto, ele faz a trouxa com a fortuna que ganhou aqui e se manda para onde ache que vai se dar melhor.

    1. Alecs, perfeita análise. Os neoliberalistas brasileiros não sabem como funciona o capitalismo global. As empresas são TRANSNACIONAIS, ou seja, tem a produção onde o custo de trabalho é baixo, a contabilidade em paraísos fiscais, a distribuição nos mercados consumidores e as finanças nas bolsas globais. Resumindo: o capital não tem fronteiras como os países.Quem está aprisionado nas fronteiras é o Estado Nacional e suas populações.

  3. Brito, uma simples linha do tempo nos mostra a Lava Jato tomando o mercado de proteína bovina do Brasil, a conta é também simples, a JBS era igual aqui e nos EUA no mercado de ações. O MP e a lava jato, entregou tudo aos americanos é só a lógica das bolsas e seus investidores do cão. isso foi crime, basta olhar aquela operação do delegado da PF nos frigoríficos e com ajuda da mídia. destruiu as exportações e os americanos nadaram de braçada com a nossa própria carne. Investigue e verá que aquilo foi uma farsa para o que está acontecendo hoje. A inflação vai escravizar novamente o povo brasileiro, quem dirige isso é o PSDB e FHC. Pode investigar chegará no príncipe.

  4. Brito, quero fazer uma crítica.

    O texto não deixa tão claro o que o BNDES fez com relação da Friboi e seus impactos. O que os bolsominions tem a ver com o caso.

    Por exemplo: “eles fizeram parte de um esforço”. Quem são “eles”? Precisa ter o contexto todo em mente pra entender. E em tempos de crença em todo tipo de mamadeira de piroca, é preciso ter mais que clareza!

    Abraços

  5. Depois que esse mito mico esculhambar de vez o país, os canalha vão dizer que a culpa é do Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *