Guedes e sua quarentena

O ex-Posto Ipiranga Paulo Guedes transformou-se, à vista de todos – a aos olhos do mercado, que são os que lhe importam – numa peça inútil.

Ao contrário do comercial, ali não se encontra nada.

A única providência expressiva é uma pouco mais do mesmo, a antecipação em três meses do pagamento do 13° de aposentados e pensionistas, um pastiche das liberações de FGTS e de PIS que vêm sendo usadas como “calmantes” para o estresse recessivo.

Até os mais obtusos mercadistas, a esta altura, sabem que o organismo econômico precisam é do antibiótico do investimento, porque o perigo é uma recidiva do desemprego, causado pelo inevitável baque nas atividades que virá quando o Brasil repetir, como repetirá quase que certamente, o que se passa pelo mundo.

E investimento e papel de protagonismo do Estado neste é, na bíblia de Paulo Guedes, uma heresia.

A entrevista de Rodrigo Maia à Folha, dizendo que “Plano de Guedes tem ‘quase nada’ para combater crise do coronavírus” é o maior sinal de que o Ministro da Economia foi à condição de isolamento.

Com o mercado, com os políticos e, mais grave, com seu avalista, Jair Bolsonaro.

Nenhuma dúvida que a solução simplista, neste momento, são as isenções tributárias, e de que romarias de empresários se formarão a pedi-las ao Planalto.

E Jair Bolsonaro, como qualquer medíocre espertalhão, odeia o Fisco.

O Tesouro sempre foi a galinha dos ovos de ouro e, agora, facas se voltam contra ela, com a simpatia presidencial.

E lembrem-se: Bolsonaro precisa sempre exibir cabeças cortadas para mostrar que manda.

Na linguagem médica, tão em voga, Guedes tem altas chances de “evoluir para óbito”, assim que houver alguém para colocar em seu lugar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Pois eu sou,totalmente cético,quanto a saída desse ENERGUMENO,do lugar que ocupa.Esse VERME,tem protagonismo assegurado,nesse BLOCO DE CANALHAS que é o ATUAL GOVERNO,com seus fiéis servidores,que alguns chamam de POVO.Não vamos,de novo,nos iludir com BOLACHAS CONTAMINADAS DE ÓDIO SOCIAL.Então,não vamos nos iludir,pois são maiorias quase maciças.

  2. Falem sério ! Alguém quer a saída do Guedes ? Eu NÃO. Já imaginaram se colocam o Fraga ? Um economista de direita inteligente ? Aí estamos ferrados. Vai fazer tudo de ruim com mais competência, enganando a patuléia de novo.

  3. A surpresa seria se guedes propusesse algo que não fosse mediocre.
    De um escroque pinochetista que fez carreira na especulação financeira e que tem contra si graves acusações de falcatruas com fundos de pensão, e que nunca produziu nada como “investidor”, nem como economista teórico, está mostrando agora para que todos vejam, aquilo que sempre foi, um medíocre, um escroque pinochetista.

  4. Maia,o agente do “mercado” no Legislativo está colocando o Guedes em quarentena.O porco engravatado,posa de “surpresso” com a falta de capacidade do tchuchuca .
    Mas,ele já fez seu trabalho.
    Talvez ele se desgastou nesta crise do petróleo na 2° feira que derrubou o castelo de areia da bolsa e alguns poderosos perderam muito dinheiro,e não tiveram do Estado (sempre ele!!!) a compensação.
    Tchau,tchuchuca ! a desfrutar os frutos do seu trabalho,nada mais merecido !!

  5. É verdade, quem perguntou o caminho pro posto ipiranga, se queria ir para o céu foi parar no inferno.
    Mas eu tenho uma sugestão para ele: já que as reformas surtiram o efeito oposto, que tal simplesmente anular todas as reformas implementadas de 2016 para cá? Talvez dai o PIB volte a subir.

    1. O principal é começar anulando o festival de besteiras do golpe, prender o juiz ladrão, anular todas as reformas pós golpe e anular a eleição de 2018. é utopia? Quase toda realidade é gestada na utopia.

  6. Triste ver um país atolado numa crise de saúde, pensando em gastar 5 bilhões para combater o coronavírus e salvar vivas, principalmente de pobres e de quem passou a vida inteira na labuta e, na outra ponta, abrir mão de impostos com isenções ficais que podem significar perdas de mais de 100 bilhões para beneficiar os empresários (muitos deles deputados e senadores), que são os 1% mais ricos do país.

  7. Significa também que pode vir alguém pior….. não esperem nada que preste desse desgoverno miliciano…..

  8. Isenções tributárias? Os empresários golpistas que se explodam. Receberam dezenas de isenções no governo Dilma e não investiram 1 centavo na economia real. Embolsaram a maior margem de lucro decorrente da isenção e investiram foi no mercado financeiro. A desculpa eram os juros. Pois agora, com essa recessão, os juros são baixos. Não têm mais desculpa para não investir. Mas eles não investirão, não é mesmo?! Sabem por quê? Porque eles querem é apenas enriquecimento fácil, sem trabalhar, lucros em abertura de capital e especulação. Tomara que muitos tenham prejuízo com essa quebra da bolsa. Inclusive eles preferem sonegar impostos e atrasar salários dos empregados porque têm lucro maior na especulação financeira. Ganham mais $$$ cometendo um crime e contando com os refis e não têm responsabilidade social nenhuma, zero. Pensamento estratégico de país, então, nem pensar. Esses são os verdadeiros PARASITAS!

    1. A vaca foi pro brejo e esses empresários energúmenos querem sangrar a coitada e levar a carne pros gringos e eles na forma de “investimento” em paraísos fiscais. Paraísos fiscais para os 1%, purgatório para 9,9%, inferno para 40% e 5º dos infernos para os 50% restantes.

  9. Existe um aspecto que nas últimas duas semanas ,mostrou que esta crise do coronavirus é diferente das outras “pragas apocalípticas”.
    -Os ricos estão sendo prejudicados–,companhías aéreas,sponsors,grandes multinacionais estão perdendo dinheiro.
    Mas,por que o pavor ,por qué gerar esse prejuízo aos ricos?estão com medo,e o medo é causado por qual razão? será porque o número de mortes é muito maior que o anunciado? será porque querem evitar uma paralisia geral ,mais custosa que as atuais restrições?
    Outra pergunta dentre muitas outras,por que o norte da Itália???e seus vizinhos Croâcia ,Eslovénia,Austria,Suiça,Mónaco não reportam essa epidemia toda???
    Existem 27 milhões de norte-americanos que não possuem plano de saúde ,dependem do seguro .A maioría deles não tem a certeza se o seguro pagará os custos com exames ou possíveis internações,e eles não tem condições de arcar com ela.
    O capitalismo maravilha,mostrando( mais uma vez) sua cara podre.E os comunistas chinos solucionaram seu surto, e estão ajudando aos italianos com seu conhecimento e com equipamentos.
    Os racistas italianos do norte estão sendo discriminados até na Argentina ,sofrendo em carne própia o flagelo do preconceito.
    Vivemos tempos estranhos

    1. Pepe Escobar, em entrevista a Leonardo Attuch, diz que esse vírus deve ter sido colocado de propósito na China, no Irã e na Itália. O motivo de escolherem a Itália tem a ver com esse país estar desenvolvendo a rota da seda em parceria com a China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *