Intercept mostra “abafa” sobre pagamento de out-door da Lava Jato

Leandro Demori e Amanda Audi, do The Intercept Brasil, em live no youtube mostram (assista abaixo) que o corregedor-geral do Ministério Público, Oswaldo Barbosa, em acerto com Deltan Dallagnol, abafou e arquivou uma investigação sobre um dos integrantes da Operação Lava Jato.

Em áudios e mensagens, revela-se a fala do procurador Orlando Martello, outro integrante da LJ, onde ele diz que o procurador Diogo Castor de Mattos praticou uma “traição” ao pagar um out-door louvando a “República de Curitiba”. Diogo é irmão de Rodrigo Castor de Matos, advogado que negociou delações premiadas, entre eles as do casal João Santana e Monica Mattos.

No segundo, após vários debates sobre as alegações com que Diogo, justifica sua saída do grupo, alegando razões de saúde, Martello diz que o colega “poderia voltar se o caso não tivesse repercussão”.

Depois, os procuradores comentam como escapar da revelação do pagamento ilegal. Jerusa Burmann Viecili, uma das procuradoras, diz que eles “irão para o sal”, se episódio viesse à tona.

A razão está na mensagem de Deltan Dallagnol reproduzida acima, em que ele diz que o corregedor “pediu pra eu fazer ofício (o feito acima) e ele suspenderia apuração e mandaria ofício pro CNMP pra suspender tb a apuração da turma do abafa, tudo com sigilo 4 [grau mais elevado de sigilo na PGR]”

Como resultado, o relator do processo sobre a colocação do out-door, Luiz Fernando Bandeira de Mello, mandou arquivá-lo dizendo que “a publicidade não foi contratada por nenhum membro do Ministério Público”, embora Diogo tenha confessado que usou outra pessoa para formalizar o pagamento à empresa de publicidade.

A live está reproduzida abaixo e a matéria o Intercept, aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. A certeza da impunidade gerou esse monstro que destruiu a economia e comprometeu a democracia.

  2. Qual a novidade para leitores bem formados, honestos intelectualmente e bem informados? NENHUMA. Eu afirmo categòricamente desde 2014: a Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional, formada por procuradores do MPF, Policiais federais e juízes, a serviço do alto comando internacional do golpe, que são o Deep State estadunidense, a finança transnacional e as oligarquias. TUDO, absoutamente TUDO o que foi “revelado” pelo “interceptador” – mantido pelo bilonário franco-estadunidense Pierre Omidyar, ligado ao Deep State estadunidense – já era do conhecimento das pessoas mais sensatas; os bozo e moromínios, analfabetos políticos cegados pelo ódio, não se convencem com as verdades cabalmente provadas; única esperança é de que parcela dos que supostamente ajudaram a empoderar o clã Bozo-miliciano tenha tomado essa decisão sem muita convicção; mas nem nisso podemos acreditar.

    1. A outra perna da hipocrisia está no identitarismo. Em 2014 o PT foi bombardeado combate a corrupção e pautas identitárias e mesmo assim ganhou as eleições presidenciais. Estranhamente Dilma Rousseff passou a governar com a agenda derrotada e se afastou de vez da base de apoio. Contingenciamento, paralização de obras, distanciamento dos militares (fechamento do GSI), novas regras de acesso a benefícios como PIS e pensão INSS empoderando notícias falsas sobre fim de 13 salário entre outras. Tínhamos a presidente se de inviabilizando pastores e padres fazendo a cabeça de fiéis contra governos de esquerda por conta de ideologia de gênero. Foi-se o tempo em que apenas discussão sobre aborto tirava votos. Essa pauta é usada até hoje para barrar a volta de qualquer partido de esquerda ao poder. Mais estranho ainda, os sindicatos com a desculpa de perda de financiamento aderiram de vez causas legítima mas não fundamentais como as LGBTs, pendurado no próprio pescoço a pecha de imorais. Essa operação de Curitiba sempre foi política e criminosa desde o início. Mas o campo progressista colaborou e muito para que ela tivesse êxito até aqui. Quanto aos heróis da lj, no cinema e nas séries os trunfos da CIA sempre se lascam.

  3. Oi Brito, acho que há um equivoco no seu comentário. Me parece que não há citação a sigilo 4 e sim apenas sigilo. O quê está marcado como 4 é o item da mensagem. São no total 5 ítens numerados. Pelo menos é assim que eu entendi. Abs.

  4. Pelo que se nota, houve, no mínimo, prevaricação dos corregedores. O corporativismo do mpf se assemelha a crime puro e simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *