Hoje é dia de começar o fio da paralisia diante da crise

bici

Enquanto a atenção do país está voltada para a ofensiva, agora, de tentar criminalizar Lula, pouca atenção se dá para a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, hoje, momento – espera-se – escolhido por Dilma Rousseff e Nélson Barbosa para anunciar as correções de rumo na política econômica francamente recessiva posta em prática por Joaquim Levy.

Que aprofundou as dificuldades vividas com a crise mundial – como se essa já fosse pouco – e afundou as expectativas econômicas com a ajuda de uma mídia que produz “um fluxo noticioso destinado a estimular a percepção de que a vida no país está se tornando insustentável e insuportável”, como descreveu anteontem, em excelente artigo, o jornalista Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa:

“O noticiário, em especial dos telejornais, tornou-se um show de desgraças, tragédias e pessimismo generalizado. A líder absoluta no marketing do negativismo é a TV Globo, que por incrível que pareça, historicamente sempre procurou distanciar-se das baixarias predominantes nas emissoras concorrentes. Os telejornais Bom Dia Brasil e Jornal Hoje preferem os dramas pessoais, os assassinatos envolvendo problemas familiares enquanto o Jornal Nacional e o Jornal da Globo preferem a baixaria política e o derrotismo econômico.”.

A nada disso se vai vencer com políticas – de comunicação ou de qualquer área – que miem desculpas, em lugar de usar o poder, ao menos o que remanesce de poder no Governo Federal um ano e algo mais desde sua eleição e quase imediata renúncia ao confronto.

Evidente que confronto não é, muito ao contrário, o exercício da “força cega” ou da teimosia. Mas também não é com um vago “a coisa vai melhorar”.

Se alguém quer saber o que faria ao Brasil uma política ortodoxa de enfrentamento de um quadro recessivo, não precisa fazer estudos. É só olhar o que nos deixou o “ano Levy”: receita despencando, déficit subindo, dívida crescendo, investimentos paralisados, emprego em queda e renda, idem.

É fato que o Governo não reúne condições políticas para uma reviravolta total. Mas tem de apresentar já ações ousadas – dentro do que é possível – para fazer a roda da economia voltar a girar.

Há um imenso arsenal de medidas – e recursos para elas – que pode ser utilizado e precisa ser, em alguns setores.

Construção civil é o mais significativo deles. Mas há outros em que se pode destravar decisões de investimento e de consumo.

É de esperar que, seguindo a boa máxima, o Governo vá para a reunião com as principais decisões já tomadas. Porque reunião produtiva é aquela em que se ajusta e se amplia o que o bom-senso manda fazer.

Ao contrário do que dizem os conservadores, não se conserta a roda da economia se a paramos. Quando ela gira, se apruma.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Admirável seu entusiamos e esperança com este governo. Como desatar o nó cego que o governo do PT deu na economia? Acha que liberando os bancos privados para ofertar crédito vai adiantar? O Próprio Trabuco já admitiu que não existe demanda por crédito. Está mais que provado que o governo, quando tentou implementar a sua nova matriz econômica só fez merda; e o preço que pagaremos por essas escolhas irá durar muito tempo ainda; visto que, segundo os analistas, crescimento econômico somente a partir de 2018. Oremos para que 2018 chegue logo, é isso que nos resta.

    1. Não existe demanda por crédito? Que planeta vc vive?
      O mundo inteiro carente de crédito, programas travados no Brasil por falta de crédito e vc vem me falat que não tem demanda.
      Para de ficar de plantão aqui na página pra conseguir ser o primeiro a comentar e fazer comentários negativos. Deve ser mais um dos pagos pela direita pra ficar aqui destilando pessimismo. Vaza coxinha!!!!

  2. Se não há condições Políticas para a reviravolta, há sem dúvida o povão disposição para a reviravolta.

    Podemos até não conquistar o que queremos, mas a bola será tirada da mão da UDN.

  3. Como a história do Impeachment se esvaziou, e passado o Carnaval o Brasil voltará a ter a suas instituições funcionado, em particular o STF que esperamos normalize o protagonismo do Moro e da Midia. O Brasil, fato que a mídia não divulga, tornou-se entre o 10 principais países maiores financiadores do FMI, ao lado dos USA, China. Além disso faz parte dos Bancos dos Brics os quais vão injetar recursos inúmeros projetos. A Dilma deveria terminar as obras que estão em fase final, como a transposição do rio São francisco que está 80% concluída e trará muito desenvolvimento a região nordeste. Terminar as Usinas elétricas e injetar crédito em empresas pequenas e médias que são as que mais empregam. Na minha opinião nesse conselhão deveria estar também o Ministro Delfim Neto que possui muita experiência. Por fim dialogar com a sociedade sobre restruturação da previdência.

    1. http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2016/01/liminar-que-paralisava-as-operacoes-de-belo-monte-e-derrubada

      “A usina hidrelétrica Belo Monte recebeu sinal verde para continuar o enchimento de seus reservatórios e a iniciar a operação comercial, programada para o início de março. ”

      http://br.sputniknews.com/mundo/20151201/2928893/banco-brics-assinara-projetos.html

      “Abril de 2016 será um mês importantíssimo para o Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS. Será o mês da assinatura do primeiro pacote de projetos da entidade, disse o seu vice-presidente, Vladimir Kazbekov.”

      Além disso tem a extensão do Norte Sul, a Transposição e a Transnordestina, os coxa fascista linchadores vão ter acelerar do golpe, já que tem tudo isso, mais isso:

      http://www.planejamento.gov.br/noticias/seis-areas-portuarias-irao-a-leilao-no-dia-31-de-marco

      Modelo de partilha que tem inicio de operação em Libra no 4º trimestre.

    2. Não entendi. Os estatizados agora são adeptos à reforma da previdência? O bestial PHA já virou a casaco e passou defende-la. Não seria melhor vocês afinarem o discurso com o pessoal do viomundo? Acho que lá, não estão muito de acordo não.

  4. Infelizmente a Dilma está sendo mais uma Margareth Tacher do que um Lula, isso se reflete em todos os campos, principalmente na economia. O seu distanciamente do Lula somada a sua falta de habilidade política são combustíveis para a crise – infelizmente, Brito, não acredito que vá sair muita coisa boa dessa reunião – a Dilma vetou a auditoria da dívida pública, não usa os meios de comunicações de forma devida, pelo contrário, incentiva a propaganda negativa. ainda, continua a manter péssimos ministros, tal como o da justiça e o da saúde.

    1. Essa fez a Tatcher se revirar no túmulo. Ser ofendida faz parte, mas ser comparada com uma palerma socialista como a Dilma é demais.

      1. Comparar a Dilma com a Tacher é muito até para um petista patológico! possivelmente não sabe um milésimo da história da Dama de Ferro.

  5. É impressionante como esse povo simpático ao PSDB e, logicamente, desligado das necessidades básicas das classes mais pobres, ficou de repente, tão humano, tão defensor do patrimônio brasileiro e tão rigoroso no combate à corrupção que há séculos assola a nossa pátria.
    Vendo alguns comentários eu fico a me perguntar onde estava esse povo quando o Brasil quebrava três vezes por ano, tinha muito mais desempregados que agora, não gerava emprego nenhum e os escândalos de corrupção pipocavam todo dia e eram religiosamente engavetados, tão logo amaçavam arranhar a imagem do governo ou de seus protegidos.
    Os juízes eram praticamente os mesmos, os procuradores idem e a polícia federal já gostava de dar nomes espetaculosos às suas operações. No entanto, nuca se viu operações com nomes patéticos como BuritiX, ReelejaX, PetroX, PrivateX, TelecomuniX, etc, para ficar apenas num período em que nosso país caiu aos piores níveis, na economia, na educação na saúde e no bem-estar social.
    Lula melhorou tudo. Desde a economia, passando pelo poder de compra do povo mais pobre, até o nosso orgulho de ser brasileiro. Merecia ter tudo do bom e do melhor para curtir a sua velhice em conforto e segurança. Ele sim, merecia apartamento em Paris, fazenda em Osasco e escambau. E o que se vê? Uma perseguição vergonhosa contra ele, patrocinada justamente por aqueles que antes dele, e outros até nos tempos dele, mamaram tudo que podiam nas tetas da mãe pátria, sem que ninguém os incomodasse.
    Eu acho que em face das injustiças promovidas hoje contra os petistas, a reação tem que ser mais firme e mais forte. Que tal os governadores e prefeitos aliados do governo criarem uma “Liga” e exigirem um combate irrestrito a todo tipo de corrupção? Aqueles que tenham bom relacionamento com os órgãos de justiça dos seus estados devem começar imediatamente a provocar investigações também sobre todos os corruptos ligados ao PSDB e seus aliados. Afinal, pau que dá em Chico dá em Francisco, não é mesmo, Dr Janot?
    Antes que a vaca vá para o brejo, pois o 1% mais rico está aí mesmo, só rindo e esperando.

  6. Caraca!!O moro e os comparsas do mpe,mpf,pf,stf,pgr e afins estao com prazo vencendo para dar o “serviço” mas nao estao conseguindo entregar o troço, dentre vários troços encomendados, que era o de pegar a Dilma e o Lula, porque nao tem uma única prova contra eles. Só conseguem escandalo na globo.. Palhaços !!!
    Vao apanhar dos americanos..
    Ou vamos assistir a algum acidente fatal de carro, queda de jatinho, crise de diverticulite, tiro no peito ou…. “nenhuma das anteriores”?
    Lula e Dilma, abram os olhos porque os “caras” querem lotear o Brasil prá eles e a fraude do aécio foi desarmada, mas eles nao perdoam..
    Estao aqui junto com a canalha nacional para destruir o país e se apropriar de tudo..
    Quanto mais o tempo passa mais impaciente essa gente fica……e eles sao perigosos e atuam nas sombras, entao todo cuidado é pouco…
    Sao capazes de tudo, depois fica tudo como “fatalidade”..

  7. O empreendedorismo é uma das saídas para aumentar o numero de emprego, renda e consumo . Empreende-se por oportunidade e/ou necessidade. As estatísticas mostram que com o aumento do desemprego cresce o numero de novos empreendedores (por necessidade). É hora de analisar os pequenos e médios empreendimentos e fomenta-los com informações técnicas e suporte financeiro . Como disse hoje o Sr.Trabuco “ na recessão somos todos perdedores”.

  8. Bem, a reportagem de ontem do Jornal Nacional, que trouxe o conteúdo do depoimento do engenheiro Armando Dagre ao Ministério Público de São Paulo, parece ter coroado o que, a esta altura, já está claro, não? Dagre foi o responsável pela reforma no apartamento 164 A, no Condomínio Solaris, o tríplex que seria da família do ex-presidente Lula.

    O engenheiro conta que a reforma foi contratada pela OAS e teve um custo total de R$ 777 mil, entre instalação de um elevador privativo, construção de uma nova piscina e a troca das escadas. Dagre relatou também o dia em que a mulher de Lula foi conhecer o tríplex. Disse que estava reunido com um representante da OAS no local “quando dona Marisa Letícia adentrou o apartamento acompanhada por um rapaz e dois senhores”. O rapaz era um dos filhos do casal, Fábio Luís, o Lulinha, e os “dois senhores” eram um engenheiro da OAS e o ex-presidente da empreiteira, Léo Pinheiro.

    A Promotoria também tomou o depoimento do zelador do condomínio, José Afonso Pinheiro, que trabalha no local desde 2013. Questionado se Lula esteve no prédio, Pinheiro disse que já viu o ex-presidente lá. Segundo ele, o chefão petista chegava normalmente em dois carros com seguranças que “prendiam” o elevador para a família, o que provocava reclamações de outros moradores.

    O zelador contou, ainda, que a OAS sempre “limpava o prédio e colocava flores para receber a família do ex-presidente”. No depoimento, José Afonso Pinheiro disse também que um funcionário da empreiteira pediu a ele que não falasse que o apartamento era de Lula e da mulher, “mas da OAS”.

    Eis aí: o maior legado pessoal de Lula à cultura política brasileira são as histórias oblíquas, os rolos, as meias-verdades, que mentiras inteiras são. Eis o “homem mais honesto do mundo”, segundo ele próprio, visto de perto, à luz da realidade.

    Isso vem de longe, não é?, de um tempo em que a imprensa, ocupada demais em incensá-lo como o demiurgo de uma nova era, achava de maus bofes perguntar como, afinal de contas, ele vivia e quem pagava as contas. Desde sempre houve, por exemplo, um Roberto Teixeira no meio do caminho — o mesmo Teixeira que é o dono oficial, diga-se, do apartamento de Luís Cláudio, aquele filho de Lula enrolado na operação Zelotes. E de quem o advogado comprou o imóvel? De uma offshore que fica num paraíso fiscal.

    O que há de ilegal em Luís Cláudio seguir os passos do pai e morar de graça no apartamento de um empresário milionário? Nada! O que há de ilegal no fato de esse empresário ter comprado o imóvel de uma offshore? Nada! O que há de ilegal em ser essa offshore situada num paraíso fiscal? Nada também. Essas coisas acontecem todo dia, não é mesmo? Essa é a rotina das pessoas comuns.

    Esse imóvel de Luís Cláudio é avaliado entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões. Seu irmão mais velho, Lulinha — aquele que era monitor de Jardim Zoológico quando o pai chegou ao poder e se tornou um próspero empresário pouco depois, com a ajuda de uma empresa de telefonia de que o BNDES era sócio —, também mora, até onde se sabe, de graça no imóvel de um outro amigo, este um pouco mais caro: estima-se o valor de mercado em R$ 6 milhões. O proprietário oficial é seu sócio, Jonas Suassuna.

    Aí há um sítio em Atibaia, também reformado pela OAS, segundo as vontades e os gostos de Lula. Toda a cidade conhece a propriedade como “o sítio de Lula” — até pelo aparato de segurança que toma o local quando o Primeiro Companheiro chega, né? Suassuna é, oficialmente, o dono desse imóvel também.

    A coisa toda já começa a assumir ares de comédia vulgar, de bufonaria.

    Há algo de errado quando as verdades do “homem mais honesto do mundo” precisam de um mapa desenhado por advogados para que possam ser compreendidas.

    Lula e seus defensores resolveram abraçar o caminho da farsa para não ter de dar explicações claras: a cada vez que surge uma nova evidência de que a história está mal contada, eles gritam: “Ah, querem pegar Lula!”. Digamos que isso fosse verdade e que houvesse tal predisposição, cabe a pergunta: e se ele for pego por coisas que realmente fez? A eventual predisposição de seus adversários o absolve previamente de eventuais crimes?

    Ninguém mais cai nessa conversa.

        1. POLÍTICA
          Vale a pena ler de novo: Lula, o milionário conferencista que ganhou quase 33 mil reais por dia em quatro anos.
          Ricardo Noblat

          Em quatro anos, apenas como conferencista, segundo a revista ÉPOCA, Lula declarou à Receita Federal que recebeu 27 milhões de reais.

          Ao dólar no valor médio de 2,20 reais, que vigorou no mesmo período, ele ganhou o equivalente a 12 milhões e 272 mil dólares em números redondos.

          Ou 3 milhões e 68 mil dólares por ano. Ou 255 mil, 681 dólares por mês.

          Hoje, com o dólar a 3.85 reais, Lula teria recebido 984.374 reais por mês. Ou 32.812 reais por dia. Ou ainda 1.367 reais por hora, acordado e dormindo.

  9. Não do ex-Presidente Lula. Mas, se fosse qual seria o problema?? Já que o FHC tem um apto na área mais valorizada de Paris, isso em torno de uns 30 milhões de euros. Não vejo vc preocupado com isso. Levando-se em conta que FHC era um professor universitário de se aposentou com 37 anos. Quer dizer que Lula por vir de uma família mais humilde deveria mora embaixo de um Viaduto?? Quem se baseia na matéria de um puxa saco do FHC e cia e um mentiroso como o Reinaldo Azevedo acredita em qualquer merda!

  10. 1. Por que a assessoria de Lula admitiu que ele era o dono do triplex do Guarujá em dezembro de 2014? Em notícia veiculada no dia 7 daquele mês, o repórter Germano Oliveira informou: a Bancoop, Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, que deixara cerca de 3 mil pessoas na mão por causa de fraudes atribuídas ao seu ex-presidente, João Vaccari Neto, entregara a Lula o triplex do Guarujá. Com a falência da cooperativa, a OAS assumira as obras.

    O edifício ficara pronto em dezembro de 2013. Mas o apartamento de Lula recebera um trato especial. Coisa fina. Antes unidos apenas por uma escada interna, os três andares foram atravessados por um elevador privativo. O piso ganhou revestimento de porcelanato. E a cobertura foi equipada com um ‘espaço gourmet’, ao lado da piscina.

    Ouvida nessa época, a assessoria de Lula declarou: “O ex-presidente informou que o imóvel, adquirido ainda na planta, e pago em prestações ao longo de anos, consta na sua declaração pública de bens como candidato em 2006.” Candidato à reeleição naquele ano, o então presidente Lula de fato havia informado à Justiça Eleitoral que repassara à Bancoop R$ 47.695,38, uma cifra que não ornava com o valor de um triplex.

    2. Por que a assessoria de Lula mudou a versão sobre a posse do triplex cinco dias depois de reconhecer que o imóvel pertencia a Lula? Sob os efeitos da repercussão negativa da notícia segundo a qual Lula tornara-se o feliz proprietário de um triplex à beira mar, na praia de Astúrias, uma das mais elitizadas do litoral paulista, o Instituto Lula divulgou, em 12 de dezembro de 2014, uma “nota sobre o suposto apartamento de Lula no Guarujá.”

    Primeiro, o texto cuidou de retirar a encrenca dos ombros de Lula. Anotou que foi a mulher dele, Marisa Letícia, quem “adquiriu, em 2005, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente a um apartamento.” A previsão de entrega era 2007. Em 2009, com as obras ainda inacabadas, os cooperados “decidiram transferir a conclusão do empreedimento à OAS.”

    O prédio ficou pronto em 2013. Os cooperados puderam optar entre pedir o dinheiro de volta ou escolher um apartamento. “À época, dona Marisa não optou por nenhuma destas alternativas”, escreveu o Instituto Lula. “Como este processo está sendo finalizado, ela agora avalia se optará pelo ressarcimento do montante pago ou pela aquisição de algum apartamento, caso ainda haja unidades disponíveis.” Nessa versão, a família Lula da Silva estava em cima do muro.

    3. Por que a mulher de Lula pegou as chaves de um apartamento que dizia não lhe pertencer? Em 17 de dezembro de 2015, cinco dias depois da nota em que o Instituto Lula alegara que Marisa Letícia ainda hesitava entre requerer o dinheiro investido na Bancoop ou escolher um apartamento no edifício Solaris, moradores do prédio informaram ao repórter Germano Oliveira que a mulher de Lula apanhara as chaves do triplex número 164 A havia mais de seis meses, em 5 de junho. “Todos pegamos as chaves no dia 5 de junho, inclusive dona Marisa”, disse, por exemplo, Lenir de Almeida Marques, mulher de Heitor Gushiken, primo do amigo de Lula e ex-ministro Luiz Gushiken, morto em 2013.

    4. Por que Marisa Letícia demorou seis anos para decidir se queria ou não o apartamento do Guarujá? Só em 8 de novembro de 2015 veio à luz a notícia sobre a decisão da mulher de Lula acerca do apartamento do edifício Solaris. Nessa data, o repórter Flávio Ferreira informou que Marisa desistira do triplex. Os assessores de Lula esclareceram que ela acionaria seus advogados para reinvindicar a devolução do dinheiro que aplicara no empreendimento. Considerando-se que a OAS assumira as obras do edifício Solaris em 2009, a ex-primeira dama levou arrastados seis anos para decidir. Cooperados menos ilustres tiveram de decidir na lata, sob pena de perder o direito de exercer a opção de compra.

    5. Por que Lula e sua mulher não divulgam os documentos da transação imobiliária e de sua rescisão? Afora a declaração à Justiça Eleitoral, em que Lula informara o pagamento de R$ 47.695,38 à Bancoop até aquela data, não há documentos disponíveis sobre a transação imobiliária e seu distrato. Nenhum contrato, nenhuma rescisão. Nada de recibos. O Instituto Lula informou que Marisa realizou desembolsos até 2010. Quanto pagou? Isso ninguém informa. Tampouco veio à luz uma petição qualquer na qual os advogados da família Lula da Silva reivindiquem a devolução do numerário.

    6. Por que Lula, Marisa e Lulinha, primogênito do casal, inspecionaram as obras de reforma do triplex? Inquérito conduzido pelo Ministério Público de São Paulo, sem vinculação com a Lava Jato, revelou indícios de que o triplex do Guarujá integra o patrimônio oculto do casal Lula e Marisa. Eles seriam os proprietários escondidos atrás da logomarca da OAS. Ouviram-se no inquérito uma dezena de testemunhas.

    Chama-se Armando Dagre Magri uma das testemunhas. É dono da Talento Construtora. Contou à Promotoria que a OAS contratou sua empresa para reformar o triplex número 164 A. Orçou a obra em R$ 777 mil. Realizou o serviço entre abril e setembro de 2014. Não esteve com Lula. Mas avistou-se com Marisa. Estava reunido no apartamento com um representante da OAS quando, subitamente, a mulher de Lula deu as caras. Estava acompanhada de três pessoas. Descobriria depois que eram o filho Fábio Luís, o Lulinha, um engenheiro da OAS e ninguém menos que o dono da empreiteira, Léo Pinheiro, hoje condenado a 16 anos de cadeia na Lava Jato. Inspecionaram a reforma, atestaram sua conclusão e deram a obra por encerrada.

    Zelador do prédio desde 2013, José Afonso Pinheiro relatou ao Ministério Público que Lula também inspecionou as obras do triplex. Esteve no apartamento, por exemplo, no dia da instalação do elevador privativo. Contou que a OAS limpava o prédio, ornamentando-o com flores, nos dias de visita de Marisa. Uma porteira do edifício disse à Promotoria ter visto Lula e Marisa juntos no local em fins de 2013. Em suas notas oficiais, o Instituto Lula não explica o inusitado interesse pela reforma de um imóvel cuja propriedade o casal nega.

    7. Por que a OAS devolveria dinheiro à família Lula da Silva depois de ter borrifado R$ 777 mil apenas na reforama do triplex? Levado ao ar pelo Jornal Nacional, na noite desta quinta-feira, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, reiterou: “Esse imóvel não é do ex-presidente Lula e de nenhum parente do ex-presidente Lula. A família do ex-presidente Lula comprou uma cota de um projeto da Bancoop. É só isso que existe. Ele pagou essa cota. Essa cota está declarada no imposto de renda do ex-presidente Lula.”

    Inquirido a respeito da reforma feita pela OAS, sob supervisão de Marisa Letícia, o doutor absteve-se de responder. Poderia ter dito, enfaticamente: Lula, Marisa e o filho do casal jamais inspecionaram reforma do predio do Guarujá. O doutor preferiu tergiversar: “Eu não tenho a menor ideia porque houve uma reforma e quem fez esta reforma. Simplesmente porque este imóvel não é do ex-presidente Lula ou de qualquer parente do ex-presidente Lula. O ex-presidente Lula tinha uma cota de um projeto da Bancoop e depois, quando este projeto foi transferido para uma outra empresa, ele tinha duas opções: pedir o resgate da cota ou usar a cota para a compra dum imóvel no edifício Solaris. E ele fez a opção, a família fez a opção, pelo resgate da cota.” De duas, uma: ou a OAS converteu-se de empreiteira em instituição de caridade ou alguém ficará no prejuízo. Ou, por outra, a Lava Jato içará à tona uma terceira versão, a verdadeira. (Fonte: Josias de Souza)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *