Guedes revê PIB para 0,02%. Esqueça isso seria “pibão”

O Ministério da Economia anunciou sua nova “previsão” do crescimento do Produto Interno Bruto, caindo a feita dez dias atrás de 2,1% para 0,02%.

Algumas notas:

Previsão com casa de centésimos é, por si só, confissão de fraude, porque -embora desimportante – este grau de acurácia, só com resultado, não com projeção.

Muito menos porque nem a “Mãe Diná” a esta altura é capaz de dizer o quão fundo as coisas irão.

E, sobretudo, quanto tempo durará a necessária paralisia da vida econômica que a pandemia nos imporá, embora se saiba que não será pouco.

Hoje, A Fundação Getúlio Vargas previu que o ano termine com uma retração de 4,4% do PIB., a maior dos últimos 58 anos.

Claro que as previsões dos bancos, que o Banco Central resume no Boletim Focus não virão tão sombrias, até porque eles não podem desanimar suas vítimas, digo, seu clientes, mas também não pretendem parar o “mico” do senhor Paulo Guedes, que já não tem credibilidade nem entre os que fingem acreditar nele, inclusive Jair Bolsonaro.

Este não vai queimar lenha nova na fogueira que não se apagará tão cedo e vai esperar, o quanto puder – a carbonização do Posto Ipiranga na gasolina da crise.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Essas revisões modestas, feitas a conta-gotas, lembra-me aquela música: acho que estou LIGEIRAMENTE grávida. Ou, ainda, aquela piada do gato que subiu no telhado.

    Pure embromation.

  2. Se o PIB não for negativo próximo de 5% será num paraíso. Mas não tem a menor importância, agora precisamos de salvar vidas do vírus e da fome. Medidas drásticas como proibir demissões como planeja o velhado da Havan tem que ser evitadas, e é urgente. Claro que talvez devamos encarcerar Bolsonaro e equipe antes.

    1. El País: “aos que afirmam que o momento é de lutar para empurrar o Estado a aplicar políticas de proteção social, eu diria que os últimos dias mostraram que isto é algo da ordem do delírio. Pois o Governo aproveita a situação de caos para permitir às empresas cortarem jornada de trabalho e salários pela metade, permitir licenciamentos sem custos, usar os parcos recursos públicos para salvar empresas aéreas monopolistas especializada em espoliar consumidores e pressionar pelas mesmas “reformas” que destruíram a capacidade do Estado de operar em larga escala em situações de risco biopolítico com esta. Ou seja, achar que é possível negociar com quem procura toda oportunidade para preservar seus ganhos, com quem se serve do Estado para espoliar o povo em qualquer situação que seja, demonstra incapacidade de saber contra quem lutamos. Que aprendam de uma vez por todas: neoliberais não choram. Eles fazem conta, mesmo quando as pessoas estão a morrer à sua volta.”
      https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-03-20/a-unica-saida-e-o-impeachment.html

  3. Pior é que tudo agora será culpa do covid, inclusive dessa equipe de frentistas que não sabe merda nenhuma de economia.

    1. Entendi seu comentário. Mas, por favor, se está se referindo à frentistas de posto de combustíveis,não faça essa comparação. Frequento o mesmo posto desde o século passado. E são eles que; verificando água, óleo,pressão dos pneus, reservatório e palhetas do para-brisa etc, não me deixam preocupados ao dirigir. Bem diferente dessa equipe econômica que me dá pesadelos dia sim, dia não.

    1. 0,02% porque não dizem -5%. Nos EUA tem economistas de lá falando de menos 30% no PIB deles. Caos total.

  4. Como dizem os mineiros este escrope é um picareta “além da conta”.
    Ninguem tem hoje condições de prever nada, apenas é certo que vai haver uma queda muito grande da atividade econômica, que já haveria de qualquer forma sem apandemia. A queda da econômica seria deteminada principalmente pela incapacidade da equipe econômica e agravada pelas escaramuças geopolíticas entre EUA e Rússia e entre EUA e China.
    Os reflexos internos e externos da pandemia são impossíveis de precisar agora. E esse picareta apresenta uma previsão com precisão de centésimos.
    Pinochetista picareta, despreparado e arrogante, pensa que somos idiotas como a turma dele. Só que não.

  5. é difícil fazer previsões neste momento, quando não se tem ideia de quanto tempo irá durar a pandemia e seus efeitos mas uma certeza pode-se ter: previsão com duas casas depois da vírgula é fraude…

  6. O PIB irá abaixar, mas os ricos continuarão ricos, e os pobres, além de desempregados, daria para o Victor Hugo escrever milhares de livros.

  7. Algumas constatacoes: o mundo está vivendo o maior drama desde a segunda guerra mundial. O país está entrando nesse drama SEM GOVERNO.
    E estamos com a sociedade civil desorganizada. A nossa sociedade ainda está num estado catatonico. A primeira coisa que a nossa sociedade teria que fazer seria tirar esse cara que está ocupando o lugar do governo. Será que vamos fazer isso a tempo de salvar o que resta desse povo?
    Esse cara tem uma capacidade tão grande de falar e fazer insanidade que até bestas como os governadores do Rio de Janeiro e São Paulo parecem estadistas comparados a ele.

  8. Ufa! que alívio!
    Ainda bem que temos um grupo consciente e sábio governando o Brasil !!!
    Esta erva é da boa mano! Tá tudo numa boa!

  9. Lembram-se da propaganda vistosa da XP Investimento. Eu tenho um amigo que ele vendeu o único bem que ele possuía e investiu tudo em ações pela XP. Coitado agora está (estava) pagando aluguem e não sabe como fazer. Desempregado e terá de viver sem seus parcos salário . Mas, agora tem uma nova picaretagem para pegar os trouxas se se chama BitCoint!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *