Há gente que diz não. A resposta de Filipe Boechat à Veja sobre conformismo

filipe

Do Doutor em Psicologia Filipe Boechat, da Universidade Federal de Goiás, no Facebook , em resposta a a um pedido de entrevista da Veja sobe “conformismo” e polarização política.

Como é bom ver que tem gente que troca a tolice da vaidade pela dignidade de seus pensamentos. Leia só:

Vejam só o que é a vida. A direita feito um touro nas ruas, correndo atrás de quem veste vermelho, o governo caçando nossos direitos e enfiando goela abaixo arrocho em cima de arrocho, e a revista Veja vem me pedir pra falar sobre a polarização política e… Solomon Asch! Francamente…

Pra quem não sabe, Asch foi um psicólogo social que ficou conhecido por supostamente ter demonstrado a natureza psicológica do conformismo.

Daí eu pergunto: é isso mesmo que vocês querem escrever? Que os indivíduos, no fim das contas, são psicologicamente constrangidos a seguir o comportamento da maioria? Que é natural o conformismo?

Não, Veja… As coisas não são tão simples. Que você tenha se conformado à ordem não implica que o conformismo seja natural.

Como tenho certeza que esse panfletóide da direita raivosa não estará interessado em minhas considerações sobre o que efetivamente se passa, haja vista sua linha editorial, decidi seguir o exemplo do Nasser e de outros e não contribuir.

Pra quem também não sabe, o Grupo Abril é um dos financiadores do Instituto Millenium, grupelho que defende as privatizações como sendo uma grande “usina de soluções” para o Brasil (segundo as palavras de um de seus afiliados).

Não. Não irei me prestar a esse papel ridículo de rebaixar o debate num momento tão delicado para a classe trabalhadora, em que ela é chamada a pagar o pato no lugar dos empresários e dos grandes grupos monopolistas. Não serei mais uma voz a legitimar o coro da direita.

Disse à Veja e repito com prazer: a saída é pela luta; a saída é pela esquerda!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Grande professor Filipe Boechat. Seu nome ficará gravado na história desse momento terrível em que o Brasil consciente luta contra a opressão da direita e o horror de uma mídia corrupta e fascistóide.

  2. Muito bom! Temos que dar as costas para esta mídia golpista. Sempre quando alguém vem falar-me da situação difícil, sugiro que desliguem a globo que o Brasil melhora, a vida melhora. A concordância tem sido imediata.
    Esta geração do ilariê terceirizou o pensamento à vênus platinada.
    Fernando quero aproveitar e parabenizá-lo pelo post do Gilmar, é uma peça a ser juntada na defesa.

    1. BOICOTE AOS ANUNCIANTES DA GLOBO

      Lista em 22/03/2016 – 20:30/23:45 –

      Copiem e compartilhem, esta é a melhor forma de se afetar os negócios da emissora do golpe!

      HAVAIANAS – FIAT – CACAU SHOW – CREFISA
      NATURA – ITAÚ – ARIEL – EXTRA – NET
      KOPENHAGEN – McDONALDS – GUARANÁ BLACK
      VIVO – SKOL ULTRA – CASA BAHIA – WALLMART
      CLOSE UP – ITAIPAVA – JEEP RENEGADE – DOVE
      VISA – NEXTEL – L´OREAL – SNICKERS
      GOL VOLKSWAGEN – TIM – BUSCOPAN

  3. O Professor de ciência política da UERJ também recusou dar entrevista para ao Globonews, é o terceiro por enquanto. O golpe não passará.

  4. Parabéns professor! Mais um exemplo. Devemos ter esperanças, pois apesar de tantos fascistas, o Brasil tem muita gente boa e preparada!

  5. Que bom que estes exemplos multipliquem, entretanto estes defensores de uma sociedade solidária e fraterna precisavam de um semanário para reverberar suas opiniões.
    Cartacapital está com o pé na tumba, Caros Amigos já é quase um mulambo ( embora excelente )!
    Faz tempo que venho afirmando sobre a necessidade de um novo semanário capaz de romper não apenas o pensamento único da BANCA, mas capaz de romper a mediocridade de Veja/Epoca/Istoé.

    P.S. PHA teve que retirar do ar os coments….GUERRA TOTAL AOS FASCISTAS !

    1. Fez bem PHA. Ele já tem a mdia para mentir, difamar, ofender, caluniar e ainda querem o pequeno espaço que a esquerda dispõe para vomitar suas as mentiras . O diabo é que eles vão migrar para outros blogs. Tem um lá em cima que diz que Teori não cassou a liminar do gilmar. Não entende que o que fez Teori avocando a ação é a mesma coisa que cassar. Retirou Lula da jurisdição de moro. gilmoro fugiu e foi passear em Portugal.
      O coxinha, já que não quer abordar o assunto deste post, poderia comentar a lista da Odebrecht com 200 nomes de políticos que receberam favore$ da empresa onde não consta nem o nome de Lula muito menos Dilma, mas consta o de serra, aecio, cunha e de TODOS os 65 parlamentares que compõem a comissão do GOLPE.

      E o coxinha quer retirar Dilma para colocar Temer e Cunha. Na realidade, o Coxinha é a favor da CORRUPÇÃO.

  6. Disse tudo, a saída é pela esquerda. Mas não essa que faz do paz e amor um convite a convivência harmoniosa com oligarcas e reacionários inescrupulosos.

  7. O nazismo não caiu das nuvens, ele foi sendo criado. Ele tomou forma e prosperou devido ao efeito manada quando muitos se calaram em seu início, ao invés de fazer valer as suas convicções. As sementes do mal só prosperam em terras férteis e o silêncio dos justos as irrigam. A luta da esquerda deve ser permanente, incessante, palmo a palmo, centímetro a centímetro, em todos os campos. Sem trégua.

  8. Hoje pela manhã recebi telefonema de uma repórter do Diário de Santa Maria – jornal da RBS-Zelotes, filiada à Globo – que queria me entrevistar sobre as perspectivas do PT, face ao, alguma coisa como o grave momento que enfrenta. Sou militante do partido, seu ex-vereador e ex-presidente, na década de 80, e jornalista aposentado. Por conta da minha profissão não quis ser deselegante com a menina, mas declinei do convite e me neguei a indicar outra pessoa que ela pudesse entrevistar. Eu não quis dizer à colega que não falo para um jornal de uma empresa golpista, manipuladora e sonegadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *