Globo quer que TSE dê um “jeitinho” pra validar Rede

É absolutamente natural e até saudável defender a criação da Rede. Eu mesmo, sou a favor da criação da Rede. Mas sem favor ou exceção.

Pressionar o TSE para dar um “jeitinho” é uma infâmia. Depois de desmoralizar o STF, que se vergou à pressão da mídia durante o julgamento da Ação Penal 470, querer fazer o mesmo com o TSE é um acinte à sociedade brasileira!

Na sexta-feira, os que defendem que o TSE dê um “jeitinho” e valide a Rede de qualquer jeito sofreram uma dura derrota. O novo vice-procurador geral eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão, deu uma verdadeira bronca pública contra esse tipo de pressão, e declarou, em alto e bom som, que a Rede não cumpriu as exigências legais.

Segundo Aragão, a Rede só conseguiu, até o momento, 20% das assinaturas necessárias.

“Não tem conversa, a lei é peremptória. Não há como fazer concessão nesse tipo de coisa”, disse. Segundo ele, integrantes do Ministério Público Eleitoral e do TSE têm concentrado os esforços no tema. “A gente faz o que pode. Não é uma questão contra ou a favor de qualquer um, mas temos que trabalhar dentro do Código Eleitoral. Dia 5 de outubro é o prazo fatal”, disse o vice-procurador-geral.

Aragão aproveita para cutucar, com elegância mas severidade, a obsessão eleitoreira de alguns:

“Ressalte-se que eventual prejuízo político-eleitoral decorrente da não participação episódica na eleição próxima por parte da agremiação em formação não compromete sua plena participação na vida política da sociedade e, notadamente, nos pleitos subsequentes”, afirma Aragão, em trecho do parecer.

“A diminuição que eventual e episódica não participação representa ao regime democrático constitucional é ínfima (se é que existe) comparada com o dano que causaria o deferimento definitivo para todos os pleitos seguintes de registro de partido sem efetivo âmbito nacional comprovado. (…) Não é ocioso lembrar que o interesse tutelado não é senão o permanente debate democrático, e não a disputa em pleito específico”, aponta o parecer.

Ou seja, a Rede pode participar livremente da vida política do país. Mas para participar das eleições de 2014, a regra é clara, e não foi cumprida.

Não é justo culpar o TSE ou a “burocracia”. O TSE do Brasil é, com muita justiça, um modelo no mundo. Rápido, eficiente e confiável.

Se até o PEN, sem nenhum apoio das elites, da mídia ou do Itaú, conseguiu reunir assinaturas, porque a Rede não conseguiu?

A grande e óbvia pergunta que se faz é: como um partido que não tem competência para reunir 492 mil assinaturas válidas pretende ser competente para governar o Brasil?

Pior, como um partido que defende descaradamente que o TSE abra uma “exceção” para si mesmo pretende representar qualquer avanço num regime democrático?

Segundo os jornais, a Rede ingressará no STF caso o TSE não valide o partido a tempo.

Ora, começar um processo político brigando com a principal instância eleitoral no país, e ainda com ajuda dos golpistas da Globo, não me parece um início promissor para nenhuma legenda partidária.

Em suas colunas de hoje, Merval Pereira e Miriam Leitão pressionam o TSE a validar a Rede. Não apresentam nenhuma prova de que o TSE tenha cometido qualquer irregularidade no processo de validação das assinaturas. Apresentam apenas razões “políticas”, muito mal ajambradas por sinal.

O fato é que, de uns vinte anos para cá, o ecologismo começou a ser espertamente assumido pela direita. Ecologia, sustentabilidade, são conceitos modernos, fundamentais para a sobrevivência do planeta. Por isso mesmo temos que nos cuidar para que alguns espertinhos não manipulem esses ideais em prol de interesses nada “sustentáveis”.

Marina Silva, se quiser apoio do povo, terá que sair dos jornalões, dos seminários do high-society, e vir às ruas, e falar concretamente sobre os problemas sociais que ainda afligem o povo.

Terá que se posicionar sobre os Mais Médicos, por exemplo.

Se quiser ser uma estadista, terá que falar sobre o problema de espionagem, e dar uma opinião assertiva sobre o pré-sal.

Enfim, terá que rasgar essa fantasia de esfinge, que a mídia cria em torno de algumas figuras, para que tenham votos à direita e à esquerda mesmo sem dizer coisa com coisa.

Será Marina um black boc vestido de verde e patrocinado pelo Itaú? Um green boc?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Uma pena. Pessoa com capacidade politica de prestar bons servicos ao povo brasileiro. Precisa ter paciencia, unir forcas e aguardar sua vez.

  2. Me lembro bem dos debates da última eleição.
    Por mais umas 3 vezes a candidata Marina se perdeu no seu tempo de resposta. Parece que esta dormindo.
    Agora, imaginem para presidir um país. Duro! Prefiro até o Plínio que pelo menos vai ao ponto.

    1. Sem contar o período em que esteve no Ministério do Meio Ambiente e o quanto demorava para entregar as licenças ambientais. Ela sempre foi meio lerda, se queria criar um partido por que não entregou o pedido mais cedo. Como muitos brasileiros deixou para última hora, sempre acreditando no jeitinho brasileiro. Perdeu colega. fica prá próxima eleição!

  3. Não apenas o ecologismo, pessoal, a direita também trabalha dentro de alguns segmentos evangélicos.

    Há uma aliança entre o apoio aos candidatos da oposição de grupos religiosos, a Rede Globo e demais mídias, bancos, atletas e “famosos” e outros grupos que precisam tomar posição, mas ainda não assumiram. Mas estes a Globo já cooptoualha contra a Dilma será trabalhada não apenas

    A batalha contra Dilma nessa campanha, passa pela grade de programação da Globo em seus telejornais, novelas, jornais e rádios. Todos trabalham com temas de interesses da oposição.

    Ela é a principal mentora. Eu não assisto à Globo, mas fiqquem atentos aos diálogos das novelas, aqueles que assistem. Os telejornais não precisa nem falar, a CBN idem.

    Mas ela jogará pesado em todos os segmentos.

    O que farei é orar por tudo aquilo que vejo que não há a presença do Senhor nestes conselhos. Isto eu farei.

  4. Marina morena bonita voce se pintou. Transformou-se em uma marionete a serviço da Natura, Itaú e da midia.

    1. Querida Marina. Escuta com atencao o Samba do Cartola: “Ainda e cedo amor, mal comecaste a conhecer a vida…

  5. A Rede Sustentabilidade não tem substância nem para convencer o povo a se agremiar nessa agremiação…

  6. A Marina quer criar seu partido apelando para corrupção, jeitinho desonesto. Imagina esta mente doentia na presidência do republica e sendo eleita com o dinheiro dos banqueiros que são os maiores assaltantes deste país.

  7. Querida Marina. A sua rede por enquanto esta do tamanho de uma tarrafa. E pelo visto so pescou cabeca de bagre. Volta pro PT.

  8. A gente ver a Globo tentando dobrar o TSE é natural. Pior é ver o senador Pedro Simon pedindo a este tribunal que “faça uma exceção” para que a Marina possa concorrer e “fortalecer a democracia”. E ainda posa de arauto da lei e da ordem. Não vou dizer que o nobre senador possa ser comparado a Demóstenes. Mas que parece, parece.

  9. Não dá para entender uma pessoa que no ano de 2010 obteve cerca de 20.000.000 de votos, não consegue obter 492.000 assinaturas para a criação de um partido. Será que eram realmente todos eleitores da marina ou seriam eleitores insatisfeitos com as opções que se apresentavam???? Acho mais provável a última opção.

  10. Marina já fez tudo como traidora. Que não faça de vitima e uqe Miguel coontinue com sues artigos escllarecedores. Facillitam nosos debates

  11. Como uma pessoa pode querer ser presidente da república, começando por tentar induzir o STE a cometer uma ilegalidade?
    Acho que não tem muito a ser discutido. Sá espero que Carmem Lúcia siga a legislação eleitoral e não o jeitinho brasileiro proposto, na maior cara de pau, pela Marina, Globo e políticos oportunistas!
    Ah, Marina já se posicionou, também, em relação ao aborto, ao casamento de pessoas do mesmo sexo?
    E aos processos e multas da Globo e da Natura?

  12. Marina Silva saiu do PV em 2010. Teve quase quatro anos para organizar um Partido Político, já que nenhum dos 30 existentes lhe servem. Deixou para o último momento achando que 20000000 de votos eram vinte milhões de apoios. Errou. Errou feio. Cabe agora se não tiver sua Rede (espécie de coisa para descansar e dormir) a tempo ir para o PEN (Pen? Credo…). Marina dançou. Quem quer ser presidente tem que trabalhar mais e ser mais atento. Trabalho é bom……

  13. E isso ai governador Cid Campos. O governador Eduardo Campos na sua ambicao de ser candidato, vem se unindo a Deus e ao Diabo. Quero ver ele candidato e se opor a Lula. Vao tacha-lo como traidor, ja que Pernambuco foi muito prestigiado pelo governo do PT

  14. novas gerações mais bem alimentadas = futuras gerações mais saudáveis e que serão mais saudáveis e darão menos despesa para o governo, “estratégia” inteligente

  15. Tarcísio Arruda , não estou a serviço de ninguém, se você recebe pra postar seus comentários, esse não é meu caso.

    e tenho minha opinião, que consiste em valorizar o Itamaraty e a política externa brasileira, o que não vem ocorrendo nesse governo, que cortou em 30% o orçamento do MRE.

    Sobre o discurso duro, talvez você devesse se informar melhor, foi uma opção do governo Dilma essa inflexão nas relações com os EUA, buscando maior aproximação com este país, vide a adesão da presidenta à crítica ao Irã por supostas violações de direitos humanos naquele país, invertendo a tradicional posição brasileira sobre não-intervenção em assuntos internos(e ao mesmo tempo, sem emitir um piu sobre os direitos humanos dos presos em Guantánamo).

    Você devia se informar melhor, o governo Dilma ficou meses implorando por essa visita oficial aos EUA, seu cancelamento é prova do erro nas opções de política externa desse governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *