Explicação aos leitores

Todos notaram que o blog não é atualizado, e a razão é que: seu autor voltou a ser internado para exames, que vão definir a extensão e as características da cirurgia que terá de fazer, provavelmente, no fim de janeiro e início de fevereiro.

É difícil, no ambiente de hospital, conservar – não só a lucidez – mas a agilidade necessária para acompanhar as notícias. Ainda mais quando o governo se especializa em “bater cabeça” e se desmentir, sucessivamente.

Igualmente, é difícil acompanhar digressões filosóficas como a do ministro das relações exteriores – dizendo que o Brasil não deve se aliar com outros países, deve aliar-se a si mesmo. Dá pra escrever um tratado sobre tal sandice.

É claro que se houver possibilidade, necessidade e condições de escrever, eu o farei. É o meu trabalho, minha utilidade social e o meu ganha pão. Mas, é meio de vida, não de morte.

Em princípio, então, fico uma semana fora do ar, desta vez. E sei que conto a compreensão e a solidariedade de todos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

209 respostas

  1. Brito, desejo muito boa sorte na cirurgia e tudo sairá 100%! Um pronto restabelecimento após a cirurgia! Daqui alguns dias certamente vc estará de volta no Tijolaço nos brindando com seus excelentes e precisos textos!

  2. Fernando, mais que viver é preciso ter saúde para continuar a viver bem, portanto cuide-se, ame-se e lembre-se que seus seguidores/as estarão sempre aqui a espera e torcendo pela sua plena recuperação. Beijo carinhoso e um abração solidário! Saúde!!!

  3. Boa sorte Fernando Brito. Que você
    restabeleça para nos salvar das sandices, dando a elas o nome que têm. Abraços Márcia Vieira

  4. Não se preocupe meu amigo, estaremos sempre ao teu lado, nosso mais lúcido e generoso blogueiro do campo democrático e popular. Único que não dá tiro no pé nem desperdiça chumbo com chimango. Recupere-se e descanse que precisamos mais do que nunca de você “exército de um homem só”.

  5. Seguramente os bolsonaristas ficarão contentes com essa notícia.
    Desejo a você plena recuperação.
    Que volte logo.
    Você faz falta, você faz a diferença.
    Mas que se recupere primeiro.

  6. Boa sorte, Fernando!! Estamos aqui de “plantão”, torcendo e rezando por você! Vc é indispensável para um debate político lúcido!!

  7. Nem precisa se desculpar, BRITO. Basta escrever aqui AUSENTE POR UNS DIAS. Sentiremos falta de seus comentários, mas, acima de tudo, faremos uma.corrente positiva pela sua plena recuperação. Saúde e paz!

  8. Força, meu caro, ainda que fique patente que ela não lhe falte. Estimo sua plena recuperação.

  9. Torcendo pelo seu restabelecimento, Brito, vc que é um dos alicerces de nossa democracia, combatendo o golpe contra o povo.

  10. Fique tranquilo e boa sorte. Que voc? volte com saúde, alegria e pena afiadíssima, não vai faltar material para comentários…

  11. Mais uma vez, se cuida Brito. Ninguém larga a mão de ninguém. Grande e fraterno abraço.

  12. Fernando estamos todos torcendo por sua pronta recuperação. Seu restabelecimento será um grande presente para todos os seus leitores.
    E uma sugestão, convoque alguém do banco de reservas de sua confiança para manter o blog ativo.
    Fique bem e forte!!!!

  13. Boa sorte e pronta recuperação! Estarei aqui, aguardando tuas análises sempre tão preciosas na busca de melhores dias para nosso Brasil !

  14. O mais importante é que sua saúde seja restabelecida. Aguardo com ansiedade o seu retorno. Sentirei a falta de suas publicações, mas nesse momento sua saúde vem em primeiro lugar. Até breve!

  15. fica em paz, Brito
    estaremos aqui no aguardo de seu retorno
    e é claro sentindo muito sua falta

  16. Brito fique bem, pois precisamos MUITO você. Sempre que fico em desalento me lembro de você e de sua lucidez que me da uma certa paz. Fique bem e volte com saúde.

  17. Sugiro que, além da torcida, acessemos o “como colaborar com o blog” e ajudemos financeiramente o Brito durante essa travessia.
    Saúde, amigo!
    Esperamos ansiosamente o seu retorno!

  18. Que a força seja tua fiel aliada.Não esmoreça.Aguardamos teu retorno, ansiosos por teus bons textos e ideias.

  19. Seus textos são importantes para o país e muito mais nesse momento. Cuide-se para ter uma vida longa.

  20. que corra tudo bem, e que o retorno seja breve. Precisamos de você na trincheira. Um grande abraço.

  21. Desejo de coração sucesso na sua cirurgia e sua plena recuperação. Sou leitor diário do seu blog, me identifico bastante com sua linha de pensamento crítico e político, bem como a construção corajosa do uso das palavras em seu texto q quase sempre compartilho.

  22. Brito ,sucesso no seu tratamento,para logo voltar a nos brindar com seus textos lúcidos, críticos e construtivos. Precisamos muito de você.

  23. Boa recuperação e breve regresso, Brito. O Brasil, principalmente agora, precisa de jornalistas lúcidos como você.

  24. Melhoras Brito, primeiro a saúde, por mais que suas análises sejam essenciais pra mim, cuide-se, porque há muito o que fazer para resistir ao que vem por ai!!

  25. Reitero aqui os votos de total recuperação do Brito. Faz falta a leitura, mas saúde é o que importa.

  26. Brito vou rezar pra tudo dar certo e vc voltar plenamente recuperado sabemos o quanto vc e importante para o jornalismo para nós e para o Brasil boa sorte irmão que Deus te ilumine e abençoe sempre

  27. Pouco tempo tenho aqui no Blog…mas SUCESSO…e é NÓIS….sempre com a sua e sempre CORDIALIDADE,,,,e NOTÍCIAS….fique com DEUS….
    Amanhã vai ser outro dia…(FELIZ)…

  28. Saúde sempre é prioridade. O resto vem depois. Também deixo meus votos de plena e rápida recuperação!

    1. Faço minhas as palavras da Marianne: com a força de Deus, fique bem para dar continuidade à tua importante militância jornalística!

  29. Brito, que tenha uma recuperação rápida, pois suas análises são necessárias para nos manter lucidos contra o obscurantismo que assolou o nosso País. Abraço.

  30. Força, Brito! Vai dar tudo certo na cirurgia e você voltará à ativa com a forca renovada! Até pq, pra enfrentar o que vem por aí, vamos precisar de muita. E igualmente vamos precisar do teu trabalho. Você é uma das vozes mais importantes do campo progressista brasileiro. Tamo junto!

  31. Neste momento precisamos colaborar financeiramente com este blog e torcer que o Fernando tenha uma ótima recuperação.

    1. Concordo! Problemas de saúde demandam gastos e despesas médicas são caras. Que aproveitemos o momento para colaborar.

  32. Cara, não podemos perder a sua lucidez política e sensata, tem que se cuidar, estamos torcendo que se cure definitivamente, tem voltado várias ao hospital, ficamos preocupados. cuide-se

  33. Meus votos de uma cirurgia bem sucedida, seja ela qual for, e pronta e indolor recuperação, bravo Jornalista Brito! Ah, o “J” é maiúsculo, mesmo. Não é falha de digitação, é reconhecimento de qualidades.

  34. Saúde, mestre jornalista Fernando Brito!

    É uma honra ler, todos os dias, diversas vezes, seus escritos em seu blog.

    É, para mim, uma das mais argutas, necessárias e lúcidas análises da conjuntura brasileira. Indispensável!

    Esperarei por boas notícias de seu retorno, com saúde restabelecida. Rezarei por Você.

    Um forte abraço.

  35. Brito, cuide-se bem e volte logo, pois a Democracia Brasileira precisa de jornalistas inteligentes e corajosos como você. Fique com Deus e abraço.

  36. Melhoras Brito, nós não iremos te abandonar nós te esperamos. Pessoas como você faz muita falta.

  37. Desejo desde já muita saúde para seguir no blog nos municiando com excelentes informações, um pronto restabelecimento!

  38. Prezado Brito! Te cuida bem, ótimo tratamento para ti. Te aguardamos, para acompanhar teus textos, sempre de excelente e lúcida análise. Forte abraço!

  39. Melhoras, mestre! Estamos na torcida por sua rápida recuperação, e que essa cirurgia seja coisa pequena!

  40. Carregue as baterias…2019 vai ser longo. Saude e pronto restabelecimento qyerido companheiro.

  41. Que Deus o acompanhe e te guarde em sua cirurgia, Fenando! Você é disparado o melhor jornalista da mídia independente cujos artigos hiper bem escritos temos o prazer de ler. Vamos sentir sua falta por esses dias, mas sua saúde vem em primeiro lugar! Boa recuperação!!

  42. Brito, você é imprescindível, mas com saúde! Cuide primeiro dela. Estaremos aqui torcendo pelo seu pronto restabelecimento. E aguardando seus artigos inteligentes e precisos.

  43. Ok companheiro, que esse seja mais um degrau a ser galgado em sua vida de defensor incansável da verdadeira democracia. Ficamos na torcida para seu completo restabelecimento e retorno ao blog, para nos presentear com suas excelentes análises políticas.

  44. Brito, adoro ler seus artigos.
    Importante ter um jornalista no campo progressista excelente como você.
    Desejo um rápido restabelecimento!

  45. Brito, vou continuar entrando no Tijolaço todos os dias, de manhã, tarde e à noite. Nos meus momentos de exercício espiritual você estará sempre presente. Torço muito para que recupere sua saúde. Você é como uma luz que nos guia para não perdermos a razão e enfrentarmos esses tempos tenebrosos com alguma lucidez. Obrigada por existir. Caso necessite de alguma ajuda é só nos dizer. É uma honra contribuir para o seu restabelecimento. Um imenso abraço.

  46. Boa sorte na cirurgia amigo e uma rápida recuperação… o país precisa de suas análises lúcias inspiradas no grande Brizola !

  47. Brito, o melhor blogueiro progressista do Brasil.
    Desejo prontas recuperações e que Deus Pai ajude você e ficar forte novamente para enfrentarmos esse terrível BraZil com Z da quadrilha do Bozo.

  48. Bom dia, Fernando Brito. Sempre volto ao Tijolaço por considerar um grande blog. Comecei a segui-lo no tempo do filho de Brizola – já esqueci seu pré-nome.
    Enfim, pra quem já teve problemas para conseguir um diagnóstico, como eu, sabe que são momentos em que um paciente precisa de limpeza mental; de relaxamento mental e físico; se puder, esquecer que o mundo existe pra se preocupar com sua vida pessoal e familiar, é claro. A profissional fica pra depois.
    O importante é sua saúde. O Blog estará firme, à sua espera.
    Votos de muito sucesso, de muitas alegrias nesse futuro próximo, cheio de saúde e bem-estar.

  49. Prezado Brito, continue implacável como sempre. Não largue a rapadura. Torcemos pela sua recuperação plena, aguardando seus posts.

  50. O Brito tem excelentes comentaristas. Lemos críticas muito bem postas por Rita, Alecs, Policarpo, e muitos outros. Uma ideia seria o Brito liberar para um grupo de seus velhos conhecidos escreverem no blog, graciosamente, artigos ou comentários de artigos de outros blogs similares, fazendo uma triagem apenas. Assim, estaríamos homenageando seu esforço e mantendo ativo o mesmo, que é sempre a nossa primeira procura.

  51. Boa sorte, caro Fernando Brito. Que você tenha uma cirurgia bem sucedida e pronta recuperação, continuando aqui, no seu blog, a luta contra as inúmeras sandices em curso.

  52. Que tudo corra bem com os exames, a cirurgia e a recuperação. Desligue-se um pouco desta vida louca de nossos dias e concentre-se em sua saúde. Estaremos aqui a sua espera e ao seu lado, sempre. Boa sorte. Um forte abraço.

  53. Fique tranquilo, Brito. Sua saúde em primeiro lugar. Estaremos aqui na torcida pelo seu pronto restabelecimento. Um forte abraço!

  54. Com certeza voltarás com mais força e vontade de continuar este trabalho importante no campo do jornalismo.Nossas orações para seu pronto e rápido retorno à atividade.

  55. Toda força pra você meu caro Fernando. Esperamos seu retorno em breve. Sua presença é fundamental nesse momento difícil e conturbado.

  56. Que seja muito bem sucedida a sua cirurgia e que embreve se recupere e possa retornar às atividades em ritmo normal para brindar-nos
    com teus excelentes comentários.Saúde!!!!

  57. Conte com minha compreensão, solidariedade e energia positiva para que você recupere a saúde prontamente! Saúde, saúde e mais saúde!

  58. Um abraço. E tome muito suco de laranja: como você pode ver pelo patrimônio da primeira família, faz um bem extraordinário

  59. Blogueiro Brito, desejo-lhe de coração sucesso na sua cirurgia e excelente recuperação. Que você retorne com mais gás pois precisamos de pessoas como você em nosso país. Forte abraço.

  60. ESTAMOS TODOS NÓS DEMOCRATAS SOCIALISTAS BRASILEIROS JUNTO CONTIGO!
    SAÚDE E TRANQUILIDADE!

  61. Fernando, trate bem da saúde, precisamos de você, de sua inteligência, gosto de ler seus comentários com sua excelente análise política do país. Que a cirurgia seja bem sucedida. Aguardamos sua volta pacientemente. Um abraço fraterno.

  62. Fique bem! Desligue-se disso tudo por agora. Cuide de si. O mundo, o Brasil, isso tudo que está aí (imagine um queixo apontando), estarão os mesmos quando você puder voltar a escrever. Senão pior.

  63. Fique um pouco distante dessa turbulência, foque na sua o seu sistema imunológico, pois, o stress o debilita.

  64. De todo jeito todo dia abro o blog para melhorar meu entendimento da loucura que se tornou o Brasil depois do Golpe contra a Dilma e o povo brasileiro. Aliás, não me parece que alcançaremos o entendimento, mas pelo menos seus escritos revelam lucidez dentro da alucinação.

  65. Companheiro Fernando Brito, não se preocupa conosco. Vá cuidar da sua saúde, descansar e só volte a nos iluminar com seus brilhantes textos quando estiver com a saúde totalmente recuperada para distribuir seus TIJOLAÇOS certeiros nos cabeças-duras dos seguidores do Inominável. Nós estaremos aqui torcendo e mandando forças positivas para você e, enquanto isso vamos nos informando em outras “fontes” nem tanto confiáveis. Grande abraço.

  66. Brito, recupere_se bem. Você é importantíssimo para nos. Tenha certeza disso.
    Sucesso na cirurgia.

  67. FB, estaremos orando por vc. Tudo correrá bem e vc estará logo nos brindando com seus posts inteligentes e precisos. Boa sorte, FB!

  68. Torço por vossa recuperação. Seus textos são ágeis, bem elaborados e com grande poder de provocar reflexões. Pena que descobri você qdo. o golpe já estava em adiantado processo. Bem, você faz falta. Um abraço do seu leitor desconhecido, mas sempre atento às vossas palavras nos últimos 30 meses .

  69. Brito, estaremos todos torcendo por você . Sairás dessa firme e forte e retornará para nós alimentar com os seus textos maravilhosos. Fique bom!

  70. Que a sua cirurgia seja bem sucedida e que vc tenha plena e rápida recuperação para continuar nos brindando com essa lucidez, conhecimento e determinação. Deus o acompanhe.

  71. Oi Fernando Brito. Desejo sucesso na cirurgia e que você se recupere logo e volte a nos brindar com suas colunas. Você é um dos melhores. Abraços.

  72. Amigo, espero que a cada manchete do jornal sobre nosso pais, voce não repita a frase ” me tira o tubo ” personagem de Jo Soares na decada de 80.

  73. Competente Fernando GUERREIRO Brito teu outro nome é FRANQUEZA! Disponha de todo tempo para, por hora, cuidar de você! Como dizia meu saudoso papai, senhor Thirésio Rodrigues Lopes, as duas coisas mais importantes nessa vida são: saúde + paz! Então procure MANTER as duas… em sua agitada vida! Dê um tempo de ”presente” para você e, sobretudo para seus distintos familiares! Agora quero te ver que nem suco de laranja… 100% natural??????????????????????

  74. Vamos pra cima dos/das canalhas, canalhas, canalhas.

    Viva LULA ! ! ! ! !

    Desobediência civil, resistência popular

    Militar : Mal lutar

  75. Desejo que a cirurgia seja um sucesso e que permita o seu completo restabelecimento!

  76. Boa sorte no procedimento cirúrgico. Façamos uma corrente positiva no seu pronto restabelecimento . Estaremos aguardando o seu retorno para nos brindar com as excelentes análises sobre a conjuntura política do momento.

  77. Votos de que tudo corra bem e que retorne com saúde restabelecida, ânimo e espírito renovados. Abraços.

  78. Recupere a saúde. Aguardaremos! Até lá, teremos de fazer um processo de “adaptação” por conta da tua ausência por aqui.

  79. Brito, se puder vá enviando notícias sobre sua saúde. Torcemos para que tudo corra da melhor maneira possível e vc volte inteiro para o convívio de seus leitores.

  80. Desejo que a cirurgia seja um sucesso, que restabeleça logo vc faz muita falta ko jornalismo com seus textos impecáveis e certeiros.
    Deus ilumine cada mão médica que passar com vc.
    Volte logo

  81. Votos para que tudo corra bem e que você tenha uma rápida recuperação com muita saúde.

  82. Força, que não te falta, seja acompanhada de toda a tranquilidade necessária para atravessar este momento. Torço por você e desejo pronto restabelecimento.

  83. Lula foi, é e sempre será o maior e melhor brasileiro de todos os tempos, o melhor para o Brasil ! ! ! ! !

  84. energia positiva para vc…………………vc é um cara q faz um trabalho muito necessario, especialmente agora…

  85. Querido Fernando, há uma lacuna por aqui com tua ausência. Ansiamos por tua recuperação, fazemos votos para que seja rápida e que possas retomar nosso convívio em breve.

  86. Fernando Brito, você nos representa! Com sua inteligência seu faro jornalístico e seu texto certeiro.
    Acompanhamos com interesse e solidariedade a sua recuperação. O Brasil precisa de jornalistas e cidadãos Como você.
    Volte logo! E bem de saúde!

  87. Caro Fernando, que tudo transcorra da melhor forma possível e que em breve possamos voltar a ter as suas análises lúcidas sobre a nossa realidade. Melhoras!

  88. Estimo sua rápida e saudável recuperação, prezado blogueiro progressista Fernando Brito. Aguardamos ansiosos/as o seu retorno.

    Luiz Inácio LULA da Silva é o maior e melhor brasileiro de todos os tempos e futuro Nobel da Paz

    Viva LULA ! ! ! ! !

    :.:

  89. Você uma das luzes nessa escuridão que se transformou o jornalismo do Brasil. Esperamos ansiosos pelos seus maravilhosos textos. Boa recuperação!

  90. Continuo desejando saúde. Saúde para o ser humano, saúde para o cidadão, saúde para para aquele que luta pela verdadeira política e jornalismo.
    Um abraço e melhoras.

  91. Boa sorte. Para tratar bem nan se estresse, pois precisamos de você com saude e força nessa hora que o Brasil passa por momentos tão difíceis.

  92. Vc será muito bem sucedido e logo voltará ao ofício que exerce com grande responsabilidade e brilhantismo. Desligue tudo e se ligue só em ficar ótimo!

  93. Saúde, Fernando! E obrigado até aqui pelo conjunto da obra.

    Sergio (Educação-UFRJ daqueles tempos, o primo do Paulo).

  94. Boa tarde! Caro Jornalista, tenha força e pense positivo, pois pessoa que pensam estão sob muita responsabilidade, tendo em vista a situação a qual estamos. Se não forem os Blogs de esquerda a população estará órfão. Agora mesmo em Mato Grosso do Sul. os indígenas estão sofrendo e poucos estão sabendo.

  95. Cuide-se, Brito. Afaste-se o tempo necessário para recuperação da saúde, que é o mais importante. Torcemos pela sua recuperação. Melhoras!

  96. Brito peça, se não puder, para alguem nos informar no blog sobre seu estado de saude.
    Estamos torcendo e pedindo pela sua melhora.

  97. Fernando, saúde! Cuide-se. Precisamos de que você esteja bem. Querendo e torcendo para que tudo passe rápido. Vejo que retornou ao blog. Que a cirurgia seja um sucesso. Precisando, solte um tijolaço em sua página, que iremos ajudar: “ninguém solta a mão de ninguém”.

  98. Companheiro Fernando Brito, estou orando para sua recuperação. Um privilégio poder ler seus textos, que tanto nos ajudam a compreender os acontecimentos neste momento histórico tão caótico para o Brasil. Tudo que queremos é o mesmo que queria o Brizola e o quer nosso Presidente Lula, o Brasil Solidário e Soberano. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *