Época: a estratégia de Bolsonaro para criar rede de zumbis no ‘whats’

Operações secretas de entrega de listas de números serem adicionados e chips vindos do exterior para produzir grupos inalcançáveis do Brasil.

São apenas duas das estratégias usadas por Jair Bolsonaro para criar um exército de zumbis no Whatsapp, segundo revelam Gabriel Ferreira e João Pedro Soares na revista Época, hoje.

Eles ouviram integrantes do esquema, que era feito, inicialmente, por uma agência de publicidade e tem detalhes dignos de livros de espionagem:

Para multiplicar as células [pró-Bolsonaro] no aplicativo, eram utilizadas listas com números de celular fornecidas diretamente por funcionários do clã Bolsonaro. Diversas listas com números telefônicos foram retiradas pessoalmente de escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo — prática comum em campanhas para driblar a legislação eleitoral, que só permite o uso de base de dados dos próprios candidatos. Em seguida, por telefone, cada uma das listas era associada ao perfil de um grupo específico: jovens, mulheres, pobres, evangélicos, entre outros. Os grupos eram criados e alimentados manualmente. Um a um, centenas de contatos migravam do papel para a rede, sem a autorização prévia dos usuários.
Muitos deixavam os grupos, sempre inaugurados com uma mensagem de boas-vindas que trazia as regras de utilização. Para evitar a debandada, os disparadores enviavam mensagens privadas, com referências nominais aos proprietários dos números. “Assim, criávamos um ambiente mais família, menos artificial”, disse um dos informantes. Após o grupo atingir uma estabilização de participantes, o funcionário da agência transferia sua administração para um dos integrantes e deixava o grupo. O procedimento era feito para que não houvesse sobrecarga dos operadores, que ficariam livres para criar novos grupos e cuidar da gestão deles — um desenho semelhante às pirâmides financeiras.

A operação era cercada de sigilo, diz a revista, com a entrega chips usados provenientes dos Estados Unidos (a maioria), Portugal e Argentina.

“As agências que atendiam o clã do presidenciável recebiam os chips estrangeiros em procedimento idêntico ao das listas — pessoalmente, em encontros cercados de sigilo. A ideia era dificultar o rastreamento e bloqueio dessas linhas”.

Os memes eram produzidos em série e distribuídos a grupos não eram apenas os “inseminados” artificialmente. Segundo a reportagem, o esquema tinha três níveis.

“Primeiro, os grupos de disparo maciço em que os usuários não podem interagir entre si. Neles, só existe um administrador, que envia as peças e orienta os passivos a replicar o conteúdo em suas redes. Para esse fim, militantes usam também as linhas de transmissão, ferramenta do aplicativo para o envio múltiplo de mensagens privadas. Depois, em menor número, vêm os chamados “grupos de ataque”, em que também não há diálogo, mas o administrador publica um determinado link que deve ser atacado em massa pelos demais. Reportagens contrárias aos Bolsonaros e enquetes virtuais como as realizadas pelo Congresso Nacional são os alvos preferenciais. Esse tipo de célula reúne os militantes mais disciplinados, que recebem orientações objetivas e respostas pré-fabricadas para o conteúdo-alvo. Por último, estão os grupos públicos, de maior organicidade e com mais de um moderador, nos quais é permitido aos integrantes interagir.

Todos já viram que estamos diante de um esquema de subversão do processo de formação da opinião pública, clandestino, bem planejado e remunerado.

Todos, menos a Justiça Eleitoral.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Pergunta que não quer calar: por que a Época/Grupo Globo solta essa matéria só agora? Desespero? Mais uma tentativa de “negociar” com o candidato?
    De qualquer modo, fica difícil sustentar que eram “fake News” da Folha de São Paulo. Taí, mais um veículo publicando. O que dá mais medo é pensar que a campanha bolsonarista tem a certeza da impunidade.

    1. Com o JUDICIARIO golpista e cooptado pela burguesia, claro que vao chancelar o crime eleitoral do Coiso.

    2. Tem uma parte da reportagem que prova a diferença de caráter entre as duas campanhas. Enquanto Bolsonaro, desde 2013, apela para memes com muitas imagens e apenas frases curtas, o PT usa poucas imagens e muitos textos. Significa que tem mais cuidado com a informação. Por outro lado, tem pouco efeito eleitoral, porque as pessoas em geral são impactadas por memes, já que não se dão ao trabalho de ler e verificar fontes:

      “Após o resultado do primeiro turno, o PT passou a dar mais atenção a sua estratégia nas redes. Criou dezenas de grupos regionais em que o ingresso era possível por acesso a links distribuídos em redes de apoiadores do partido. Neles, não era possível mandar mensagens, somente receber conteúdo. Ao contrário do primeiro turno, quando o uso de memes e imagens estilizadas era menos frequente e muitos “textões” ainda circulavam, o partido e seus militantes passaram a apostar em uma linguagem mais visual. Entretanto, algumas das peças trazem um volume de informação considerado grande para o perfil da plataforma, com números, textos e gráficos em uma só arte, por exemplo. O informante avaliou a atuação petista nas redes como rudimentar. “Se o partido tivesse estruturado uma teia com os movimentos sociais, seria indestrutível. Eles não conseguiram diagnosticar que as jornadas de junho surgiram no ambiente digital e a importância que esse espaço teria dali em diante”, constatou. “O PT não entendeu que o foco deixou de ser na rua. Tem de ‘socar’ informação pelas redes o tempo todo. Agora é tarde, mas, para ter alguma chance, o PT precisa romper com a bolha e trazer de volta o cara que deixou de votar no partido.””

  2. Vai ser a GLÓRIA se esse esquema vir realmente à tona e o fascista desmoronar nas intenções de votos. Assim como já está acontecendo na cidade de SP.

  3. Fernando, Haddad cresceu no meio evangélico na pesquisa de ontem, e Bolsonaro já apelou falando do kit gay novamente. O TSE proibiu e ele desobedeceu. Isso implica direito de resposta de Haddad. Sinal que nessa eleição, o meio evangélico está tendo um grande peso. Ele tava tão de salto alto, que chegou a fazer churrasco comemorando.

  4. Eu tenho uma sugestão a fazer a todos os candidatos que tiveram votações muito diferentes das pesquisas de opinião da véspera do pleito. Eu sugiro que todos se unam e contratem uma equipe para fazer auditoria urgentemente e coletar e fotografar os dados dos boletins de urna de todos os cartorios. Depois passem todos os quantitativos de votos para um programa que possa totaliza-los e comparem com o resultado oficial do TSE. Estou convicta que houve problemas no programa de totalização dos votos do TSE. Os cartórios têm os boletins de urna de cada secao arquivados. Vocês tem direito de vê-los e fotografa-los. A ideia é que vocês tenham pessoalmente todas as fotos, além daquelas que vao estar com o pessoal da auditoria. Nao está dando para confiar nas pessoas. Uma grande parcela do nosso povo está com a mente lavada. Daí, sugiro que o processo todo seja acompanhado por fiscais dos partidos como se eles estivessem numa eleição. Essa providência é para ontem. Mas eu ressalto: é vocês que têm que totalizar os votos e não o TSE. Se for necessário contratem até uma empresa estrangeira. Os resultados do TSE são apenas para comparação. Creio que os partidos podem arcar com essa despesa. É de interesse de todos. Na verdade, o ideal é que os partidos confiram os numero de votos de todos os seus candidatos, inclusive daqueles que foram eleitos. ESTOU CERTA QUE VOCÊS TERAO UMA BELA SURPRESA E A ELEIÇAO SERÁ ANULADA. PAGO PARA VER NAO SÓ OS RESULTADOS DE VOCES MAS PRINCIPALMENTE O RESULTADO DA TURMA DAS VOTACOES HISTORICAS. ALEM DO BENEFICIO PESSOAL VOCES ESTARAO SALVANDO A NOSSA DEMOCRACIA. É claro que seria melhor o TSE descobrir o que realmente aconteceu e anular a votacao. Mas pela conduta do tribunal em relação as fake news já dá para perceber que vocês não vão poder contar com aquele tribunal.
    Hah, alguém faz a gentileza de avisar o ordinário do capitão para descer do salto porque o mesmo pode quebrar mais a frente.

    1. O capitão polarizou a campanha com a bandeira antipetista desde o início e sustentou essa polarização com fake news. Não fosse isso Alkimin não teria sido esmagado. Não acho que ele ganharia as eleições não. Mas ao menos o PSDB não teria saído da eleição presidencial de cabeça baixa. O anastasia vai perder o governo de MG para um desconhecido chamado Zema. Tudo indica que ele ganharia do Pimentel que é do PT pois estava com ampla vantagem nas pesquisas eleitorais. E aí, o PSDB que é um dos maiores partidos do país vai deixar por isso mesmo? É bom que a turma saiba que não foi só gente do PT que foi prejudicada não. Se forem fazer uma avaliação mais profunda os outros partidos também foram prejudicados pela suposta ‘tsunami’ do PSL. Se tiver acontecido algo na totalização dos votos, cada vaga conquistada pelo ‘ tsunami ‘ pode pertencer a outro partido.

    2. Podem confiar nas minhas colocações. Antes da intuição eu uso a lógica. Se tiver havido problemas não foi nas urnas. A disparidade foi muito grande. Para acontecer o que aconteceu em MG metade das urnas teriam que ser fraudadas. As urnas são seguras sim. O que não significa que não possa ter havido problemas em outra fase do procedimento eleitoral.

    3. Não pensem que minhas colocações visam a defesa da campanha de Haddad nao, pois se as eleições forem anuladas nao vai dar para ele e nem para Bolsonaro e sim para uma terceira via. Agora, de fato, estou muito interessada na situação de Suplicy, Dilma, requiao e Lindbergh Farias. O Lindbergh é um dos políticos mais atuantes do congresso nacional. Ele não estava numa situação tão ruim na disputa não.

  5. Estão deixando escapar, quero crer que por acidente, o mais importante, o “para que” essa estrutura de grupos é usada.
    As “bobeiras” não são aleatórias, como fica fácil entender.

    Quem está na coordenação disso usa, entre outras, uma técnica que tem vários nomes, um deles é “percepção associativa”.
    Caracterizada por mensagens, de preferência gráficas, de forte impacto, imprimindo “fractais” direto no inconsciente, e fazem uso da “dimensão” tempo, que controlado pelo sistema, torna impossível ao ser humano perceber o processo.

    Nesse modelo, a mensagem “completa” depois de racionalizada é percebida como “ideia própria”, por mais que pareça absurdo a quem observa.

    * Técnica inicialmente aperfeiçoada por marketeiros digitais, que tradicionalmente usam foruns, blogs, sites, redes sociais, no lugar do whats para propagar mensagens. A maioria dos “Gurus” de internet constroem autoridade usando os mesmos princípios. O pessoal que está por trás dessa campanha levou isso a outro nível, com uso de psicologia social e aplicada.

    * Todo mundo sabe quem está por trás dessa forma de campanha, não entendo pq nem Folha, nem Epoca fazem qualquer referência.

  6. Pra prender garoto de 18-19 anos a justiça funciona
    Pra apreender Brasil de fato a policia aponta armas pra porteiro
    Crime eleitoral desde que não seja uma doida do Amapá dizendo que recebeu 10reais fica por isso mesmo

    1. Tem gente aí nesse tuíte q disse que os bots são mais inteligentes que os eleitores do #BolsonaroCagão #Haddad13. Rsrsrs

  7. Se fosse o PT que estivesse fazendo isso iriam colocar a imagem de uma urna jorrando dinheiro no JN e seria assunto por dias seguidos, com informações detalhadas dizendo: A FRAUDE ELEITORAL DO PT. E naturalmente a candidatura já estaria impugnada. Mas para os amigos tudo menos a lei.

  8. A Globo se retorce num execício brutal para dizer aos quatro cantos que detesta Haddad, sem declarar-se Bolsonarista, embora sendo.
    É mordendo e assoprando que a Globo pensa que engana os que pensam.
    Sabemos que o calo dela, Record, já vem doendo há algum tempo dentro do sapato e fora dele.
    Bozo entendeu que pra desbancar a Imperiosa bastaria trocar figurinha com a Record. Foi o que fez, com maestria. Ganhou, não apenas os batizados das igrejas de Edir, como de seus comparsas outros, também poderosos manipuladores de milhares de gente sem esclarecimentos, manipuladas dia sim e outro também.
    Edir está por trás de muita coisa rim que vem acontecendo à população. E sabemos que uma mulher que tenha sido agredida, e ferida com uma suástica na barriga, pode carregar pro resto da vida esse crime, sem ter pra onde correr porque os delegados e policiais sequer acreditam nela. Já estão dizendo que foi ela mesma quem se rasgou por ser depressiva, e etc.
    Imprensa favorável a Bozo, bem como jusitça, e polícia, podem validar qualquer denúncia, por mais grave?

  9. Enquanto isso, nossos TSE, TREs, STJ e STF assumem posturas covardes, canalhas, partidárias e seletivas em suas decisões e pronunciamentos… um mar de rosas para o fascismo que ronda nosso amado país… Que decepção com a ministra Rosa “Pasmaceira” Weber… Pior que ela somente a Carmem “Míriam” Lúcia… E essas duas patifes, juntas, ajudam a afundar nosso Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *