A Folha, Greenwald, e o acaso que fez o Tijolaço desmontar a farsa da pesquisa

elpais

Não vou tirar “onda” de “jornalismo investigativo”.

Até ontem, os resultados incongruentes do Datafolha, a mim e em muitos, provocavam estranhamento, mas não tínhamos de  onde puxar o fio.

Quem “peitou” mesmo os resultados da pesquisa foram o Glenn Greenwald e o Erick Dau, que publicaram, sem meias palavras, que a pesquisa Datafolha estava sendo usada de forma fraudulenta.

E quando um jornalista lê algo corajoso assim deve – ou deveria – ficar com todas as antenas ligadas.

Foi o que aconteceu hoje, quando um amigo enviou-me o link dos questionários do Datafolha, enfim publicados no site do instituto.

Aparentemente, nenhuma novidade, números iguais.

Mas havia a frase perdida: 60% são favoráveis a nova eleição.

E o nome do arquivo, que terminava com um ‘V2.PDF’.

Lógico, segunda versão.

Então, conversando com um colega que havia acessado, mas não percebera a frase solta, a curiosidade, que matou o gato mas salvou o repórter, fez experimentar: V1.PDF; V0.pdf e só vo nome, sem versão.

E pronto, apareceram os parágrafos eliminados, as perguntas abduzidas, as tabelas sonegadas.

Perdoem-me os mais jovens, por terem de ir ao Google descobrir o que isso , não houve nada de Dick Tracy na história.

Sorte, um pouco  de palpite e, sim, mais ainda de “estar ligado” e ainda mais de não aceitar o que não faz sentido.

Quando se denunciou aqui a extensão do vazamento do poço da Chevron, na Bacia de Campos, também foi assim: nenhuma “inside information”, apenas o estranhamento da explicação da multinacional de que havia ocorrido uma “exsudação natural” de petróleo. Daí em diante, trabalho: descobrir onde exatamente era o poço e ousar escrever para um “doido” que monitora as imagens dos satélites dando as coordenadas do local acidentado e receber de volta a foto da imensa mancha de óleo.

A Folha acabou por borrar-se e dar uma explicação que não convence nem mesmo crianças de cinco anos de idade.

Não há razão para louvor em boca própria que, ensinou Cervantes no D. Quixote, é vitupério, embora seja mentira se eu disser que a pouca vaidade não se excita ao ver El País registrar que o jornalão “pediu penico” sobre a maioria apoiar uma nova eleição admitindo que “a existência desta e de uma outra pergunta, a respeito da percepção popular sobre os procedimentos do impeachment, foram reveladas pelo site Tijolaço“.

Não seria verdadeiro e sincero nega-lo, mas seria igualmente falso não reconhecer que tive nisso a ajuda da Letícia Sallorenzo, que pacientemente listou, ontem, as perguntas “sumidas” do questionário do Datafolha, a Maria, que me avisou da matéria do The Intercept,  do Olímpio Cruz, que me mandou os links , do Fernando Molica, que não podia acreditar no que estava se passando e, sobretudo, a do Glenn Greenwald que “botou a cara” de um Prêmio Pulitzer à mercê dos problemas que enfrenta um jornalista que não se conforma em virar porta-voz dos poderosos.

E chega disso, porque  a gente aprendeu que “jornalista não é notícia”, assim como não é uma criatura especial, apenas outro trabalhador.

Mas é algo extraordinário o que nos permite um blog, uma publicação independente, sem preço de capa e sem patrocínio de quem quer que seja, exceto o chapéu estendido aos anônimos, quando a gente pode dividir cada hora, cada ato, cada acerto e cada erro com quem nos lê.

E reconhecer que o que a gente faz, afinal, pode ter alguma importância para a consciência coletiva.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

73 respostas

  1. Brito, o seu Tijolaço já escreveu o seu nome na história faz tempão. E voce sabe disso..rs
    Parabéns prá você!!!!
    Nós só temos a agradecer, e muito..
    Abraço!

  2. Parabéns mais uma vez. Essa mídia golpista estragou o Brasil. Talvez nem tenhamos mais jeito. Que a Folha desses Frias ( o nome já diz tudo: entramos numas Frias), que a Folha quebre logo e desapareça pra não perturbar o nosso sossego. Que eles se lasquem todos e parem de fingir que dão oportunidades iguais aos diferentes. Acaba que eles manipulam os diversos em nome de seus objetivos golpistas.

  3. Parabéns, FB e quem o ajudou nestes brilhantes posts que desmascaram a fraude, mais uma fraude!!!

    Muito já se disse desse país não ser um melhor país por não ter punido mandantes e torturadores da ditadura civil-militar e por não ter investigado e punido as falcatruas da privataria tucana na era democrática.

    Fosse esse um país que não quer e não deve interromper de jeito nenhum o processo democrático e civilizatório, os golpistas de toda ordem, e aonde quer que se encontrem, esses golpistas de 2016 deveriam -todos- estar nesse momento a caminho da Papuda.

    Leio, agora, no 247:

    “O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu dar aval, pela quarta vez, para o presidente interino Michel Temer editar medida provisória (MP) que cria gastos extras, desta vez no Ministério da Integração Nacional; em votação desta quarta (20), o plenário concordou com os argumentos do governo e permitiu o uso de MP para abrir crédito extraordinário ao ministério; o quarto aval para o presidente interino editar MPs pode levar a uma revisão sobre irregularidades na edição desse tipo de medida pela presidente Dilma Rousseff; ministros do TCU vêm manifestando, reservadamente, não haver diferença substancial entre as MPs editadas por Dilma e as que Temer defende.”

    E naturalmente pergunto se, diante de mais isso, o processo de impeachment vai vergonhosamente seguir seu curso.

    1. Se eu bem entendi o TCU condenou as pedaladas da Dilma e agora oferece bicicletas novinhas em folha para o Temer pedalar a vontade? E o impeachment transcorre às mil maravilhas? E o povo continua acreditando nos políticos e nos tribunais? Acorda Brasil…

  4. Se eles estão se dado ao trabalho, provavelmente, é porque o trabalho ainda é necessário: a derrubada da presidente ainda não está carimbada.

    O golpe definitivo está a caminho. Nada sai sobre os vários órgãos que passaram a autorizar as medidas de Dilma. Porque?

    Porque ainda é necessário.

    Dilma não embarcou num avião para o Rio Grande do Sul, Dilma não meteu uma bala na cabeça, nem desceu o elevador de um prédio antigo (Anisio Teixeira), nem teve “pane no avião” (Castelo Branco), nem um “lamentável acidente” na Dutra.

    Já cortaram a luz, a comida, os assessores, a segurança, os benefícios do cargo e… nada. Dilma está acorrentada às colunas do Palácio…

    Ainda é necessário, mas pouco: se perguntar ao brasileiro comum, HOJE, quem está governando o Brasil HOJE, ele vai responder com a sua verdade:

    Não sei.

    PS. Fazer parte de uma nação, um país, é trabalhar, bater o ponto, pagar os impostos, pagar as contas e ver Faustão e Huck – sem arruaça.

    PS. Desde o Regime Militar (ou desde a escravidão…) todos sabemos disso e nos últimos treze anos, ninguém sequer tentou explicar que PODERIA ser bem diferente…

  5. Acompanho o Tijolaço desde antes de você assumi-lo, Fernando Brito. E, já nos seus primeiros posts, percebi que você é um excelente jornalista e um grande ser humano. Por isso, desejo que o seu blog passe, cada vez mais, a ser referência. Parabéns!

  6. Espalhar pelo mundo inteiro e mostrar ao presidente da Turquia. E de lá ele grita para o mundo: “Olhem o jogo sujo que a mídia brasileira está fazendo com a presidente eleita!” “Tomaram o poder na marra; tentaram fazer o mesmo aqui e se deram mal!”

  7. Obrigada! A Alex Cuadros, que puxou o fio da meada, motivando a matéria de Greenwald e Dau; a eles dois, que foram bastante contundentes nos questionamentos que fizeram; e a Fernando Brito, que matou a pau, liquidando a fatura.

  8. Parabéns. parabéns, parabéns! A todos!
    E digo mais, nada de #ForaTemer, o certo é #ForaTemerFDP
    Saudações democráticas

  9. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: Parabéns ao Tijolaço e a vocês todos que o fazem, sempre na certeza de estarem procurando o melhor para o povo brasileiro e a realidade mundial. A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …

    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  10. E essa “grande mídia” da qual a Folha faz parte que “denuncia a corrupção” todos os dias.

  11. Parabéns a todos os que “não aceitaram o que não fazia sentido” e se atreveram a buscar a verdade. Obrigada por brindar-nos informações confiáveis. Para mim, que já não leio nem escuto há vários anos o PIG, os “blogs sujos” foram um descobrimento maravilhoso.

  12. Parabéns, não apenas, mas obrigado! É bom ter uma mídia como essa no nosso país. É leitura certa e diária.

  13. Não é crime fraudar pesquisa? Ou os caras podem? Um jornalismo que se presta só ao golpe não presta, é lixo. Por esta e todas as outras que cancelei todas as assinaturas que tinha do PIG, o meu eles não levam mais.

  14. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma ~ J.Pulitzer

  15. O “Folhagate” é a prova de que “se não pode com formiga, não atice o formigueiro.” Importante é que estas informações se espalhem o máximo possível para que aqueles inocentes úteis que ainda se deixam manipular pela mídia golpista abram os olhos. Quanto aos safados inúteis, os multimidiotas e os vendidos, que vão à merda! A credibilidade da folha era pouca, agora está no mesmo nível que a da veja e do JN.

  16. Ssinceramente, não consigo aceitar que uma maioria se afrouxe a esses golpístas. É de dar inveja a reação do povo turco à quebra da democracia. Infelizmente, não temos historico de guerreiros, de defensores de estado democratico de direito. Ficamos igualmente “Carolina” vendo o tempo passar pela janela.No meu coração sinto ódio de conviver com esses sumidinhos que infestaram às ruas empunhando falsamente a bandeira brasileira em pró desses safados, trairas e entreguistas.Parabéns Fernando Brito pelo exemplo de nacionalismo que os muitos já perdermos.

  17. Sensacional Brito! Parabéns a todos.
    Pena que esse instituto vai continuar a brincar de pesquisa impunemente…

  18. Nada melhor que acordar vendo a verdade triunfar.
    A você Britto a reverência dos bons brasileiros.

  19. DATAFOLHA REAL: 81% DEFENDEM O FORA, TEMER!

    247 publica os números reais da pesquisa Datafolha, corrigindo o erro deliberado cometido pela Folha de S. Paulo no último domingo, quando o jornal divulgou que 50% dos brasileiros acreditam que o melhor para o País seria a permanência de Michel Temer na presidência da República até 2018; na realidade, como a Folha excluiu do universo de sua amostragem os 62% dos brasileiros que preferem novas eleições, fez uma pesquisa com os 38% contrários a uma nova disputa eleitoral; se 50% destes preferem que Temer continue, eles representam 19% do total – o que significa dizer que a esmagadora maioria dos brasileiros (81%) defende uma outra saída para a crise política; os 19% de Temer são coerentes com os 14% que consideram sua administração ótima ou boa, mais 5% que preferem deixar tudo como está

    21 DE JULHO DE 2016 ÀS 07:03

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/245099/Datafolha-real-81-defendem-o-Fora-Temer!.htm

    1. [Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!
      E vamos acompanhar!
      Do contrário, “esta delação [bombástica!] não virá ao caso”!
      Vigília cívica, pois!]

      Marcos Valério oferece delação no mensalão tucano e MP analisa

      Jornal GGN – Marcos Valério, ator no processo do mensalão e também ator importante no mensalão tucano, fonte inspiradora de todos os mensalões, teve seu processo suspenso pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, quando a juíza Melissa Pinheiro Giovanardi atendeu pedido da defesa. A solicitação é que seja suspenso até que o Ministério Público analise proposta de delação premiada no mensalão tucano. Esta delação teria que ser analisada por Rodrigo Janot, procurador-geral da República, já que envolve muitos agentes públicos com foro privilegiado.

      da Agência Brasil

      QUI, 21/07/2016 – 07:32

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/valerio-oferece-delacao-no-mensalao-tucano-e-mp-analisa

  20. Essa Mídia brasileira, em especial a Folhe e o Globo são um atentado a Democracia. Em um País onde houvesse justiça estariam respondendo nos tribunais por suas Fraudes , chantagens e manipulações. Parabéns Fernando Brito e aos jornalistas Glenn Greenwald e o Erick Dau por temos ainda jornalismo de verdade nos blogs alternativos onde se pode respirar um ar mais puro não apodrecido pela imoralidade.

  21. Caro Fernando: Você, o Azenha, a Conceição, O Nassif, o Eduardo Guimarães, o Paulo Henrique Amorim, O Paulo Moreira Leite, a Noélia Britto e tantos outros bravos guerreiros estão na linha de frente para salvar a república das mãos dos fascistas que estão transformando o lindo Brasil numa grotesca Republiqueta Teocrático-Maçônica Plutocrática do brazil… Obrigado por tudo. Seus textos, suas descobertas são tudo uma maravilha, algo de lavar a alma… O Glenn (precisamos de um estrangeiro para mostrar essas pilantragens…) é um cara fenomenal, um jornalista de verdade… Isso tudo é catártico. Me sinto na Espanha de 1936, e vocês são os Quixotes que certamente derrotarão as forças de Michel Franco e seus asseclas… ¡No pasarán!… Temos de ir à luta, companheiros!!!

  22. Parabéns Brito, bela tacada! Que vc e sua reduzida mas qualificada companhia sejam jornalistas no sentido mais sério e competente da palavra, todos nós, da parte um pouco mais esclarecida deste povo sabemos, e não é de hoje. Mas também sabemos que não tarda a hora de ver esses e outros, muitos Frias da puta, abraçarem seu destino de repousar lá pelas bandas do pré-sal, que nem por isso deixará de ser nosso.

  23. Prezado Fernando Brito, elogiar seu trabalho, não apenas por este post, é pleonasmo. Um pedido: Use seus conhecimentos, contatos e argúcia para elucidar mais esse tenebroso caso. A Folha está no olho do furacão, merecidamente, mas seria só ela? E o Globo, onde Lauro Jardim “previu” a melhora de Temer, não estaria umbilicalmente ligado? Eu mesmo respondo, claro que está, mas é um lenitivo para nós, simples e mortais, ver essa elite podre desmascarada.

  24. Brito, a equipe citada por você encarna bem a diferença específica entre o soldado daquele que peleja. Parabéns a você e a todos que contribuíram para a elaboração do belo trabalho.

    1. Não é uma equipe no sentido, são amigos como você , com os quais troco pitacos e que me avisam de coisas que viram ou perceberam. Internet é colaboração. Abs, obrigado

  25. O peemedebista tem aprovação acima da média entre os mais ricos (23%) entre simpatizantes do PSDB (38%) e PMDB (27%). Ler o link do El Pais no texto.

    Harará! Nem o PMDB quer Temer !!!!!!!!!!!!!!!

  26. Minha colaboração a esse blog é muito pequena em comparação ao retorno que ele me dá. Parabéns Brito.

  27. Parabéns Brito e fiéis escudeiros! Jornalismo é isso aí. O resto é conversa para a PATETADA ESTATIZADA DO TEMER. Para os PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER, uma singela BANANA!!

  28. Desde os tempos do golpe de 64 que a Folha só engana os ingênuos e os masoquistas. Da ficha falsa sobre a Dilma, um monte matérias que causam náusea – passando por entrevistas , artigos de gente de esquerda que busca um lugar na mesa dêles, até artigo da Dilma no inicio deste ano – e agora uma “pesquisa” tabajara com interesses óbvios, ainda haverá alguém que se permitirá publicar posts sobre o que esse povo publica? Fora de Sampa não se adquire, ninguem lê esse lixo. Falemos do que se publica nos veículos do lado de cá.

  29. Parabéns, Brito. Como sempre, um jornalista sério, integro e comprometido com a verdade.
    Depois desse papelão da folha, será que o “Seu Frias” ainda vai ficar nervosinho quando levar uma ensaboada de um jornalista seja em Londres ou seja em qualquer outro lugar?

  30. Leio todo dia, comento raramente.
    Mas, hoje, PARABÉNS!!
    É por isso que valorizamos mídias alternativas.

  31. Essa frente é uma das únicas a usar de inteligência contra o golpe , as outras estão com mimi . Disseram que fariam greves diárias , manifestações constantes , paralisações eventuais após a primeira votação no senado . E o próprio partido da presidenta atolado em mimi .

  32. Brito, admiro seu espírito indagativo, analítico e o empenho de correr atrás, fuçar, até achar. Seu blog é referência. A cooperação entre blogs e internautas também acho muito legal e entre blogueiros – no caso da Mansão de Paraty foi formidável. E assim seguimos sem engolir o que querem nos passar pela goela, rs.

  33. Parabéns FB
    Você merece todo crédito, em você vejo o verdadeiro jornalista. Coisa rara hoje em dia nesse país.
    Eu me alimento do seu trabalho, tenho até pudores em dizer isso.
    Angela

  34. Acabo de assistir um vídeo de um senador do PT, no qual ele sugere pedido de desculpas por parte do Datafalha e da Felha. Acho que não é o caso de pedir desculpas, mas sim de um baita processo, por quem de direito, em decorrência de uma fraude flagrante. Ora, pedido de desculpas, nessa circunstância, não vale nada. Fica por isso mesmo. Muito embora, convenhados, estão mais sujos que pau de galinheiro e já perderam, há muito, para quem é esclarecido, a total credibilidade.

  35. Parabéns. Jornalismo de primeira! Investigativo sim, mesmo sem ter a estrutura de uma Falha de São Paulo, tem dignidade e busca a verdade, do que a Falha de São Paulo foge como o diabo da cruz.
    Com relação ao Datafalha: corresponde ao subnitrato de cocô de cavalo de bandido de dramalhão mexicano passado em cinema poeira de 5a. categoria em um dia de chuva: para mim não vale nada, nada, nada. Mostra o que a Falha de São Paulo é: mentirosa, canalha, vendida, administradas por pessoas de caráter e dignidade abaixo da crítica.

  36. Não caberia um processo judicial de indenização a favor da boa fé da esquerda brasileira contra os tiranos, mentirosos e enganadores deste Instituto merreca de pesquisas? Isto não pode passar impune. Afinal é o futuro do nosso país que está em jogo., não é mesmo?

  37. Pra quem acha que o PT inventou a corrupção (eu acho que ninguém acha, só tem ódio do Pt, só isso):

    Anos 60

    Caso Panair (1965)[1] [2]

    Anos 70[editar

    Caso Roberto Farina[3]
    Dossiê Baumgarten[4]
    Capitão Guimarães[5] (1971)
    Caso Governador Haroldo Leon Peres[6] (1971)
    Caso Lutfalla (1977) [7]

    Anos 80

    (Caso Capemi não constava desta lista)
    Escândalo da Mandioca [8] (1979 e 1981)
    Escândalo da Proconsult[9] (1982)
    Escândalo Coroa Brastel [10] (1985)
    Montepio da Família Militar[11] (1986)
    Caso Delfin [12] (1982)
    Escândalo das Papeletas Amarelas [13] (1986)

    Anos 90]

    Caso Jorgina de Freitas (1991)[14]
    Caso Edmundo Pinto (1992)
    Caso Nilo Coelho
    Caso Eliseu Resende
    Caso Queiroz Galvão
    Caso Ney Maranhão
    CPI do Detran (em Santa Catarina)
    Escândalo dos Anões do Orçamento
    Caso Rubens Ricupero (também conhecido como “Escândalo da Parabólica”).
    Escândalo do Sivam
    Escândalo do Banestado
    Escândalo da Encol
    Escândalo da Mesbla
    Dossiê Cayman (ou Escândalo do Dossiê Cayman ou Escândalo do Dossiê Caribe)
    CPI do Banestado
    Banco Nacional de Minas Gerais
    Banco Noroeste
    Banco Econômico
    Bancos Marka e Fonte Cindam
    Escândalo da SUDAM e da SUDENE
    Escândalo do TRT SP (1994)
    (Compra da reeleição de FHC também não contava nesta lista,
    Assim como as privatizações fraudulentas)

    Década de 2000[editar | editar código-fonte]

    Caso Luís Estêvão
    Caso Toninho do PT
    Caso Celso Daniel
    Operação Anaconda
    Escândalo do Propinoduto
    Escândalo dos Bingos (ou Caso Waldomiro Diniz)
    Caso Kroll
    Escândalo dos Correios (também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    Escândalo do IRB
    Escândalo do Mensalão
    Escândalo do Mensalão Mineiro (do PSDB, ainda parado e ninguém preso)
    Escândalo do Banco Santos
    Escândalo dos Fundos de Pensão
    Escândalo do Mensalinho
    Caso Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo
    Escândalo das Sanguessugas (Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga , Escândalo das Ambulâncias) e Operação Roupa Suja
    Operação Confraria [15]
    Operação Dominó
    Operação Saúva
    Escândalo do Dossiê
    Escândalo da Renascer em Cristo
    Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão)
    Operação Navalha
    Operação Moeda Verde
    Caso Renan Calheiros ou Renangate
    Caso Joaquim Roriz (ou Operação Aquarela)
    Escândalo dos cartões corporativos
    Caso Bancoop
    Esquema de desvio de verbas no BNDES
    Máfia das CNH’s
    Caso Álvaro Lins, no Rio de Janeiro
    Operação Satiagraha
    Escândalo das passagens aéreas
    Escândalo dos atos secretos
    Caso Gamecorp
    Escândalo dos Correios
    CPI das ONGs
    Operação Faktor
    Máfia do Apito (2005)

    Década de 2010

    Operação Tsunami (Município de Fundão, ES)
    Esquema do Plano Safra Legal
    Caso Siemens (e Caso Alstom) [16]
    Operação Uragano (Fraude na Prefeitura de Dourados

    (2010)

    Mensalinho do Amapá [17] (2014)
    Operação Lava Jato(Operação corrupção da Petrobras),
    Operação Zelotes (CARF)
    Operação Acrônimo (Investigação do atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel)
    Operação Politeia (apreensão de diversos carros de luxo do ex-presidente Fernando Collor)[18]
    Operação Pixuleco
    Operação Mar de Lama (Fraude licitações/contratos em Gov Valadares) (2016)
    (Também curiosamente nesta lista não consta o helicoca)
    (Também nesta lista não consta o jatinho fantasma do PSB/REDE)

    Referências Wikipedia

    1. Muito legal essa compilação. Precisa repeti-la aqui todas as semanas para que todos possam gravar bem em suas mentes. Parabéns.

  38. É apenas um exercício de lógica! Como um cara que tinha aprovação abaixo de 20% pouco tempo atrás, declara um monte de medidas impopulares e, de repente, aparece com 50% de aprovação?

    Esse pessoal pensa que todo mundo é retardado?

  39. Parabéns mais uma vez, Brito. Desmascarou a “foia”. Quem quiser ser enganado, acessa o site da “foia”.

  40. Não tive tempo de comentar pois estou em processo de mudança de residência e cidade, mas dá um ORGULHO danado ser leitor assíduo do TIJOLAÇO e ver esse tipo de reconhecimento, com todos os méritos aos envolvidos.
    PARABÉNS ao Brito a a todos os que participaram da pesquisa.

  41. como assim ?

    parabéns a todos os leitores de todos os blogues sujos , Afinal , sem eles ,nós, não haveria sequer blog , quiçá notícias como esta …
    ps : parabéns a todos !

  42. Congratulações e agradecimento por nos ter brindado a verdade da pesquisa fraudada pela folha dos frias. Isto da todo suporte a Glenn Greenwald que repudiava esta fraude em texto de ampla divulgação internacional.

  43. Um grande parabéns para esta turma que faz jornalismo de verdade.
    Vergonha alheia daquela turma que lambe as botas dos poderosos.

  44. FB vc representa a esperança no profissionalismo e na ética do jornalismo brasileiro. Vida longa ao Tijolaço !! O Frias deve estar cada vez mais pertubado; o cara perdeu o caminho e acho muito dificil recuperar-se, queimou-se internacionalmente, o que não é pouco coisa. Enquanto que o FB-Tijolaço ganha reputação de jornalismo sério e competente. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *