Greenwald no ‘El Pais’: “Moro sabe o que fez e eu vou contar”

Em entrevista ao El País, na edição de hoje, Gleen Greenwald assume, de novo, a postura desafiadora que mostrou, ontem, em sua entrevista ao The Washington Post, quando disse que tudo o que tinha seria publicado, ainda que fosse preso por isto.

Diz que há desespero em Sérgio Moro e que sua única saída tem sido a tentativa de desqualificar o jornalismo feito pelo The Intercept.

“Moro sabe que eu sei tudo o que ele disse e fez. E que vamos contar tudo”.

De fato, nem mesmo os mais empedernidos direitistas acreditam na fantasia de que as mensagens foram “inventadas”. O próprio El País, que recebeu parte dos arquivos, confirmou sua veracidade ao cotejá-los com outro participante dos grupos e com as mensagens de seus próprios repórteres a Deltan Dallagnol.

É, ao que parece, a adoção pelo jornalista de uma linha de proteção agora que se aproximam as mais graves e diretas revelações da “Vaza Jato”.

Penso que é uma atitude que vem da fraca reação da imprensa brasileira contra a notícia de que Moro teria mandado a Polícia Federal e o Coaf investigarem a vida pessoal do jornalista.

A frase de Greenwald deixa poucas dúvidas de a que ponte ele imagina que o ex-juiz, agora ministro, possa chegar:

Acredito que este Governo é repressor e autoritário, e acredito que Moro demonstrou que está disposto a violar todas as leis. Mas o que os torna perigosos é que agora eles se sentem desesperados.

A demolição dos “heróis da Lava Jato” é lenta. Mas já se viu que não sobrará pedra sobre pedra.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

51 respostas

  1. Quem diria que os chefes do PCC – Primeiro Comando de Curitiba – DD Pato Branco & Sergio Marreco se enforcariam nas próprias línguas? Marcola tá só esperando por eles, Quén-Quén.

    1. Tô curtindo à beça.
      Adoro almoçar em restaurantes de classe média, na companhia de outro esquerdista e comentar, em tom baixo porém audível pelas mesas próximas, o quanto estou perplexa diante do silêncio das pessoas que antes se mostravam indignadas diante da corrupção, de falas aparentemente desconexas de Dilma, da falta de formação escolar de Lula, de políticas do PT que consideravam questionáveis, e agora se mostram totalmente indiferentes diante do quadro político que se apresenta no Brasil. Falo isso com cara de boa, ingênua, como se não estivesse percebendo que outros poderiam estar ouvindo. Já teve vez que tinha gente conversando na mesa ao lado sobre amenidades e depois que falei isso, terminaram de comer sem falar mais nada, como se estivessem com medo de, sem querer, vestir a carapuça.

      1. Eu já perdi a paciência a falar com alguns q tenho no WhatsApp. Não sou grosseiro, nem ligado aos bordões, mas tão direto e didático explicando o óbvio que a conversa geralmente termina com “será q vai chover?” ao que dá vontade de responder:”já está chovendo… a merda q vcs fizeram”

      2. É a nossa hora da diversão… tenho dado boas risadas a medida que as máscaras vêm caindo..

      3. No site o “Antagoniza”, os Bosóminions manifestam abertamente que estão em pânico e horrorizados! Interessante é que esperam a prisão do “hacker” para sustar as revelações do The Intercept Brasil e parar com a sangria… Eles não querem saber dos fatos reais…
        Querem apenas manter a ilusão de que a Lava Jato realmente condenou Lula por fatos “reais”.
        Na medida em que a Vaza Jato avança, o sonho vai se esvaindo…
        Serginho Narciso fugiu para os EUA…
        Espera desesperado por um afago do Tio Sam…
        Corre Serginho…

      4. Também faço isso quando vou na Academia (frequentada por pessoas de classe média…). Baixa um silencio mortal….Um constrangimento…..De vez em quando aparecem os “arrependidos” rsrsrsrsrs

  2. Quando o G1 botar no alto da página a gente vai saber que abalou as estruturas do poder. Até aqui, a desfaçatez das manchetes seletivas cumpre o que sempre cumpriu e hoje sabemos que nem a Veja nem a Folha são suficientes para reverter o que causaram. Quem determina o que é escândalo no país é a Globo, só ela. Não deixa de ser impressionante.

    1. Hoje em dia, nem a Globo tem mais o poder de reverter, seja os escândalos que estão acontecendo agora, seja o mal que causaram ao país ao longo de anos. Se os marinhos fossem pessoas menos medíocres, discretamente fariam o que fez a Veja e mudariam de lado. Ao menos, poderiam contar com o benefício da dúvida de alguns ingênuos, sobre se foram cúmplices ou se foram enganados pela quadrilha da lavajato.

      1. Eu não canso de me impressionar com a impavidez das manchetes deles a respeito e a despeito da VazaJato. Chego a fantasiar que tipo de coisa precisaria ser revelada para eles desblindarem o Moro. É um suspense digno, e a gente só fica aqui na torcida pra que seja forte o suficiente. Forte o suficiente para ganhar o G1, porque pra desbolsominionzar os bolsonetes, nem que Deus gritasse dos céus.

      2. Civita largou a Abril e foi morar em Miami. Frias morreu. Estas foram às razões das mudanças recentes.
        Lobos não se tornam cordeiros.
        Globo é câncer. Jamais se tornará benigno.

    2. O Estadão é outro que está fingindo de cego, surdo e mudo. Mais tudo indica que vai chegar um ponto em que eles vão ter que pegar o bonde andando.

  3. Está dando na vista até dos direitistas esse vaivém do Moro aos EUA. Reparem quantas vezes ele já se mandou para a terra do Trump desde que começaram as publicações do The Intercept, em busca de socorro junto aos parças de lá. O burraldo marreco de Maringá devia achar que os imensos serviços prestados à direita no Brasil e às petrolíferas nos EUA seriam suficientes para lhe garantir imunidade, fama, dinheiro e prestígio crescentes para o resto de sua vida. Aí é que acrescento um detalhe à análise de Greenwald: eles estão ficando perigosos, sim, porque estão desesperados e porque são BURROS. A soma de desespero e burrice, quando o sujeito tem acesso ao poder, é uma desgraça.

    1. Vai e volta para disfarçar. Um dia, quando for previamente avisado que está por um fio de ir parar na cadeia, vai e fica por lá. Na companhia de DD e conges, é claro.

    2. Essas ondas e vindas aos “esteitis” pode ser uma tentativa de, com a ajuda da CIA, apagar as mensagens armazenadas no Telegram. Para isso ele precisa de um bom hacker. Considersndo que o Telegram paga 300.000 dólares para quem quebrar sua segurança, tudo indica que as tentativas do marreco serão em vão. Esse governo só serve “marreco com laranja”, iguaria que abunda nessa Orcrim.

    1. Empresa de eventos de Deltan Dalagnol poderia ser cliente da fundação de R$ 2,5 bi, por Luis Nassif
      Agora se entra no campo dos ganhos financeiros com palestras e desmascara-se o álibi do bom mocismo, de que as palestras eram para que pudesse levar a mensagem de Deus aos ímpios

      Por Luis Nassif – 14/07/201

      (…)

      Fonte: https://jornalggn.com.br/justica/empresa-de-eventos-de-deltan-poderia-ser-cliente-da-fundacao-de-r-25-bi-por-luis-nassif/

  4. … Eu estou doido para saber que o Gebran ‘cumpadi’ do ‘mor(T)o’ já se autodeclarou (sic) honesto (idem sic) e imparcial (pausa para rir)!
    No entanto, o ‘cumpadi’ do ‘mor(T)o’ se autodeclarando ou não, os mísseis do Glenn já estão na mira do CU(nha) do nazigolpista do TRF-4 PATETAS!

  5. Esses bandidos da lavajato e o site que os representa são idiotas pretensiosos.
    Acharam mesmo que com suas ameças de prisão iriam intimidar Greenwald?
    Não só o efeito em Greenwald foi o oposto, como produziram mais uma prova da repressão e autoritarismo desse governo.

  6. “Não ficará pedra sobre pedra.”
    Por egrégia, honesta, impávida – e profética – presidenta legítima e honrada Dilma Vana Rousseff
    .

    1. Para entender como o conluio na Lava Jato chegou à 2ª instância, por Fernando Horta
      Desde o início da Lava Jato foram arranjados os juízes e desembargadores que iriam julgar Lula. Só não puderam fazer isto no STF, com Teori Zavascki sorteado. E sabemos o que aconteceu com Teori quando ele resolveu colocar freios nos crimes de Moro

      Por Fernando Horta – 13/07/2019

      (…)

      Fonte: https://jornalggn.com.br/politica/para-entender-como-o-conluio-na-lava-jato-chegou-a-2a-instancia-por-fernando-horta/

  7. A foto do sejumoro ao lado de general de pijama Villas Ruíns Corrêa é recado claro. Se necessário esses ratos podem dar um autogolpe pra prender Glenn Greenwald e membros ativos da oposição e calar as vozes da imprensa de oposição

    1. Se a economia do País estivesse Bombando, eles poderiam fazer o que quisessem e o povo não estaria nem aí, mas, .a realidade é completamente diferente. Muita gente que ajudou a eleger este asno ai, já estão arrependidíssmos . Tiro um exemplo de um logista que é vizinho que era Bolsomerda roxo, mas, agora está sentindo no bolso, pois, a crise o está levando a falência, pois não vende e pior não consegue receber de ninguém que lhe deve, Se não houver uma melhora para uns dois meses na frente irá fechar as portas e terá de admitir que está quebrado.
      Tou com dó do referido, mas eles que comam o angu que apoiaram.
      Ô dor!!!!!

  8. Não esperemos decência e autocrítica (agora não exigem autocrítica?) de quem já teve FHC, Aécio, Cunha como heróis. Os canalhinhas estão com o golpe para o que der e vier.

      1. As pessoas medianamente cultas que os apoiavam sempre souberam que eram bandidos. Mas eram motivados pelo antipetismo, não porque em algum momento tenham sido prejudicados economicamente, mas porque são portadores da síndrome da casa grande e senzala e nunca se conformaram com a inclusão dos pobres na sociedade como cidadãos brasileiros e não como massa de trabalho barata, servil e semi escravizada.

    1. Não só estão abraçados ao golpe para o que der e vier. O fascismo é o único caminho para salvar o golpe e a elite brasileira é fascista. Sabe que o fascismo os isola, por isso dissimulam sempre que podem mas quando não lhes sobram alternativas, rasgam a fantasia.
      A luta agora é mais do que nunca uma luta contra o fascismo.

      Explico a afirmação de que a elite é fascista.
      O latifúndio (que dissimula-se como agronegócio) é fascista.
      O setor financeiro é fascista.
      Os grandes industriais são fascistas.
      A mídia corporativa é fascista.
      A maioria no sistema de policias é fascista, assim como boa parte do sistema judicial.
      A maioria do comando militar é fascista, assim como uma parte considerável da jovem oficialidade, especialmente do exército.
      A maioria da alta classe média é fascista (com destaque para os médicos).
      Sobra quem entre as elites? Universidade e a liderança intelectual da advocacia, da engenharia e da arte. Além deles, os professores de primeiro e segundo grau, que não são elite nem econômica nem social, mas influem na formação intelectual do país (por isso este ataque à educação).
      Sobra também a maioria da liderança religiosa, exceto os neo-pentecostais.
      Ou seja, as massas (nas cidades e no campo) que vivem do próprio trabalho são a força principal que se contrapõe ao fascismo. Mas não está tendo a liderança política do processo. Enquanto não o fizer o golpe e o fascismo, por consequência, não serão derrotados.
      Evidentemente alianças são necessárias, mas enquanto a direção política permanecer com as frações da elite econômica o fascismo endêmico da sociedade brasileira não será derrotado. Para isso, há uma necessidade de refundação política dos partidos que canalizam a representação dos interesses populares, especialmente no que diz respeito à organização e participação das massas populares no processo político, incorporando sua pluralidade.

    2. Quando aparecerem as novas revelações , acredito que serão de coisas escabrosas e de fazer vergonha no nosso Judiciário, creio que deverão enfiar num buraco de tatu. Não há nada pior do que desmascarados em suas própria sisudez. Não poderão mais, aparecer em público porque serão tachados de corruptos e ladrões.
      O bicho vai pegar!!!!!!

  9. Eu também acho que a imprensa brasileira está sendo muito fraca em relação ao tratamento que tem dado a perseguição a Gleen. O problema é que não se trata de proteger o Gleen individualmente, e sim proteger o direito de informação. Hoje é o Gleen que é perseguido , amanhã poderá ser outro jornalista por exercer a liberdade de imprensa na sua plenitude. Embora seja americano, as publicações de Gleen envolvem fatos graves que estão acontecendo no Brasil. Neste sentido, proteger Gleen é proteger todos os jornalistas brasileiros da ditadura em que estamos vivenciando, o que não inclui os mervais pereiras, porque estes não precisam de proteção já que não praticam um jornalismo isento e tendem a endossar ou tapar os olhos para os desmandos das ditaduras em prol dos interesses dos patrões.

    1. a discusão precisa sempre incluir o fato que uma Globo tem o poder da narrativa(criada através dela ao longo de décadas) e jamais vai discutir nos mesmo têrmos que os demais.

      se a liberdade de imprensa ameaçar a “”liberdade”” dela,acho que a gente sabe o que irá acontecer

  10. E o Lula continua preso, sei que leis foram quebradas por alguém que invadiu o telefone de outrem fosse quem fosse, alegações são feitas e se acredita mais nos bandidos que invadiram o telefone do que no homem público e reto que já teve sua honra contestada por várias vezes e nunca encontraram nada de errado. Então: vamos desmoralizá-lo só assim poderemos soltar o chefe da gangue e continuar a viver na obscuridade da lei com a corrupção cada vez maior. Fato é: Luladrão foi preso, julgado, condenado por vários juízes e continua preso pelo simples fato de ser culpado, simples assim.

    1. Este negócio de tomar Gardenal com querosene, vai acabar lhe fazendo mal. O Bolsonaro tem esta prática, mas tá perto de ser intoxicado. Aguardemos

    1. “Sérgio Moro é um personagem à procura de um autor.” Por Paulo Sérgio Leite Fernandes, decano dos criminalistas do Estado de São Paulo – em entrevista concedida ao programa ‘Melhor e Mais Justo’ (TVT)

  11. “Estamos mais próximos do início do que do fim!”
    Por emérito e destemido jornalista Glenn Greenwald, Pulitzer e Oscar do Jornalismo mundial!

    TREMEIS, BANDIDOS da ‘Farsa a Jato’!

  12. … Eu estou doido para saber que o Gebran ‘cumpadi’ do ‘mor(T)o’ já se autodeclarou (sic) honesto (idem sic) e imparcial (pausa para rir)!
    No entanto, o ‘cumpadi’ do ‘mor(T)o’ se autodeclarando ou não, os mísseis do Glenn já estão na mira do CU(nha) do nazigolpista do TRF-4 PATETAS!

  13. Foi o hacker. Foi o hacker. Foi o hacker. Quá, quá, quá… O Moro tá mais confuso que marreco novo em taipa de açude.

  14. Moro e Dallagnol esquecem que Glenn já enfrentou a poderosa NSA americana. Acharam que somente eles tinham acesso à imprensa internacional, para disseminarem sua falsa narrativa. Por que o suposto procurador e o suposto ex-juiz não assumem logo seus crimes, e aproveitam as vantagens de uma delação premiada?

  15. Os caras (Moro, Dallagnol, Carlos Fernando, Pozzobon…) não estão sendo investigados por nenhuma instituição. Uma mostra da nossa falência institucional. Maia e Alcolumbre pelo menos articulem que Dallagnol seja convocado para uma audiência no congresso. É o mínimo para tirar esse cara da zona de conforto.

  16. FHC – O invejoso
    Bolsonaro – O anticristo
    Moro – O chefe do mecanismo
    Joaquim – O capitão do mato
    Aécio – O batedor de carteira
    Tofolli – O Escorpião
    Deltan – O mecenário
    C. Lucia – A barata
    Fachin – O rato
    Green – O cavaleiro da justiça
    Lula – O amigo do Papa

    (Antônio Poeta)

  17. To adorando tudo isso, pois agora está tudo as claras! Tivemos um golpe descarado feito por traidores da pátria e entreguistas de carteirinha. São canalhas e covardes! Podemos olhar de cabeça erguida para aquelas pessoas que votaram no presidente miliciano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *