Fogo amigo na defesa (defesa?) de Lula

A notícia, estampada na primeira página de O Globo, dizendo que “com críticas a advogados, Sepúlveda Pertence pede para deixar defesa de Lula“, é um dos momentos mais constrangedores que assisti na advocacia.

Qualquer advogado, a qualquer tempo e por qualquer razão tem o direito de deixar uma causa.

Nenhum advogado, por nenhuma razão, em nenhum momento pode fazer isso prejudicando seu ex-cliente.

Principalmente num processo em que está evidente para todos que as motivações políticas jogam um peso decisivo, quase absoluto.

As histórias sobre as supostas manifestações do filho de Pertence em “grupo de whatsapp” beiram a puerilidade e a incompreensão do que está em jogo nesta causa, que é muito mais do que a própria libertação do ex-presidente Lula.

Certamente há – e dificilmente deixa de haver, em defesas compartilhadas – conflitos de estratégias e, até, de egos.

Trazer isso a público e transformar em “fofoca” algo que interfere na situação de alguém que está preso e no destino de um país que vive a iminência de, por isso, ter eleições sem legitimidade não é, porém, algo que se possa chamar de pueril.

É leviandade e falta do espírito necessário à advocacia.

O Doutor Sepúlveda Pertence, se tem mesmo a amizade que se jacta de ter com Lula há 40 nos e, sobretudo, se quiser fazer jus ao renome que tem, jamais pode permitir estas explorações sórdidas. Nem mesmo pelo silêncio.

Ou então a advocacia terá virado um imenso BBB, com direito a termos técnicos, latinismos e afetações, mas onde importa mesmo é aparecer.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. Sepúlveda Pertence é realmente um amigão de Lula, provou isso ao recomendar Carmen Lúcia para o stf. Lula deve essa a ele, coadjuvado por Aécio…

      1. Quando se indica alguém para uma posição de respeito devido ao seu passado e indicações favoráveis e este alguém muda de posição e de idéias, não é o indicante que errou, ele foi traído.
        Traição é isso.
        O traidor é indetectável, a traição só é feita por quem merecia sua amizade e respeito, e era antes confiável.

        1. E quando todos os indicados traem?
          Precisa ser muito burro pra aceitar indicações e 100% traírem.

          1. A verdade é que não tem ninguém que preste no sistema jurídico. Nem judiciário nem Ministério público. São TODOS uns filhos da puta.

          2. Ai juntou-se traição com corporativismo.
            Se entregaram aos golpistas para não perderem privilégios

  2. Com ou sem ele a chave da cadeia continuará nas mãos dos conspiradores… Os ricos escravagistas, as Forças Armadas entreguistas garantidos e sustentados pelos Istaduszunidus!

  3. Ao indicar ao Lula o nome de Carmem Lúcia para o STF, Sepúlveda Pertence, amigo de Lula a 40 anos, demonstrou o lado “da onça” dessa amizade.

    1. O castigo da soberba (Suassuna); ou
      Vaidade é meu pecado favorito (Diabo).
      Se estavam pensando em quem deveria levar mérito e não pensando no cliente, foram pegos pela soberba, pela vaidade, e devem se retirar.

  4. Sepúlveda pertence, na verdade, àquela parcela mínima da sociedade que faz parte do “grande acordo”. Na hora em que a porca torce o rabo, eles tratam é ficar do lado mais conveniente.

  5. O Sepúlveda, “Pertence” à mesma laia do Moro Salafrário e FILHO DA PUTA !
    Desculpem-me o trocadilho INFAME !

  6. A REDE GLOBO É A INIMIGA NÚMERO UM DA DEMOCRACIA E DO POVO BRASILEIRO!
    É PRECISO DESTRUIR A GLOBO E RESGATAR A DEMOCRACIA BRASILEIRA!

      1. Inocente quem pensa que esses “inimigos no Planalto” sejam de fato OS inimigos e não laranjas daqueles, os verdadeiros, e chantageados por seus enormes rabos imundos, que o “judiciário imparcial e democrata” passará a enxergar em todo o seu esplendor, bastando para isso que o inimigo (sim O INIMIGO, o verdadeiro) estale os dedos e diga: Pega Rex! Nesse dia, saberemos que para todos os efeitos, a utilidade desses laranjas para os objetivos do assalto ao país e a manutenção do estado de coisas reinante, acabou. Concordo com a parte de desligar a TV. Telejornais, são mais ficção que as telenovelas.

      2. quanta ingenuidade, Sr Cristian…..

        O planalto não passa de um testa de ferro ou um larápio tentando se livrar da prisão.

  7. O Brasil é um país com excesso de homens pequenos, miúdos em moral, em patriotismo, em tudo. Essa é nossa maior tragédia.

  8. O Brasil é um país com excesso de homens pequenos, miúdos em moral, em patriotismo, em tudo. Essa é nossa maior tragédia.

  9. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
    Olhai a galera tendo que defender “adevogadozinho” quando são feras em tornar qualquer fofoca em alarde digno de um Oscar pela atuação e drama.

  10. Intrigas, fofocas e fake news são o principal produto do Cartel da Mídia.
    Mais do que qualquer reforma estrutural do Estado, o Brasil precisa de um governo que feche definitivamente os cofres públicos à famiglia mafiosa que nos força à mísera condição de república bananeira.
    ABAIXO A REDE GLOBO!

  11. Não importa, estamos com com Lula presidente do brasil em 2018. Na minha família são 50 votos e todos do Lula.

  12. Fake news esta em todos lugares, no Globo , vamos que o cidadão ai está doente. Mas, o Globo e FSP são mestres em espalhar mentiras de acordo com seus interesses.

  13. Nesse judicario de bandidos nao interessa quem é o advogado do Lula, so de ser Lula o resultado será sempre Nega-se

  14. Tipico da Globo, semeando a discórdia e as divisões. Incrível como tem gente que ainda leva a Globo a sério .

  15. Ainda bem que o conteúdo é apenas para assinantes, se não é capaz que eu vomitasse no computador. Detesto tudo que vem da Globo!

  16. Que fez Pertence atê agora que tenha ajudado Lula? Rigorosamente nada. Agora dá para acreditar que só fazia jogo de cena muito fajuto. Já vai tarde! Se revelou um velho velhaco!

  17. O castigo da soberba (Suassuna); ou
    Vaidade é meu pecado favorito (Diabo).
    Se estavam pensando em quem deveria levar mérito e não pensando no cliente, foram pegos pela soberba, pela vaidade, e devem se retirar.
    Vejam bem, “SE” foi isso que ocorreu. Estamos partindo de uma premissa de OGlobo.
    Outra hipótese é: vendo que, mesmo sendo um peso pesado, com uma pseudo influência no STF, nada vai demover o Partido do Judiciário e do MP a continuar seguindo o Código Penal de Curitiba e suas arbitrariedades.
    Ou seja, essa parte da defesa, em não surtindo efeito, resolveu se retirar e assistir a “comédia” de fora. Esse pastelão que se transformou o sistema jurisdicional brasileiro, com menção honrosa à Carmem Procrastinadora Lúcifer e Raquel Dodge Darth Vader.

  18. Este nosso pobre país tão grande e amado é, e sempre foi, o paraíso dos políticos e empresários corruptos e dos membros dessa desqualificada e degenerada “justissa” — a mais cara e menos confiável do mundo; mas o ponto positivo desse golpe, se é que podemos ver assim, é que esses corruptos e degenerados mostraram não só a cara mas, também, a bunda para este povo insensato e facilmente manipulável, o que faz a festa dessa corja de maus brasileiros.
    E esse tal de Sepúlveda Pertence a mim nunca enganou. Ele se declara amigo de 40 anos do Lula, mas eu desconfiei pela riqueza de se currículo profissional, como sagaz advogado. Ele pertence à categoria que está danificando nosso país tão grande e amado e acobertando os reais criminosos. Amigo?… sim mui amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *