Globo pagou propina à Fifa, diz testemunha nos EUA

buzarco

Na Folha, há instantes:

A Rede Globo foi citada por Alejandro Burzaco, ex-homem forte da companhia de marketing argentina Torneos y Competencias SA, como uma de seis empresas que teriam pago propina para ganhar a concorrência dos direitos de transmissão de torneios internacionais.

Num dos depoimentos mais aguardados do julgamento do escândalo de corrupção da Fifa, em Nova York, Buzarco disse que grupos de mídia, entre eles a Globo e a brasileira Traffic, além de Televisa, do México, a americana Fox e a argentina Full Play fizeram pagamentos irregulares para obter vantagens.

Ele foi ouvido como uma das testemunhas da acusação no julgamento de José Maria Marin, ex-presidente da CBF acusado de extorsão, fraude financeira e lavagem de dinheiro durante negociações de contratos com a Fifa.

Segue a reportagem, de Silas Marti, de Nova York:

Buzarco também é réu na investigação conduzida pela Justiça americana. Ex-diretor da Torneos y Competencias, empresa de marketing esportivo com sede em Buenos Aires, ele fechou um acordo de delação premiada com os promotores do caso e ainda aguarda a sua sentença.

Buzarco, que está em prisão domiciliar em Nova York desde que foi detido há dois anos, disse também que manteve seus parceiros, entre eles a Fox, informados sobre o pagamento de propina -o grupo americano foi o único sobre o qual deu mais detalhes, alegando que sabiam de todos os passos do processo.

Ele se referia então a contratos de transmissão da Copa Libertadores da América.

O empresário citou ainda o grupo Clarín, mas disse que este foi o único que não chegou a pagar propinas à Fifa.

No tribunal do Brooklyn, diante dos jurados, Buzarco apontou para Marin, além de dois outros réus na corte, o paraguaio Juan Ángel Napout e o peruano Manuel Burga, afirmando que havia entregado dinheiro ilícito aos três.

Marin, Burga e Napout são os únicos de quase 40 indiciados no caso que se declaram inocentes das acusações.

O depoimento de Buzarco, portanto, é uma das principais armas da acusação no julgamento que acusa dirigentes do futebol mundial de receber até R$ 500 milhões em pagamentos ilícitos em paralelo a negociações de contratos com a Fifa ao longo das últimas duas décadas.

Folha procurou a Globo para ter um posicionamento sobre as denúncias, mas ainda não obteve resposta.

 No site da Folha e no de sua editoria de esportes, onde está a matéria, a chamada vem lá embaixo, sem grande destaque.

Mas, nas condições de temperatura e pressão da imprensa brasileira, a gente já anda considerando até milagre ter saído.

Porque as maracutaias da Globo, como aquele famoso processo autuando a empresa por sonegação fical, são algo que não vêm ao caso.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Gostei da parte da nota que fala em “amplas investigações internas”. Parece frase escrita a 12 mãos: pelo Michel, Padilha, Moreira, Henrique, Elsinho e pelo Geddel.

  2. Os jornais noturnos vão dedicar 0.45 segundos para fazer uma matéria profunda
    sobre a corrupção envolvendo os meios de comunicação a FIFA e no futebol em geral.

  3. A Globo Organizações MafioCriminosas “vem ao caso”, juizeco protofascista ‘mor(T)o’?

    Viram, estropícios?

    1. …. Antonio PaLLochio, aproveita a deixa e fecha o caixão comum dos mafiosos canalhas filhos do “dotô” Robbert(o) Marín(ho)!…

  4. … E os(as) supreminhos(as) do STFede já estão novamente na campanha do ‘Mineirinho’ (PSDBosta/MG)!
    O STFede acumpliciado até o talo das togas imundas no golpe vagabundíssimo que está destruindo o Brasil e humilhando o honesto povo trabalhador!
    Entenda mais esta patifaria suprema!
    Ou seja, o STFede concedeu foro privilegiado aos bandidos primo e irmã do DEMoTucano mafioso-mor ‘Mineirinho’!
    E potencial “primocida”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    STF retira de 1ª instância investigação sobre irmã de Aécio

    Primeira Turma do STF derrubou decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o desmembramento da investigação aberta contra Andreia Neves e Frederico Pacheco, irmã e primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG); ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), Mendherson Sousa Lima, também foi beneficiado pelo entendimento; com a decisão, os acusados voltarão a ser investigados pelo Supremo

    04/11/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/minas247/327374/STF-retira-de-1%C2%AA-inst%C3%A2ncia-investiga%C3%A7%C3%A3o-sobre-irm%C3%A3-de-A%C3%A9cio.htm

  5. … Depois de ‘trocentos’ anos, tapei o nariz para assistir ao ‘jornal NAZIonal’!
    E vi a máfia da Globo sendo autoDESmoroLIZADA no Projac do ‘jornal NAZIonal’!
    Estamos de alma lavada!
    FBI, pelo amor de Deus, coloque estes bandidos filhos do “dotô” Robert(o) Marín(ho) em solitárias no Alasca!
    FBI, pelo amor de Deus, coloque estes bandidos filhos do “dotô” Robert(o) Marín(ho) em solitárias no Alasca!
    E com os(as) ‘penas amestradas’ e tudo dentro!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      1. MEGA ESCÂNDALO DA GLOBO! MAIS UM DESTA MÁFIA!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        CASO FIFA: DIRETOR DA GLOBO ESPORTE FECHOU PROPINAS PESSOALMENTE

        A Rede Globo não apenas pagou propina diretamente pelos direitos de transmissão de jogos da FIFA no Brasil, como também o próprio diretor da Globo Esporte à época, Marcelo Campos Pinto, teria se encontrado, em 2012, com cartolas do esquema – Julio Humberto Grondona, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Alejandro Burzaco – acertando o repasse de $ 600 mil a Marín e Del Nero; a informação é do jornalista do BuzzFeed, Ken Bensinger, que acompanha de perto o julgamento sobre os escândalos envolvendo a corrupção internacional no futebol, que teve início nesta segunda-feira (13)

        14 DE NOVEMBRO DE 2017

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/julgamento-caso-fifa-diretor-da-globo-esporte-fechou-propinas-pessoalmente

  6. A esta altura até o mundo mineral já sabe desta “revelação” da testemunha. Mas como se trata da globo, que promoveu o golpe de Estado, “não vem ao caso”.

  7. O que importa mesmo é saber se os valentes paladinos e heróis do combate à corrupção, os agentes da sucursal da CIA em Curitiba, vão me pedir a prisão preventiva por tempo indeterminado para os Marinhos, como fizeram com o tesoureiro do PT (só do PT), o marqueteiro do PT (só do PT), e todos aqueles que ficaram presos até resolverem delatar o PT (só o PT) e seus dirigentes. Cambada! Num país sério, que tivesse uma república de verdade, vocês já estariam presos pelos crimes lesa-pátria que praticaram.

  8. Ao contrário do que sugere o post,a própria globosta deu informações ao respeito tanto no jornal da manhã quanto nos esportivos do meio-dia. Surpreendente .Óbvio, foi para dizer que não “pratica nem tolera a propina “.
    A DELAÇÃO DO ARGENTINO NOS STATES É SÓ ISSO UMA DELAÇÃO ,NÃO FAÇAMOS O JOGO DE QUEM QUER CONDENAR AO LULA EM BASE A DELAÇÕES CRIMINOSAS,NEGOCIADAS PELOS CRIMINOSOS DE CURITIBA.
    Outra informação,o jornal independente de Argentina ,Pagina 12 ,mostra o depoimento de outro acusado ( Paladino)de receber propina e que defende o seu colega Delhon (também acusado) que ontem a noite SUICIDO-SE (ao parecer) dizendo ——-” é todo mentira o Delhon não tinha poder como para negociar qualquer coisa que fosse, quem tratava isso era Cristina,o filho,e o chefe da AFA” —–
    Concluindo,no caso da Argentina os caras estão aproveitando para dar mais uma paulada no governo anterior.

  9. Que coisa hein, o Brasil só trabalha a poder de propinas pra todo lado! Tem que pagar pra conseguir tudo, cambada de gente podre e sem moral! Quem dá e quem pede!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *