Greenwald: Moro terá que encarar os fatos

Reproduzo, na forma de post, a sequência de dez tuítes publicada por Glenn Greenwald, agora há pouco, avaliando o efeito da publicação feita em parceria com a Folha dos registros de troca de mensagens entre Sérgio Moro e promotores da Lava Jato. O plus de credibilidade alcançado, de fato, vai fechando as portas para saídas que se escudam na origem supostamente ilegal das conversações.

Greenwald diz que não é a Folha a única parceria com grandes veículos da imprensa e que logo virá mais material.

Leia as mensagens do jornalista.

Desde antes de começar a publicar #VazaJato, sabíamos que precisaria parceiros jornalísticos para reportar este enorme arquivo. Hoje começamos nossa primeira – mas não única – parceria com a publicação pela Folha.  Nós explicamos a parceria aqui.

Antes de discutir as novas revelações na Folha,  isso é a chave: como nós, a Folha investigou o arquivo e “não detectou nenhum indício de que ele possa ter sido adulterado.” Ao contrário, eles confirmaram “um forte indício da integridade do material.”

Outros jornalistas com quem estamos trabalhando também investigaram e concluíram o mesmo, e anunciarão isso. Quase ninguém – sobretudo Moro e a Lava Jato – acredita que o material é alterado. É única defesa que eles têm: uma tentativa cínica de distrair e lançar dúvidas. A Folha
enfatiza:

Esta semana, Lava Jato atacou não só a mim  e ao TheIntercept Brasil,  mas também ReinaldoAzavedo, que reportou material com a  Rádio Band News e, agora a Folha. Outros seguirão. Suas táticas de demonização e intimidação não funcionam. Eles têm que enfrentar a substância incriminadora da reportagem.

Essas novas revelações reportados em conjunto pela Folha e  The Intercept Brasil provam, mais uma vez, que Moro – ao contrário de suas mentiras ao Senado – não era um juiz neutro, mas comandava a Lava Jato. Ele violou as regras éticas não às vezes, mas continuamente:

Além de comandar os mesmos procuradores que ele estava julgando, Moro até tentou comandar grupos de protesto públicos (#TontosDoMBL). De novo, ele também tentou comandar “a campanha pública”. Todo o processo judicial foi corrompido pela constante violação de Moro de seu papel.

Uma parte mais grave dessas novas revelações é a tentativa de Moro não apenas de comandar a promotoria e controlar a opinião pública, mas também de manipular o STF. Esta explicação das manobras de Moro contra o STF é exatamente correta:

Antes mesmo de Azevedo e a Folha começarem a reportar – disse que “quem conheceu Moro encontrou um homem abatido” porque “de julgador, passou um ser julgado.” Até mesmo o Estadão exigiu sua renúncia. Suas impropriedades são incontestáveis.

Os únicos defensores que Moro tem agora são Bolsonaro/PSL e Globo (e, se contar, seu porta-voz Antagonista). Isso não é nada. Mas muito mais reportagens estão chegando, de outros grandes meios de comunicação. Suas táticas cínicas de distração, deslegitimação e intimidação já eram.

Mais cedo ou mais tarde, a classe política terá de enfrentar a verdade desagradável, mas inevitável: Sérgio Moro e o processo que ele liderou, mesmo que tenha começado com boas intenções, se tornaram tão corruptos, politizados e injusto quanto aqueles que eles acusaram.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. piperis in asinum alia oculum guttae

    Moro e Dallagnoll se ferraram. Estão provando do seu próprio veneno.

  2. Imaginem como estão as pregas do orificio enrrugado entre nadegas de personagens que agiram no HC concedido ao lula…..em julho de 2018. Lembram do que foi feito em poucas horas daquele domingo?? Haja chá de maracujá e calmantes……rsrsrsrs

  3. Russo e bobinho se transformaram em saco de pancada em academia de karatê e vão ser espancados até se romper e espalhar todo o conteúdo do seu interior.

  4. Como faço para pedir direitos autorais sobre escrita “VAZA JATO” desde seu início que foi com o primeiro vazamento que o Brasil ficou sabendo da existência da Vaza a Jato eu postei vários comentários escrevendo Vaza a Jato tem inclusive e-mails enviados à Folha.

    1. Boa pergunta….Inclusive a dupla Moro & Deltan viajou correndo para os EUA, para prestar esclarecimentos e pedir ajuda….

  5. Batoré de Maringá e seu capacho mandado, os dois farsantes precisam responder pelos crimes que cometeram
    #VazaJato

  6. Caiu a casa do fake judge.
    Se o Judiciário ainda tiver o mínimo de vergonha na cara, coloca Moro, Dallagnol e toda essa quadrilha Lava-Jato na cadeia.
    Destruíram a indústria nacional sob o pretexto mentiroso de “combater a corrupção”
    #vazajato
    #fake judge
    #quadrilhalavajato
    #moroedallagnolnacadeia

  7. Quando serão presos o moro, delanhol e o resto da quadrilha?
    Corromperam a justiça, condenaram um lnocente e deram um enorme e absurdo prejuízo ao país.
    Quando irão para a cadeia?

  8. Argumentação de Serginho Narciso no caso MBL parece coisa de drogadito…
    E, seu comportamento no Senado foi muito estranho quimicamente… basta olhar as fotos!
    Caretas, vermelhidão, palidez, arreganhos faciais descontrolados, rosto crispado, enfim… mãos inquietas pelo rosto!
    O cara não vai aguentar!
    Corre Serginho…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *