Os incansáveis e a coceira

assentamento

Com o natural sentimento de mágoa de alguém que sofre uma injustiça, a reação de Lula, ontem, foi a de repetir um desabafo idêntico ao que fez quando da absurda condução coercitiva que sofreu por policiais federais, a mando de Sérgio Moro, num espetáculo midiático dantesco: carregar à  força para depor alguém que não era (e não é, naqueles casos) réu e sequer havia sido convocado a prestar depoimento.

“Eu já cansei, eu não tenho que provar que tenho apartamento, quem tem que provar é a imprensa que acusa, o Ministério Público que fala o que eu tenho, a Polícia Federal que falou o que eu tenho, eles que têm que apresentar documento de compra, pagamento de prestação, algum contrato assinado, porque se não tiver, eles terão que me dar de presente um apartamento e uma chácara, aí eu ganharei de graça essas coisas que eles falam que eu tenho”

Lula completa, daqui a três meses, 71 anos. Depois dos anos de metalúrgico e presidente do sindicato da categoria, foi deputado, presidente de um partido político, Presidente da República por oito anos e, depois, um dos mais requisitados palestrantes para eventos empresariais, justamente pelo sucesso de sua administração.

A pergunta óbvia é a seguinte: não ganhou, ao longo deste tempo e exercendo funções como as que exerceu, o suficiente para comprar um belo de um apartamento em qualquer das zonas ditas nobres de São Paulo ou da cidade brasileira que desejasse? Ou um sítio, com piscina, churrasqueira e, até, pedalinhos?

Seu antecessor, Fernando Henrique, tem apartamentos aqui (ao que se diz também em Paris) tem fazendas e empreendimentos agrícolas. Porque seu patrimônio – afinal,os anos de professor universitário foram numa atividade que não enriquece ninguém – não são suspeitos ou objeto de investigação policial-judicial?Porque ele fala francês e inglês (este, bem mal, como se viu na entrevista vergonhosa à Al Jazeera)?

Até os acervos acumulados em suas gestões e que, por força de lei, foram obrigados a carregar consigo, sem poder dar ou vender, são diferentes: no caso de FHC, são preservação da memória nacional; no caso de Lula, apresentado como coisas “afanadas” do Planalto!

O cansaço é um sentimento que só atinge os justos. Os maus têm, no máximo, preguiça, porque não há cansaço em quem não trabalho, muito e pesado.

Jamais vi um canalha esgotado e quando algum vai fruir o produto de seu mau-caratismo é num “dolce far niente” luxuoso. Ainda que fossem dele – e como diz, não há um documento a prova-lo – pode-se chamar de luxo um “pombal” no Guarujá ou um sítio em Atibaia?

Se eu pudesse dizer algo a Lula, nestes tempos de mesóclise, contar-lhe-ia uma cena que vivi com Leonel Brizola, num dos muitos revezes que sofreu na vida.

Numa conversa por telefone, nos tempos de menos escutas,  ele desabafa dizendo que está cansado, que pouco pôde conviver com a família (mesmo no exílio, os filhos estavam no Brasil, a partir de certa altura, e ele confinado no interior do Uruguai), que estava com mais de 70 anos, que era hora de descansar e procurar prover toda a ausência a que fora obrigado, depois de 50 anos de vida pública, 15 deles no exílio.

“Brito, eu tenho este direito”.

Eu disse que era óbvio que sim e que ninguém poderia condená-lo por isso, embora muitos fossem falar  que ele teria ido aproveitar “as delícias” de sua fazenda uruguaia: uma velha casa de pedra, no interior profundo, com telhas de amianto pintadas de vermelho, apropriadamente chamada de Casco Viejo.

“Só tem um problema, governador (como sempre o chamávamos), isso é impossível.”

“Impossível, por que?”, respondeu.

E o velho, que era menos teimoso do que se diz, teve de ouvir:

“Se o senhor se aposentar hoje, garanto que amanhã meu telefone vai tocar e vou ouvir uma voz me dizendo… (e imitando seu sotaque) Mas óooolha, Brito, tu viste os jornais, viu o que estes filhos da p…. estão fazendo?” É por isso que é impossível, porque o senhor não consegue”.

Até o leito de morte, todos sabem, ele não conseguiu, e este teimoso aqui o acompanhou, com as mesmas queixas da família.

Certos personagens tomam conta, e não devolvem, da condição de indivíduos que todos nós  – e eles também – temos.

Não vão descansar, mesmo que os seres humanos que são o queiram.

Como disse o outro agora velho, o de São Bernardo: “dá uma coceira….”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

    1. você acha que a expressão do lula na foto é de quê?
      ele está posando, com expressão de populista?
      ou é só de um ser humano que entende outro?

      1. Lula… Falso como uma nota de 3. Gosta msm é de beber com arquitetos que iriam reformar o sítio do amigo. impressionante que msm com o laudo da PF esses acéfalos tenham fígado para defender esse embuste.

  1. Esse Lula vestido de sem terra é apenas um personagem do Lula que ama os luxos capitalistas que as empreiteiras podem lhe proporcionar.

    1. luxo??? vc é bem limitado mesmo heim alisson, não sabe nem o que é luxo de verdade!!! rsrsrs

  2. “*Vesperamente”, ‘fOOOOOra temer’!”
    *’Vesperamente’ da grande manifestação de amanhã: ‘fOOOOOra temer’!

    [Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!]

    ‘Porco falante’ do LIBANÊS usurpador absolutamente (A)moral decorativo está tramando para salvar a pele imunda do GANGSTER mafiosíssimo ‘CU(nha)’ dos nazigolpistas

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    GEDDEL OPERA NO BASTIDOR PARA TENTAR SALVAR CUNHA

    Articulador político do interino Michel Temer, o ministro Geddel Vieira Lima estaria tentando jogar a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para depois da votação do impeachment no Senado, abrindo, assim, uma janela de esperança para que o aliado consiga se salvar da cassação em plenário; outros aliados do interino, como Eliseu Padilha e Moreira Franco, temem que a manobra contribua para contaminar ainda mais a imagem de Temer; de acordo com pesquisa Ipsos, apenas 16% dos brasileiros querem que ele continue até 2018, enquanto 20% defendem a volta de Dilma Rousseff e 52% pregam novas eleições; tentar salvar Cunha pode piorar ainda mais a situação para Temer

    30 DE JULHO DE 2016 ÀS 06:18

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]:
    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/246701/Geddel-opera-no-bastidor-para-tentar-salvar-Cunha.htm

    1. XICO SÁ: TEMER COLOCA O BRASIL NUM VALE DE SOMBRAS

      “No mundo invertido de Temer, que está bem abaixo dos nossos olhos — e muitos humaníssimos brasileiros ainda não veem — a aposentadoria será concedida pela Velha da Foice e a carteira assinada, aquele passaporte de uma certa dignidade antiga, enfeitará a vitrine do museu da sucata trabalhista”, diz o colunista Xico Sá; ele diz ainda que “no vale das sombras do vice em exercício, os programas sociais dedicados aos estudantes devem virar fumaça”

      30 DE JULHO DE 2016 ÀS 06:48

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/246704/Xico-S%C3%A1-Temer-coloca-o-Brasil-num-vale-de-sombras.htm

  3. Estou muito puto com esses golpistas fdp’s. Nunca vi tanta sacanagem em minha vida. Lula 2018.

  4. Querem conhecer o caráter de alguém? Deixem eles falarem à vontade. Pergunto: algum de vocês ia querer para amigo algum desses coxinhas que dizem essas barbaridades contra pessoas aqui? Dá para avaliar o tipo de caráter deles só pelas ofensas que dirigem à nós, ao Lula, à Dilma. Por pensarmos diferente somos qualificados como delinquentes, petralhas, enfim, uma infinidade de adjetivos. Entre um cachorro de rua, sarnoso, e essa gente, prefiro ter esse cachorro como amigo. Pelo menos o cão, com certeza, terá caráter.

  5. José Raimundo, por favor, não propague falsidades. Ser funcionário, todos somos embora pensemos que só os que traba lhem nas três esferas governamentais sejam os públicos. Muita gente digna e honesta fez concurso e presta seu servi ço com total retidão. As maracutáias não vêm deles, mas dos apadrinhado, co missionados e penduricalhos criados pa ra os familiares e amigos de vereadores, deputados e senadores. Pior, eles ganha m mais que os concursados, têm chefias e mandam e desmandam. Observe os cargos de secretários de estado e minis tros; e siga a hierarquia abaixo deles. Tem coisa pior que um politico se apose ntar com oito anos, sendo necessário um só mandato de quatro e os outros 4 serem pagos como se fôra um carnê de prêmios ?

    1. Essas aposentadorias malandrinhas ninguém critica. Temer não comenta e não ataca. Aposentadoria apos oito anos de trabalho dá nojo em pessoas decebtrs., que as pagam com seu suor de salário minimo.

      A sonegação e desoberacoes esta em 1 trilhão anual . Ricos fdps.

  6. se depender do poste da ex pres e do pt sem vergonha , o lula vai para a cadeira eletrica ou ainda nao viu isso. a parte podre do pt a qual faz parte o lixo politico do partido junto com o ex fantoche ta doido para se livrar do lula, mas infelizmente ele tem culpa nisso tudo. so uma revolta nos molde da turquia para mudar isso , o resto é conversa fiada.

  7. Obrigado FB pelo texto espirituoso e elegante. Da’ de fato aquelo no’ na garganta, Lula é maior do que isso e deve ir até o fim. Afinal nada na vida é para sempre e enquanto estivermos vivos iremos à luta porque é isso que nos diferencia das amebas ambulantes. Força Lula, o moralia (moro) vai passar e muito rapido; esse juizinho mediocre não passa de um jagunço agindo na lambança do momento. Ele esqueceu que tudo passa, so’ não passa aqueles que nos inspiram porque conseguem nos emocionar como Brizola e Lula, conseguem estar proximos de todos nos. Salve esses dois grandes homens que tanto deram de si e de suas vidas.

  8. Boa tarde Brito,

    Primeiramente Fora Temer. Depois, gostaria de parabenizá-lo por essas pequenas histórias sobre o velho Brizola. Somada à outras como a da construção do Sambódromo, do direito de resposta na Globo e outros tantos trechos da vida política e dos bastidores desse grande personagem brasileiro. Brito, pelo amor de Deus, quando sai seu livro sobre o velho Briza? Sério, já pensou em escrever algo sobre a trajetória dele? Se faz necessário. Um grande abraço.

    A… e parabéns pela audiência do Tijolaço. Do ano passado para cá percebi um aumento considerável dos acessos no seu site, vistos pelos comentários desses “trolls” que temos por aqui. Não comentariam se você, e seu texto, fosse algo qualquer, efêmero e sem importância, mas pelo contrário, suas palavras doem no calo de muita gente e atingem em lugar certeiro e crucial: a consciência de cada um.E isso, sabe-se desde o homem civilizado, é temido por alguns poucos. Daí a necessidade de desqualificarem a ti e ao teu trabalho, produzido com maestria. De certo modo, injusto, pois à eles coube tamanha tarefa, assombradamente difícil.

  9. O Lula sofre porque quer. Ele que outorgue uma procuração doando ao calhorda sérgio moro e seus asseclas os seus (eventuais!!!) direitos sobre o tal sítio e estamos conversados. Acabou a estória !!! Como disse no início, “sofre porque quer”… Quanto ao apê no Guarujá, é só checarem quem paga as taxas condominiais e os impostos. Simples assim…

    1. Parece que você não entendeu bem a situação. Lula já comprovou que não é dono, já publicou documentos e tudo o mais, mesmo sem ter essa obrigação, uma vez que quem acusa é que tem de provar o que acusa, ou comete calúnia. Não se pode doar o que não se tem. Os acusadores sabem quem paga as taxas de condomínio, tudo já foi constatado, investigado e comprovado. Sabem que não é de Lula. A situação é que as elites estão passando por cima das leis, das garantias individuais e do estado de direito. Não se argumenta com lobos, como diz a fábula.

  10. É isso, não adianta ficarmos debatendo em casa e no computador, temos de fazer a nossa parte. Se as ruas não estiverem lotadas amanhã para o fora temer, de nada adiantará. Vamos fazer acontecer.
    Amanhã todos na rua, vamos fazer a diferença, defendendo a democracia e enxotando o usurpador! “Fora temer”
    Vooooollllta Diiiillllmmmaaaaaaaa!

  11. fhc é paparicado por um bando de burgueses que falam um inglês tão fuleiro qto o dele. Morou na França e tentem imaginá-lo falando francês, deve ser uma coisa medonha. fhc não passa de um reles pau mandado de uma elite rasteira. Elite essa que só é o que é por roubar, de todas as maneiras possíveis, os cofres públicos. Vivem das benesses adquiridas por incontáveis assaltos ao dinheiro público, explorando trabalhadores, fraudando impostos. Se tivessem berço, não dependeriam tanto das benesses desse governo. Inclusive o PT errou ao continuar favorecendo esses energúmenos e ladrões. Espero que tenham aprendido a lição e saibam, no fim das contas, para quem devem governar. Chega de patrocinar empresas de televisão, chega de livrar empresários de pagar os impostos devidos, eles não se importam com o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *