Energia elétrica: o olho do capital é tão forte quanto sobre o petróleo. Assista

eletrico

Ano passado, pela primeira vez, os investimentos em energia elétrica, no mundo, superaram os feitos em petróleo. Não é só a crise dos preços do óleo, é uma disputa estratégica. Basta ver que a questão das geradoras térmicas está no centro do impasse político vivido por Ângela Merkel na Alemanha.

O Estado, no Brasil, foi o responsável por transformar um setor que era “mambembe” operado as multinacionais,antes dos anos 50 em um dos maiores parques geradores hidrelétricos do mundo.

Agora, com a maeaça de privatização da Eletrobras, estamos ensaiando uma volta ao passado.

Assista o debate sobre o setor elétrico movimento SOS Brasil Soberano, realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ)  e a  Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), neste momento, ao vivo.

Participam José Antonio Feijó de Melo, professor e engenheiro eletricista, autor do livro As concessões hidroelétricas e o entulho neoliberal, Ronaldo Bicalho,  pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de mudanças estruturais e institucionais nas indústrias de energia e Wladimir Pomar, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Marcelo Guedes, o “superlativo de PHD”, o super dotado, o sábio dos sábios, o inigualável, o incomparável.

    Vamos, todos, render graças ao Patrão Velho por ele permitir que o Guedes apareça por aqui a espalhar sobre nós algumas doses de sua imensa sabedoria.

    Vai te catar meu chapa. A banda podre que assumiu o poder via Golpe de Estado está a doar todo o patrimônio e todas as riquezas pertencentes a todos nós, está a acabar com o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos e netos e você vem aqui a nos encher o saco com mentiras.

  2. Existem energumenos que so sabem dizer:va embora para tal lugar fora do Brasil.Pergunto porque nao consertamos o que estes idiotas deste governo corrupto e colocamos gente que em pouco tempo fez mais do que esta curriola fez em 500 anos.
    Se a pessoa nao tem argumento e melhor calar a boca e nao falar asneiras nas redes sociais.Muitos do que falam para irem embora e acham que os EUA e o paraiso, precisam saber que no Iraque morreram 500mil isto mesmo quinhentas mil crianças por causa do embargo e i9nvasao americana.La existem 25 milhoes de famelicos e ninguem fala nas midias.A fonte desta informaçao e de um doutor da universidade americana MIT.
    Se estes ignorantes so escutam a globo e leem veja nao tem mesmo que usarem argumentos para uma discussao no minimo civilizada.

  3. DAVID MARQUES: procura o video original e não essa edição, feita para enganar otários e babacas iguais à você. É inacreditável como se deixam enganar tão facilmente.

    1. Vc não tem moral para apontar o dedo para ninguém !!!

      Mentiroso, sem caráter !!

      A matéria sobre os atentados na Somália, NUNCA foi publicada neste Tijolaço !!

      1. Capiau Venha Chupar Meu Pau
        Voltou vagabunda SALAFRÁRIA?
        Vai dar muito cu nesse final de semana ? Tá nervosinha menina veneno ?
        Aproveita o sábado xibunguinha DESCARADA.
        Pederasta !
        Otária !

  4. Os trolls de sempre estão precisando desesperadamente de replys, afinal, só em uma semana a gasolina aumentou 7%, o gás de cozinha – desde o início do ano – mais de 50%, a energia elétrica 18%, e eles não são convidados para os regabofes do Temer, nem estão conseguindo visto para lavar banheiro em Miami (coisa que por aqui eles consideram vergonhosa). Então, vamos contribuir para que eles caiam na real, ignorando seus “comentários” estpafúrdios.

  5. NÃO PERCAM TEMPO COM OS TROLLS PAGOS COMO OS QUE HOJE ESTÃO LATINDO NESTE BLOG.
    DEIXEM ELES ,NÃO DEM IMPORTÂNCIA,MAS SE UM DIA ENCONTRAR UM FASCISTA NA RUA ,PORRADA !!!PORRADA !!! ISSO É VÁLIDO ,FOI NA FRAQUEZA DA ESQUERDA QUE ESSES MBLS QUADRILHEIROS SE CRIARAM.
    PORRADA !!!PORRADA!!! NÃO EXISTE UMA OUTRA FORMA DE COMUNICAÇÃO COM CÃO RAIVOSO.

  6. O AUMENTO DAS TARIFAS , “VENDIDO” COMO RECOMPOSIÇÃO POR “CULPA” DOS DESCONTOS OU”CONGELAMENTOS” DA DILMA,NÃO PASSA DE UMA MANOBRA PARA TORNAR –AINDA– MAIS ATRATIVA A PRIVATARÍA DA ELETROBRAS. (GERAÇÃO/ELETROBRAS—–DISTRIBUIÇÃO/JÁ PRIVATIZADA,FAZEM PARTE DO MESMO PACOTE,ENERGÍA)
    ÓBVIO,OS IMBECIS ,COMPRAM MERDA .MAIS UMA VEZ E PAGAM A CONTA.
    EITA POVINHO COMEDOR DE CAPIM !!!!!!!

    1. Não adianta vir aqui no “brog” dar chiliques !!!

      Este estado de coisas também tem a responsabilidade do PT que se aliou ao PMDB do Temer na coligação COM A FORÇA DO POVO !!

      Este seu faniquito é digno de gargalhadas !!!

      1. Capiau Venha Chupar Meu Pau
        Vai dar MUITO CU nesse final de semana ?
        Ocê não se cansa cachorra vadia?
        Adora ser enrrabada né ?
        Aproveita sua vidinha cachorra!
        Cansou de escrever MERDA, filha de uma puta ?
        Pederasta.
        Xibunguinha!
        Molequinha !
        Vagabunda !

  7. Parabéns ao Sindicato dos engenheiros do RJ e ao blog Tijolaço pela iniciativa. Excelente o debate pelo que acompanhei até o momento. Fundamental a colocação do Eng. Feijo.

  8. Vai acontecer o mesmo que aconteceu com a telefonia, vai tudo melhorar mas esquerdista nunca vai reconhecer que onde o setor privado coloca as mãos a coisa anda. A gestão governamental é péssima, sem falar da corrupção com cargos entregues por indicações não técnicas.

  9. depois que o governo Lula levou energia para pobre, a indústria de lampião desempregou milhões de pessoas. Temer , o querido , quer esses empregos de volta

  10. O pior de tudo é ver tudo isso acontecendo no mundo e parte dos brasileiros adormecidos; enquanto a elite segura a energia livre, quando há décadas, ou centenas já se matavam os gênios cientistas, filósofos, pensadores, mestres e tiravam-lhes todas as chaces de oportunidades como é o caso de Nicola Tesla, o mais recente de que se notícia, que queria apenas que o mundo fosse iluminado de graça, simplesmente com a energia do cosmo e que por sinal, o Brasil é maior fonte existente no momento; vemos ignorantes nas redes sociais xingar quem diz a verdade, ou meia verdade como disse a presidenta eleita Dilma! é de doer, saber que um povo ignorante será capaz ainda de pensar que estará escolhendo um presidente nas urnas em 2018, sem ao menos saber que ele já esta sendo escolhido pela elite dona do mundo, aquela que quer a posse até da água. Esses idiotas, não total culpa de serem assim, mas, a maioria que apenas xinga, é aquela que sai de cordeiro vê porcaria na televisão e usa a maior fonte de informação, a internet, para xingar, sem receio de passar vergonha na própria. Lamentável, enquanto parte da Europa tem manifesto por energia livre, aqui os coxinhas gostam da corrupção que estão vendo e nem sabem o que o Brasil, sabem que a bandeira é verde e amarela e que a “meritocracia” vai lhes pegar, assim como muitos acreditam que os Illuminati fazem o povo de escravo implantando a velha ordem mundial, da qual eles usurparam a sigla da verdadeira ordem mundial e se passam por illuminati durante todos esses centenas de anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *