Eu não sei o que é ideologia de gênero. Mas sei o que é estupidez

ideo

Só  conheço a dona Judith Butler de Google e nem sei – não vi escrito em lugar nenhum – que ela propõe uma tal “ideologia de gênero”.

O que li de suas teorias é de que menino/menina, além dos cromossomos XX/XY são construções sociais e culturais.

Não me pareceu nada revolucionário. Ao contrário, coincide com opiniões bem conservadoras que sempre ouvi, de que menino criado no meio de meninas acabava brincando de boneca e…sei lá. Como a de que menina que andava com a tropa de meninos, quem sabe até jogando futebol, virava João.

O fato é que, bobagem ou não, pode até ser objeto de especulação acadêmica, científica. É dela que, certa ou errada, vai se produzindo o conhecimento.

Mas, no campo da vida de um ser humano não está em discussão. Cada um, diz bem Caetano Veloso, sabe a dor e a delícia de ser o que é. Ou de o descobrir.

Seja como for, não é problema meu, exceto no que tange a respeitar, não formar conceitos sobre caráter em função de gênero – seja o gênero o dito “natural” ou o “assumido ou imaginado”e reconhecer a soberania do indivíduo sobre seu corpo, sua vida e seus desejos. Tratar como igual, numa palavra.

A aceitação da diversidade é o exercício mínimo da civilização contemporânea, ainda que não signifique concordância. Posso entender que um pai ou mãe, por formação,  não fique feliz ou sequer  se sinta à vontade que seu filho ou filha seja homossexual. Não posso, porém,  entender que um pai ou mãe renegue ou deixe de amar e proteger filho ou filha por isso.

Tenho um primo, gay assumido, feliz e considerado numa pequena cidade do interior, conservadora até no nome: Conservatória.

Tive uma tia-avó que  tomou formicida, literalmente, porque deu “o mau passo”, engravidou e teve a criança, minha prima.

O que é melhor?

Quando vejo meia dúzia de energúmenos irem a um aeroporto xingar a D. Judit e dizerem “queimem a bruxa”, não posso deixar de  lembrar do meu avô, conservadoríssimo e de seu “em mulher não se bate nem com uma flor”,  que mais antiquado não poderia haver.

E como ele é moderno diante do que pratica tanta gente urbana e estudada!

Era um semianalfabeto, mal escrevia o nome, de hábitos conservadores, criado dormindo na palha de um curral na roça.

Nem por isso era um animal.

A turma do “queima a bruxa” coloca no extremo a nossa capacidade de considerarmos a todos como sendo de um só gênero.

O gênero humano.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. A suposta “vítima” entrou recentemente com ação na justiça contra difamadores de seu amado de longo prazo. Infelizmente, as galinhas* atacadas pelo Bolsonaro não tiveram oportunidade de defesa.

    (*) Fêmeas de /Gallus gallus domesticus/, no sentido literal.

  2. Leu o artigo da Butler direito ou não? Aonde é que está escrito que ela teve algum tipo de relação sexual com uma menor de idade?

    Aguardo explicações minimamente racionais.

  3. É por ai mesmo,Fernando.

    Não me interessa saber o que uma pessoa adulta faz entre quatro paredes com outra pessoa adulta do sexo oposto ou do mesmo sexo.

    Cada um que cuide de sua vida como acredita que se deve.

  4. Também não li nada dela, mas é tão pouco assim, para ser explicado dessa forma?
    “O que li de suas teorias é de que menino/menina, além dos cromossomos XX/XY são construções sociais e culturais.
    Não me pareceu nada revolucionário. Ao contrário, coincide com opiniões bem conservadoras que sempre ouvi, de que menino criado no meio de meninas acabava brincando de boneca e…sei lá. Como a de que menina que andava com a tropa de meninos, quem sabe até jogando futebol, virava João.”

    1. Não pretendi explicar o pensamento da filósofa, apenas registrar que o ponto central da fúria dos fanáticos, que é esse, nada tem de novidade.

  5. Bem , é óbvio que vc realmente não sabe do que o assunto se trata. O que um adulto faz ou acha que é seria bem irrelevante, mas eles querem empurrar a ideologia de gênero guela abaixo até mesmo em jardins de infância ( o que a propósito não tem nada a ver com o que é proposto pelo conservadorismo , já que na própria Bíblia temos os papeis de homem e mulher e sua existência para trabalho e reprodução juntos bem definida). Para você entender melhor disso , poderia tirar um tempo e ler o que a associação de pediatria americana fala e desmente sobre a ideologia de gênero , não só a classificando como uma grande balela , mas também a chamando de ” abuso sexual infantil”. Tem também dois documentários bem interessantes , que podem ser encontrados completos no youtube. ” O complexo da igualdade ” e ” ” a educação esquerdista destruindo a Europa”. Vamos também aprender a diferenciar “respeito” de” apoio” assim podemos prosseguir melhor antes de insinuar que pais que querem apenas proteger seus filhos de ideias deturpadas como a ideologia de genero são intolerantes. Assista os documentários e leia a publicação mencionada , depois de informado veja se vai achar isso tão bonitinho e digno de respeito.

    1. “querem empurrar a ideologia de gênero guela abaixo até mesmo em jardins de infância”

      A ideologia de gênero, invenção de cristãos fundamentalistas, deve mesmo ser combatida. Por exemplo, ela prejudica crianças que têm (ou convivem com) gays na família, que, sim, precisam aprender sobre tipos de relações afetivas desde cedo. (Defensores da ideologia de gênero são obcecados por sexo, isso não sabem o que é afeto nem família.) A ideologia de gênero prejudica a adoção de crianças. Sobretudo, a ideologia de gênero promove sofrimento, pois censura o conhecimento e o substitui por ignorância, preconceito e tabus.

  6. O Brasil, país mais rico do mundo, uma jamanta na banguela, ao subdesenvolvimento e escravidão. A teóloga do gênero não deve saber disto mas prestou-se a que mais uma dose de fumaça oculte onde devemos olhar e agir.

  7. Só lembrando que as pessoas costumam confundir (até gente muito “estudada”) identidade de gênero com orientação sexual.

    São coisas diferentes.

    1. A “ideologia de gênero” (invenção de extremistas conservadores) é “conveniente” exatamente por isso: mistura diversas formas de preconceito num balaio só…

  8. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de $$ neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos (dele) nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    ,

    E MAIS :

    Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

    O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

    O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

    Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

    A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

    O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    .:.

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

    .:.

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    .:.

    .:.

    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

    .:.

    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    .
    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

    .:.

    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    .
    …………………..………………………………. ( Malcolm X )

    .:.

    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    .
    …………………………………………….( Paulo Leminski )

    .:.

    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    .
    …………………………………………….( Salamah Mussa )

    .:.

    A existência precede a essência.
    .
    …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  9. Como eu nascido antes da metade do seculo 20, me entristeço ao ver que existem em pleno seculo 21,pessoas com ideias e atos da idade media.Parabens Fernando a unica diferença esta no Xe Y todo o resto somente cabe na cabeça de quem ainda pensa como antigamente e nao evoluiu nada.

    1. Puxa João!
      A única diferença é o x e o y??
      E a anatomia, a fisiologia do corpo feminino e do masculino, os hormônios, os modos de ver o mundo, de resolver problemas, até sintomas de doenças diferem em mulheres e homens…
      Muito simplista e com pouco conhecimento sua opinião…

  10. Estudo de gênero é Política sobre relação de poderes, das desigualdades sociais em suas diversas dimensões objetivas e subjetivas de dominação arbitrária fomentada pelo capitalismo e pela “modernidade”. A guerra ainda está no início mas é global (glocal) e tem fôlego para contestar o conservadorismo neoliberal no seu âmago.
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/judith-butler-e-os-que-pensam-em-deixar-o-brasil-por-berenice-bento/

  11. Isto é apenas uma ramificação ou subproduto do mesmo tema mas…
    Agora foi inclusive abolido no Metro de Londres, Tube para os intimos, e MTA o ladies & gentlemen. No alto falante dos vagões, estações etc.
    Pois é. Nao sei o que a corajosa e pioneira judith mordoma tem a dizer tambem sobre isso e pode ser que ela tenha.
    Porem HÁ QUE que substituir por alguma coisa. Como por um ”Xxs and Xys!! ” nao vai colar bem— sugere-se um ”Gaydies & Lesbsmen” só para começar a discussão.
    Por certo sempre se vai achar uma solução.

    1. Que problemão, hein augusto2?

      Nada que um simples «Dear People.» não resolva.

      Vivemos uma epidemia de ignorância estupidez…

  12. Bom dia,

    Ideologia de gênero que tolice da direita! Pois gênero no bom Português diz respeito a ” o” Masculino e “a” feminino, dentro disso podemos falar, Gênero tem a ver com a feminilidade que ocorre contra as mulheres, A lei nova do estupro( legalizou o estupro), a violência domestica conta a mulher e assim se vai. Quanto ao Masculino é educar o homem desde a escola para que ele reconheça a mulher como um ser e companheira e não um objeto sexual ou de posse! Ai sim podemos discutir gênero, pois não existe gênero em homossexualismo isso é idiotice pregada para mudar o foco da discussão.

  13. A tal agressora estava na manifestação em frente ao local onde Butler fez sua participação. Estava vestida de princesinha (meu Deus!). E o irônico é que a ideologia de gênero é aquela que nasceu nos primeiros agrupamentos da civilização e é até hoje reforçada como natural pela sociedade. É o Deus, é o Pai, é o filho, é o patrão, é o marido protetor. Simone de Beauvoir já explorou isso e é também odiada e amaldiçoada. Falando assim parece uma intriguinha, uma inveja freudiana ou sei lá o quê mais. Mas a naturalização no dia a dia é que permitem que leis que foram extinguidas a pouco tempo (mulher casada para trabalhar fora precisava de autorização do marido), direitos de cidadania que foram conquistados na primeira metade do século XX como o direito de mulher votar e ser candidata a um cargo político. Agora mesmo, a polêmica lei do aborto que na calada da noite teve revogado alguns direitos femininos. E os crimes cada vez mais numerosos do feminicídio?Porque ouvimos falar do patriarcado? Então. tiramos o véu daquilo que é encoberto (naturalizado portanto) e damos voz aos que não tem. É o contraponto da ideologia patriarcal, mas não é uma ideologia anti-humana, ela abrange todas as formas de existir. Ponto.

  14. Ô, Hudson, tua sugestão/solução é válida pela grande abrangência, é verdade.
    Porem falta-lhe colorido e especificidade.
    Quer dizer, em matéria de gênero (pois) é genérica demais.

    1. (Tô falando que esses defensores da ideologia de gênero são obcecados por sexo – principalmente o alheio…)

      Ô augusto2, deixe de ser ridículo e preconceituoso.

      É interessante notar que, justamente para você, ardente defensor da ideologia de gênero, o “ladies and gentleman” é uma expressão insubstituível, e sua substituição uma perda irreparável, uma “grande” questão. Você simplesmente não aceita que pessoas diferentes possam conviver em sociedade, é por isso que tem essa necessidade de defender expressões discriminatórias.

      Além do mais, há várias expressões que poderiam ser usadas. Não é preciso usar uma só, é bem interessante alternar. Quando mais jovem, eu sempre me sentia excluído ao ouvir a expressão “senhoras e senhores”, pois ela implica descartar crianças, adolescentes e adultos jovens. Por que seria má idéia trocá-la por outra expressão com a qual mais pessoas (virtualmente todas) se sintam identificadas?

      (Espero sentado por argumentos racionais.)

  15. Para se respeitar a diversidade humana, basta educar desde criança que todos merecem respeito, independentemente do que seja.

    Mas o que Butler prega é uma ideologia. E é de gênero, pois são ideias defendidas por ela e um grupo de pessoas, baseadas em suas opiniões, mas sem embasamento algum. Aliás, essa ideologia ignora a biologia e as demais ciências.

    Para se obter respeito aos homossexuais, os transgeneros etc., não é preciso inventar que ninguém é homem ou mulher.

  16. Conseguiram transformar uma linha de estudo alternativa, na sociologia, restrita a algumas discussões acadêmicas (a tal da “ideologia de gênero” que nem esse nome tem, mas, é um desdobramento do debate sobre os papeis sociais atribuídos a cada gênero na sociedade, ao longo dos anos) em uma panacéia de suposta “doutrinação” de criancinhas e do povo.

    Pegue qualquer moleque que esteja ou tenha acabado de cursar o ensino médio e fundamental, e pergunte o que ele acha dessa tal “ideologia”.
    Vão perguntar para você, do que se trata e sobre o próprio conceito da frase! Como, aliás, meu primo mais novo fez.

    A realidade é que, este tal de Escola sem Partido tornou isso tema central da sua cruzada, reforçando o que eu já suspeitava desse movimento supostamente anti-doutrinação:

    Criado apenas para desviar o foco da sociedade dos problemas mais graves e urgentes no sistema público de ensino em nível regional, como o subfinanciamento de prefeituras e estados; a desorganização da estrutura; e a corrupção com as transferências federais.

  17. Fernando,acredito que sua intenção seja boa,mas acho que você deveria se informar melhor a respeito do assunto ideologia de gêneros,existem pesquisadores sérios que comprovaram através pesquisas científicas sérias que a ideologia de genero e maléfica a socidade como um todo e também para o individuo principalmente quando se trata de crianças e adolescentes a grande maioria dos especialistas já está pedindo para que parem de disceminar tais absurdos isso idéias de uma minoria sem embasamento científico algum e que não se preocupam com ninguém além de seus próprios interesses temos que falar a verdade sim. E fica um conselho gente se informem melhor não deixem ninguém fazer lavagem cerebral em voces, abraço.

  18. Léo,
    Nem adultos estão sabendo que há ideologia de gênero. Mas o desconhecimento de algo não significa que esse algo não exista.
    O que a Butler prega não é o respeito à diversidade. Ela prega que homem e mulher são “construções sociais”, ignorando a biologia e outras ciências.
    Além de que ela ganhou o 1o prêmio de pior texto de filosofia e literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *