Humilhação mundial de Bolsonaro já tem data: 10 de dezembro, na Argentina

Convidado para a posse de Alberto Fernández na presidência da Argentina, Lula vai impor primeiro grande vexame internacional a Jair Bolsonaro que, ausente da cerimônia, terá como representante o insípido ministro Osmar Terra de Ninguém.

Alguns chefes de estado europeus e quase todos os latino americanos marcarão presença lá e é deste círculo que – embora em encontros isolados – Lula estará.

E estará fazendo o papel de liderança que sempre fez quando era presidente do Brasil, ouvido e acatado pelas lideranças continentais e num diálogo tomado com atenção pelos ‘d’além mar’.

Não duvide que venham ouvir Lula nem mesmo presidentes de direita, como Sebástien Piñera, do Chile, e Iván Duque, da Colômbia. Mario Abdo, do Paraguai, talvez se escafeda, por conta dos escândalos de corrupção em que está metido, com suspeitas ligadas a agentes de Bolsonaro.

O tamanho diplomático de Lula não se encolheu e o de Bolsonaro nem existiu.

Será, talvez, a primeira retomada de contato de Lula de Lula com algo que lhe é muito caro, a nossa política externa.

Isso e não houver uma visita da agradecimento ao Papa Francisco que, nos limites de suas possibilidades, fez questão de deixar clara sua solidariedade ao brasileiro.

O que não deixa também de ser um momento argentino irônico a Bolsonaro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Com a confirmação da ida de Lula na posse de Ferandez e Kirchner, é certo que o número de presidentes do mundo non-fascista será imenso, talvez sem precedentes em uma posse de presidente na história moderna. Todos vão querer dar parabéns ao presidente argentino e boas vindas a Lula, sem lugar na foto para o estafeta sempre lacaio e novo aproveitador “neo-neofascista” Osmar de Tal.
    Realmente o Bolsonaro vai ser reduzido a pó, e nem poderá dar um daqueles seus “longos” discursos de 3 palavras estrangeiras mal pronunciadas, como aquele que proferiu para o Trump ,durante 2 segundos, com o título “AI LOVI IU”.

  2. Lula e Dilma fizeram do Brasil um país para todos.
    Já Bostonauro serve o país para os mi e bilionários traidores.
    Onde até as FFAA são questionadas, rebaixadas e humilhadas.

  3. Lula tem o tamanho do Brasil, e o Brasil, como ben diz Paulo Nogueira Batista, não cabe no quintal de ninguém. Mas não tenhanos ilusão nenhuma, os que pensam que o Brasil cabe no seu quintal (com churrasqueira gourmet e tudo) vão fazer de tudo de novo para botar Lula atrás das grades, para o impedir de fazer política, e não vão medir esforços para isso, nem que tenham que destruir uma e outra vez o país. E Lula sabe disso. A luta vai ser dura e por isso precisamos agora e definitivamente nos libertar de nossas prisões. Como bem disse Lula, o que nos move é o sonho de un pais mais justo, melhor e para todos, é o amor e o desejo de fraternidade que nos une e só ele pode nos mover. Deixemos o ódio, a violência e a ignorância para os que querem meter o Brasil no seu quintal.

  4. Lula tem o tamanho do Brasil, e o Brasil, como ben diz Paulo Nogueira Batista, não cabe no quintal de ninguém. Mas não tenhanos ilusão nenhuma, os que pensam que o Brasil cabe no seu quintal (com churrasqueira gourmet e tudo) vão fazer de tudo de novo para botar Lula atrás das grades, para o impedir de fazer política, e não vão medir esforços para isso, nem que tenham que destruir uma e outra vez o país. E Lula sabe disso. A luta vai ser dura e por isso precisamos agora e definitivamente nos libertar de nossas prisões. Como bem disse Lula, o que nos move é o sonho de un pais mais justo, melhor e para todos, é o amor e o desejo de fraternidade que nos une e só ele pode nos mover. Deixemos o ódio, a violência e a ignorância para os que querem meter o Brasil no seu quintal.

  5. Com a confirmação da ida de Lula na posse de Ferandez e Kirchner, é certo que o número de presidentes do mundo non-fascista será imenso, talvez sem precedentes em uma posse de presidente na história moderna. Todos vão querer dar parabéns ao presidente argentino e boas vindas a Lula, sem lugar na foto para o estafeta sempre lacaio e novo aproveitador “neo-neofascista” Osmar de Tal.
    Realmente o Bolsonaro vai ser reduzido a pó, e nem poderá dar um daqueles seus “longos” discursos de 3 palavras estrangeiras mal pronunciadas, como aquele que proferiu para o Trump ,durante 2 segundos, com o título “AI LOVI IU”.

    1. Se fosse à posse de Fernández, o palhaço seria só um guri cagado, encostado à parede do rancho, espiando as brincadeiras dos outros e morto de medo de ser descoberto, cagado, pela mãe. É aquela história antiga, de meter-se de pato a ganso: ele faz barulho, bate as asas, dirige ofensas e ameaças, mas, ninguém o leva a sério, sobretudo, agora que o ganso de verdade pisou no terreiro.

  6. Adorei foi AI LOVI IU fantástico ! Eles sempre foi deslumbrado com os filmes de Hollywood , pai & filhos ! Imagino eles assistindo filme de FARO ESTE deve ter muita pipoca ! JAMESBONDI também eles devem curtir bastante !

  7. Brito, foi tal a felicidade que não me contive em viver a história, foi bom, foi ótimo, mas vigilância contra a ignorância e o ódio todo cuidado é pouco. como bem disse LULA, existem facções nas instituições que só deveriam serem republicanas e trabalharem para o povo que é quem lhes pagam. temos que pensar o Brasil democrata de agora em diante, coibindo o ódio, vinganças e picaretagens midiáticas e religiosas do ponto de vista da verdade e de nossas liberdades pessoais, intelectuais e do estado e segurança jurídicas, contra déspotas e marginais travestidos de “HOMENS DE BENS”. O Brasil pertence a seu povo e a ninguém mais.

  8. Lula e Dilma fizeram do Brasil um país para todos.
    Já Bostonauro serve o país para os mi e bilionários traidores.
    Onde até as FFAA são questionadas, rebaixadas e humilhadas.

  9. Imagina se Putin e Xi Jinping que estarão semana que vem no Brasil, fizessem contato com Lula? Se reunissem em algum hotel em Brasília ou Sao Paulo, sei lá. Kct. Isso seria extremamente desmoralizante pro bozo!

  10. Lula tem o tamanho do Brasil, e o Brasil, como ben diz Paulo Nogueira Batista, não cabe no quintal de ninguém. Mas não tenhanos ilusão nenhuma, os que pensam que o Brasil cabe no seu quintal (com churrasqueira gourmet e tudo) vão fazer de tudo de novo para botar Lula atrás das grades, para o impedir de fazer política, e não vão medir esforços para isso, nem que tenham que destruir uma e outra vez o país. E Lula sabe disso. A luta vai ser dura e por isso precisamos agora e definitivamente nos libertar de nossas prisões. Como bem disse Lula, o que nos move é o sonho de un pais mais justo, melhor e para todos, é o amor e o desejo de fraternidade que nos une e só ele pode nos mover. Deixemos o ódio, a violência e a ignorância para os que querem meter o Brasil no seu quintal.

  11. Caro Fernando,esse abaixo é sem duvida um dos seus mais bonitos textos que tenho emoldurado e postado sempre no face book;
    “A esquerda de punhos de renda é tão avessa aos líderes populares quanto a direita obtusa.
    Porque o líder de massas não é nada em si, embora seja um milagre do processo social.
    Ele dá corpo, cara, voz, representação humana aos sonhos e aos desejos de milhões, anulando sua própria existência para que sobreviva esta essência.
    Não é uma teoria, é uma prática.
    Portanto, falha, capenga, mambembe, defeituosa, cheia de contradições e defeitos.
    A esquerda que se vê como tutora e guia do povo fica desconcertada.
    Não está nos manuais. Não leu Gramsci. Nem sabe quem é Weber. Concilia com a burguesia sempre que pode. Faz amigos de direita, empresários. Vive cercado de áulicos, mas ouve mais os que sabe terem opiniões próprias, desde que as dêem discretamente.
    Vive quase isolado, porque sua condição de líder o aprisiona: não pode descer à padaria ou ao botequim, como um de nós, ou levar o neto ao parquinho de diversões.
    É seu maior sacrifício, porque não pode ser macio com os seus como deve ser com os outros, até com muitos que de seus nada têm.
    É uma preciosidade porque, contra a sua vontade, percebeu-se um fio de nossa história e vive a obsessão do dever de, sendo último de uma espécie, a qual o tempo foi devorando, deixar quem o suceda.
    Porque, no fundo, gostaria de estar vivendo sem os apertos da política convencional os anos da etapa final da vida.
    Mas é justamente por ser tudo o que é e, mais anda, por representar tudo o que representa que ele não terá paz.
    Então, resta apenas voltar a ser o que sempre foi e nunca deixará de ser, mesmo quando não estiver por aqui, como todos um dia não estaremos.
    Lula já não é mais, faz tempo, Luís Inácio da Silva.
    É Lula, a face da esperança que o povo brasileiro viu e não esquece.
    E que, como já aconteceu na História, aos que pensam que o derrotaram há de responder com a vitória.’

  12. BEM VINDO, ETERNO PRESIDENTE , A POLÍTICA DO BRASIL TAVA UM MARASMO QUE O SENHOR NEM IMAGINA. ERA UM TAL DE MINISTRA DIZER QUE VIU JESUS EM UM PÉ DE GOIABEIRA. O OUTRO DIZER QUE A TERRA É PLANA, OUTRO DIZENDO QUE O PEIXE É INTELIGENTE E QUANDO VER UMA MANCHA DE ÓLEO, ELE DESVIA DELA, TEM ATÉ UM QUE DIZ QUE É PRESIDENTE QUE FAZENDO COCÔ UM DIA E OUTRO NÃO , MELHORA O MEIO AMBIENTE, E POR AÍ VAI….

  13. Qualquer coisa que dificulte ou desarticule o bozo é muitíssimo bem vinda e se for o Lula melhor ainda, porque ele é a síndrome do nervosismo e profundo mal estar da direita e dos fascistas (leiam o manifesto atravessado de rancor, preocupação e desesperança do psdb sobre a soltura do Lula. Uma delícia). Só espero que ele consiga dar as ferramentas para a emancipação política do povo ao invés de pão e circo.

    1. Psdb depender de uma especie de aliança com bozo p se manter na cena politica e o fim.
      Claro q muito politico do psdb nao vai tolerar isso.
      Bozo e incapaz de um gesto de grandeza. Isso vai desgasta lo tanto durante a precampanha 2020 q vai aprofundar sua solidao mesmo com a caneta na mao…

  14. Senhor Fernando.O povo,somente deixara de ser MERA TROPILHA,quando optar por AGIR e não ser somente,A VELHA MASSA DE MANOBRA .Para tanto,tem que se transformar em sujeito da história,e não somente MANOBRÁVEIS SERES HUMANOS.Mas tem-se que propor ,caminhos que os levem à liberdade e não somente serem passivos historicamente.Isso,se chama REVOLUÇÃO SOCIALISTA,com a INDISPENSÁVEL INSURREIÇÃO POPULAR.Sem isso,vamos, como ocorre na história atual,por todo o mundo,com exceção chinesa,voltar aos caminhos da servidão,em favor dos ricos.

    1. Caro Marco, uma questão prática relevante é abandonar essa história de corrupção, de quem roubou ou não roubou. Isto é discurso da classe média que a esquerda aderiu gostosamente. Lula no seu discurso, disse “que se juntar todo mundo e bater num liquidificador não dá a honestidade dele”. Mau sinal. Puro lero lero. Vai voltar o discurso superficial de “eu sou bom e o resto não presta”. A política não é uma luta de mocinho e bandido, mas a expressão do destino dos homens tomados em suas mãos (não das dos políticos).

      1. Sr.Jose Ricardo.O CEU,esta cheio de PESSOAS COMO O SENHOR.Cabe destacar,que o Céu,esta cheio de HOMENS DE BOA VONTADE,que esqueceram que,as coisas se resolvem,COM FUSIS.Não com horações,coisa pra ingenuidades.

  15. Uma coisa é inegável – Lula vai roubar a cena.
    Alberto Fernández agradece e nós a ele por ter o nosso presidente como convidado de honra.
    Argentina soberana se destacando na luta contra o neofascismo.
    Vai ser bonito de se ver.

    1. E se o Coiso mudar de idéia e aparecer por lá para tentar tirar o Lula da foto? Vai ficar mais ridículo ainda.

  16. Acho que é um momento em que pode se iniciar um tempo de menos ódio e mais tolerância. Lula é um aglutinador, um pacificador e ao mesmo tempo um defensor de uma política que inclui os desasssistidos.

  17. A receptividade de Lula nos meios diplomáticos não tem nada demais. O tratamento é proporcional a importância geopolítica do Brasil. Basta não ser um bosta como o atual presidente, que todos os presidentes tendem a tratar bem o chefe de estado e de governo do Brasil. Talvez o deslumbre dos lulistas, como parece ser a autora, seja mais decorrência do pânico que os direitistas hipócritas tinham de “passar vergonha” com o Lula, ora vejam que ironia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *