‘Flexibilização’ de Bolsonaro é como a da pandemia: não funciona

Encurralado, acossado por todos os lados, Jair Bolsonaro adota, desde a prisão de extremistas de direita e a de Fabrício Queiroz, um inédito “low profile” nas suas manifestações.

Pouco efeito faz, por conta da escalada de agressividade que ele protagoniza desde sempre e, muito mais, depois que a pandemia do novo coronavírus ter aportado por aqui.

Jairzinho Paz e Amor é algo que não “cola” nem entre os seus, nem entre os que lhe são contrários.

Bolsonaro perdeu o que um governante não pode perder, a respeitabilidade.

Pior, a ideia de viabilidade, que é o mais grave..

Já pouca gente acredita que Bolsonaro vá ao final de seu mandato – que dirá à sonhada reeleição – e o que consegue de adesões são no esquema “é hoje só, amanhã não tem mais”.

Ninguém razoavelmente esclarecido faz apostas de longo – ou mesmo médio – prazo na viabilidade de seu governo.

Investigações e decisões judiciais se tornaram elementos externos que estão plantados no coração da crise de um governo sem base política, sem liderança pessoal, sem diálogo institucional e dado a pequenas espertezas. Tudo temperado pela mais asquerosa indiferença ao drama das mortes em penca e a imobilidade militarista do Ministério da Saúde.

Todos os dias, embora não lhe venha ainda um ataque mortal, Bolsonaro vai acumulando hematomas e escoriações. Só ontem, veja a lista: busca pela mulher de Queiroz, polêmica desmoralizante sobre o “remendo”, depoimento do General Augusto Heleno negando dificuldades nas alegadas mudanças na sua segurança pessoal, a impensável sentença que o obriga a usar máscara e o pedido reiterado da Polícia Federal para ouvi-lo no inquérito sobre interferências indevidas na própria PF.

Como nas estatísticas da Covid-19, tudo em apenas 24 horas.

Pois é nesta triste metáfora que os fatos dramáticos da pandemia nos permite fazer que se encontra a perfeita definição: no governo Bolsonaro, a “flexibilização” tentada pelo presidente – reabrindo o comércio de cargos com o Centrão – só agrava a situação de seu governo, que é grave e para a qual não se enxerga alguma cloroquina mágica.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Gostei da miscelânea proposta no artigo, ela retrata um governo digno de programa de humor. Pena que é a nossa realidade. Um governo que nada tem de feito que não a destruição dos direitos é por isso do futuro das famílias dos trabalhadores. Uma calamidade.

  2. Tic Tac..Tic Tac….vamos aguardar o tweet do General Villas-Bôas e todo este mal entendido será desfeito …O Brasil está nos trilhos e o verde-oliva é nossa esperança….

  3. Tudo cai no colo do Bozo.
    Esperamos que o TSE faça a cassação da chapa também cair no colo do Ex-mito. Isso sim vai ser coisa maior que cometa caindo no colo do Bozo para entrar nos anais da história.

  4. A única cloroquina mágica que resta ao bozo é a de cianureto. Cada dia de vida dele é mais um dia de vergonha e esculhambação (e ao Brasil também, que vai ter que lidar com a imagem de “país que elegeu o bozo” por muitos anos ainda…), e risco de ele ou alguém próximo abrir a boca. O novelo é longo, o baixo clero sempre tem alguma relação com o alto.

  5. Tudo cai no colo do Bozo.
    Esperamos que o TSE faça a cassação da chapa também cair no colo do Ex-mito. Isso sim vai ser coisa maior que cometa caindo no colo do Bozo para entrar nos anais da história.

  6. Todo mal traz em si mesmo a semente de sua destruição. A semente bolsonariana brotou, e nenhum centrão pode impedi-la de crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *