Guedes e a maldição do “tchuchuca”

O jornalista Kennedy Alencar, no Twitter, acha “engraçado ver tigrões da imprensa tão melindrados, tão escandalizados com o uso da palavra tchuchuca”.

Talvez, Kennedy, porque seja destas coisas que vá pegar por um longo tempo porque traduz, no popular, o que é um ministro da Economia que, ontem, mostrou que ele e o governo a que pertence  não aguentam o “batidão” da luta política.

Até porque, a começar do chefe, o governo não tem a menor continência verbal. É um “brown shower” generalizado.

Ou o secretário do gabinete Civil, que deveria ser o grande coordenador da blindagem a ser feita a Guedes não viu e não foi visto na Câmara.

O episódio é menos grave pelo nome – “tchuchuca” – do que pelo sobrenome: “dos banqueiros”.

Como disse em outro post, foi um dos momentos que lamentavelmente foram raros, ontem: dizer o que o povo entende.

O “tchuchuca” vai “colar” como o estigma em Caim.

No Senado, semana passada, e na Câmara, mesmo antes da explosão do “é a mãe”, Paulo Guedes mostrou que não resiste a provocações, o que costuma ser fatal na política, onde se dizem os maiores desaforos, mas nunca se pode fazer nada com a cara transtornada.

É aí que o tigrão vira tchuchuca.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Com uma tirada humorística, Zeca Dirceu fez mais pela demolição do Posto Ipiranga do que conseguiram fazer com discursos enormes, análises extensas e textões de faceburro. Toffoli obedeceu as ordens superiores e está dando um jeitinho de manter Lula preso. Se alguém ainda que este país se resolverá pela via do discurso e respeito às “instituições”, é bom acordar para a realidade.

    1. Com certeza.
      A indignação de políticos, da mídia e do mercado pelas palavras do Zeca Dirceu decorrem justamente do fato das palavras dele terem, finalmente, desmascarado o que é essa reforma. Mesmo o cidadão mais ingênuo e despolitizado, ao ouvir o que ele disse, abre a cabeça.

  2. Mas não esqueçamos que a proposta é péssima. Mal feita, sem responsabilidade, sem a sensibilidade obrigatória da questão.
    A você, pobre, ele ameaça com o não pagamento de nada. Para os ricos este não pagamento aos pobres vai aos seu ricos bolsos.

  3. Foi a versão Parlamentar do Chico:
    – ” Fala grosso com a Bolívia, e fala fino com o EUA.

  4. Tchutchuca e Conge a nova sensação do país; uma boa dupla sertaneja daquelas bregas e não das autênticas. Eta governo complicado e inimigo do povo. Essa reforma da previdência sem conversar com os beques não funciona; estão querendo na verdade empurrar goela baixo um plano econômico de interesse dos bancos e seguradoras para eliminar a previdência pública e chamar o povo para garantir as receitas que serão geridas pelo sistema financeiro. Em função das resistências que têm se acentuado, nota-se um desânimo por parte de alguns articulistas da grande mídia uma vez que são porta vozes dos rentistas. Reforma da previdência sem recuperar o bilionário passivo da sonegação, sem acabar com os privilégios, sem garantir a reposição mínima da inflação anual (ou mais como era até pouco tempo), sem proibir desvios de dinheiro para outras despesas do orçamento ( DRU) não pode ser aceita pelos congressistas. O único fato concreto e que deixa pouca dúvida é que a previdência tem que ter suas fontes de receita adequadas à realidade de hoje onde a expectativa de vida é bem maior do que uns 20 anos atrás. No mais é injusto descontar no lombo de quem mais necessita dela.

  5. Tchutchuca e Conge a nova sensação do país; uma boa dupla sertaneja daquelas bregas e não das autênticas. Eta governo complicado e inimigo do povo. Essa reforma da previdência sem conversar com os beques não funciona; estão querendo na verdade empurrar goela baixo um plano econômico de interesse dos bancos e seguradoras para eliminar a previdência pública e chamar o povo para garantir as receitas que serão geridas pelo sistema financeiro. Em função das resistências que têm se acentuado, nota-se um desânimo por parte de alguns articulistas da grande mídia uma vez que são porta vozes dos rentistas. Reforma da previdência sem recuperar o bilionário passivo da sonegação, sem acabar com os privilégios, sem garantir a reposição mínima da inflação anual (ou mais como era até pouco tempo), sem proibir desvios de dinheiro para outras despesas do orçamento ( DRU) não pode ser aceita pelos congressistas. O único fato concreto e que deixa pouca dúvida é que a previdência tem que ter suas fontes de receita adequadas à realidade de hoje onde a expectativa de vida é bem maior do que uns 20 anos atrás. No mais é injusto descontar no lombo de quem mais necessita dela.

  6. Tchuchuca foi gol no ângulo, onde a coruja dorme, aos 49 minutos do segundo tempo. É pra não esquecer jamais.
    Tchutchuquinha…kkkkk

  7. Mas que tchuchuca FDP…que tirar a minha aposentadoria e dar para os bancos….é muito tchuchuca mesmo….idiotão…

  8. Grande sacada, todo bozonarista eu vou chamar de tchutchuca. Foi perder a linha agora é que cola. Vai tchutchuca!

  9. O tchutchuca tá desesperado porque vendeu antecipadamente a reforma da previdência aos banqueiros e agora não tem a mercadoria pra entregar

  10. Francamente, essa fila está muito estranha, …com o Bolsonaro mostrando uma cara esquisita, Guedes com uma cara de espanto e ônix como que dizendo, HUMMM…

  11. Já saiu até uma música/palavra de ordem que vai pegar
    REFORMAR, REFORMAR 
    O TIGRÃO VAI TE ENSINAR

    VOU PASSAR CEROL NA MÃO 
    ASSIM, ASSIM
    VOU CORTAR SUA PENSÃO 
    VOU SIM, VOU SIM
    VOU PAGAR SÓ UMA ESMOLA 
    VOU FALIR VOCÊ ASSIM
    VOU SIM, VOU SIM

    VOU DEIXAR VOCÊ NA MÃO
    VOU MOSTRAR QUE SOU TIGRÃO
    ENRIQUECER O BANQUEIRÃO

    ENTÃO TRABALHA, TRABALHA
    TRABALHA, POBRETÃO
    LEVANTA A MÃOZINHA
    FAZ ARMINHA C’A MÃO
    É O BONDE DO TIGRÃO

  12. se o traste nada aprendeu nesses anos de deputado
    não será esse outro traste que vai se virar bem em meio a velhos de guerra
    e o tchuchuca nunca será tigrão, sinto informar

  13. Todos os assuntos viram pérolas em suas mãos, Fernando Brito. Como vc escreve bem e como suas palavras são palatáveis! Sou sua fã!!!

  14. Dia virá que o próprio tchutchuca vai pedir ao stf para que a esquerda volte. Se a eleição fosse hoje Lula ganharia de 7 a 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *