Firmeza e serenidade para resistir

As urnas falaram e por mais que doam a angústia e o receio com o que está por vir, não é hora de lamúrias e recriminações.

É hora de firmeza e serenidade, porque são elas que nos podem manter lúcidos e fortes para enfrentar o que virá e não se iludam com as declarações moderadas de Jair Bolsonaro nesta noite, na entrevista às televisões, entremeadas de clamores a Deus.

É mais próximo da realidade o Bolsonaro da live do Facebook: raivoso, ressentido, ameaçador.

Ainda que tivesse um programa econômico que fosse além do “liberou geral” para o mercado, não é provável que algum efeito se possa fazer sentir para a população, embora a turma do dinheiro vá fazer a festa amanhã.

A bandeira que pode desfraldar e, até, encaminhar antecipadamente ao Congresso é a do afrouxamento do controle da posse de armas.

Vai ter o auxílio “luxuoso” de Sérgio Moro e do Judiciário que se prevalecerão do resultado eleitoral para tornar maior e mais fundo o processo de perseguição a Lula.

Estes tempos terão, ainda, no ódio o combustível desta gente.

Vai ser preciso que passem os dias. Curemos nossas feridas com coragem para que possamos resistir.

Não é possível governar o Brasil com “lives” e “whatsapp”.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

397 respostas

  1. Nós, que não temos escolha, seguimos lutando para que as próximas gerações vejam a Nação que pensamos ser possível nos tempos de nosso querido Lula.
    Obrigada pelas palavras, Brito.

  2. Só acho que vai ser mais um estafeta, facilmente descartável. Basta dar um passinho fora do ritmo. E, vc, Fernando Brito, trate de ir descansar. Boa noite.

    1. É isto que vc falou, a besta fascista será apenas um joguete dos militares mais graduados e dos que querem espoliar nosso país até a última gota.

    2. Isso mesmo Maria Thereza, o Brito precisa voltar pra cama e o caldo de galinha, para recuperar sua saude, e continuar iluminando o mundo da politica brasileira para todos nos.

  3. Os políticos e os eleitores do PT sempre aceitaram, democraticamente, críticas e acusações da mídia, da oposição, da população.
    Vamos ver como vão reagir Bolsonaro, seus apoiadores e seus eleitores, quando virarem vidraça.

    1. Perfeito. Só quero ver também como reagiram. Duvido nada quando começar a chuva de pedra eles vão vir com mi-mi-mi e de nós querer culpar pelos erros deles. Virão com aquelas desculpas para pegar trouxa.

      Porque o governo dele não será perfeito e apesar de tudo isso ainda venderam a imagem ao publico como salvador da pátria.

      Esse é o lado ruim já que a ilusão por ele é muito grande e a decepção será maior ainda se não atingir a espectativas creditadas nele.

      1. Vários eleitores dele, quando confrontados com as evidências de que ele dificilmente faria um bom governo, respondiam: ‘se ela não for bom, a gente tira’.
        Eu é que não vou em manifestações contra ele. Está na cara que a PM e até o exército vão atacar e prender os participantes. Talvez até torturar, para darem os nomes dos que organizaram as manifestações.
        Eles que criaram o monstro, eles que se virem.

        1. Isso mesmo já ouvi isso também de que ser for governo ruim a gente tira. Na realidade ninguém de lá conseguirá tiralo. É muito ilusão. Eles acham que podem tirá-lo como fizeram com a Dilma. ???? Não sabem de nada inocentes.

          Mais cedo tarde o monstro que eles colocaram no poder irar se virar contra os seus criadores. ????

          No início poderá ser light mas depois……o resto você já sabe.

          1. Contudo, uma coisa precisa ficar bem clara.
            Se for preciso tirar o fascista de lá, seus eleitores, mesmo arrependidos, não assumirão essa responsabilidade. Não têm essa capacidade. Teremos que ser nós mesmos.
            Pois essa é a verdade. Eles sujam, a gente limpa!

        2. Jamais o farão! São frouxos! Não o fizeram quando colocaram o temer lá e não o farão agora em relação “ao que eu não digo”. Um bando de covardes. Caberá a nós limpar essa “merda”, com o perdão da palavra.

          1. Humoristas deitaram e rolaram com Sarney Collor Itamar fhC Lula e Dilma
            Com temer não
            Experimentem fazer com Bokonaro… essa turma de standup morre de medo de ser surrada pela platéia

        3. Concordo. Na hora que resolverem “tirar” o coiso me chamem para assistir pela televisão porque vai ser divertido…rsrs Não entro em luta ao lado de eleitor arrependido do Bozo, nem morta. Nossas bandeiras não são e jamais serão as mesmas.

          1. À deles é a dos EUA….então que se virem com o monstro que pariram…também…aos que foram ausentes(brancos e nulos) e os arrependidos…meu desprezo…não formo fileiras com idiotas…

          2. Na verdade, acho que para tirar esta raça vai ser muito difícil, eles jamais deveriam ter chegado, agora ferrou, quem sabe em 2038.

        4. Isso mesmo já ouvi esse discurso de que for um governo ruim a gente tira. Eles acham que podem tirá-lo como fizeram com a Dilma. ???? Não sabem de nada inocentes.

          O coiso que eles colocaram no poder mais cedo ou tarde irá se virar contra os seus criadores. ????

          O que resta é aguardar esse dia chegar e assistirei na TV (não ajudarei que se virem) a palhaçada daqueles que se acham que podem tirar o que põem no poder num simples estalo de dedo.

          E quem votou nele que aguente as consequências.

          1. Pt devia formar uma rede de whatsapp pra atiçar esses otários
            Claro que não declaradamente petista…

          2. Eu ouvi isto com relação ao Temer, são uns completos imbecis alienados.

        5. Se for ruim, eles que vistam a camisa da seleção e chamem ele de tudo quanto chamaram a Dilma. Quando o cassetete e as balas de borracha zunirem em seus lombos, eles pedirão ajuda aos “comunistas”. E eu direi: “fodam-se. Vocês, na sua estupidez, pediram isso. Não viram que era fake? Agora aguentem”. Vou rir até desmaiar por falta de ar.

          1. Seja lá ruim como seja, não vão tirá-lo coisa nenhuma. A democracia já foi vilipendiada demais por estes patifes que vão às ruas sem ter nada na cabeça. Se o elegeram, vão ter que suportá-lo até o último dia de mandato.

          2. Essa eleição pelo menos serviu para dar todas as respostas para os novos rumos a partir de agora. O PT não pode querer usar as estratégias de sempre, que vai quebrar a cara. Não se elege ninguém somente em período eleitoral. O PT não pode achar que errou apenas na avaliação de que Alckmin iria crescer e ponto. Não foi só isso. Não foi um erro isolado. É a nova linguagem digital usada desde 2013, aqui no Brasil e no mundo todo. Enquanto a Europa discute taxar Google, Facebook (Whatsapp) e Amazon, aqui ainda supervalorizamos as TVs.

            Quem: a população incluída digitalmente precisa se sentir protagonista.
            Quando: a partir de ontem.
            Onde: periferias e interior de estados do centro-oeste, sudeste e sul, principalmente (sem excluir o nordeste, é claro).
            Por quê? falamos, durante muito tempo, uma linguagem gramsciniana, de modo arrogante, pensando que somente a cúpula entenderia e, assim, conduziríamos o processo. Está errado. Blogs e canais de youtube de esquerda têm que falar com o público de igual pra igual, sem se achar superior. Isso tem que ser disseminado. Não pode ser uma coisa apenas para “intelectuais”. Isso a direita fez melhor do que nós e vem fazendo desde 2013. Inclusão política (independentemente de concordarmos ou acharmos ridículos os argumentos deles, o fato é que funcionou). A arrogância pode ter nos levado à derrota.

        6. Repito: a Globo vai se ajeitar nessa bololô. Aí, aquilo que for lata, ela transformará em ouro, e vice-versa quando lhe aprouver.
          E o povo não saberá a diferença entre cocô e pudim.

      2. O que faria ter popularidade é comprar espaço na globo na forma de anúncios
        Se não fizer isso não dura 90 dias.
        Apoio de crente?
        Pessoas normais não se relacionam com essa gente
        Deixa faltar o tutu do pastor…
        O diabo não deixa você servir a deus…
        Esse diabo vai se chamar bolsonar. O antes do final de 2019
        Nem todo mundo e Iurd

      3. Diante de um (previsível) fracasso social do governo fascista, seus eleitores ainda virão com a velha cantilena: “A culpa é do PT!”
        Alguém duvida?

      1. Principalmente aqueles comediantes sem graça que faziam piadinhas do Lula e da Dilma mas não tem cu pra falar do temer

    2. Vai ter crítica não . A mídia venal vai comer queietinha, aliás, já começou.
      Ontem, quando Bonner anunciava a vitória do inominável, por trás só se ouvia claque premeditadamente comemorando.Querem dizer o que com isto? Dizer pro inominável que “estamos “juntos”.
      Nunca vi isso, quando Dilma foi reeleita, Bonner com cara de enterro anunciou e silencio absoluto no studio.

    3. Como crianças mimadas em shopping ou donas da bola, se não comprar me jogo no chão e dou escândalo, se não me escalar levo a bola embora e não tem jogo, é tipico. Que merda que fizeram com país!!!!

    4. Quero ver a Globo de joelhos… Só quero, mas sei que não. Ela vai saber negociar com o fascista. Fascistas se entendem.

  4. Eles sabem que enquanto houver cidadãos e cidadãs dignos, conscientes e dispostos a lutar pela verdade, pela liberdade, pela justiça e a dizer não às mentiras e ao engano, não nos calarão nem pelo recurso ao uso da violência e da censura como já fizeram outras vezes. Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima.

  5. Quanto a Lula e Moro, espero ansiosamente a manifestação da ONU sobre a sentença contra Lula.
    Eles não podem se omitir. Já que prometeram para o primeiro semestre de 2019, que seja ainda em janeiro, para impedir que o fascista nomeie o sociopata para ministro da justiça.

    1. Se o governo Temer não deu bola para a ONU, que foi esnobada inclusive pelos srs. ministros golpistas do STF, imagine se o Bozo vai dar alguma importância a isso. Já estou até imaginando suas desculpas para faltar à abertura oficial da ONU em 2019, ocasião em que o presidente do Brasil sempre é convidado para discursar. Espero sinceramente que o Capitão Bozo decline e invente uma cirurgia qualquer pra fugir da ocasião porque seria vergonha demais ouvir um de seus discursos tatibitati em frente às câmeras do mundo todo…

    2. Estou preocupada com Lula e com o pessoal da Vigília Lula Livre. Acho que o pessoal da Vigília vai ser escorraçado de lá amanhã mesmo.

      1. Sinto o mesmo.
        Temo pela vida dessas pessoas totalmente vulneráveis e cercadas de fascistas. Acho que o PT deve fazer um esforço para protegê-las.

  6. Não me sinto derrotado,me sinto triste pelas pessoas deste país que tem a imensa sorte de morar num lugar que tem todo o potencial para ser um paraíso ,mas.
    Enquanto persistirem em ser massa ,desprezando o raciocínio ,o questionamento,a lógica continuaremos assim.Não falo em sentimentos de bondade ,solidariedade ,nacionalismo, sociedade , isso seria pedir demais .O que precisamos é só o primeiro,porque não existe lógica nenhuma no fato das pessoas escolherem se suicidar votando neste rato de esgoto.
    Não existe sentimento de derrota,porque sei que estou do lado dos justos ,sei que estou do lado certo,para todos.
    Continuo firme na luta pelo que acredito ,nunca me vencerão.Sei quem eles são.

    1. Não estou triste pela derrota ao contrário isso poderá fazer o PT refletir e tentar se renovar.

      O PT apesar de tudo que fizeram contra nós, conseguimos chegar no segundo turno e elegermos a maior bancada do congresso. Isso por que os nós opositores achavam que nós iríamos acabar logo após o afastamento da Dilma. Mas se deram mal. Quem se acabou foram aqueles que uniram-se para nos derrubar PSDB/PMDB. E hoje colhem o que menos queriam a ascensão do bozo e do seu psl.

      A culpa de ele ter chegado ao poder é deles e não nossa.

      1. Não sou petist6a, e digo mais, o PT nunca foi meu sonho de consumo para um projeto socialista de nosso Brasil, mas ainda é o único caminho possível para esta trajetória. A classe trabalhadora precisa do PT como instrumento de luta por seus direitos e por isto mesmo seriam muito bem vindas reflexão e renovação. Concordo com você.

  7. “Não é possível governar o Brasil com “lives” e “whatsapp””. Concordo, Fernando! O Brasil é grande e complexo, e até onde se sabe o Facebook e o Whatsapp continuarão a operar por aqui. A campanha dele funcionou na base das fake News, que podem se virar contra. Esperar pra ver.

  8. Estou tranquilo, naquela de “onde menos se espera, aí mesmo é que não sai nada”.

    Fiquemos vigilantes às ameaças aos direitos e cidadania.

    1. Acho que a Carminha Lúcia acordou, finalmente, de seu sonho de golpe cor de rosa pintado pela Globo. Anda muito tensa, coitada…até que vão ser dias engraçados.

      1. Os aprendizes de feiticeiro estão com medo das bestas que libertaram.
        Já tem milico controlando e mandando no supremico.

    1. O caixa 2 dele, vai ser explicado. O Haddad ja tem muitos motivos para começar a oposição ao Bozo.

      1. Aliás, o que algum jornalista investigativo precisa apurar é a enorme fortuna acumulada pelo Bostonaro e filhos, sonegada em suas declarações de IR e totalmente incompatíveis com os salários de seus cargos parlamentares onde, por sinal, nunca trabalharam.

  9. Hoje tá duro de manter a fé. Bozo é de tal forma despreparado que não vejo nada a frente a não ser o caos.

  10. Estranho, mas minha impressão è a de que algo de bom vem crescendo com com tudo isso que vem acontecendo… Tomara que seja mesmo um bom pressentimento.

    1. Fechamento de milhares de igrejas evangélicas de um pastor só
      Vai ser como no fhc e fechamento dos pequenos bancos

    2. A contra-onda, amigo. É normal. A sociedade sob o manto da esquerda acarretou um movimento forte e ressurgimento de uma direita extrema. Conforme as pessoas forem vendo que não eh tudo como elas pensam, a tendência eh o abandono das ideias extremas e a volta para o centro…
      a onda de direita se iniciou em 2013, trilhou seu caminho com o impeachment, e finalizou com a eleição do Bolsonaro. Se a esquerda fizer seu papel do jeito certo, se mostrando mais racional q esse ódio babão da direita, tem tudo para acelerar esse processo de baixa do extremismo e contra-onda, que hora ou outra irá ocorrer

  11. Caro Brito. O Ciro sabia que a tarefa era difícil e mandou seu irmao fazer trabalho sujo de afundar o PT. Foi uma eleição desonesta. O poder econômico aprendeu a fazer política suja de vencer eleição. A esquerda envelheceu e não se preparou pro golpe. Arrisco dizer que o golpe iniciado em 2013 terminou. Agora será território desconhecido. A guerra hibrida dá o ultimo passo. Só resta agora a opressão, caso resolvam jogar democraticamente vão se expor e perderão o controle. Dias sombrios virão

    1. Nunca votei e nunca votarei no Ciro. E se ele está pensando em 2022, digo que ele deve esquecer, pois Boçalnaro não vai deixar ter outra eleição em 2022. Mergulharemos numa nova ditadura. Será que Ciro é tão idiota que ainda não percebeu isso?

      1. Elena, Ciro é de direita. Não faria muita coisa diferente do que sera feito pelo Coiso. O Brasil nas mãos do Ciro seria tbm um Brasil neoliberal e escravocrata.

    2. Queria usar whatsapp também?
      O mundo tá de olho e é bem capaz que seja abolido em alguns países só pra garantir
      Afinal nesses paises não há judiciário recheado de vadias nem Globo

    3. Deve ter iniciado antes..
      Em novembro de 2002
      Tentaram com psdb 3vezes e fracassaram
      Tiveram que abolir os partidos para vencer
      Agora que se virem
      Se nao prestar e só tirar?
      Vão sentir o cassetete da pm fazendo kit gay na delegacia kkk

  12. Perfeito final Brito: “Não é possível governar o Brasil com “lives” e “whatsapp”.”
    Grande discurso do Haddad. Haddad saiu maior dessa eleição. Fez uma campanha linda e forte. Pena que esse DNA da globo com as forças conservadoras e o atraso impediu a presença dele numa sabatina no dia do debate, pois Haddad daria um show e iria despertar muita consciência politica sobre o que significa Bolsonaro. Muito obrigado Hadadd e fico feliz em saber que você não irá sair da trincheira. Temos que trabalhar forte pela soltura do Lula.
    https://www.youtube.com/watch?v=mRgs4-8tkPk

    1. Grande guerreiro Haddad: o rapaz do Lula mostrou ao que veio. Estamos juntos nessa trincheira para muitas vitorias que virão com certeza.

    2. Obrigado, Haddad!
      Força, Lula!!!
      Obs: Wanderley Guilherme dos Santos disse que Lula acabou. Lula nunca acabará.

  13. Lula passará o resto da vida na cadeia, e nós não fizemos nada. Eles foram competentes e usando WhatsApp e Facebook. Povo ingrato, provara do seu próprio voto.

    1. Antes é preciso entender que o próprio PT abandonou Lula ( assim como também abandonou o Zé Dirceu ). Parte da população fez o que lhe cabia: foi as ruas, fez vigilia, tentou dar um suporte na medida do possível.
      E isso enquanto o PT já tinha abandonado a luta e escolhido o ilusório caminho das urnas.
      Aceitaram participar e legitimar um processo que já se mostrava fraudulento desde o início.
      Será que acharam mesmo que esses golpistas tiraram uma presidenta democraticamente eleita em vão?
      Acharam que dariam o golpe para na sequência perder uma eleição novamente?
      Esta vitória já estava consolidada antecipadamente, já cerca de 2 ou 3 anos atras.
      Lula também está na prisão pela estratégia republicana e covarde do PT. Preferiram entregar o Lula num momento que poderia ter organizado uma resistência. Quem sabe se este fato nao fosse o estopim de uma verdadeira luta contra o golpe ?
      Preferiram “acreditar nas instituições”.
      Mas estas eleições não apontam uma derrota, é antes disso o início da retomada da luta!

    2. Não acredito nisso. Lula ainda tem muitas cartas e muitas aguas ainda vão rolar debaixo dessa ponte para o inferno. Tiraremos Lula da cadeia muito antes do imaginado. Lula é nossa Fenix e tera ainda muitas vidas.

    3. Não acredito nisso. Lula ainda tem muitas cartas e muitas aguas ainda vão rolar debaixo dessa ponte para o inferno. Tiraremos Lula da cadeia muito antes do imaginado. Lula é nossa Fenix e tera ainda muitas vidas.

  14. Seu primeiro e maior adversário será o Dória – que nunca termina mandatos – assume o governo de São Paulo de olho no Planalto já!!!!

    1. Eu acho que o primeiro adversário será o bisturi. Ele tem cirurgia marcada agora em dezembro e o espectro de Tancredo Neves (coitado, que me desculpe a comparação) anda por aí…

  15. Vai ser descartado na primeira oportunidade em favor de um titere do mercado, o país não aguenta um tosco dizendo bobagens no maior cargo da administração…
    O primeiro presente que dará aos seus eleitores será a reforma da previdencia, esses também soltarão rojões quando essa for aprovada, afinal, quem depende de aposentadoria são os comunistas, não é?

      1. Eu não me preocupo muito com o que acontecer com os eleitores do Bozonazi. Eles, pelo menos, escolheram seu (péssimo) destino.
        Eu me preocupo com os não eleitores do Bolsonazi, que foram empurrados para o abismo!

        1. Lembre que os que votaram em branco, nulo ou nem foram votar, também são culpados por lavarem as mãos.

      2. Acho que o ponto é outro: é muito sério ter 31 milhões de brasilheiros se omitindo no momento em que o Brasil estava caminhando para o precipício. Como convencer essa multidão que sem a política é pior?

        1. E pior, ainda, é ver alguns âncoras-analistas da TV dizendo que o brasileiro nunca se interessou tanto por política…

    1. A maioria já não tem emprego mesmo, agora o Bozo vai completar o servicinho sujo que o Temer começou e acabar também com a aposentadoria. Quem quiser fazer um pé de meia para a velhice que trate de comprar os planos vendidos pelos bancos. Ah e o Paulo Guedes vai acabar também com o que resta da CLT, então podem jogar fora a carteira de trabalho. Que mais? escola pública em falência porque as crianças vão estudar em casa, com a mamãe ao lado porque afinal de contas lugar de mulher é em casa para obedecer a um macho que a sustente, segundo o sr. capitão “mito”. E os garotos que saírem pra rua correrão o risco de ser metralhados pelo primeiro PM que passar, agora com carta branca pra matar. Tudo com a benção do sr. Edir Macedo e seus pastores-senadores, majores-deputados e outros que tais.

        1. Espero que psl sobretaxe produtos chineses e nem isso os pesselistas tenham para vender
          Que dizimistas vendam a roupa do corpo pra bancar o pastor
          Vamos ter muitos bazares

      1. Estão listados embaixo os nomes de alguns políticos que, segundo o Estadão, estão cotados para compor o governo de Bolsonaro, que se diz ser radicalmente renovador da política brasileira: – https://politica.estadao.co../eleicoes,bolsonaro-sugere-politicos-do-dem-em-eventual-governo,70002562543 –

        Mas não era para acabar com a corrupção? Não era para mostrar uma nova forma de fazer política? O quadro abaixo mostra políticos absolutamente comuns, não se vê neles os campeões da moralidade que um governo baseado no combate ao cambalacho político deveria exigir. Eles servem como uma antecipação do que seria um governo Bolsonaro: Uma mera continuidade do governo Temer.

        Pauderney Avelino, do DEM.

        Líder do DEM, Pauderney Avelino, não conseguiu se reeleger deputado federal, mas poderá ganhar de Bolsonaro a Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi condenado a devolver 4,5 milhões de reais à Prefeitura de Manaus, por autorizar contratos de imóveis irregulares alugados pela prefeitura para a instalação de escolas, no período em que foi secretário da Educação de Manaus, de janeiro a dezembro de 2013. https://politica.estadao.co… – Pauderney Avelino tem contra ele processo judicial no TRE – AM, por contas de candidato a deputado federal desaprovadas em 2014. http://www.politicos.org.br

        Alberto Fraga, líder da Bancada da Bala.

        Poderá fazer parte do Ministério de Bolsonaro. Não conseguiu se eleger governador do Distrito Federal. PGR pediu a condenação de Alberto Fraga por participação em esquema de propina no DF. Em áudio, Fraga reclama do valor de
        suposta propina no transporte. https://g1.globo.com/df/dis… – Justiça condena Alberto Fraga por recebimento de propina de 300 mil reais quando era secretário de transportes do governo Arruda. https://g1.globo.com/df/dis… – Alberto Fraga tem contra ele quatro processos judiciais no STF e dois no TER-Df por improbidade adminstrativa ao remunerar empregada doméstica com a folha de pagamentos da Câmara e por prestação de contas reprovada na eleição de 2010. http://www.politicos.org.br

        ACM Neto, do DEM.

        Prefeito de Salvador. Filho de Antonio Carlos Magalhães. Odebrecht diz que Neto recebeu caixa 2 e aponta irregularidade em obra da Barra. A citação ao democrata é feita em uma das 201 petições assinadas pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhando para instâncias inferiores os
        casos de políticos que aparecem nas delações, mas não têm foro privilegiado. – http://atarde.uol.com.br/la

        Rodrigo Maia, do DEM.

        Deputado Federal reeleito. Rodrigo Maia é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro pela PF. Relatório enviado ao STF concluiu que Maia beneficiou a construtora OAS. Ministério Público vai analisar documentos e decidir se
        oferece denúncia. = http://g1.globo.com/bom-dia… – Polícia Federal conclui inquérito sobre Rodrigo Maia e aponta indícios de corrupção. “Não restam dúvidas da atuação clara, constante e direta” do presidente da Câmara na defesa de interesses da empreiteira OAS no Congresso Nacional, diz reportagem da TV Globo. https://congressoemfoco.uol
        corrupcao/ – Rodrigo Maia tem dois processos no STF e um no TSE, por irregularidade na aplicação do fundo partidário do DEM quando ele era presidente da sigla. – http://www.politicos.org.br

        Mendonça Filho, do DEM.

        Não conseguiu se eleger senador por Pernambuco. Ex-ministro da educação do Temer, foi escolhido por Bolsonaro para continuar no Ministério da Educação, para preparar sua futura extinção. – https://veja.abril.com.br/b… – Janot vê indícios de que ministro da Educação recebeu propina em 2014. PGR apura suposta doação de R$ 100 mil da UTC a Mendonça Filho (DEM). Ele declarou à TV Globo que não recebeu doação da UTC na eleição de 2014. – http://g1.globo.com/politic… – Em 2009, um documento da Operação Castelo de Areia, que prendeu diretores da
        construtora Camargo Corrêa, citou uma contribuição de R$ 100 mil de uma empresa do grupo a Mendonça Filho durante sua campanha à prefeitura de Recife. https://www.bbc.com/portugu… . Mendonça Filho não responde a nenhum processo judicial.

        Onyx Lorenzoni, do DEM

        O deputado Onix Lorenzoni admitiu ter recebido em 2014 100 mil reais de caixa dois da empresa JBS. https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/braco-direito-de-bolsonaro-admitiu-ter-recebido-em-caixa-2-da-jbs.shtml – Responde a processo judicial no TER do RS por contas desaprovadas do órgão de direção regional do DEM relativas ao exercício de 2015. http://www.politicos.org.br/onyx-dornelles-lorenzoni – O ministro Luis Fux arquivou em Junho de 2018 um inquérito que investigava se o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) recebeu R$ 175 mil em caixa dois da Odebrecht nas eleições de 2006.

    2. Quando a dormência do povo acabar e a reforma da Previdência do temer passar, o chororô vai ser grande. Uma hora ele vai ter que sair do zap e do Facebook e falar com a imprensa, daí o povão vai perceber na furada que entraram

    3. Quando perceberem o que fizeram, se algum dia perceberem e entenderem, a quase totalidade do eleitorado de Bolsonaro vai se descobrir na mais absurda das situações.
      Eles descobrirão que “foram dormir vivos e acordaram mortos!”

  16. Se as urnas não forem manipuladas, a realidade é essa, não tem desculpa para os brasileiros. Existem 56% de pessoas que não tem empatia, que apoiam a tortura, que apoiam a violência, que são más. Na guerra contra a Venezuela que leve as pessoas que votaram em Bolsonaro. E se sobrar alguma, levem pra terceira guerra mundial.

    1. Milhões foram omissos. Mas como quem cala consente, eu concordo. 56% de brasileiros não têm empatia pelos seus semelhantes,

  17. Gostaria de saber a porcentagem dos eleitores de Ciro que negaram voto a Haddad.
    É bem possível que o voto (e a campanha) desses eleitores tivesse feito a diferença.
    Se isso aconteceu, Ciro está MORTO politicamente. Vai fazer companhia para Marina no caixão.

    1. Provavelmente menos de 1/4. Marina perdeu cerca de 20 milhões de voto com seu apoio a Aécio e a seu antipetismo doentio. Vamos ver o que acontecerá com os quase 14 milhões de voto de Ciro depois do papelão do seu irmão e suas “férias” em Paris.

        1. Faltam 2 anos pras eleições
          Vamos tentar 1000 prefeituras em 2020 com provável colapso do pais

      1. Já eram. Evaporaram rapidinho desde que ele embarcou naquele avião para Paris enquanto seus eleitores ficavam aqui sofrendo. Conheço dois ou três que estão arrependidos até a alma de terem votado nele. Bem feito!

    2. Se Ciro pensava em tirar o PT do caminho para liderar a oposição ao coiso, errou muito seus cálculos. As lideranças desta oposição se desenham com Haddad, Boulos e Flávio Dino.
      O único espaço para liderar a oposição teria sido no caso de uma vitória de Haddad, facilitado pelo seu namoro com o centrão, que agora está todo apoiando o fascista.
      Por outro lado, com a vitória de Doria ou ele sai do PSDB e adere ao partido do bolsonaro ou do mourão, ou mais provável ele assume o comando do que sobrar dos tucanos e empurra para fora os líderes históricos. Neste caso Ciro poderá juntar-se a eles, dentro do PDT ou migrando para seu oitavo partido. Em qualquer circunstância não tem espaço político para liderar a oposição.

      1. Quem vai querer esse traste do Ciro? Cirandeiro fugiu na hora em que o pais estava caindo no precipicio so’ pq não conseguiu que seu umbigo fosse eleito?

    3. O Ciro não passa de uma Marina Silva de calça. Ele só quer notoriedade com esse papel vexatório de fazer oposição a tudo que está aí. Não funciona já que o bozo tomou essa bandeira com aquele discurso antisistema.

    4. Não estou triste pela derrota ao contrário isso poderá fazer o PT refletir e tentar se renovar.

      O PT apesar de tudo que fizeram contra nós, conseguimos chegar no segundo turno e elegermos a maior bancada do congresso. Isso por que os nós opositores achavam que nós iríamos acabar logo após o afastamento da Dilma. Mas se deram mal. Quem se acabou foram aqueles que uniram-se para nos derrubar PSDB/PMDB. E hoje colhem que menos queriam a ascensão do bozo e do seu psl.

      A culpa de ter chegado ao poder é deles e não nossa.

      1. Acredito que alguns partidos tipo pmb avante patriotas phs etc vão perder vários deputados pro psl
        Que vai ser a maior bancada até agosto ou setembro
        Depois com o colapso do país com estouro do orçamento no ultimo trimestre vão pular pra outro galho

    5. dos que sao progressistas, nenhum. dos que são direitistas moderados, não é responsabilidade de Ciro controla-los. como fazer direitista votar no PT? mermão, me fala aí. parem com essa jogada patetica contra Ciro. é feio demais.

    6. o Ciro ganhou uma parte dos votos de Alckimistas e Marinistas tentando evitar o 2º turno da morte. Muitos desses não votaram no Haddad. Mas a maioria de centro-esquerda votou sim em Haddad, mesmo com nariz tapado.

  18. Deprimente ! Nada menos que isso. A resistência pode ficar com os mais jovens, porque eu estou cansado depois de mais de dez anos “brigando” em todos os lugares. Povo nenhum pode ser tão imbecil impunemente. A tragédia é inevitável. Fiz questão de gravar na varanda a festa da estupidez. Um registro para a posteridade, de como um país se suicida ao som de fogos e gritos alucinados de “mito”.

      1. Passos está certo o povo brasileiro não merece ajuda, comemoraram a queda da Dilma , a prisão do Lula e agora a eleição do bostonaro
        Têm mais é que se for…..em.

    1. Resista. Eu luto desde 1973, quando entrei na faculdade em meio à perseguição da ditadura que nos atingia. Em momentos como este
      a gente cansa e desanima mas o nosso destino é lutar.

    2. Nós aqui no Rio de Janeiro e do Recife e outros da nossa geração vivemos um ciclo precioso. Nos conhecemos na resistência, nos organizamos, vivenciamos a experiência de reconstruir a democracia nas ruas com as Diretas Já, retorno dos exilados e Assembléia Nacional Constituinte. Ajudamos a organizar um partido pela base e elegemos um operário presidente da república. E o reelegemos. Elegemos uma mulher pela primeira vez presidente da república e a reelegemos.
      Este ciclo começou a se fechar com o golpe na Dilma e se encerra hoje.
      Hora de recomeçar atentando para a lição de Mano Brown de voltar às bases.
      A luta continua.

      1. Com todo respeito aos cariocas dignos do nome, mas esse Rio é uma das grandes vergonhas desta nação.

    3. “Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra, se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra é você.” (provérbio chinês). Em vez de choramingar, a esquerda brasileira deve aproveitar os próximos tempos e fazer uma autocritica: ver onde errou e se reinventar. Ficou claro que os tempos da esquerda sindicalista de porta de fábrica ficaram para trás (sem desmerecer o legado do ex presidente Lula). Tem a seu favor também o fato de sair dos holofotes e poder estabelecer com calma novas estratégias. Passado o período comemorativo, a realidade começa a se impor. O tempo muda todas as coisas…

      1. Ana, não acho que a esquerda de porta de fábrica ficou para trás. A esquerda começou a decair justamente quando abandonou as portas das fábricas e gostou do conforto dos gabinetes com ar-condicionado. O futuro da esquerda passa por resgatar essa luta originária.

        1. As pessoas vão sendo promovidas na política
          Os jovens devem ir a luta e os mais antigos estão nos gabinetes também pra cooordenar tudo
          Vide os katiguri da vida atrás de promoção de apolítico e 2013 hoje está no velhíssimo democratas
          Fala mal dele tambem

        2. O problema não foi somente abandonar a porta de fábrica, mas acreditar que bastava ter sindicatos ao lado para ter a classe trabalhadora como um todo., e os movimentos sociais… a mídia em geral tem marginalizado esses nichos, q são duramente reprimidos pelas forças de repressão do Estado, com apoio de mtos da população… ou refaz a estrutura, ou a base de sustentação pode até continuar grande, mas incapaz de eleger um chefe de nacao

      2. “Autocrítica”, é o que a mídia golpista cobrava diariamente de Haddad mas nunca cobrou de mais ninguém antes e nem está pedindo autocrítica ao P$DB por ter apoiado o golpe de 2016 e fazer parte do regime golpista. Estes mesmos “jornalistas” cobram agora de Haddad por ele não ter ligado para um tosco como o candidato do PSL correndo o risco de ser xingado e ouvir palavras de baixo calão depois de ter sua honra e de sua família vilipendiada pelos bolsomínions como todo o tipo de calúnias, ofensas e agressões de baixíssimo nível. Haddad fez a coisa certa.

      3. O PT errou quando não comprou o exército, a mídia e o judiciário. Ou seja, ela não errou. Não culpemos a estuprada do mal que lhe fizeram.

    4. Você não conseguirá abandonar o barco, meu caro. Seu pequeno texto, conciso e coerente, está me dizendo isso.

    5. os “mais jovens” aderiram aos planos fascistas, principalmente os gordinhos de TI.

  19. Apesar de todos os pezares, midiáticos, jurídicos, congressuais e artimanhas falsas na internet, o PT fez apenas seis por cento de votos a menos do que em 2014. Muito pouco, face toda a forma de difamação e tramoia que investiram contra o PT desde a reeleição de Dilma Roussef. Nós nos reaglutinaremos em breve e daremos o troco que esta direita raivosa faz por merecer. PT forever. Parabéns Haddad pela brilhante votação conquistada, que muito honrou os reais eleitores de esquerda e o nosso velho PT de guerra. A luta continua.

      1. É preciso sair da bolha. Olhe para o Senado; o PT perdeu 7 da 11 cadeiras. Dos 4 estados em que elegeu governador, apenas um tem expressão política eleitoral em âmbito nacional, a Bahia. No Sudeste e no Sul, onde PT nasceu e era forte, o partido foi varrido e sequer disputou o 2º turno; apenas Paulo Paim , no RS, consegui manter sua cadeira no Senado. Mesmo na câmara Federal, o PT perdeu 20% das cadeiras; em 2014 foram eleitos 70 deputados e agora 56.

        1. Concordo com tudo. A vitória do PT é baseada no fato que o golpe pretendia eliminar o PT da cena política e não conseguiu. O PT continua sendo um dos atores principais da cena política. É nessa perspectiva que podemos dizer que o PT é um vencedor. Apesar de todo o ataque da justiça e da mídia.

        2. Concordo em termos, pois é importante também notar q todos os partidos tradicionais foram “varridos” (incluindo SP, onde Doria varreu o PSDB tradicional e não se sabe onde ele vai descambar) e destes, o que menos perdeu foi o PT.
          Essa avalanche PSL e seus micos (alguem lembra do PRN do Collor) surfou na onda anti-politica plantada incessantemente pela midia/judiciario desde 2013. Foram cinco anos incessantes de massacre (contra o PT principalmente), e ao final o PT ainda consegue se manter de pé e como principal esteio da resistencia.
          O desgaste após 4 vitorias seguidas era inevitável, mas o detalhe é que, mesmo assim, essa derrota só foi possivel com a junção do que há de mais abjeto na politica e na sociedade, e a conta vai chegar, e logo, e pra todos.
          A hora é de manter a cabeça no lugar, com a altivez de saber q estamos do lado certo da história.

          1. Anti-petismo? Não, caro C. Poivre. É que o pessimismo da razão me obriga a não me manter na bolha do auto-engano. Ajudei a eleger um deputado federal e uma deputada federal, ambos do PT, em meu estado. Por saber da tramóia e das traições, lideradas pelo “PT jurídico judicial” contra o Ex-Presidente Lula e seus eleitores históricos, dentre os quais me incluo, NÃO votei em Fernando Haddad no 1º ou no 2º turno, do qual me abstive. Nunca votei em Ciro Gomes e sempre comentei que ele é candidato de si mesmo e foi o responsável pelo naufrágio das suas três candidaturas presidenciais. Ciro sabe de mais coisas do que eu e você e não topou entrar nesse jogo em que Haddad aceitou competir para perder, pois de antemão já sabia o resultado.

          2. C.Poivre penso que se o colega sabidão antipetista tivesse se candidatado a presidente teríamos vencido o “coiso” e ganho a eleição no 1º turno!

        3. Nem adianta discutir amigo… vão te ofender e dizer que eh culpa do Ciro… tá tudo ótimo, tá tudo bem, o pt está imenso agora… eh o mesmo pensamento que se tinha antes da eleição, qdo a verdade se mostrou outra

    1. É essa esquizofrenia da qual eu falo e que pode afundar a esquerda de novo em 2022. Haddad só chegou ao que chegou graças ao fato de ter sido considerado voto útil. E como voto útil houve até um fracasso, pois escutei de muita (muita gente mesmo), que não suportava o Bolsonaro, mas “pt não”. Ou seja, ele conseguiu mto voto útil, mas perdeu varios tb pela rejeição ao pt.
      E outra, Ontem eu estive em um churrasco onde predominava o Voto no Haddad, e onde a grande maioria falava “n tenho alternativa, não gosto e não queria o pt, mas o Bolsonaro não da”.
      Essa sua conta, então, eh ilusória, pq mtos desses votos que ele teve hj não foram pra ele, mas contra o bolsonaro

      1. Acredito que Haddad se transformou na maior liderança do PT, depois de Lula. Ele deve manter a chama acesa. Embora, outros correligionários, irão evitar dar espaço a ele. Simplemente por disputa de egos.

      2. Essa analise é bem mesquinha e não considera que houve dos dois lados voto util. Releia teu argumento e pense. Bravo para o PT e o grande Lula que conseguiu recuperar a militância além de lançar um grande lider politico. Haddad realmente é um grande quadro que sabera liderar a resistência de esquerda. Quero ver como vai ficar a turma dos ISENTÕES tipo Ciro, Rui Pimenta e estressados. Turminha que deu exemplo de pequenez politica e arcaismo em relação a luta contra os fake news e os whats da vida. Brito, como sempre, sobrio, integro e focado no que realmente conta agora e contara ainda mais com o passar dos dias. PT venceu todos esses ignaros de direita e de esquerda. PARABENS!

        1. Para falar em “fracasso” do PT e de Haddad, é preciso olbar também para o outro lado.
          Primeiro, que a camlanha do PT foi uma corrida de obstáculos contra una Justiça partidária que a um lado tudo negava e ao outro tudo permitia, perseguição política e midiática sem trégua.
          Segundo, o “gigantesco mérito” de Bolsonaro, que, sob a vista grossa de representantes institucionais covardes ou cúmplices, ou ambos, protagonizou, via mídias sociais, a maior fraude eleitoral da história do planeta.

        2. Esquizofrenia, esquizofrenia. Se o pensamento seguir esse caminho, e ao que parece irá, já pode printar isso aí que conversamos daqui 4 anos. Eu fico impressionado em como o wishful thinking cega as pessoas. São as mesmas pessoas que achavam que a Dilma não ia cair, as mesmas que achavam que o Lula ia sair candidato. Política tem q ser olhada com objetividade, não com paixão. Deixa a paixão pra luta, não para análises de situações e caminhos a seguir. Mas, enfim, não te convencerei disto, mas grave o q digo, para lá na frente vc entender o que eu quis dizer…
          E olha, a coisa pode piorar, viu? Bolsonaro eh ruim, mas o Dória eh provavelmente mto pior, pq eh apenas uma cópia barata e oportunista.

      3. Então coloca alguém do pstu ou pco que não elege um vereadorzinho sequer
        O único que o pco elegeu em 22 anos foi se aliando ao burguês pmn

      4. Reafirmo minha posição. Apesar dos pesares o PT saiu vitorioso sim senhor. O que venceu temporariamente este pleito foi a mentira e a manipulação enganosa de uma ideia falsa e horripilenta que logo perecerá. Aquele que disse não ao Bolsonaro e pela primeira vez teve a capacidade de dizer SIM ao PT fatalmente se transformara em um militante pro PT, não tenha dúvidas. O que esta em jogo doravante não é mais ser ou não PT, mas sim o continuar ou não continuar com Bolsonaro. E neste quesito já contamos com quarenta e sete milhões de bons guerreiros que cravaram nas urnas um rotundo “Ele não” em 28 de outubro. Portanto cabeça erguida, olhando para a frente, a luta continua.

      5. tenho amigas anti-petistas históricas que votaram no PT essa eleição. Creio que dos 45%, uns 10% no mínimo é voto de quem não votará o PT em 2022

      6. Muitos votos no Haddad foram de fato votos úteis contra o Coiso. Mas ele conseguiu demonstrar consistência e coerência suficientes para fortalecer sua posição e conquistar parte desse eleitorado. Há grandes chances de se tornar de fato o principal líder oposicionista daqui para a frente. Também houve muita gente que gosta do PT e do Haddad mas votou no Ciro como opção “útil” porque via o PT mais fraco para um possível governo caso fosse eleito. Enfim, não dá para jogar lama no PT como você pretende, meu caro. A lama está toda sobre quem fugiu da raia e foi passear na Europa no momento mais crucial da luta pela democracia. É bem simples: na hora da onça beber água, alguns fogem e vão se esconder enquanto outros ficam e lutam.

        1. Acrescentando ao seu lúcido comentário: toda eleição, em qualquer época, em qualquer parte do mundo há o voto útil e sempre haverá. Só que os votos dados ao Haddad foram mais que úteis, foram utilíssimos pelo alto nível de sua candidatura. O jornalista Glenn Greenwald fez uma análise mais abrangente falando da onda neofascista que varre a Europa, a Ásia e os EUA. Portanto não é uma questão que se restringe aos candidatos e às decisões partidárias do nosso país:

          https://theintercept.com/2018/10/29/para-combater-os-perigos-de-bolsonaro-brasileiros-podem-olhar-para-ameacas-similares-em-outras-democracias/

      7. A rejeição ao PT é uma criação vitoriosa da mídia golpista dominante. Não é uma atitude que tenha surgido naturalmente no seio da população, vem sendo cevado desde o chamado “mensalão” em 2005, ou seja, é uma campanha sistemática que é feita diuturnamente há 13 anos em todos os telejornais, mormente os da Globo. Tem sido um massacre. Não sei como o partido ainda tem a preferência da maioria entrevistada pelo Ibope em agosto último (29%, os demais tiveram menos de 5% e nem somados chegam perto da preferência pelo PT). É muita resiliência.

    2. Orientações de Valter Pomar

      domingo, 28 de outubro de 2018

      “NÃO HÁ BARBÁRIE QUE DURE PARA SEMPRE

      O TSE acaba de informar que o candidato da extrema direita ganhou as eleições presidenciais de 2018, com 11milhões de votos de vantagem. O candidato neofascista teve 57,5 milhões de votos e Haddad 46,5 milhões de votos.

      Nossa resposta é: resistiremos.

      O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes e mais de 140 milhões de eleitores.

      O neofascista e ultraliberal não tem o apoio da maioria do povo brasileiro.

      A votação em Haddad é um dos muitos indicadores de que, contra o neofascismo e o ultraliberalismo, haverá muita resistência.

      Não devemos ter ilusões: a extrema-direita já demonstrou estar disposta a implementar, mesmo que a ferro e fogo, seu programa ultraliberal e antidemocrático.

      E um dos principais obstáculos para isso é e continuará sendo o conjunto das organizações da esquerda brasileira, com destaque para o PT, a CUT, o MST, a UNE e a Frente Brasil Popular.

      Foram estas forças que vertebraram a luta contra o golpe e contra a extrema-direita.

      No curto prazo, caberá a estas organizações:

      a) contribuir na resistência democrática e popular contra o neofascismo e o ultraliberalismo, inclusive mobilizando imediatamente os setores populares contra o que Michel Temer tentará fazer, no apagar das luzes de seu governo golpista;

      b) reforçar as medidas em defesa dos direitos humanos, da vida e da integridade de seus militantes, atividades e sedes, impedindo que a violência combinada de grupos paramilitares e a cumplicidade ativa ou passiva de setores do aparato judicial e de segurança destruam, intimidem e/ou desorganizem o funcionamento da esquerda brasileira;

      c) formular uma estratégia e um modelo organizativo adequados ao novo momento histórico, articulando partidos e movimentos, bancadas parlamentares e governos liderados pelo PT e aliados, em uma frente democrática e popular em defesa das liberdades democráticas e dos direitos econômicos e sociais do povo;

      d) retomar com toda energia a campanha Lula Livre.

      No médio e longo prazos, o êxito da resistência, a derrota do neofascismo ultraliberal, a reconquista do governo federal, a luta por transformações democrático-populares e socialistas, dependerão de que percebamos que não estamos em 1968, nem em 1987 ou 1995.

      A estratégia adotada pela maior parte da esquerda brasileira, nos momentos citados, não é adequada para o momento que teve início na noite de 28 de outubro.

      Um dos maiores desafios do PT será ajudar a construir e implementar uma nova linha política estratégica e uma conduta cotidiana à altura desta nova situação histórica.

      As vitórias da extrema-direita nos estados de SP, RJ e MG, bem como a força da centro-esquerda e do PT no Nordeste precisam ser objeto de análise detida.

      Nossa linha política deve dar grande destaque à questão regional, que sobressai a cada eleição.

      Nossa linha também deverá combinar, de maneira adequada, a luta em defesa das liberdades democráticas, com a defesa dos interesses econômicos e sociais das classes trabalhadoras, evitando tanto o economicismo quanto a defesa “em abstrato” da “democracia”.

      E nossa linha inclui continuar defendendo e construindo o Partido dos Trabalhadores.

      O Partido dos Trabalhadores foi construído em 1980, na luta contra a Ditadura Militar e, depois, contra a “transição conservadora”. Em 1989 quase ganhamos a Presidência da República. Nos anos 1990 estivemos na linha de frente da oposição ao neoliberalismo. De 2003 a 2016 governamos o Brasil. Desde então, lutamos contra o golpe e lideramos o enfrentamento ao neofascismo.

      Essa trajetória nos converte, automaticamente, em inimigo principal do governo que tomará posse em janeiro de 2019.

      Terão continuidade a perseguição midiática, o arbítrio judicial e policial e as violências paramilitares. Tentarão inviabilizar nosso funcionamento, dividir nossas fileiras e, inclusive, cassar nossa legenda.

      Só derrotaremos estas e outras agressões — a começar pela prisão política de Lula — se mantivermos uma linha política correta, o que inclui reconstruir os nossos vínculos com aqueles setores da classe trabalhadora que se distanciaram de nós.

      Faz parte da defesa do PT um balanço detalhado de nossa recente campanha eleitoral.

      Balanço dos acertos (entre os quais destacamos a defesa até o limite da candidatura de Lula), dos erros políticos (entre os quais destacamos o tempo gasto e as concessões feitas no sentido de atrair setores de “centro”, quando mais importante teria sido priorizar a desconstrução de Bolsonaro e a conquista do voto popular) e organizativos (onde se destaca o atraso com que se enfrentou o tema da comunicação nas chamadas redes sociais).

      Ao fazer o balanço da campanha presidencial, articulado ao balanço das campanhas para governador, Senado e proporcionais, devemos ser os primeiros a apontar nossos erros.

      Entre eles, o de não termos conseguido impedir, nem reverter, a conquista de parcelas das classes trabalhadoras pelo discurso neofascista e ultraliberal.

      Ao reconhecer erros, não nos furtaremos a desmascarar aqueles que criticam e pedem “autocrítica” do PT apenas para esconder a contribuição que deram, por ação ou omissão, para o crescimento político e eleitoral da extrema-direita. Inclusive, em alguns casos, não tomando posição explícita na reta final do segundo turno.

      A covardia destes contrasta com a valentia de milhares de “famosos” e de milhões de “anônimos” que dedicaram tempo, suor e saliva para tentar impedir a catástrofe.

      A militância do PT ocupou seu lugar na primeira fila no combate ao neofascismo ultraliberal. E lutou o bom combate. Viva a militância petista!!!

      O PT deve acolher a militância que despertou para a luta desde o golpe, bem como aquela que hoje está abrigada em outros espaços, como o MST e organizações próximas.

      No caso do PCdoB, o PT deve abrir um diálogo que permita a este partido contornar os problemas criados pela cláusula de barreira.

      Diálogo similar deve ser feito no terreno sindical e das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, na perspectiva de unificar ao máximo que for possível as forças da esquerda.

      O candidato neofascista e ultraliberal ganhou na apuração dos votos com o apoio do arbítrio, da mentira, do abuso de poder econômico e de uma fraudulenta manipulação midiática das redes sociais — crimes eleitorais gravíssimos que o judiciário não quis punir. Particularmente decisiva para a vitória do neofascista foi a decisão do TSE, impedindo Lula de ser candidato.

      O período que se inaugura será de imensos desafios e dificuldades. Sem subestimar as dificuldades que se absterão sobre o governo da extrema-direita, tampouco devemos minimizar o tempo e o esforço que serão necessários para derrotá-lo.

      Mas a vitória será possível, se além de todas as tarefas e desafios abordados anteriormente, continuarmos construindo o Partido dos Trabalhadores, com uma linha política que o mantenha como principal expressão do povo consciente e que luta, dos movimentos populares e sindical, da cidadania democrática, da militância de esquerda, dos trabalhadores e trabalhadoras que lutam pelo socialismo.”

    3. Não se iluda. O voto de fato do PT foi 29 % dos votos válidos no primeiro turno que é quase 20 % a menos do que nos anos Lula e Dilma. A votação do segundo turno não é só um voto para o PT, mas em parte também um voto anti-Bolsonaro.

      E tem mais: sem os 70 % dos votos válidos no Nordeste, Haddad teria perdido por uma margem muito maior. Isso é significativo porque essa base eleitoral no Nordeste é frágil: ela vai diminuir quanto mais tempo o PT estiver fora do governo federal por ser uma base sustentada por clientelismo.

    4. Não estamos tristes porque o PT perdeu, faz parte do jogo democrático, estamos com pena do povo que não pensou no que estava perdendo. Estamos orgulhosos da nossa performa diante que o jogo foi fraudado em vários pontos de vista, quem perde com hora e defendendo liberdade e a justiça de verdade a vitória voltará mais cedo ou tarde, afinal arrependimento existe é para se arrepender, haverão muitos que se arrependerão.

    5. Na realidade , são 47 milhões de votos contra esse Coiso. Mais 30 milhões de brancos/nulos/abstenções, totaliza 77 milhões de votos que não aprovam esse troglodita.

    1. Bolsonaro será o novo presidente e eu estou quase começando a ficar feliz.

      Explico:

      Observando amigos e familiares, acho q muita coisa boa vai acontecer a partir de janeiro/2019, assim que o “mito” pegar a faixa. É um movimento muito grande do povo brasileiro a favor da família, da pátria, da ordem e contra a corrupção.

      No dia 1°/Jan, as pessoas vão ligar pra Companhia de Energia pedindo pra desfazer o gato na sua rede elétrica, feito anos atrás, ainda no governo Collor.
      As pessoas vão desligar o aparelho chinês q desbloqueia os canais de TV a cabo, afinal é ilegal.
      Tem marido q vai ligar pra amante logo após a queima de fogos e dizer q o romance acabou, já que a família tradicional é soberana.
      Aqueles q já estiverem de férias nos EUA, respeitarão a cota de 500 dólares no retorno. Pensem bem: agora, o “mito” vai destinar os impostos para o lugar certo e você, como contrário à corrupção, vai entrar na fila da Receita e declarar TUDO q ultrapassar a sua cota.
      Já dou os parabéns adiantado!
      Tem gente q vai regularizar o documento do carro, para não precisar dar propina ao policial, aliás o próprio policial já não irá mais aceitar esse tipo de situação.
      Os “aposentados” q nunca bateram ponto na vida estarão ligando para a Previdência Social para dizer q não aceitam mais receber a aposentadoria fantasma feita 30 anos atrás.
      Na hora de declarar o IR, ninguem vai mais precisar do recibo do amigo médico, dando aquela “deduzida” malandra no imposto. Ora! Já que o “mito” vai destinar a arrecadação aos lugares certos vc pagará o imposto com gosto.
      Alguns parentes irão até primeira delegacia entregar o revólver adquirido de forma ilícita a fim de comprar uma arma legalmente. Isso é ótimo, pois cada pistola deverá custar cerca de 12 mil reais. O que significa mais impostos a serem investidos da maneira certa! ????
      Os amigos viciados em drogas fumarão seu último baseado no dia 31/12, um pouco antes da virada.
      Alguns vizinhos vão se entregar pelas mulheres q bateram, outros pelas merdas q fizeram durante toda a vida, porque agora é vida nova, BRASIL NOVO, tudo novo!
      Afinal, o “mito” diz que bandido bom é bandido morto. ????
      Vamos ao show do U2 no Maracanã? Mas nada de carteirinha falsa, hein? Vamos TODOS pagar os 400 reais do ingresso!
      Ah… e tem aqueles conhecidos q compraram carros por programas do governo para “portadores de necessidades especiais”, mas q são completamente sadios, com mobilidade perfeita, porém são isentos do IPVA… com certeza vão devolver o carro na concessionária, pois a honestidade do CIDADÃO fala mais alto.
      Não podemos esquecer dos pequenos comerciantes que passarão a emitir nota fiscal para todas as vendas efetuadas e serviços prestados.
      Já estou em ÊXTASE com esse novo país q vai se iniciar em 2019!!!!
      Isso sem contar os “pequenos” delitos. Furar fila? Nunca mais! Recebeu troco a mais? Devolvido na hora! Nada de jeitinho brasileiro.
      Nada de dirigir com carteira vencida ou passar os pontos de multas pra carteira do avô… nada de furar o sinal, ultrapassar a velocidade da via, nem pensar!!! ????

      Viva o novo Brasil. ????????????????????????
      Nem quero mais ir embora daqui. Não nos tornaremos mais uma Venezuela. Agora seremos uma Dinamarca!!!! ?

      Afinal, o problema do Brasil era o PT.

      Ufa!! Que alívio… ????

      Autor desconhecido.

    2. A Globo ontem no Jornal Nacional fez o milagre de transformar o Bolsonaro no mais afável e cordial dos homens. Um homem que afirmou por diversas vezes que irá cumprir as leis e obedecer cegamente à Constituição. Que chora ao lembrar da facada e do perigo de deixar sua filhinha órfã. O Bonner e a Renata colocaram-no contra a parede, e o fizeram voltar atrás em tudo o disse, falou que não vai perseguir os “vermelhos” nem vai fechar a Folha de São Paulo, apenas vai cortar sua propaganda governamental já que ela propaga mentiras contra ele. Mostrou seus professores, as origens de sua família na Itália, as casas modestas onde morou no interior paulista. Mostrou seu filho Flávio como um político equilibrado, que diz que seu paizão é pacífico e brincalhão e nada tem de autoritário. Mostrou manchetes de jornais internacionais que refletem a esperança de dias melhores para o Brasil com ele, e só uma delas dizia (segundo o jornal, ressaltaram) que ele era de extrema-direita. Mostrou felicitações do mundo inteiro, do Trump, eufórico, do Macron, com alguma reserva, do Putin, formal, do Xi Jinping, esperançoso que o Brasil continue tendo a China como seu maior parceiro comercial. Mostrou convites para visitar outros países, no caso Israel e o Chile. Mostrou as multidões que lhe deram suporte na campanha, e alguma coisa também das mulheres contra ele. Mostrou gente afirmando que ele não é racista nem homofóbico. E aí, ao deixá-lo se explicar detidamente sobre isso, a Globo legitimou para seus milhões de telespectadores a versão bolsonarista do Kit Gay, como sendo um material impróprio, livros, cartazes e filmes, que seria distribuído entre os alunos nas escolas pelo Ministério da Educação, e que mostraria meninos se acariciando, e que refletia coisas de um seminário de gays infantis, (não explicou que era um seminário sobre como os professores deveriam tratar do problema de crianças gays e seus bullings nas escolas) no qual teria sido discutido até que ponto a língua de uma menina deveria entrar na boca de outra menina para que se pudesse fazer um filme do tal kit gay. E que graças à firmeza da interferência dele a presidenta Dilma mandou recolher este material e determinar ele que não fosse distribuído. A Globo deixou que Bolsonaro dissesse tudo isso sem replicar, apesar de já ter ficado muito claro durante a campanha que tudo isso não passa de fantasia política conveniente em cima de uma meia verdade distorcida e inclusive proibida de ser usada pela justiça eleitoral. Mostrou também o TSE reunido, a ministra Rosa feliz com o resultado eleitoral, e o ministro Toffoli do alto de sua inatacável posição de presidente, repreendendo aqueles que estão pensando em não obedecer às leis, dizendo que todos devem se curvar à Constituição e que quem não o fizer será devidamente punido. Com tudo isso, milhões e milhões de coxinhas que votaram em Bolsonaro foram dormir felizes, certos de que escolheram o melhor, o mais prudente e o mais sensato dos homens para ser presidente do Brasil.

      1. Essa emissora dos infernos não quer perder a “boquinha”, amigo. Ela já se vendeu ao diabo há tempos, custa nada se vender ao filhote preferido de satanás?

      2. Resumindo: Segue a lavagem cerebral e midiotização. Como Disse o Brito mais acima: “Vai ser preciso que passem os dias”.

        1. Ruralistas tomando conta do meio ambiente… Como é que o povo vai acreditar que os alimentos estarão isentos de veneno e substancias nocivas à saúde?

        2. Parece que o General Mourão se rebelou contra a tentativa do notório Guedes de passar a Petrobras nos cobres. Não existe corretor mais matreiro do que esse Guedes, o Ministério Público Federal que o diga. O General vai querer que a Petrobras fique sob sua responsabilidade. Oxalá ele tenha força suficiente para impor essa decisão. Já é uma possibilidade de salvação e sobrevivência de nossas riquezas e empresas estratégicas.

          1. não diminua a missão do brazuca no espaço, ele manja tudo de plantar feijão no espaço….

      3. A divulgação do tal kit gay, uma invenção do genial gênio do mal, o Sr. Bolsonaro foi o principal responsável pela derrota do Haddad no domingo. Sempre que ele teve oportunidade, ele se valeu deste poderoso instrumento para angariar votos para a sua candidatura.Mesmo o TSE tendo proibido a divulgação desta monstruosidade ele desrespeitou e continuou mentindo para o povo brasileiro, principalmente para a grande nação evangèlica, onde conquistou milhões de admiradores. Esperteza pura. A mentira desta vez venceu com todas as letras. Parodiando a passagem bíblica ficaria assim : “Conhecereis a mentira e ela vos elegerá.”

      4. A Globo nunca fez isso? Pergunto, porque no governo Collor, desde a campanha ao dia de assumir, foram francas demonstrações de lealdade, ignorando frases absurdas, as lendas que haviam sido produzidas e compactuando com as mentiras mais deslavadas.

      5. você vive em um mundo paralelo, ele continua falando em kit gay e fuzilar vermelhos

  20. Fernando: agora é um fato – um fascista assume o poder legitimado pelo voto popular. Houve um erro político astronômico e anunciado: a estratégia de Lula falhou e é responsável pela derrota. Havia a alternativa da Frente Democrática que o PT boicotou. Se não houver o questionamento da maldita hegemonia do PT, não reuniremos força suficiente e a resistência será frágil e ineficaz. Eu não entro em nenhum movimento em que o PT tenha poder hegemônico. Precisamos de companheiros e não de tutores. Pronto !

    1. Caso vc não saiba, há uma onda fascista que atingiu a Europa e os EUA. Até na Suécia, um dos países que atingiu o maior índice de qualidade de vida do mundo sob governos sociais-democratas, deu uma guinada à direita. Não é tão simples assim, culpa de fulano, culpa de beltrano, o buraco é mais embaixo.

    2. Lula tinha 41% das intenções de voto antes da campanha começar. Haddad em pouquíssimo tempo chegou a 30%. Qual seria o motivo para Lula colocar o coronel empáfia como cabeça de chapa? Ou alguém acredita que esse bando de gente antipetista que votou Bozo ou anulou “porque odeia o PT”, iria adorar votar num coronel cearense que não consegue falar duas frases sem dar um berro?

      1. hahahahahahaha Adorei sua resposta… Nojo ver gente ainda defendendo um ser assim ignobil como o Cirandeiro. Eh preciso ter estomago!

      2. Eh por esse pensamento que o PT conseguiu perder para um candidato rejeitado por 46% da populacao… justamente por ser mais rejeitado. O grande mérito do sábio eh saber dar um passo atrás para depois dar dois à frente. O pt está sempre pensando em dar o passo à frente, não importa se tem um buraco imenso q não dá para passar

    3. Cara, um fascista acaba de chegar ao poder e vc me vem com esse discurso imbecil. Vc não consegue ver que o PT se tornou um gigante e que o Haddad se habilitou para grande lidel na luta pela democracia?

    4. Não cabe falar em hegemonia, mas de liderança do processo. Se você não quiser que o PT exerça a liderança, arranje mais de 47 milhões de “companheiros” e assuma o protagonismo. Senão, siga o partido de maior densidade política e coeficiente de votos, como tiveram a lucidez de fazê-lo Manu e Boulos. Simples assim. A não ser que você tenha vocação para PSTU. Aí paciência, vá lutar pela revolução…

  21. CIro Gomes irá denunciar o ‘sFAKEamento’ do capitão “superFAKE”?
    A Agência Reuters está investigando a farsa!

    ***

    Por questão de justiça, o ‘presiMENTE’ nazista deveria ser empossado no STFede!

    ***

    … O próximo passo dos mafiosos nazigolpistas &$ mega corruptos será assassinar o eterno presidente Lula!

    1. ESTA DERROTA SIGNIFICA UMA GRANDE VITÓRIA PARA O CAMPO DEMOCRÁTICO, PROGRESSISTA, POPULAR E NACIONALISTA

      Uma oportunidade ímpar para a reconstrução da esquerda brasileira.
      “Vejam só”, só faltou o FHC subir no palanque do Fernando Haddad!

      EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
      onde estavam os(as) democratas de última hora (sic) no período em que uma presidenta honesta e legítima estava sendo golpeada por uma quadrilha de mafiosos?
      Onde estão até hoje estes(as) mesmos(as) democratas de última hora (sic) em relação ao sofrimento e a injustiça infligidos ao inocente e eterno presidente Lula?

      RESCALDO:
      em muito breve, os(as) eleitores(as) do ‘presiMENTE’ “capitão superFAKE” e o PIG irão dizer que a culpa pela tragédia anunciada é do PT!

      O Brasil acabou!
      O último que sair providencia a descarga!

    2. ESTA DERROTA SIGNIFICA UMA GRANDE VITÓRIA PARA O CAMPO DEMOCRÁTICO, PROGRESSISTA, POPULAR E NACIONALISTA

      Uma oportunidade ímpar para a reconstrução da esquerda brasileira.
      “Vejam só”, só faltou o FHC subir no palanque do Fernando Haddad!

      EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
      onde estavam os(as) democratas de última hora (sic) no período em que uma presidenta honesta e legítima estava sendo golpeada por uma quadrilha de mafiosos?
      Onde estão até hoje estes(as) mesmos(as) democratas de última hora (sic) em relação ao sofrimento e a injustiça infligidos ao inocente e eterno presidente Lula?

      RESCALDO:
      em muito breve, os(as) eleitores(as) do ‘presiMENTE’ “capitão superFAKE” e o PIG irão dizer que a culpa pela tragédia anunciada é do PT!

      O Brasil acabou!
      O último que sair providencia a descarga!

  22. Basta de discursinhos civilizados. Agora chegou a hora de tirar as luvas de pelica da civilidade e mostrar as garras afiadas da verdadeira esquerda revolucionária até darmos a descarga definitiva nessa bosta fascista vaso sanitário abaixo.

  23. Bem. O Brasil já tem um presidente saído do esgoto do WhatsApp para chamar de seu. Agora, falta subir a rampa, né mesmo capitao.

    1. Os ratos subalternos ja podem preparar a festa. A esquerda resistente assistira a queda do Mito Rato de Esgoto e seus ratinhos de estimação verde amarelo. Valeu pelo menos para isso. Quero so’ ver como farão para negar que escolheram seu proprio Carrasco qdo estiverem sob o chicote.

  24. O mais engraçado é os fanáticos da seita defendendo que a culpa disso é do Ciro que não apoiou Haddad. Esqueçam fanaticos, parabenizem o PT.
    – Parabéns ao PT, e sua ” brilhante estratégia de manter lula candidato até o ultimo segundo”
    – Parabens Lula por ser um presídiario sem noção do mundo exterior e achar que 3 cartas suas elegeriam seu poste
    – Parabéns PT pela bobagem de isolar o único candidato que poderia vencer Bolsonaro.
    – Parabens Ciro gomes por se omitir num momento de agir com grandeza embora nada alteraria o resultado final

    O PT, seu egoísmo e a burrice da esquerda que crê em partidos como se fosse religião, levaram um fascista ao mais alto posto político do PAÍS.
    E não adianta culpar midia, moro ou qualquer outra merda pra justificar a porcaria que fizeram. Que tenham grandeza de enxergar os erros e tentar se levantar pro Brasil nao afundar de vez.

    1. Nunca fiz parte de nenhum partido politico mas discordo inteiramente com essa mania de chicotear o PT e lhe atribuir todos os pecados e males da politica brasileira. Ciro é um narcisista decarado e seu unico projeto é ser ele mesmo/Presidente. Esta se lascando para o Brasil. Parabens Lula por ter visto isso ja em 2010 quando escolheu Dilma. Fico com o PT e suas imperfeições pq é o unico partido de base popular que ainda pode enfrentar esses direitistas e esquerdistas ressentidos e invejosos. Espero que o PT dê um gde pé na bunda dessa gente toda ignara que passa o dia colada na critica do PT em vez de ir a luta e fazer o que gostariam que o PT fizesse. Vão a luta e encontrem seus proprios caminhos pq o PT tem trabalho para liderar. Ciro so atrapalhou e depois fugiu, não fara falta. Ninguém precisa dele ou de outros que so’ oferecem o chicote por falta de protagonismo? Desgrudem!!!

      1. Sua opinião é aceita por mim sem nenhum ódio, mas Ciro não é mais narcisista que Lula que de dentro da cadeia entregou o poder a Bolsonaro.

        ah e ainda nao caiu a ficha dos petistas. A base popular que o PT diz ter, se dissipou. Perdeu tudo que podia perder e ainda mantém a pose como se tivesse alguma representação. Uma hora se darão conta.

        Se nao quer ouvir críticas, ou tome o poder pelas armas e instale a ditadura, ou se retire do Brasil que apesar de Bolsonaro, ainda me parece democrático e de livre direito de expressão.

    2. O PT fez o melhor que pode, diante de um avassalador poder econômico e midiático. Lula só não é o nosso Presidente porquê foi condenado numa farsa jurídica feita de encomenda para tirá-lo da eleição. Achei que todo mundo já sabia disso.

  25. O Brasil precisa deste mergulho no Hades para que possa ressurgir nossa fraternidade , tão esquecida, tão humilhada, tão relegada.

    E nós ??

    Nós , mes amis, La Résistance Intérieure !!!

    Resistir !!!!

  26. Bolsonaro ganhou com total ajuda do STF, TSE, Globo, Band, Record, JP, CBN, etc,Facebook (empresa USA), Youtube (empresa USA), urnas fraudulentas.

    Com toda essa ajuda apresentou um resultado de 55%, esse é o melhor que a direita consegue, conseguiu iludir uma quantia significativa da população a cavar a própria cova…

  27. Frente ao GOLPE, aprisionamento de Lula, perseguicao diuturna de toda ordem pelo PIG, fakes de watzaps criminosos, facebook
    .., STFinho, TSEgua coniventes alem de MPU AGU TCU, apesar de tudo isso fomos o partido que sobreviveu e que ficou em segundo lugar com quantidade de votos expressivos. Com mais uma semana e ganhariamos em primeiro. Brito SOMOS CAMPEOES!
    So que a luta continua, nao para!
    Nao jpgamos a toalha covarde e ressentidamente igual a Ciro Gomes que largou a Democracia e nao honrou a memoria de Brizola no PDT.
    De fato, Aluta continua!!

  28. Já disse um general: ” cada povo tem o governo que merece…”. Hoje é dia de luto. Brito tem razão. Dias de trevas virão. Só de ver aquela figura nojenta, pedindo para fazer uma oração antes de Bozo ir ao encontro do seu público fascista, dá para ter uma ideia do que será este governo. Ele vai aparelhar novamente a inteligência das FFAA para perseguir e pressionar congressistas da oposição. Que estejam atentos e muito cuidado no que falarem ao telefone. Grampos estarão por toda parte e a colaboração com a CIA atingirá níveis nunca antes vistos. Não é teoria da conspiração, é assim que agem estes tipos de governantes. Basta ler Bobbio em sua Teoria Geral da Política para pacificar este assunto. Só há uma saída: OS GOVERNADORES DO NORDESTE FORMAREM UMA FORÇA TAREFA DE COOPERAÇÃO MÚTUA, PARA FAZER FRENTE AO FASCISMO.

  29. Posso até me manter sereno. Aliás, preciso me manter. Mas desfiz amizades. Não é possível andar com quem vota em fascista. Não há possibilidade de dizer que não conheciam Bolsonaro. Não tem desculpa. Não tem como. Seja no trabalho ou na família. Acabou. Serenamente, acabou

  30. Ele é a favor da tortura .Quem votou no Bozo é do mau. O Brasil não é mais da paz e do amor.

  31. A Constituição será papel higiênico para os juízes golpistas fascistas mas arderão o cu dos eleitores do novo fake presidente da república idiota do brasil.

    1. Não dou a essas, e a nenhuma outra emissora de rádio e/ou televisão, assim como a qualquer outro veículo do PIG/PPV – seja ele impresso ou eletrônico – um segundo que seja de audiência ou um simples clique; isso há mais de 5 anos. Se dependerem de mim, vão à falência.

      1. Da pra viver assistindo Fox fx Nickelodeon e comedy Central
        Notícias garimpa em blogs e YouTube que não deixa de ser um canal de tv

  32. Num primeiro momento, é tristeza e dor. Num segundo momento, é decidir continuar deste lado da vida, no sonho progressista. No terceiro momento, aglutinar os companheiros de sonho. E seguir, sempre seguir. Vamos nos aperfeiçoar, aprendemos muito.

  33. As eleições serviram para mostrar que ilusões tolas não servem para nada. Durante grande parte do período da campanha do segundo turno Haddad perdeu tempo na tal frente democrática procurando apoio dos caciques, que simplesmente nunca chegou, no momento que ele se deu conta disto e partiu para a base ele cresceu, e aí os caciques começaram a correr atrás para não perder os seus votos. Porém tudo isto não foi a razão da derrota, o que levou a esta foi simplesmente o golpe contínuo que foi aplicado através do judiciário que vendo todas as fraudes que foram feitas contra o PT cada vez aprofundaram mais estas fraudes, ou seja, se jogou dentro das regras só com um problema, no início e no meio da partida estas foram sendo modificadas.
    Não devemos esmorecer, pois jogando com onze contra doze (o juiz descaradamente roubando a partida) e com o nosso melhor jogador impedido de jogar que eles ganharam, ou seja, com fraude.

  34. Que bom a sua melhora, Brito!!!! O momento é de reflexão, a nossa luta e resistência continuarão, em nome do amor que temos pela nossa pátria e aos nossos irmãos!!! “Brava gente, brasileira, longe vá temor servil…” Abração.

  35. A democracia e o ódio podem ser usados a favor, como o Bolsonaro fazia. Mas antes ele estava na cadeira dele, sentado, sendo oposição. Agora ele vai sentar na cadeira de presidente, vai ter q aprender a tomar porrada, e conviver com um sistema corrupto, como eh o sistema governante brasileiro. Agora o Bolsonaro vai ter q engolir mto do que falou.
    Quanto ao facismo, em último caso, manda a constituição, e a onda reacionária chegará a um pico, mas depois terá uma contraordem natural (sabe-se lá qdo). A nós resta invocar a lei, a constituição contra aqueles que vão aproveitar essa eleição para colocar para fora tudo que de pior possuem

    1. Com esse “judiciário” corrompido, fica difícil falar em “constituição” e “invocar a lei”…

  36. Hj é um dia fúnebre! Conheci um Brasil que não conhecia! Amigos, familiares, colegas de trabalho e de estudos, religiosos… Vi a maldade nessas pessoas! Caiu a ficha de que o brasileiro não é nada daquilo vendido pela imprensa! Vi a barbárie crescer em nome de “Deus”! Estou muito triste! Decepcionado demais! Sempre sonhei em ver a prosperidade dessa nação e de repente, vejo que não existe essa nação! Só espero que o novo presidente não resolva matar os trinta mil que segundo ele os militares deixaram de matar!!

    1. Sinistro Canhoto, sinto o mesmo. A unica coisa boa de tudo isso é que de fato caiu a mascara da hipocrisia. Sera dificil defender que metade da população brasileira não seja autoritaria, fascista, racista, misogina e homofobica. Lutaremos daqui pra frente sem muitas ilusões e sabendo claramente quem são nossos inimigos dentro de nossas casas.

  37. Quando teve o Golpe de 2016 disse a amigos, se preparem serão mais 21 anos !! Desta vez poderemos passar a limpo o que não foi feito com os torturadores e assassinos militares de 1964 !!

  38. Infelizmente, parece ter começado uma longa noite para nossa jovem democracia. Como diz Frei Betto, vou guardar meu pessimismo para dias melhores, pois não consigo ver, por mais que me esforce, qualquer barreira às aspirações antidemocráticas ou antisociais desta numerosa fatia da população brasileira. Se as mortes do artista baiano e do filho da ativista cearense foram “normalizadas”, por que esperar laivos de escrúpulos ou pruridos de recato desta matilha? Parafraseando Vitor Martins, nos dias de hoje é bom que nos protejamos, pois precisamos permanecer vivos. Mas não pensei em ver esta letra voltar a traduzir a realidade… Bom pesadelo a todos!

  39. É preciso discutir a abstenção que não chegava a esse percentual de 30,7% em nenhuma das pesquisas realizadas. Será que o Ciro ficou finalmente satisfeito? A vingança foi feita? Ah, sim, E vc F Brito finalmente melhorou do resfriado?

  40. É muito mais fácil dar golpe de estado pra cima de população desarmada, então não teriam dado o golpe do desarmamento pra depois liberar geral assim. Esse papo de facilitar acesso a arma foi só xaveco pra ganhar voto de otário metido a machão.

    1. Até porque arma custa dinheiro, né? Enquanto isso as ações das Forjas Taurus vão de vento em popa…

      1. Tiro de festim, o preço já voltou à normalidade de Setembro. Inside information de que não vale nada? Se o verbo forjar for conjugado como sinônimo de fraudar, teria sido só mais um embuste. E o coxinhotário mais uma vez foi como sardinha pra boca do tubarão.

      2. Um vizinho onde moro, foi soltar rojão pra comemorar a vitória do coiso. Só deu pra dois tiros. Se tiver guardado algum, terá que vendê-los pro Revellion. Ficou sem dinheiro pra posse.

    2. Análise certeira. Com armas, a resistência se empodera; isso é tudo que os golpistas truculentos e covardes, das fardas e coturnos, não querem.

  41. Te acompanhei diariamente nessas eleições. Vinha pro teu blog respirar, esperançar, nutrir-me da deliciosa e saborosa comida que você prepara generosamente, condimentada de perfeito equilibrio entre razão e emoção. Obrigado, Brito. Fico muito triste pelos meus filhos e neta. A grandiosidade do discurso de Erundina me conforta. Resistencia, esta eh toda a ciencia prum novo amanhecer. A forjar-nos nas lutas que nos aguardam. Estamos junto, compa.

    1. Pois é, e a Globo, ontem, convenientemente não mostrou os resultados da votação no Nordeste. Por que será, né? ????

  42. Creio que é mesmo necessário uma parada. Enfrentamento aos fascista só quando o lombo deles sentirem o ferro que desejaram a nós

    1. Professores já estão sendo perseguidos,,se recuarmos eles avançam,foi assim que tudo começou;com nosso recuo.

      1. Na primeira porrada eles se calam
        Quebra a cara dum eleitor do psl que por lá não tem macho que encare macho

  43. Valeu a luta. Democracia é alternância do poder. A maioria que escolheu, temos que aceitar. E quem votou em Bolsonaro, votou no projeto de governo dele. Nas proposta dele, embora ninguém saiba exatamente o que seja, porque ele fugiu dos debates. Só que, quando ele começar a governar, os mesmo que votaram contra o PT, pedirão a volta do PT, quando as reformas da versão Temer 2.0, forem feitas. É aguardar pra ver. Eu já tinha cantado essa pedra, que o conservadorismo venceria a eleição. Sempre falava que esta eleição, lembrava a de Freixo X Crivela. O medo dos cariocas, era que Freixo ia liberar o uso de drogas ou que Freixo era a favor de bandido. Por causa dos Direitos Humanos. A mentira que mais se disseminou contra Haddad, foi sobre o Kit Gay. Tanto a população, como a mídia global, sentirão falta do PT. Bolsonaro, mostra ser um cara rancoroso e que irá se vingar dos governadores do Nordeste. Acredito, que procurará beneficiar adversários políticos dos governadores… Não sei se seria possível e permitido por lei, mas que os governadores procurem uma alternativa pra obter recursos, como um fundo que seja criado.

  44. Veremos em 2019
    Torcer por uma catastrofe mostra o nivel do carater da pessoa ja que estamos no mesmo barco..

  45. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
    Infelizmente, nós vamos amargar os frutos da ignorância e da manipulação golpista.
    O povo foi feito de trouxa e amanhã, ferrado, ainda vai dizer tudo é culpa do PT, conforme a gloriosa mídia golpista, amém.
    Não faltarão ciristas e psolistas a jogar pedras na Geni.

  46. E a frágil bolha do auto-engano em que muitos “blogueiros progressistas” e militantes empenhados, crédulos, mas um tanto incautos e ingênuos acreditaram, finalmente rompeu-se; dessa bolha jorrou abundante líquido que ainda mantém inebriados muitos dos mais renitentes.

    A hora é de organizar a resistência, depurar a Esquerda e o PT, varrendo desse espectro da política e desse partido fundado pelo Ex-Presidente Lula, os tumores malignos que os infestam.

    1. A solução era não jogar o jogo então?? Haddad+31mi(nulos brancos e abstenções) dizeram não.Qual é a cara da oposição??que a depuração é necessária sempre é.Mas ,porque pedir aos pts aquilo que eles não podem dar?? me refiro ao confronto que um partido de esquerda deveria fazer perante a realidade histórica do Brasil.Eles conciliaram durante 13 anos,porque pedirles o confronto se não faz parte da natureza do seu líder e condutor???.
      Ainda bem que temos uma parcela “ingênua e crédula” que acredita na posibilidade de mudar ,apesar de que o jogo sempre esteve controlado por eles .São os que acreditam em utopías que fornecem o combustível para os “realistas” realizarem aquilo que é possível..

      1. Exatamente porque os adversários do PT e dos petistas lhes deram vários golpes, cometendo infinitos abusos, ilegalidades e crimes, na insana perseguição e caçada político-judicial contra os principais líderes do partido, chegando mesmo ao absurdo de proporem a proscrição do partido político. A Democracia, o PT, a Esquerda foram seqüestrados e estuprados; e mesmo assim aceitaram pactuar e jogar o jogo de seus algozes, legitimando o golpe de Estado, ao aceitar participar de uma eleição farsesca e fraudulenta. O PT deveria respeitar e honrar o Ex-Presidente Lula, mantendo até o fim a candidatura, sem abrir mão dela e sem ceder a ameaças e chantagens.

        Para o campo da Esquerda Democrática seria muito mais honroso e promissor no médio e longo prazo que o sistema judiciário tivesse de chafurdar ainda mais na lama e fossa, carregando o ônus de alijar o partido da eleição presidencial. Se fosse para lançar um candidato (ou anti-candidato), este deveria denunciar o golpe de Estado e o desmonte e entreguismo das riquezas e setores estratégicos brasileiras aos rapineiros da finança transacional e Deep State estadunidense; o mundo inteiro ecoaria e denunciaria isso. Mas por um cálculo político mesquinho, o chamado “PT jurídico-judicial ” entregou a cabeça de seus maiores líderes (das alas sindical, operária, estudantil, guerrilheira, comunitária de base) aos algozes golpistas, em troca de cadeiras na Câmara Baixa e governos de estados pouco expressivos do nordeste, com exceção da Bahia, 4º colégio eleitoral do País.

        Tenho o direito de fazer críticas duras a um partido em cujos candidatos votei por 30 anos.

        1. Não lhe tiro seu direito de fazer criticas ao partido em que votou 30 anos .A minha intenção era só contrapor a minha opinião a respeito da exigência a um partido que na prática de seus 13 anosde governo NUNCA ,repito NUNCA teve uma postura de confronto com os reais donos do poder.Excetuando uma política externa independente do império ,o que le valeu sem dúvida a sua condição de vítima do seu sistema de domínio ,(já cumprida a sua “legalização”com a eleição de ontem) e as innegáveis benefícios a camada pobre da população,o resto continuou igual.
          A sua sugestão pode ser vista como uma opção que de meu ponto de vista é pouco prática.Fora o suposto apoio externo,internamente a mídia e os poderosos ,iriam usar essa postura para enterrar o PT na vala.
          Já em relação a cúpula dos pts,eles sofrem o aburguesamento das benesses do poder.Acontece com todos ,era a isso que o Che e Eden Pastora (sandinista) le temiam,a criar barriga.

          1. label, parabens pela paciência em se dar ao trabalho de enfrentar o mesmo de sempre. Sugiro ao senhor João de Paiva que una-se ao PCO e os estressados e formem uma resistência entre eles, com as exigências de lutas que eles pregam e que enfrentem os donos do poder com a coragem e força que eles querem impor custe o que custe ao PT (como se o PT fosse uma tabula raza esperando a opinião dos “sabios gurus”). Parem de focar no PT e deixem o PT se reconstruir ao lado do Lula, do Haddad, da Gleisi e da militância que acredita no partido e não tem tempo para ficar servindo de punchball. Espero realmente que o PT dê um bom pé na bunda do Rui Pimenta, do Ciro e todos esses 5a colunas ressentidos e raivosos que passam suas vidas sugando uma suposta “bolha” petista. Criem um “PT” para voces e esqueçam do original. Não foi isso que o Rui Pimenta fez qdo foi expulso do PT? Então, que ele pegue sua estrada e largue de se autopromover no cangote do Lula. Crie sua propria trajetoria independentemente do PT. O PT não é de extrema e nunca sera. Desgrudem, larguem o osso pq tem luta e liderança do PT vindo ai ! Que se arranjem bem longe dos verdadeiros guerreiros do Lula.

          2. Também não aguento mais esse povinho. Já que são tão aguerridos, que comecem logo a montar seu próprio partido e depois nos peçam para aderir ou não. O que fizeram foi asqueroso: não mostram nada, não fazem porra nenhuma e alguns ainda tentaram forçar um partido com mais de 40% da preferência do eleitorado nacional a entregar a cabeça de chapa a um aventureiro boquirroto e emocionalmente instável que nunca teve qualquer expressão nacional antes de ser nomeado ministro de Lula. Estou de saco na lua com esse pessoal. Sabem quanto tempo leva para produzir um partido hegemônico na esquerda de um país como o Brasil? 500 anos, meus filhos. E 500 anos de porrada no lombo, de enfrentar o DOPS na rua, puxar muita cana, amanhecer na porta de fábrica ou se esconder no porão da faculdade, enfrentar tropa de choque, produzir e distribuir jornal clandestino na boca do lobo e olhar os torturadores cara a cara. E ainda nos chamam de “ingênuos”…hahahaha Querem mais? Vão à luta, cresçam, tirem as fraldas e apareçam pra criticar o Lula.

          3. Sem estresse, Elizabeth. O que temos de fazer é retomar o PT operário, comunitário de base, combativo, reivindicador, lutador. O partido se aburguesou e esqueceu as bases; isso, somado aos erros e irregularidades na administração pública, às insanas perseguições de que não só o partido, mas toda a Esquerda Política, passaram a ser vítimas (perseguições perpetradas pelas máfias midiáticas, judiciárias, parte dos setores armados do Estado e alto comando internacional do golpe) levou à grave crise atual. Sem uma depuração vigorosa, o PT e a Esquerda serão varridos do mapa político brasileiro. Nenhum esquerdista sério e conseqüente (e sou um) pode querer o aniquilamento do PT sem que outro partido tão ou mais forte que ele – e com maior firmeza programática e ideológica – tenha surgido e se viabilizado.

          4. Só vejo as respostas,a ameba foi bloqueada,esse João e de direita.

          5. Atineli parabéns pela lúcida postagem. Concordo em gênero, número e grau.

          6. O PT não é de extrema, mas você parece que sim. Rui Pimenta e o PCO são hoje formuladores muito mais competentes e honestos intelectualmente do que a banda podre que seqüestrou a DN do PT. Se você ler o livro de memórias de José Dirceu, verá que ele se arrependeu do grave erro que cometeu quando presidia o partido, que foi a intervenção do DN Nacional no DN Estadual, no RJ. JD levou 20 anos para admitir que deveria manter a candidatura do companheiro de luta dele, Vladimir Palmeira, ao governo do estado, em 1998, quando as chances de vitória eram reais. JD fez um acordo pelo alto como PDT e com Leonel Brizola, apoiando a candidatura de Anthony Garotinho e colocando Benedita da Silva como vice. Eu critiquei duramente a decisão de JD na época; o PT fluminense praticamente morreu ali, antes de completar 2 décadas de vida.

            Assim como os conspiradores, que acusam de teóricos da conspiração os que denunciam sua prática, você acusa a nós, os críticos dos traidores e quinta-coluna, de sermos isso; você nos rotula de raivosos e ressentidos por não compactuarmos com as trampas que essa turma do “PT jurídico-judicial” vem fazendo. As análises de Rui Pimenta se confirmaram; ou você acha que um golpe de Estado pode ser derrubado por meio de uma eleição farsesca e fraudulenta, organizada, realizada e fiscalizada pelos golpistas? Sem argumentos, você usa do mesmo artifício daqueles que vociferam “Vai pra Cuba”, quando a eles mostramos que o sistema capitalista e seu neoliberalismo privatista, excludente e entreguista, sempre será acometido de crises, muita miséria, pobreza, exclusão e mortes.

            Lula é maior do que o PT e todos sabemos disso; ele está preso há 7 meses e foi traído pela cúpula do partido, que negociou a cabeça dele, em troca de mandatos na Câmara Federal e acordos como Podre Judiciário, para que não levasse a termo as chantagens e perseguições. A roupa suja de muitos da “casa PT” está agora exposta em público; se ela não for bem lavada ou os portadores dela tirados da “casa”, esta vai apodrecer e ruir.

          7. João, insisto, voce e essa turminha nefasta que adora chicotear o PT deveriam ir cuidar de suas vidas e fundar um partido politico. Tuas criticas não interessam sequer ao Lula que faz criticas ao seu partido segundo suas proprias percepções e opções politicas. Teu desespero em impor tuas idéias e as fofocas sobre um certo grupo dentro do PT são ridiculas, patéticas. Poucas pessoas levam vocês a sério. Te desejo boa sorte com seu novo partido; tente gastar sua energia em algo positivo. Que o Rui Pimenta saia do cangote do Lula e se concentre no seu exercito para poder ter algum protagonismo autonomo. Voces terão muito trabalho pra frente. O PT tbm tem muito trabalho e eu ficarei sempre torcendo para que o PT consiga honrar sua trajetoria junto ao Lula, sempre.

      2. Os 31 milhões de brancos nulos e abstenções não disseram sim nem não nem para Bolsonaro nem para Haddad. Simplesmente são eleitores que não quiseram votar em ninguém. Um erro de raciocínio lógico muito comum nos países de voto facultativo onde o comparecimento às urnas é baixo (por exemplo nos EUA e, hoje em dia, até na Inglaterra) é achar que vencedores de eleições não têm apoio majoritário porque não têm maioria no total de eleitores registrados. A parcela do eleitorado que , por decisão própria, se autoexclui do processo eleitoral não conta para análise dos resultados imclusive porque, se tivesse votado, nada garante que não teria apoiado quem venceu.

      3. Ainda bem que Haddad foi candidato e obteve 46 milhões de votos que imporão um relativo respeito ao candidato a ditador. Sem ninguém contra ele seria muito pior.

      1. Anti-petismo? Criticar uma ala que está destruindo o partido não é ser anti-petista. Se eu fosse anti-petista, eu estaria feliz com a desagregação do partido; se luto para recolocá-lo no caminho certo é porque o vejo como essencial para que o Estado Democrático seja restabelecido.

        1. Mas por ser um partido gigantesco não tem unidade de pensamento
          Se tentar vai surgir outro psol pco pstu
          Veja o PDT que apoiou psdb e dem e vários estados
          Ou do psb que agiu da mesma forma
          O psb de Pernambuco é bem diferente do psb do Pará
          Psdb e pt já trabalharam juntos no Maranhão pra derrubar Sarney

  47. Firmeza e serenidade para resistir.
    POR FERNANDO BRITO · 28/10/2018.
    Sei não !!!!!!!!!!!!!!!
    Perder eleição para prefeito de São Paulo, para um neófito, depois de receber prêmio de melhor prefeito do MUNDO e no Brasil ninguém dar importância do fato e a imprensa não divulgar só porque ele era prefeito eleito pelo PT. E o adversário depois de eleito cometer vários atos contra as minorias, os mais pobres, contra os desprotegidos, às vezes até agredindo-os com jatos d’água.
    Depois de perder uma eleição para uma pessoa que em sua carreira de militar, não serve de exemplo. Vendo o que se espalhou na internete, seu julgamento, em que um juíz do STM, em seu voto diz: “Uma centena de punições disciplinares num oficial, não chega aos pés de uma só das violações que fez este capitão Bolsonaro, do ponto de vista da ética, do ponto de vista de seu comportamento, é indiscutível que estes fatos ocorreram, não tem dúvida, deste capitão Bolsonaro, que escreve Duque de Caxias com letra minúsculas,…….”
    Ver refugiados brasileiros correrem para Portugal, país de governo socialista, para depois votarem, morando em Portugal, em eleição para o Brasil em candidato despreparado confesso, rotulado de facista.(.Cuidado Portugal com esta gente chegando aí, o ator Pedro Cardoso até já alertou.)

    Entrar nestas disputas é entrar numa disputa em que O PIOR É O MELHOR.
    Então, qual o objetivo de entrar nestas disputass?

  48. O Brasil, país tão grande e amado, amanheceu de luto nesta segunda-feira, dia 29/10/2018.
    Nossos mais sinceros pêsames!

  49. A sociedade hoje está dividida em três : BOLSONAZIS, BOLSOMINIUNS e REALISTAS.
    BOLSONAZIS são os psicopatas, racistas, misóginos, etc eles serão fiéis ao coiso e irão contra as próprias famílias e amigos.
    BOLSOMINIUNS são os zumbis da mídia enquanto estiveram nessa condição serão igualmente nocivos, para esses tem remédio que é a verdade porém só fará efeito se for automedicado.
    E os REALISTAS são a base da oposição e será o abrigo dos bolsominiuns que caírem na real.
    Não devemos hostilizar os bolsominiuns eles estão fadados a própria extinção, uma parte se tornará bolsonazi e a outra realista nesse momento, quando chegar a sociedade estará dividida em duas partes só a partir daí estaremos fortes o suficiente para sairmos as ruas.
    OBS: Os brancos e nulos também são bolsominiuns com uma diferença não foram totalmente zumbizados eles serão os primeiros.

  50. O pior é a má fé de alguns eleitores do Ciro que comemoram disfarçadamente os resultados da eleição e já lançam sua candidatura para 2022. Contra o fascismo e o fim da democracia nem um pio. Será por que?

  51. Aqui no RN foram banidos os Alves, Rogério Marinho – relator da reforma trabalhista -, e até Agripino Maia, candidato a Deputado Federal. A petista Fátima Bezerra derrotou Eduardo Alves, mesmo depois dele se declarar Bolsonaro. Não adiantou o esforço.

  52. Em todo esse processo, tenho Ciro Gomes como uma singularidade.
    Ciro, muito provavelmente, poderia ter alterado o resultado do jogo se houvesse dado uma trégua no ressentimento e levado ao campo seu potencial. No mínimo, poderia se tornar a grande referência política dos próximos tempos, no governo ou na oposição.
    Ciro preferiu, contudo, isolar-se no egoísmo de seu universo. O cálculo dele era de, quem quer que vencesse, ser o líder da oposição, mas, mais do que ser reconhecido, será cobrado. Deu um tiro o próprio pé.
    Ciro Gomes poderia ter saído deste processo eleitoral maior do que entrou. Pela postura que assumiu, contudo, escolheu sair imensamente menor.

  53. As urnas falaram o que os golpistas planejaram.
    Não faria sentido o mensalão, o golpe, a prisão do Lula e depois, o PT ganhar a eleição?!?!?!
    Quantos não tiveram sua digital reconhecida?Mais de 3 milhões de títulos cancelados?
    Bolsonaro que falou das fraude e logo se calou, deve ter sido advertido para se calar, pois o resultado final, já era ele.
    Com o Bolso, o golpe continua, sem ele….?!?!
    Ele tinha total certeza do resultado da eleição.
    Essa eleição foi um fake, do qual Bolso compreende bem.

  54. A lavação de mente no WhatsApp chegou ao ponto de gente que elegeu Bolsonaro estar soltando foguetes por ter colocado um fascista na presidência da república. Nao podemos abaixar a cabeça com essa derrota. Eles ganharam de forma imunda. Uma vitoria putrida e nojenta fabricada no esgoto. Eu digo que eu não posso fazer nada, mas a providência divina pode.

  55. Agora ele vai querer armar a população para coxinhas matarem as minorias e brasileiros que se opuserem ao seu governo.

  56. Temos 3 obrigações como brasileiros verdadeiros pela frente..
    1ª. VER O QUE AINDA NÃO ESTAMOS VENDO.
    2ª. DEFENDER OS MAIS POBRES COM TODAS AS ARMAS POSSÍVEIS NO CAMPO DEMOCRÁTICO.
    3ª ENTENDER QUE QUEM PERDE COM HONRA, ENFRAQUECE E TORNA INÚTIL QUEM VENCE DESPREZANDO E SEM SABER QUE HONRA EXISTE.
    Resistência se tornará fácil, quando principalmente temos pela frente adversários cegos pelo ego sem honra, seu amor pelo ódio, pela sua certeza no incerto e principal, quando sabemos que são liderados pelo mito de araque refletido no espelho da covardia e da mentira. Chamemos assim essa vitória, VITÓRIA DE PIRRO.

  57. Acabei de ler agora: Este vai ser o “eu avisei” mais rápido da história das eleições. É fácil entender os motivos:
    – Os resultados apenas considerando os votos válidos escondem a realidade. O eleito obteve menos de 40% dos votos totais.
    – Ele conta com o apoio do que de pior existe na política e no estado.
    – Em termos eleitorais, obteve o voto do eleitor analfabeto político, inclusive da direita chucra, extremamente manipuláveis, mas também de pouca convicção.
    – O grupo que rodeia o eleito e o programa de (des)governo não tem a menor possibilidade de solucionar problemas e nem de oferecer perspectiva de progresso.
    Não vai demorar muito tempo para que os enganados pelos religiosos e pelas fakenews do whatsapp se frustrem. É aí que a esquerda e todo o campo democrático devem cair matando. O quanto pior melhor é nosso agora. Chega dessa coisinha republicana.

    1. Quanta bobagem. Bolsonaro teve a sua maior margem de vitória justamente entre os mais escolarizados e nas cidades de maior IDH. Assim, atribuir sua vitória a “analfabetos políticos” é de uma miopia tremenda. O que é preciso entender é que é possível sim em uma democracia que uma maioria relativa dos eleitores faça uma opção por uma agenda política de direita (i;e conservadorismo cultural / social misturado com liberalismo econômico). Isso acontece de tempos em tempos nos EUA com o Partido Republicano e na Inglaterra com o Partido Conservador. A novidade de Bolsonaro foi, pela primeira vez, tornar esse modelo de direita anglo-saxônica uma opção eleitoralmente viável no Brasil.

    2. Se viciaram em whatsapp agora vão ficar sem essas informações trepidantes… Ô bateu abstinência

      Agora e hora de criarmosas nossas só com verdades com gente do nosso lado

  58. Li no UOL: Bolsonaro fala em ‘pacificar’ Brasil, mas não abandona clima de guerra’. Sabem por quê? Porque ele precisa enfiar na goela do país sua vitória ilegítima e desonrosa. Teme que o país descubra que ele fraudou a apuração dos votos no primeiro turno, conspurcando de alguma forma, o sistema de totalização de votos do TSE. Se ele tivesse segurança na sua vitória teria mudado o rumo da prosa. Ele tem medo. Muito medo. Por isso continua com o tom bélico como se ainda estivesse em campanha. Sabe que não venceu, porque usou dois artifícios: fake news e fraude. E se bobear estará amarrado numa camisa de força antes da posse com medo que o Brasil descubra que a turma dele não teve as tais votações históricas. Ele está com medo do kit boletim de urna. Façam a apuração direta dos resultados dos boletins de urna sem a transferencia para o programa de totalização do TSE e sem a transmissão por rede e verao qual será o resultado. Mas o façam com fiscais, testemunhas, OEA e a imprensa, especialmente, a internacional, porque a nossa não vale de nada. Daí verão se eu tenho ou não razão.

  59. Complementando comentário: li também no UOL: ‘ Análise: primeiro discurso de Bolsonaro é desanimador e mantém tom bélico’. Pergunta que não quer calar: isso é postura de quem venceu uma eleição presidencial?

  60. Li no portal do terra: ‘Morte do meia Daniel tem sinais de tortura, diz guarda’. O jogador foi assassinado em Curitiba. Ele tinha dois cortes profundos no pescoço, teve a cabeça quase degolada, e a genitália foi cortada’.

  61. Psl vai mudar o símbolo
    A partir de hoje são 4 pontos de interrogação formando uma cruz interrogastica
    Muito conhecida pelos adeptos do bundismo

  62. Li no DCM: ‘Bono Vox ironiza Bolsonaro durante o show do U2. Como vocês vêm não temos que abaixar a cabeça não senhor.

  63. Caro, somente uma correção. Ao contrário do que disse, é possível sim “governar” pelo zap e feicbuc e o exemplo convincente é o indigitado dória eleito para governar São Paulo.

  64. Mais de 30 por cento da população votante não quis saber de nenhum dos dois candidatos. Isso representa 42.465.941 milhões de eleitores. Então, concordo com Reinaldo Azevedo quando diz: “Ocorre que toda essa gente também é alvo das políticas públicas implementadas pelo governo. Essas pessoas, note-se, podem até não votar. Mas, se preciso, sabem protestar”. Portanto, somando essa parcela da população com a parcela que votou em Haddad seremos mais de 89 milhões de pessoas a protestar num governo fascista. Se o capitão subir a rampa a situação não é tão confortável quanto ele pensa nao. A propósito, o mesmo jornalista observou que Bolsonaro falou o nome de Deus 12 vezes nos seus dois discursos – um nas redes sociais e outro oficial. Sim. Eu já havia dito aqui que ele pretende governar o Brasil manipulando a população pelas redes sociais. Ou melhor dizendo: lavando a mente da parcela da população que se deixou sucumbir mesmo sabendo quem ele é. Quando ele quiser destruir seus opositores, por exemplo, governadores, deputados, ministros do STF e dos outros tribunais superiores, membros de MP e jornalistas, é só jogar o nome deles na rede de esgoto do WhatsApp e do Facebook. Enfim, o demônio também se julga um deus. E é o demônio que norteou a campanha do capitão.

  65. Me desculpe, Brito, estar incomodando tanto aqui no seu blog. Mas é que hoje eu estou enfezadissima. Não posso me calar diante do que está acontecendo no país.

  66. Li no UOL: ‘ Análise: Como Bolsonaro vai reagir em situação de extrema tensão?’ Eu digo ao nobre jornalista que os loucos simplesmente surtam nestas situações.

  67. Li o artigo de Marcelo Zero, publicado no Brasil 247: ‘A ameaça da ditadura desavergonhada’. Como o capitão pode ver, nós não somos covardes como o senhor não. Não somos do tipo de gente que foge dos debates e muito menos da luta.

  68. Li o artigo ‘Bolsonaro e o eleitor do rancor’, de Marconi M. L. Burum, no Brasil 247..Lamentavelmente, eu sinto o mesmo que ele.

  69. Recado do Mujica, publicado no Brasil 247: ”Os únicos derrotados são aqueles que baixam a cabeça”.

  70. De uma amiga professora de História no face book.
    “Hoje os os alunos gravaram minha fala…me provocaram até eu falar sobre minha opinião política em relação ao pleito de ontem…os pais foram ao colégio e pediram que eu seja demitida…amanhã saberei, pois a reunião com a diretora está sendo agora. Meu coordenador disse que os alunos seguiram a orientação dessa moça acima….você acredita??? Estou chocada…????

    1. Depois o povo não leva a sério Simpsons Family guy South Park ou American dad
      Parece que estamos em um episódio
      Denitam a professora e vão quem no lugar?
      povo otário

  71. Quando mesmo será a proxima eleição?
    Resposta para o Ciro:

    Ehu acho que só a outra reicarnação Ciro Gomes;
    acho que esta não vai dar!

  72. Enquanto milhôes de brasileiros ainda sofrem a certeza de um futuro sombrío iniciado ontem,CANALHAS que se auto-promovem como intelectuais de esquerda,como o tal de Wanderley Gulherme dos Santos DECRETA :

    —–Agora o Lula está acabado. Não lidera mais a esquerda. Quando deixou de ser candidato, passou uma semana ali no noticiário depois ninguém mais falou nele. E ele sabia que isso ia acontecer. Ninguém mais disse ‘Eu sou Lula’. Acho que ele leu isso.——

    Ajudado na sua pregação por dois 5°coluna,Miguel do Rosário e PHA
    CANALHAS.

  73. Como democrata respeito a escolha popular e me submeto, ainda que na eleição a participação espúria do aparato judicial (incluída a polícia) tenha comprometido não só sua lisura como sua própria legitimidade.
    Como cidadão não respeito bolsonaro, por tudo o que já fez e disse, e prevejo que não respeitarei pessoalmente alguns de seus ministros. Dentre os 4 já indicados não tenho o menor respeito pessoal por lorenzoni, alguém tão escroto, que quando estudava na Universidade da Califórnia em Davis, ele passou por lá para um treinamento de 2-3 meses e nós o evitávamos. Não o convidávamos para as reuniões de brasileiros e quando o víamos se aproximando falávamos em inglês para que não se achegasse. Os colegas da faculdade de veterinária, coitados, tinham que aturá-lo pois não tinham como evitá-lo.
    É previsível que a equipe ministerial seja pior do que aquela de Collor (que pelo menos tinha a experiência como governador) e os resultados igualmente – Paulo Guedes por exemplo não é melhor que Zélia. A perspectiva de que o ambiente econômico apodreça em pouco tempo e que as pequenas e médias empresas (que são as grandes geradoras de empregos) sejam destroçadas é muito plausível. Pode ser que se entregar as áreas de infra-estrutura a militares tenha alguma eficiência, mas não será o suficiente para tirar o país da crise e reforçará a tendência autoritária dentro do governo.
    Do nosso lado, temos que organizar a resistência, ampliando a frente social que se criou na sociedade nesta eleição. Uma resistência para além dos partidos, abarcando as forças democráticas do país para deter o avanço do autoritarismo. E no campo da esquerda temos que ir às bases, nos sindicatos associações de moradores, igrejas, escolas, etc. Temos que organizar a sociedade e politizá-la, além dos partidos. Não desprezo a importância dos partidos mas não podemos estreitar a ação. É momento de acumulação de forças, de todas as forças democráticas e populares (o que nos faltou nestas eleições e deixou a massa à mercê da mídia).

  74. O capitão disse durante a sua campanha que não aceitaria nenhum resultado que não fosse a sua vitória e não respeitou as regras do jogo democrático para vencer. O voto nele não foi expontaneo. Quer as nossas instituições tomem providências ou nao, o fato é que ele usou o WhatsApp para lavar a mente da parte da população que o elegeu.

  75. Li no portal globo: ‘deputada do PSL incita alunos a filmar professores em SC’ e depois ‘Unb monitora suposto ato contra comunismo’. Ué, a turma não tem convicção da vitória não? Continuam em campanha por quê? Muito esquisito, isso, vocês não acham?

  76. BOICOTE

    BOICOTE GERAL PARA TODAS AS EMPRESAS QUE APOIARAM BOLSONARO, INCLUSIVE AS DE COMUNICAÇÕES.

  77. Brito, nos informe sobre a saúde amigo. Estamos todos preocupados. E nas postagens, abuse de um merecido descanso.

  78. Bolsonaro já anunciou suas primeiras viagens internacionais: Chile, Israel e Estados Unidos . Aliás, ontem ele já falou por telefone com Piñera e Trump. Está claro então qual será a orientação da sua política externa e com quem ele vai procurar se alinhar. Ao contrário de muitas pessoas aqui e apesar da sua história pregressa, eu não vejo hoje uma agenda “fascista” no governo Bolsonaro. O que ele tem hoje é uma agenda próxima da plataforma do Partido Republicano nos EUA que mescla conservadorismo cultural e social de viés religioso (contra aborto, igualdade de gênero ou ação afirmativa) com liberalismo econômico (incluindo desregulamentação e cortes de impostos para as faixas de renda mais alta). Até mesmo algumas bandeiras da direita americana que nunca tiverem ressonância no Brasil como o porte de armas e os chamados “direitos dos estados” (redução da jurisdição federal) foram abraçadas por Bolsonaro, Não surpreendem os rumores de que a campanha dele teve ligações com Steve Bannon e outros estrategistas políticos da campanha de Donald Trump em 2016. O que surpreende, isso sim, é que essa agenda de direita ao estilo americano tenha pela primeira vez se convertido em um movimento popular de massa no Brasil.

  79. fazendo as contas, o Haddad cresceu mais que o JB em quase todos os estados, porém não o suficiente para a vitória. fiz um gráfico para entender isto e compartilho com vocês:

  80. Oi Brito,
    Você que conhece o Paulo Henrique Amorim, pode explicar porque ele tem atacado tanto o PT? Desde antes do segundo turno parece até que aderiu ao Bozonazi. É uma determinação da Record ou é por escolha própria?

  81. Li no UOL: ‘Manifestantes pro-bolsonaro são xingados e expulsos de campus da UnB’. Ué, a eleição não acabou não? Não estão satisfeitos com a ‘vitoria’ não?

  82. ESPALHE ESSA IDEIA: Somos quase 90 milhões, com nulos, brancos e abstenções. Que tal batermos panelas ou desligarmos as luzes e a tv quando o Boçal for falar? É fácil ficar na oposição batendo panela e xingando o presidente né……

  83. A imagem que lembra Guernica veio a calhar. Nazistas perguntaram a Picasso “você
    fez isso? o pintor respondeu “VOCÊS fizeram ISSO”! Se perguntarem ao coiso sobre
    a obra…..esqueçam, a besta vai pensar que se trata de uma marca de pistola ou fuzil.

  84. É preciso começar a organizar a resistência e não aceitar os resultados das urnas. Ninguém deve fazer fairplay olimpicamente se foi roubado, se foi trapaceado. Começando por afastar o pt e esquecer o Lula. Eles só desagregam. Jamais a história do pt foi a da união das esquerdas, só se a mesa de conversação fosse retangular, o pt sentasse na cabeceira, colocasse o revolver em cima da mesa e dissesse: vamos conversar. Haddad, o preposto do caudilho, na alto do seu sucesso eleitoral, cheio de catinga do fracasso, não pode assumir a coordenação de nada. Aliás, o pt é bom que não participe porque ele nunca foi de esquerda (Lula cansou de se declarar assim).

    1. E QUEM É ESQUERDA NO BRASIL ,FORA O BOULOS???? CIRO O CANALHA????AINDA CONTINUA APOIANDO O CANALHA ????
      Vc está no blog errado,aqui não têm otários,vá pro cafezinho,lá abundam.

      1. O joão Paiva e o Romero deveriam se casar e formar um partido so’ pra eles; algo assim “purinho e perfeito” como os dois. Ja vi gente amarga e vingativa mas esses dois ganham qualquer parada nesse sentido. Na verdade se alimentam do PT pelo avesso, não vivem sem os defeitos do PT, é alimento puro que nunca conseguirão deixar de lado, é o que os mantém vivos … rsrsrs

  85. Essa discussão sobre o que o PT deveria ter feito e não fez não leva a nada. O fato concreto é que o PT mesmo perdendo ganhou pois manteve uma forte bancada na Câmara, elegeu 4 governadores e tem um contingente de 2 milhões de filiados. Certamente precisa de uma revisão interna sobre vários pontos mas não tem que se reconstruir ou declarar falência como outros partidos ( MDB, tucanos, DEM) nem tem que se legitimar como de esquerda ou de direita ( PDT; Brizola estaria raivoso e batendo em seus “sucessores”). O PSB tem que se definir com realmente socialista ou mudar de nome. Os novatos terão que mostrar serviço e são uma incógnita ( NOVO, PSL) não confiável pelas suas origens. Os demais da esquerda têm um campo amplo de crescimento ( PCdB, PSOL, ..). Enfim, o menos traumatizado nessas eleições foi o PT mesmo com os erros cometidos. o jogo político é assim. Por exemplo: será que os eleitos dos novatos vão conseguir governar sem representatividade legislativa, a não ser que partam para os acordo que tanto criticam? Ou vao governar por decreto lei assim como 1964?

    1. Os rumores de desaparecimento do PSDB são, ao meu ver, prematuros. A eleição do Doria em São Paulo deu uma sobrevida ao partido. O PSL é um movimento de um homem só (Bolsonaro) que não tem sustentação própria. Quando Bolsonaro sair de cena (talvez já em 2022 se mantiver a promessa de acabar com a reeleição), o espaço que o Lavareda chama de “mercado azul” de eleitores dificilmente será ocupado pelo PSL, mas sim provavelmente pelo Doria, seja no PSDB ou em algum outro partido como o Novo (menos provável).

  86. Há males que vem para o bem.
    Não tenho dúvidas que a eleição de um fascista vai acabar revertendo a tendência direitista, pelo menos no Brasil.

  87. Todos nós sabemos o que virá. Privatizações, desempregos, falências de grandes e pequenas e médias empresas, instabilidade econômica e política, o caos. Greves, prisões, mortes, perseguições…

  88. Fernando, companheiro! Dê notícias suas, para nós! Como está a sua saúde? Cuide bem dela, pois você é muito importante para todos nós que lutamos por uma sociedade mais justa e democrática para todos!

  89. Alguém me responda. O STF vai continuar com esta farsa da prisão do Lula até quando. O que estão esperando para pautar o tema prisão de imediato pós condenação em segunda instância, segundo a maioria dos juristas ser inconstitucional. Precisamos avisar a eles que a eleição já acabou, o ditador já foi eleito e agora é vida que segue. Missão cumprida, vocês não acham?

  90. Li no DCM: ‘Tendencia é Bolsonaro usar as redes para contranger parlamentares, diz Kim kataguiri’. Pois então. Esse aí não esperou nem eu molhar o bico. Ora, o constranger do capitão vai ser a chantagem, a calúnia, a difamação e a injúria. Ele pretende fazer uma ditadura digital. Ditadura whatsapiana. Foi com fake news no WhatsApp que ele se elegeu lembram? Ele e sua turma fizeram isso na total ilegalidade e as instituições não conseguiram ou não quiseram dete-lo. Agora elas podem ficar reféns do mesmo esquema. Imaginem um deputado, senador ou ministro do STF, acusado de estupro com vídeos montados, depoimentos falsos e tudo o mais? Eles acusaram Haddad de estupro, lembram? E a pedofilia, corrupção, roubo, perversões e tudo de ruim que tiver pela frente? As instituições vao ficar ajoelhadas num governo deste, eis que, numa ditadura bolsonarista, a tortura para as autoridades vai ser as fakes news e a desonra. Hah, e a imprensa e as redes de TV estão no pacote. Observem que no segundo dia de sua eleição o capitão foi no jornal nacional detonar a folha de São Paulo acusando-a de mentir sobre as fake news. E olha que o homem nem assumiu heim….

  91. A aceitação de Moro ao convite de Bolsonaro sejá la pra que cargo for em seu futuro governo, selará de vez a veracidade de todos os comentários que aqui postamos a respeito da prisão do Lula. Perseguição grotesca e estapafúrdia. Vamos aguardar. O próprio Lula já esta antenado quanto a manobra, segundo reportagem de hoje da Folha de São Paulo, aquela que teve a coragem de denunciar as fakes do Senhor “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Estamos de olho.

  92. Mais uma fake do Bolsonaro: Disse ele que ia doar a sobra da campanha para o hospital que o salvou a vida em Juiz de Fora. Só pra fazer média pois a lei não permite. Será que ele não sabia?

  93. Salve, Brito! Dois dias sem publicar para um guerreiro como você começam a nos preocupar. Tomara que esteja bem de saúde e seja apenas um breve descanso. Você é uma referência e faz muita falta. Força!

  94. Cheiro de acordão no ar : Globo, Bolsonaro e Moro. Ontem a Globo parecia uma franga com o Mister Bozo. O elo de ligação é justamente o carrasco do PT, o juiz mãos limpas de Curitiba, o Doctor Moro. Se isto acontecer é pra fechar com chave de ouro toda esta novela da Lava Jato e da perseguição ao PT após reeleição da Dilma. Tem cheiro de Aécio ai também.

  95. Alô Brito, você melhorou? Mande alguma notícia de sua saúde, uma linha que seja. Continuo torcendo por sua recuperação.

  96. Fernando

    O povo mais carente foi jogado aos leões. Projetos pessoais e de grupos falaram mais alto, do lado da esquerda, nesta eleição. Duas vaidades foram decisivas. A vaidade do PT – seria também do Lula? – de humilhar o Ciro por um tempo, na condição de vice do Lula, para entregar-lhe o bastão de uma eleição até certo ponto fácil. Vaidade do Ciro de não aceitar sujeitar-se a isto.

    O anti-petismo foi o calcanhar de aquiles que uma direita cretina e medíocre, mas não cega, soube explorar.

    Num segundo turno sem o ‘inimigo’ da vez, acredito que uns 15 milhões daqueles 42 de abstenções, brancos e nulos, de um eleitorado que não aceitava o PT, mas não tinha estomago para o fascismo, se somariam a mais outros 10 ou 12 do próprio dito cujo, daqueles que acham nojento o fascismo, mas nutrem um ódio suficientemente visceral ao petismo para justificar tal aventura.

    Boa parte dos eleitores são da geração que nunca sentiu o período pré 2003.

    Com a aliança entre o desgaste natural da permanência da mesma sigla e uma campanha imoral de ódio enlouquecida das ‘seis famiglias’ contra tudo que se referisse ao ptismo, era impossível a sobrevivência nos moldes projetados pelo PT.

    Perdeu-se uma chance de ouro de variar o telhado, para receber as pedras, em 2010. Talvez com Eduardo Campos, talvez Requião, talvez com Ciro, talvez com qualquer outro telhado que tivesse no mesmo barco. Perdeu-se novamente esta chance em 2014. Ainda houve uma nova chance, não mais tão grande, em 2018.

    Definitivamente, Brizola não é uma regra, mas uma parca exceção. Em 1989, mesmo liderando a preferência na esquerda, propôs o pacto de união das esquerdas, Lula e companhia, abdicando da própria candidatura, em prol do nome de Mario Covas, como forma de impedir a aventura collorida.

    Parece que, depois de Getulio e Brizola, o povo não é mais a verdadeira prioridade, Né não?

  97. Malu Aires
    6 h ·
    “Vocês estão torcendo para dar errado…”

    Mas é claro que estou torcendo pra dar errado. Vocês não viram o plano do homem?
    Nenhuma linha do plano pode dar certo. Todas precisam ser derrubadas. Principalmente as que falam do armamento da população bêbada, cheirada, perturbada e estressada.
    Sei que este foi o ponto que mais interessou os compradores dessa lástima. Por isso, quero que seja a primeira e enorme decepção de todos vocês.
    Aos pistoleiros que já andam com arma de numeração raspada, na cintura, que estão desfilando com armas ilegais, espero que sejam presos, antes do Natal.

    “Ain, calma… vai dar certo. O Brasil vai ficar melhor”.
    Tenho certeza que o Brasil vai ficar melhor. Depois que esse pesadelo acabar.
    Para isso, torço para que tudo dê errado, muito errado, pro pesadelo acabar rápido.

    Pela cara de desespero do elenco de A Fazenda, a turma descobriu que chegou numa casa que já tem dono, desde 2016.
    Estão todos com cara de decepcionados, porque não sabem nem se vão ter cadeiras pra sentar.
    O elenco de A Fazenda vai ficar fazendo showzinho, fingindo que tá no comando. Logo se estressam uns com os outros e tô só esperando, em poucos dias, semanas, que o pau coma entre eles.

    Como espectadora dessa estupidez do eleitorado brasileiro, vou ficar aqui torcendo muito pra tudo dar errado.

    “Isso não é democrático!”
    É sim. Vivi estes anos todos num país onde vocês não só torciam, mas conspiravam pra tudo dar errado. E deu muito errado.
    Agora é minha vez.

  98. A título de curiosidade, indico a vocês o episódio 12, Bala Fotogênica’ , do disco 3, da primeira temporada da série Sea Quest. Neste episódio, hackers do bem invadiram o sistema eleitoral brasileiro durante as eleições, descobriram que estava havendo fraudes e colocaram um vírus para monitorar o sistema. Os hackers não deixavam rastros. Quer dizer: na ficção alguém já pensou na possibilidade de hackers invadirem o sistema eleitoral brasileiro durante as eleições e colocarem um vírus no sistema.

  99. Fernando, boa noite! Melhoras pra você, precisamos de homens com a sua coragem e o seu gênio nesse momento. Sei que você é contra esses ególatras que brilham na mídia nacional, mas não consigo deixar de por você acima de todos, sobretudo pela sua humildade. Não omita a sua palavra nesse momento, por favor… você é uma voz importantíssima na esquerda, nunca se esqueça disso! Estamos aqui, vivos, pulsantes, e seu norte é imprescindível. Melhoras companheiro, amigo de Cefet!

  100. Estimado Fernando, sentimos falta da lucidez dos teus artigos, que a tua recuperação seja rápida o suficiente para que possamos lê-los antes que a tempestade que se aproxima escureça de vez a pouca luz que nos resta.

  101. Ainda sobre o episódio Bala Fotogênica, da primeira temporada da série Sea Quest, o interessante é que o hacker líder que havia ordenado a invasao do sistema eleitoral brasileiro durante as eleições havia trabalhado para a CIA.

  102. Complemento: A propósito, no episódio em questão, a invasão hacker foi no momento da apuração dos votos e eles perceberam que estava havendo fraudes. Na verdade, em função das gritantes disparidades entre os resultados das pesquisas eleitorais e a votação de ‘determinados’ candidatos eu penso que existe a possibilidade do nosso sistema totalizador de votos ter sido contaminado com uma mídia USB, contendo um worm, criado por especialistas de Israel.

  103. Se tiver havido algo errado com o nosso sistema eleitoral, agora eu penso que, além de uma midia USB contendo um worm, pode ter havido também a intervenção concomitante de hackeres se somando ao processo.

  104. Não há momento de lástima, somos forte como oposição. O Boulos em seu mais recente discurso deu mostras com a sua didática do potencial, que tanto ele, como a esquerda, têm.

    É hora, também, do PSOL buscar mais evidência. É fato, lastimavelmente, que o PT centrou a esquerda em si, naufragando-a.

    Tem alguns quadros, para um renascer.

    Comunicacão:

    A direita ganhou na didática da esquerda, é inaceitável. Enquanto não soubemos aceitar indecisos, com dúvidas sinceras, a direita os acolheu com uma pauta bem menos agressiva.

    Se vem alguém tomando água, já vai outro o acusando de conluio com exploradores.
    Além desses cenários, a direita deu uma fala mais simplificada, perigosamente simples. Um exemplo é a ditadura em que apresentam quem era “culpado”, a “verdade” ou os “direitos humanos para humanos”

    E mais uma vez, com a maioria da esquerda não tem diálogo e se tem é uma palestra, em que só um fala. Assim não dá. Um começo é as mídias sociais, principalmente o YouTube.

    Juventude:

    A direita está, com programas como a escola sem partido, de olho nela. As meninas, por estarem na mira de várias falas preconceituosas que foram, bem, acentuadas por campanhas contrárias, se mostraram contra esse acéfalo.

    O maior problema são os meninos. Pois estão envoltos em um cenário de muita desigualdade e de violência, querendo, portanto, solução práticas.

    Como não se atrair com discursos de revogação do estatuto do desarmamento? E esse ponto, barra com o primeiro problema, a comunicação.

    Além de que casos como o do menino que votou no bolso e se arrependeu, não pode servir de chacota. De jeito nenhum. Essa esquerda mata a esquerda.

    Elitismo:

    É inaceitável a recusa de setores da esquerda de ter uma fala mais acessível. Alguns recorrem a máxima de que o saber não deve ser mercantilizado.

    Outros, não dão espaço a novos artistas e se seguram em baluartes, que embora tenham sim muita relevância, já não conversam com a nova sociedade, em sua maioria.

    Tudo, no fim, passa por comunicação, o que mostra como a esquerda está perdida, vai ser duro esses anos, mas, muita coisa boa vai ter tempo de amadurecer. Assim espero.

  105. Fernando: você é um jornalista bem informado e com excelente capacidade de análise (um dos melhores do país). Agora que o fato está consumado e um fascista está legitimado pelo voto, você fará uma análise crítica da estratégia eleitoral do PT e de seus objetivos (hegemonia e protagonismo futuro) ? Ou não é hora de refletir sobre “picuinhas” ?

  106. Caro Brito,
    Espero que se recupere logo.
    Precisamos de você bem , de retorno à suas atividades.
    Um abraço.

  107. Alguém tem notícias sobre a saúde do Brito? Ando preocupada, pois me sinto órfã sem suas palavras para nos fortalecer.

  108. Acho que não tem mais o que postar, nem o que fazer. Game Over. Moro acaba de aceitar o convite(já alinhavado entre o primeiro e o segundo turno) para Ministro da Justiça e da Segurança Publica é Chefe geral da Polícia Federal. A Lava jato acaba de dizer ao que veio: destruir o líder e representante dos pobres e construir o super herói da direita brasileira. Nada mais a declarar.

  109. Ainda não consegui entender uma coisa.. Pode um juiz condenar, prender e afastar da disputa o principal adversário eleitoral de um candidato e depois se servir de cargos no governo do vitorioso. É só no Brasil que acontece isto, ou há precedentes no mundo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *