Imprensa inglesa estranha “elite branca” nos estádios

Fifa-ingressos

O jornal The Guardian fez uma crítica interessante à Copa que até agora não mereceu nenhum comentário de nossa imprensa. Matéria assinada por David Goldblatt fala que, enquanto os gramados (em inglês, pitch) mostram a miscigenação intensa dos países latino-americanos, cujas seleções tem se destacado no torneio, as arquibancadas (stands, em inglês) contam uma “história diferente”.

Chamou a atenção do repórter (eu também já havia reparado nisso, mas na torcida brasileira), a hegemonia absoluta de cidadãos de ascendência europeia nas torcidas das nações latinas.

É evidente que o fato reflete as desigualdades históricas no continente, uma realidade que explica a emergência de governos populares, progressistas, com políticas públicas visando mudar esse quadro.

A matéria faz informações e análises bem mais completas do que o resumo deste post. O problema não acontece apenas nas torcidas latino-americanas, mas de quase todos os países.

Houve incidentes de racismo entre argentinos e mexicanos e observou-se a presença de faixas com inscrições de extrema-direita ou mesmo fascistas, entre torcedores da Croácia e da Rússia.

Ao final, o jornalista alerta que o mundo deveria se preocupar, na organização de um evento que deveria celebrar a diversidade, a paz e o pluralismo, em aumentar a diversidade social e étnica das torcidas.

ScreenHunter_4074 Jun. 22 14.04

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

66 respostas

  1. Tenho saudades da vibração da torcida miscigenada do velho Maracanã, exibidas nas belas imagens do “canal 100” do Niemeyer antes das sessões do cinema.

  2. Esta copa foi dirigida as elites dos países participante , pois toda galera que realmente são torcedores , estão assistindo em casa nos bares,nas ruas ou telões nas praças e praias . Quem pode pagar ingresso dos jogos , viagens , hospedagem , despesas com alimentação ?
    Daí , fica fácil para as elites organizarem vaias e protestos contra a presidenta e a copa , como aquela que foi organizada lá no Itaquerão .
    Com certeza não foi a vontade popula e sim das elites brancas e endinheirada , incentivadas pela mídia golpista e a turma do PSDB.

    1. A elite foi que não entendeu que Lula trouxe a copa só para ela curtir e deixar o povão na rua da amargura

  3. Não vai rolar nenhum texto sobre o Repórteres sem Fronteira? Sobre a nota que eles divulgaram sobre a perseguição do PT a jornalistas?

      1. Ah, que absurdo! Não tem lógico isso. É uma instituição reconhecida e respeitada mundo a fora.

        1. Pronto! Esperava o que? Elogios a essa entidade financiada por órgãos “bastante conhecidos”?

    1. Nos mostre UM,UMZINHO sequer que foi ou é perseguido pelo PT.Agora eu te falo dos mais recentes,porque são muitos os jornalistas e blogueiros perseguidos pelos tucanóides.Em Minas o jornalista Carone esta preso e adoentado ha mais de quatro meses porque ousa mostrar quem é realmente o CENSOR aébrio e sua mana que posam de “vítimas”.No RIO as vítimas DO AÉBRIO foram uma professora universitária e uma cineasta que tiverasm os computadores “confiscados”.Vai,nos mostre UMZINHO sequer que sofreu essa violência por parte do PT,vai coxinha,nos mostre.

    1. Bem observado. É fácil apontar as mazelas dos outros e ignorar as nossas. Imprensa inglesa é muito pior que o nosso PiG, sem falar que eles mataram a princesa de tanto assédio.

  4. Se assim se desfecha o assunto sobre a falta de negros nos estadios, digo que se dirige a primeira mão um ato comparativo entre negros la na inglaterra e no brasil, pois também em suas ligas não vejo missigenações nas arquibancadas, aonde o esporte mais famoso na Africa, seria uma luta muito parecida com o Sambô aonde podemos ver o verdadeiro interesse dos afroamericanos.

      1. Hahaha. Isso mesmo, Luis. Já entrou no primeiro jogo, entrar mais pra que, né? Pessoal pidão, a gente dá a mão e eles querem o braço…

    1. Deixe de falar bobagem seu antonio. Deixe de demagogia! Como não entra nehuma criança negra!!! Vi muitas!

  5. Brito, hoje faz dez anos que nosso guerreiro Brizola nos deixou.
    Quero ler um texto seu em homenagem ao nosso caudilho.
    FAZ UM 12, BRIZOLA!!!

  6. E qual foi o governo que organizou esta copa mesmo? o do PT…
    Política de afirmação social é só para manter o PT no poder eternamente. Desde que não afete quem realmente manda no país.
    Racista é o PT.

    1. O petismo fez o que devia, as condições que todo que fosse competente poderia em poucos dias de simples limpador de zoológico virar uns dos maiores empresários da face da terra, se os negro não tiveram condições de aproveita, ficarem ricos e encherem agora os estádios, Lula não tem culpa disso, Se ele soubesse que só a elite branca teria como se aproveitar da copa, jamais teria trazido isso.

    2. Aturar um troll já é dose. Agora ter que aturar um troll demotucano é o fim da picada! Xô troll, vai procurar tua turma. Xô, xô, xô…!

    3. Alex, você está no tijolaço. Sua turma escreve na veja, globo, fôia “barrigada”, estragão. Faça igual ao batman brasileiro, peça para ir ao banheiro e saia de fifinho.

    4. Alex, gostaria de lhe perguntar, em que mundo você vive? Você acha que algum partido, que têm programa, ideologia, militância vai fazer política para “entregar” o poder gratuitamente para os outros? então porque nossa elite, mesmo fora do poder tenta de todas as formas, licitas e ilícitas para voltar a governar?

      1. Não faça uma pergunta dessa para um troll,vc pode ser acusado de assassinato por matar o único neurônio do cérebro desses abestalhados alienados.

  7. Não tem muita importância q. nas arquibancadas só estejam os daZELITE de seus países. O importante p/ nós torcedores BRASILEIROS, além de uma boa performance da turma do FELIPÃO LEGÍTIMO (no ataque, não na defesa), são as CENTENAS DE EMPREGOS q. se criaram p/ dar as condições p/ ocorrência do evento COPA 2014; São as melhorias q. poderemos usufruir após a COPA, nos aeroportos, nos portos, no transporte coletivo, etc.; são os empregos criados DURANTE A COPA p/ atender os estrangeiros que dela vieram participar e os q. se criarão c/ o fluxo de turistas q. aumentará após a divulgação p/ 3 bilhões de seres humanos, das nossas belezas, de nossa cordialidade, e sabedores q. a partir da 2ª quinzena de julho, os “PREÇOS BRASIL” deixarão de ser “PADRÃO FIFA” e voltaremos a ser um país acessível a qualquer turista médio de qualquer parte do planeta. Por tudo isso, VALEU TER COPA!

  8. É o padrão Fifa de qualidade. Só entra nos estádios quem tem grana. Se o governo federal tivesse imposto o padrão dos governos Lula e Dilma a história seria outra. Um percentual muito expressivo dos ingressos seria reservado às famílias de baixa renda, aos beneficiários de programas como Bolsa Família, Prouni, Mais Médicos, Pronatec, etc. E no lugar da baixaria da elite branca e estúpida, teríamos respeito e acolhimento à chefe da Nação brasileira.

    Contudo, acredito que, nos últimos anos, o próprio governo federal acabou se intimidando ante ao bombardeio diário produzido pela mídia tucana e por seus leitores e seguidores. E com isso, com medo de que algo pudesse sair errado e produzisse combustível para a campanha da oposição, o governo deixou de comprar mais esta briga, em favor dos de baixo.

    De toda forma, mesmo fora dos estádios, o povão assumiu a copa, se apropriou dela, e é o povão quem está nas ruas, nas casas, ao lado dos turistas, fazendo a festa e torcendo durante os jogos da copa. Para o povo brasileiro, excluída a elite dominante, a realização da Copa do Mundo no Brasil tem uma importância simbólica muito além da presença física nos estádios.

  9. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  10. Que sujeito tão imbecil que apoiou tudo desde do início que não soubesse que era isso que iria ocorrer? Eu não fui.

  11. Interessante, também fiquei a refletir antes de ler este post.
    Na Roma antiga, os prisioneiros feitos escravos que que se destacavam pela força e bravura eram feitos gladiadores e quando sobreviviam nas pelejas ganhavam fama, dinheiro, mulheres e até mesmo a liberdade.
    Não importava a raça, cor ou origem.
    No mundo moderno, o que mudou? Os patrícios viraram coxinhas
    Quase nada mudou, hoje temos a TV, o sofá e a cerveja, pobre de nos proletariado.
    O resto os leitores podem deduzir facilmente.

  12. Pessoal, vocês viram ontem a tv groubo tentando mudar o grito de guerra da torcida brasileira?! Aquele canto que diz “AH SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR”. A desculpa da tv groubo é que ele (o grito) é muito velho, afinal é de 1949. A meu ver, o que incomoda mesmo a tv groubo é o fato da letra falar de pessoas que se assumem como brasileiros e que se sentem orgulhosos disso. Para as organizações groubo sentir orgulho de ser brasileiro e amar o BRASIL é um absurdo. É o fim da picada.

  13. A Fifa nunca foi um Partido Comunista. O objetivo da Copa do Mundo é o lucro e não a supressão das classes sociais. Nós sabemos disto no Brasil. Estranha muito um jornalista inglês ignorar este fato.

  14. Pessoal, vocês viram ontem a tv groubo tentando mudar o grito de guerra da torcida brasileira?! Aquele canto que diz “AH SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR”. A desculpa da tv groubo é que ele (o grito) é muito velho, afinal é de 1949. A meu ver, o que incomoda mesmo a tv groubo é o fato da letra falar de pessoas que se assumem como brasileiros e que se sentem orgulhosas disso. Para as organizações groubo sentir orgulho de ser brasileiro e amar o BRASIL é um absurdo. É o fim da picada.

  15. Agora que a Copa se torna uma realidade. Agora que os problemas na organização são os de sempre, como uma fornecedora da FIFA servir “merenda” estragada para os voluntários e alguns torcedores – eu não queria uma “merenda escolar” “padrão FIFA” para crianças do Brasil, causando um distúrbio gastrointestinal “padrão FIFA” – ou uma “invasão” de chilenos espertinhos no Maraca – que também era da competência da segurança particular contratada pela FIFA (ou seja, segurança “padrão FIFA”). Agora que tem aeroporto, agora tem cerveja, agora tem bola, mas tem gente reclamando de alguns campos, que é normal pelo excesso de jogos, e pela falta de insolação – por serem estádios cobertos, estamos aprendendo com isso – o choro dos pessimistas se volta contra quem? Ora, é claro, a seleção. Ela, a seleção, que está assim assim, que “só” empatou com o México, que está muito ruim, que está mal escalada. A quase unanimidade de ontem é a temeridade e hoje.
    Enfim, o viralatismo voltou ao campo e futebol. Esqueceu o Governo.
    Agora Camarões é uma baba, e o Brasil tem o dever de golear, e se golear não é mais que a obrigação. Que o Chile e a Holanda são os “bichos da coleira preta”, coisas sobrenaturais.
    Agora perceberam que o “coxismo” ocupou os assentos nos estádios, são “torcedores” de videogame, que não gritam, que não empurram a seleção.
    Pasmem, mas é isso. A bipolaridade “coxista” é um assombro. Basta um empate para tudo que estava certo, passa a estar errado.

  16. Todo mundo se rendeu à verdade (exceto a Rede Globo). Quem vê os noticiários da Band e Record já presencia defesa das injustiças e mentiras contra o governo Federal e elogios à organização da Copa. Só na Globo News que ainda se vende um Brasil em crise e atrasado, mas com o cuidado de não falar muito mal da Copa pois enche os bolsos da emissora com audiência.

    #naovaiterglobo

  17. “Na cabeça deles o país tinha que ser governado por um terço da população.” ( Lula ) … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  18. A culpa de todos os problemas é da elite branca…
    A imprensa é controlada por uma elite branca…
    A elite branca não permite ao povo brasileiro, negro e indígina, realizar todo seu potencial. A elite branca vende o brasil.
    Petistas – século XXI

    A culpa de todos os problemas é da elite judaica…
    A imprensa é controlada por uma elite judaica…
    A elite judaica não permite ao povo alemão, ariano, realizar todo seu potencial. A elite judaica vende a alemanha.
    Nazistas – século XX
    Pouco antes de iniciarem sua política de holocausto.

    1. Parabéns pelo comentário.

      O PT é a mais pura expressão do que se chama fascismo de esquerda, estou com muito medo dele.

      É como diz o poema (adaptado):

      Primeiro, vieram buscar o Diogo, mas, como eu não era do Manhattan Connection, eu me calei.

      Depois, vieram buscar o Reinaldo, mas, como eu não era da Veja, eu não protestei.

      Então, vieram buscar o Madureira, mas, como eu não era casseta, eu me calei.

      Então, eles vieram buscar o Lobão e, como eu não sou roqueiro, eu me calei.

      Então, quando vieram me buscar… Já não restava ninguém para protestar

      1. Pois eu ao contrário estou com medo de um dependente químico que não vai governar, mas ser governado Quem está por trás do Aébrio? Os mesmos que estavam junto com o Collor e com o FHHGA.
        Acorda Brasil.
        Mais pão para o pobre, mais médico e remédio, domestica também é gente, acabou o tempo da senzala.

      2. Martin Niemöller, autor do poema que vc parodia, deve estar dando voltas no túmulo, pelo seu uso calhorda direitista. A ironia macabra de sua medíocre paródia é que vc cita exatamente autores nazifascitas nacionais, quando Niemöller queria denunciar exatamente a sanha exterminadora dos congêneres alemães de sua época. A pequena referência bibliográfica de suas fontes de leitura já diz tudo. Vc só faltou citar Mário Sérgio Conti, o grande jornalista da veja, folha e globo, o repórter campeão de um furo de reportagem admirado em todo o planeta.

  19. Curioso é que o lema do blog é : “Politica sem polêmica é a arma das elites”, mas qualquer frase aqui que não glorifique o PT é considerada ofença pessoal. Depois quem tem ódio são só as elites…

    1. Com todo o respeito, sem querer ofender, mas ofensa é com s (letra esse) e não ç (c cedilha).

  20. Para:

    “Mabel Ide · UERJ’, que disse: ‘As análises e críticas também fazem parte da Copa. Não é só futebol é política econômica também. Torcemos, curtimos, mas não fechamos os olhos, as bocas e os ouvidos.”

    Que isso acontece com o PT é fácil de perceber, e quanto aos TUCANOS, continuarão INTOCÁVEIS, até quando ?!?

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! ******* “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  21. Por isso, a necessidade de cotas no Brasil e a distribuição de ingressos para os jogos em escolas públicas exatos trabalhadores da construção civil dos estádios…Dilna tem total discernimento das coisas….

  22. É descarado, jogadores da seleção colocam a mão na boca ao se comunicarem em campo para boicotar o Fantástico, naquele quadro ridículo da leitura labial! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Felipão acaba de espinafrar a globo na coletiva,, disse que tem uma tv que fica tentando ver o que ele fala pros jogadores em campo, tirando sua liberdade de expressão.

  24. COPA LULA. É tudo o que a elite não quer que o povo diga. COPA LULA. Foi ele que nos deu este presente. COPA DO MUNDO NO BRASIL e a DILMA viabilizoul

  25. A Inglaterra ou ingleses não conhecem um milímetro da vergonha de um país EXTREMAMENTE CORRUPTO DE POLÍTICOS MAU CARÁTER COMO DESSA DILMA ..e nem de um povo que sofre com políticos, eles veem o Brasil como turistas, SE A MINORIA OU MAIORIA SOFRE, LUTE!! ESTUDE!! E CONQUISTE…P.S fuck you England…

  26. Enquanto Lula e o PT namoram com o Nazismo e a segregação racial com seu discurso de demonização dos brancos (o nacional socialismo demonizava outra minoria, os judeus) e violação de nossa constituição, a conta de luz aumentou 25% aqui nos pampas.
    Provavelmente culpa dos brancos.
    Quando o povo vai acordar para o ódio racial do petismo?

  27. Copa do mundo só acontece a cada 4 anos. Escandaloso absurdo e injusta é a exclusão cotidiana da população negra. No campo vê-se negros porque ali vale o talento, na arquibancada o dinheiro. Talvez fossemos pentacampeões em outras áreas se trabalhássemos em equipe pela inclusão.

  28. Prezado Fernando Brito,
    o que está ocorrendo com o blog Tijolaço, que, desde o dia 22, não apresenta nenhuma matéria nova? Pode responder para o meu email.
    Att
    Dilmar Miranda

  29. Vejam o que o Felipão fala sobre a globopig,
    Detalhes a gente corrige só no intervalo, porque durante o jogo ninguém escuta ninguém. Só uma ou outra televisão que quer ouvir o que a gente está falando com os jogadores, que eu acho uma grande palhaçada”, disparou o técnico Luiz Felipe Scolari sobre quadro do programa Fantástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *