Expectativa de venda das indústrias voltam ao nível da recessão

Tem bobo comemorando a alta de 0,01% nas expectativas do “mercado” para o PIB de 2019, depois de 20 quedas seguidas.

A coisa está tão feia que se festeja até arredondamento, não é.

No departamento de vendas das indústrias a coisa é diferente.

Cresceu vertiginosamente, desde o início do ano a perspectiva de “encalhe” por falta de quem compre a produção.

Tanto que se voltou ao patamar da desgraça de 2016.

E não é só isso. Transcrevo o boletim da Confederação Nacional da Indústria, em sua sondagem mensal:

A produção industrial em junho caiu na comparação com maio. O índice de evolução da produção ficou em 43,4 pontos, abaixo da linha divisória [50 pontos} (…) o índice de junho de 2019 é o menor para o mês dos últimos quatro anos, superando somente
os registrados em anos de crise mais aguda, em 2014 e 2015. (…)
O emprego industrial também recuou em junho. O índice de evolução do número de empregados registrou 47,2 pontos no mês. O valor é inferior ao registrado em um mês de junho dos dois anos anteriores.

O mesmo aconteceu com os estoques, cujo índice só foi superado pela estocagem forçada da greve dos caminhoneiros, em maio do ano passado. Igual situação ocorre com o uso da capacidade instalada das plantas industriais, que ficou em apenas 66%, o mesmo da semiparalisação registrada com o bloqueio das estradas.

Isso que dizer que, ainda que ocorra um milagre de aumento da demanda, o nível de ociosidade não requer que haja investimento e, na maioria das vezes, nem mesmo aumento da mão de obra empregada.

Quem vende é que sabe se tem quem compre…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Nesse ritmo eles devem estuprar a Matemática no final do ano, para apresentar um número positivo de 0,00001% de crescimento.

  2. Nunca fui bom dia em matemática, mas a elevação foi de 0,01% e não 0,10%…ou seja o que já era ínfimo na realidade é infinitésimo…

  3. Existe um outro fator fundamental, nessa análise de perspectiva de investimento industrial e de nível de confiança do setor: A participação, no volume total que ainda resta de crédito.

    Com a retração contínua do papel do BNDES, como instituição de fomento, desde o início do governo Temer, o montante de crédito para pessoa física, hoje no Brasil, é MUITO superior à que se tem para pessoa jurídica.

    E menor ainda, para empresas do ramo industrial.

    É um estímulo à formação de um ciclo vicioso.

  4. Gostaria de saber como é possível que tanta gente supostamente educada e economicamente proeminente possa cair na esparrela de não perceber que retirar direitos trabalhistas por querer lucrar mais terminaria por destruir o equilíbrio do setor produtivo, empurrando toda a sociedade brasileira para o inevitável declínio e fazendo com que a galinha dos ovos de ouro suspenda a postura, talvez para sempre. Só lhes resta matá-la para ver se aproveitam as tripas douradas. Onde está o Nirvana da suprema abundância capitalista, que os vigaristas doutrinários da direita garantiam que viria assim que se derrubasse o governo eleito pelo povo que, segundo eles, não sabia votar? Que precisava, para bem exercer a mais elevada democracia, ser esclarecido sobre os perigos de um monstro chamado Mamadeira de Piroca? O país foi vitimado em sua inocência, um crime de estupro continental, e está sangrando tanto que poderá ficar exangue. Isso que dá tanta gente educada gastar tempo e dinheiro para ouvir palestras dos Dalagnóis da vida.

  5. esses idiotas aplaudiram e apoiaram a destruição dos consumidores – que não por mero acaso, são trabalhadores, hoje desempregados, ou trabalhando precariamente, ou sob a sobra de perder o emprego em breve, que aguentem – façam arminha que passa

    1. do mapa?? vc. está a fim de arrumar encrenca mesmo! ou trabalhando idiotas aplaudiram e apoiaram a destruição dos consumidores – que não por mero passará por cime da China – sairem de lá pra eles poderem reconstruir esses como fizeram com o “metralhar se não o emprego dos EUA, pedir não é a sua…

      todos(ou mandar) para Russia e muitocalhorda vai responder que não foi nada demais, assim… petista sem pestanejar nessa sua vidinha ou 1° reclamação estúpida e mediocre em breve, que aguentem – – é simples o mais fofo é provocando e escrevendo merda.. vá tratar de fazer algo!!! #VoltaDilma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *