FHC diz que “mercado quer o impeachment”. Se o patrão falou, está falado

pequeno

Fernando Henrique Cardoso é daqueles homens que, ao contrário dos vinhos, pioram com o tempo.

Aliás, para muitos paladares, faz tempo que virou vinagre.

Hoje, com o país metido numa crise institucional, com o Presidente da Câmara agindo escandalosamente em causa própria com a aceitação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff e ele, um ex-presidente da República, tudo o que tem a dizer é que “o mercado gostou“:

— Eu vi que o mercado reagiu subindo, o que significa que prefere que haja o impeachment

Será que não sobrou nem um pouco de responsabilidade institucional em Sua Excelência?

Será que, por vício, não se recorda de que um Presidente é do país e quem deve gostar ou não dele é o povo que o elegeu e será chamado a dizer se ainda gosta ou não nas eleições?

Ou não consegue ver nos outros a necessidade de ser algo além do que ele foi, o Presidente do Mercado?

Não dava para ter saído ao menos um “vamos respeitar as leis e a Constituição” ou um “é preciso serenidade e ver se há base legal”?

Tudo o que tem a dizer sobre o ato de Eduardo Cunha de abrir um procedimento gravíssimo como forma desesperada de escapar de seus próprios crimes é que ele enseja “um grande debate sobre a viabilidade política” do impeachment.

Fernando Henrique Cardoso, de fato, a cada dia, agiganta-se como um anão político.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. ‘Não há sequer pretexto para impeachment’

    03 de Dezembro de 2015

    Para o professor Luiz Moreira, um dos pioneiros do debate sobre judicialização no país, que ocupou o Conselho Nacional do Ministério Público por dois mandatos, o pedido de impeachment de Dilma Rousseff carece não apenas de um motivo legal – não tem amparo sequer nos pretextos jurídicos que a oposição tentou construir desde a derrota na campanha eleitoral. Em entrevista ao 247, Luiz Moreira explica uma questão essencial. Com a aprovação, pelo Congresso, das metas fiscais para 2015, acabou qualquer polêmica em possível em torno daquele fenômeno chamado de “pedaladas fiscais.” Lembrando um mandamento básico do direito, o professor recorda que a votação de quarta-feira é criou um marco jurídico novo para se debater a questão: “havendo lei a autorizar o ato, essa conduta passa a ser legal.” Em função disso, diz o professor, o STF deve declarar o processo inconstitucional. Leia a entrevista de Luiz Moreira, na íntegra:

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/207999/'N%C3%A3o-h%C3%A1-sequer-pretexto-para-impeachment‘.htm

  2. FHC continua mostrar um medíocre sociólogo, aquele que negou tudo que escreveu e como presidente um zero a esquerda, que se apropriou até do Real e no seu segundo mandato desvalorizou. E vive fazendo comentários inúteis , pois nesse momento ele serve de boi de piranha para mídia.Quando não interessar mais , ele só falará no twitter.

    1. Angela,
      Sinceramente, não entendo esse Senhor FHC. Quando deixou a Presidencia da Republica com uma péssima avaliação do seu desempenho funcional e deixou o país na UTI, simplesmente, pediu ao povo que o esquecesse e o povo cumpriu sua vontade. Hoje, fica dando palpites nos governos progressistas. Será que êle está sofrendo de transtornos mentais. Será que já há uma aceleramento de insanidade mental… Será que êle está sentindo aproximar-se a sua despedida desse mundo e procura distrair-se ou evitar seu julgamento por DEUS (se é DEUS que vá julgá-lo). Ele é uma verdadeira incógnita com pessoa humana.

  3. ‘Não há sequer pretexto para impeachment’

    03 de Dezembro de 2015

    Para o professor Luiz Moreira, um dos pioneiros do debate sobre judicialização no país, que ocupou o Conselho Nacional do Ministério Público por dois mandatos, o pedido de impeachment de Dilma Rousseff carece não apenas de um motivo legal – não tem amparo sequer nos pretextos jurídicos que a oposição tentou construir desde a derrota na campanha eleitoral. Em entrevista ao 247, Luiz Moreira explica uma questão essencial. Com a aprovação, pelo Congresso, das metas fiscais para 2015, acabou qualquer polêmica em possível em torno daquele fenômeno chamado de “pedaladas fiscais.” Lembrando um mandamento básico do direito, o professor recorda que a votação de quarta-feira é criou um marco jurídico novo para se debater a questão: “havendo lei a autorizar o ato, essa conduta passa a ser legal.” Em função disso, diz o professor, o STF deve declarar o processo inconstitucional. Leia a entrevista de Luiz Moreira, na íntegra:

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]:
    http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/207999/'N%C3%A3o-h%C3%A1-sequer-pretexto-para-impeachment‘.htm

  4. O FHC nasceu burro,como todo mundo,não aprendeu nada na juventude nem na maturidade, e agora na senilidade,ficou mais burro do que antes.
    Safadeza é outra coisa,nisso ele sempre se destacou e conseguiu o nível “Magna Cum Laude”.

  5. Comentei no Nassif, nesta semana.

    Máxima Cautela

    qua, 02/12/2015 – 23:56

    Os plutocratas nacionais e forasteiros deverão irrigar o Parlamento (e alguns tribunais) com muita grana. Grana que passeia em sacolas e tem alergia ao formalismo dos bancos.

    Irão bem além do que investiram para “construir” Cunha ou a reeleição de FHC.

    Sabem que dificilmente terão outro Congresso moralmente vulnerável como o atual, para impedir a continuidade do trabalhismo.

    E há uma avalanche de interesses no tabuleiro. Daqui e de alhures.

    Ao aguardo do sábio Tempo.

    PS. Não se deve subestimar aparente fragilidade de uma raposa como Cunha.

  6. Também não podemos dizer que o povo que o elegeu decide se gostou ou não da proposta do impeachment. Infelizmente no Brasil, a opinião do povo é manipulada pela mídia familiar oligopolista.
    Antes do povo poder afirmar se gostou ou não, a democracia e a constituição devem balizar as decisões. Não é o mercado, mas também não é o povo que devem gostar de atitudes como esta.

  7. Se nem as netas acreditam nele quem acreditará?
    Se não conseguiu nem ser um avô decente imaginem como é como figura política.

  8. Definitivamente, estamos assistindo ao ocaso de um patife, aquele que no extertor de Fujimori, deu-lhe guarida e solidariedade (afinal são iguais e servem ao mesmo patrão).

  9. FHC perdeu totalmente o equilibrio, me parece que ele quer se mostrar, tem que opnar qualquer tolice , exibicionista depois dos oitenta anos e , essa da bolsa, para justificar o impeachment,perdeu o senso do ridiculo!

  10. A velhice sem sabedoria é uma tristeza.

    Sêneca é o remédio.

    Se mercado fosse bom e sábio, a Argentina não teria esta historia pra contar: seu PIB estava ótimo, e os ricos ganhavam. O mercado chacoalhou a economia, os ricos fugiram com suas malas de dinheiro e em seguida veio o “saqueo” dos pobres, sua única alternativa.

    Mas sei bem porque o sujeito se justifica o tempo todo, é medo. Ele sabe que doou o que não era seu. E isso tem nome. E Serra seu escudeiro se aproxima da verdade.

  11. Ex-ministro de FHC decreta: “Impeachment de Dilma nasce morto”

    Por jornalista Carlos Eduardo

    04/12/2015

    Para o ex-ministro da Fazenda dos governos de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, Luiz Carlos Bresser-Pereira, a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, anunciado na quarta-feira (2), pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), nasce “morto”.
    “Primeiro, em relação ao impeachment, eu acho que ele nasce morto. Já sabíamos que ele não tinha base jurídica razoável. A presidente tem muitos defeitos e dificuldades, mas não cometeu crime nenhum. É uma mulher de alta dignidade”, disse.
    “Esse pedido de impeachment nasce de uma chantagem feita pelo Eduardo Cunha e, portanto, é moralmente muito prejudicado. Segundo, eu nunca acreditei que o impeachment viesse a acontecer”, completou Bresser-Pereira, em entrevista ao jornal “Estado de S. Paulo” publicada nesta sexta-feira (4).
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/12/04/ex-ministro-de-fhc-decreta-impeachment-de-dilma-nasce-morto/#comment-138627

  12. A FAMÍLIA CUNHA,é o extrato desse cidadão,que já foi Presidente do Brasil.Tudo o que fazem,os da família,se espelham no que ele representa.O NANISMO PARTIDÁRIO E POLÍTICO.

    1. Hoje,a bolsa caiu.O Príncipe dos Anões Partidários Políticos, deve dizer que caiu,porque a Dilma tem que cair.Anão Intelectual,é justo que se diga,não produzem mais do que NANISMO.NANISMO PARTIDÁRIO POLÍTICO!Nada contra os Sete Anões nem aos outros.

  13. Se quebrar o sigilo bancário do Cunha, vamos descobrir quem são os apoiadores dele, no congresso!

  14. Fernando, o “mercado” se “acalmou” por causa da aprovação do orçamento para o ano que vem. É muita burrice ou desonestidade intelectual ou as duas coisas junto, afirmar que foi por causa do “impitim”.

  15. FHC é um exemplo marcante da involução da espécie humana. Transformou-se de bípede racional em quadrúpede irracional.

  16. A a reação do mercado (que gera empregos) é a prova absoluta que enquanto Dilma estiver no poder o país não engrena.

  17. Desculpe Fernando Brito, mas o Sr. erra feio ao comparar vinagre com o fhc. O vinagre tem mil utilidades, inclusive o de limpar o lugar onde os tumores se instalaram, quando não se tem à mão os antibióticos usuais para exterminar os micro-organismos que podem reavivar a ferida. Sabia não?

  18. O PSDB só sabe governar para “o mercado”, ou seja, para OS RICOS! Os pobres e remediados que se lasquem com a falta de luz, de água, de transportes e de escolas! O PSDB continua o mesmo! (ainda bem para nós, que votamos n’O CARA…)

  19. Fhc se refere ao mercado como se a bolsa de valores refletisse o mercado em geral. A bolsa de valores é apenas um segmento do mercado, sua movimentação se restringe às operações financeiras de compra de venda de ações. O mesmo acontece com a especulação com o dólar. Esse mercado assemelha-se a um cassino onde um reduzido número de tubarões e um cardume de sardinhas estão tentando diariamente uns comer o rabo dos outros numa infinita corrida para tirar o próprio da reta. Esses espertalhões e espertinhos querem apenas ter lucro, e não estão nem aí para a sociedade brasileira. É uma lástima que um ex presidente, sociólogo e ex professor da USP se baseie em tão reles mercado de transações de moedas ou de compra e venda de títulos, alguns de empresas duvidosas, para avaliar o tal impechiment. Esta tentativa de um chantagista corrupto que quer salvar a própria pele, mesmo que para isso leve o país ao caos, somente pode ter apoio dos golpistas tucanos (udenistas inconformados, ressentidos e frustados)e seus aliados, alimentados e estimulados pela grande imprensa manipuladora e canalha. Abaixo os golpistas!
    O povo não é bobo! Abaixo a rede globo!

  20. Desculpem-me o palavrão, mas, que se foda o mercado. Eu quero um mínimo de estabilidade política e institucional, independente de que seja ou não a vontade do ” mercado”, que não foi eleito para governar o Brasil.

  21. Sei que falar certas coisas é muito desagradável, mas como a morte faz parte da vida, vou falar assim mesmo: por quanto tempo ainda será que esta múmia vai infernizar a vida das pessoas com Q.I. na casa dos 3 dígitos deste país? PQP, o cara não fecha esta boca! É uma besteira atrás da outra! Não é porque ele e os tucanos gostam desta posição “de quatro” diante do mercado que todo mundo tem que gostar. Por que o cara não pega os milhões que juntou na vida e vai pro raio que o parta, pros quintos dos infernos ou para seu apartamento de luxo em Paris?

  22. Esse pode dar as mãos (ou seria, as patas) com o hélio bicudo.
    Os dois gagás do ano. Internem, por favor.

  23. Esse coisa fez um governo para o tal Mercado. Governou e vendeu o país para o Mercado. Vive de favores desse Mercado. O patido dele, O p$deBosta só pensa no Mercado e como agradar o tal Mercado. Para essa corja tudo é dinheiro, o país e as pessoas são mercadorias, nada mais. Privatização e submissão ao mercado são os projetos de governo dessa gente deformada pelo poder da grana.

  24. FHC foi ungido Oráculo do Deus Mercado após sua brilhante carreira de contínuo do FMI, na época que foi Presidente do Brasil.
    Agora se une à famiglia Cunha (Aécio CUNHA Neves, Cassio CUNHA Lima e Eduardo CUNHA) para atormentar o povo brasileiro com essa ridícula tentativa de golpe mequetrefe que o mundo inteiro já diagnosticou. Esses politiqueiros golpistas rebaixam o Brasil à condição de república bananeira diante da comunidade internacional. Especialistas americanos, jornais de toda a Europa, enfim, todo o mundo já percebeu e acusou a canalhice dessa oposição golpista mancomunada com um cartel midiático CORRUPTO e autoritário. Só mesmo os midiotas brasileiros não percebem que a famiglia que tramou e operou o Golpe de 1964 (e a partir dele se locupletou) é a mesma que hoje opera a Rede Goebbels de Manipulação e faz de juízes e políticos marionetes dos seus interesses escusos.
    Hoje, mais do que nunca, percebe-se a farsa do Mentirão em sua inteireza: um golpe judiciário-midiático muito bem urdido para eliminar o maior partido de trabalhadores da América.
    Hoje, sabemos que o promotor do golpe era lacaio do banqueiro bandido e os membros do “Quinteto Vingador”, liderado pelo Batman, foram agraciados com mimos, condecorações e sabe-se lá o que mais pela famiglia mais rica deste país. Isto é história de república bananeira. O Brasil é grande demais para continuar submetendo-se a essa plutocracia ridícula.

  25. A intenção do pedido de impeachment, sem base que o sustente, tem o fim claro de projetar incertezas no mercado e claro tirar proveito disso. É papel da oposição sabotar o mercado.

  26. fegacê ainda terá o seu momento de glória!
    sera em 2038 quando será eleito ÇERRA45 vice fegacê…..viiiiiiiixe!

  27. Não existe regulação civilizatória neste espaço que impeça um tal de Eduardo Pereira de postar tanta barbaridade ?

  28. Este sártrapa despido de qualquer espírito público e decência que se espera de um ex-Presidente da República Federativa do Brasil deveria, quando nada, respeitar a nossa frágil Democracia, ou, ter um mínimo de respeito para com a Presidente da República de nosso Pais.
    Esta Democracia, FHC, foi conquistada com sangue sofrimento de muitos brasileiros que aqui ficaram combatendo a ditadura militar enquanto a bunda de vossa excelência sentava-se na Mercedes verde, reluzente, conversível, pelas ruas de Santiago do Chile. Um dos melhores e mais belos carros naquele País.
    Um exílio glamuroso e até estranho eu diria, pois vossa excelência e seu famoso colega, presidente da UNE, aquele que discursou inflamadamente ao lado Jango no comício da Central do Brasil, o Serra, voilá, saíram da Santiago do Chile de augustopinochetqueodiabootenha, sendo que Serra saiu do Estádio Nacional daquela capital livre, leve e solto e foi para onde? Ora bolas, para a matriz USA, lugar mais improvável e imponderável para um comunista homiziar-se na década de 60/70, ainda impregnado com o fétido e pútrido odor de eugenemaccarthy e a sua infame cruzada anticomunista com os seus mais escusos propósitos, bastando uma delação qualquer tal e qual ocorre no Brasil de hoje para você arrebentar com seus desafetos fossem eles quem fosse. Não sei até hoje a razão para tão amistoso acolhimento no grande irmão do norte, com direito a bolsa de estudos e coisa e tal….E o bocudo, hein? Foi para Paris et Sorbonne, via USA. Vá lá, a saudade mata a gente, e, para alguns àquelas plagas têm lá seu charme, que o diga Langley, VA.
    FHC arrota este moralismo mambembe e, para sua sorte vive neste País de desmemoriados, zumbizados pelas rádios e tvs do pig, onde fatos como o da quebra do monopólio estatal da Petrobrás, em julho de 1995, infelizmente não estão na memória do povão. Para citar apenas um caso, no dia 08.07.1995, houve uma verdadeira derrama de dinheiro público, no valor de R$1bilhão, cuja paridade com o dólar escalava a USD1.2 bilhões, valor este utilizado na cooptação da bancada ruralista para que esta votasse a favor da quebra do monopólio. O troço foi tão escandaloso e escancarado que Sérgio Amaral, porta voz do Bocão, não teve nem como negar e saiu-se com esta: – A bancada ruralista contribuiu muito para o sucesso do Plano Real. Quem se der ao trabalho, vá lá no arquivo eletrônico do Jornal do Brasil, e na data indicada, pegue a capa da 2a. Edição e constate por si próprio a matéria. Atualize-se este valor pela mísera correção da poupança até os dias de hoje e vejam a quanto ele escala. Algum fdp da imprensa arguiu este ato como compra de votos por um presidente? Que nada! Era e continua sendo a imprensa que dá uma mãozinha como ele pediu e foi atendido ao longo de seus dois desgovernos.
    Alguma ação do MP que redundasse numa ação igual a AP470, onde se ouviu um juiz em seu voto dizer que :- não tenho provas, mas literatura me permite condenar…..Acho que o problema nesse caso era o excesso de provas e tudo em excesso não vem ao caso. E toca prá frente, triste Brasil.
    FHC numa boa vá para o quadro negro e escreva um milhão de vezes a palavra Dignidade. Vá lá, tenta! Quem sabe tu não aprendes o significado dela?

  29. O GOLPE ESTÁ DADO!
    *’Marina [Silva?!], delator “premiado” Ricardo Pessoa da UTC &$ o TSE do gilmar DANTAS’!
    O derradeiro capítulo(?!)
    Perdão pelo pessimismo!
    Fui vencido pelo realismo surreal!
    ‘O golpe jurídico-midiático que se arrasta desde o antanho do Mentirão’ não tem retorno: é questão de sobrevivência para os nazifasciterroristas, canalhas entreguistas/antinacionalistas &$ [mega]corruptos!

    *”Quem ‘vazou’ o depoimento do delator “premiado” Ricardo Pessoa para a **Blábláblárina [Silva?!]?

    **Cassar Dilma e Temer no TSE é mais viável, diz Marina
    04/12/2015

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/12/04/cassar-dilma-e-temer-no-tse-e-mais-viavel-diz-marina/

    EM TEMPO:
    somente uma *rotunda mobilização popular poderá deter a materialização cabal do golpe em curso!
    *Lembrando o saudoso e valoroso Leonel de Moura Brizola!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *